Prefeito lança Programa Recicla Campina nesta sexta e, no domingo, comanda primeira ação itinerante do "Minha Casa Legal"


Vladimir Chaves


O prefeito Romero Rodrigues cumpre dois compromissos públicos, nesta sexta-feira (17) e no próximo domingo (19), dando visibilidade aos dois mais novos programas de sua gestão. “Nossas políticas públicas, amadurecidas e abrangentes, estão sempre voltadas para toda a cidade”, ressalta.

Na sexta, na parte da manhã, no bairro do Catolé, o prefeito lançará o Programa Recicla Campina, uma iniciativa de grande mobilização na cidade na área de educação ambiental. o "Recicla" é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e tem parceria direta com a Secretaria de Educação (Seduc). Já no domingo, Romero Rodrigues comandará, no Conjunto Ronaldo Cunha Lima, na zona oeste de Campina Grande, o I Encontro Legal - ação itinerante do recém-lançado Programa Minha Casa Legal, já entregando na oportunidade o título de posse a 37 famílias cadastradas.

O evento de lançamento do Recicla Campina ocorrerá às 9h, na praça/parque Tobias di Pace, no bairro do Catolé, ao lado do Shopping Luiza Motta. Na oportunidade, com a presença de representantes de vários órgãos e instituições públicas, Romero Rodrigues oficializará o início do programa que envolve educação ambiental, mudança de hábitos e cidadania. De responsabilidade da Sesuma, o "Recicla" conta com apoio da Secretaria de Educação para a disseminação, em todas as regiões da cidade, da campanha de estímulo à reciclagem de resíduos sólidos e rejeitos.

A ideia do programa é o envolvimento paulatino dos estudantes da rede municipal de ensino - atualmente, na ordem de 32 mil crianças matriculadas nas escolas e creches. Estão previstas oficinas envolvendo os estudantes e a instalação de pontos de entrega voluntária de resíduos. A frota de caminhões de reciclagem está sendo ampliada. Já existem parcerias firmadas com entes públicos, condomínios e colégios de Campina Grande e a ideia é agora ampliar o espectro.

A participação e interação com o programa, contudo, segundo a secretária Iolanda Barbosa, da Educação, não se limita apenas aos estudantes, mas prevê ainda o chamamento para os outros integrantes da rede escolar - professores, funcionários e pais -, como tambem da comunidade próxima às unidades.

O bairro do Catolé, segundo o prefeito Romero Rodrigues, que conta com   unidades da rede municipal -  escolas e  creches - é o ponto de partida do Programa Recicla Campina, mas o cronograma prevê, nos próximos meses, contemplar todas as regiões de Campina Grande.

Minha Casa Legal
Já no domingo, 19, a partir das 8h e com término previsto para as 13h, na Unidade Básica de Saúde Ronaldo Cunha Lima, no conjunto homônimo, no bairro Três Irmãs, Romero Rodrigues vai liderar o I Encontro Legal, do Programa Minha Casa Legal, de regularização imobiliária.  Durante a semana, o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Bruno Cunha Lima, promoveu reuniões com as secretarias envolvidas na realização do evento, cuidando de cada detalhe da organização do encontro.

O Programa Minha Casa Legal, sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência, estima que, pelo menos, 40 mil imóveis de Campina Grande cujos donos ainda não têm o documento de posse, podem ser contemplados. Na ocasião, Romero fará a entrega dos títulos de posse a 37 famílias do Conjunto Sonho Meu, cadastradas e enquadradas no programa. O secretário Diogo Flávio Lyra Batista, da Seplan, também fará uma exposição sobre a abrangência do programa.

Além do trabalho das equipes de cadastramento das famílias da zona oeste de Campina Grande, o Encontro Legal de domingo próximo também disporá de uma grande estrutura de serviços públicos da Prefeitura à disposição da população. No total, mais de 20 ações simultâneas nas áreas de Saúde, Educação, Ação Social, Esporte e Cidadania serão oferecidos, das 8h às 13h. Estão também programadas apresentações culturais e recreação.

0 comentários:

Postar um comentário