Comissão do Senado analisa proposta do deputado Pedro Cunha Lima que restringe uso de carros oficiais.


Vladimir Chaves

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) tem reunião marcada para esta terça-feira (17), às 10h. Na pauta, está o PLC 97/2017 de autoria do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), o projeto impõe limites para o uso de automóveis oficiais.

O projeto limita o uso de carros oficiais, para representação oficial da Presidência e Vice-Presidência da República, à Presidência do Senado e à Presidência da Câmara dos Deputados,  à Presidência do Supremo Tribunal Federal, aos ministros de Estado, aos comandantes das forças militares e ao chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Na prática, estará vedado o uso de automóveis, por exemplo, por titulares de cargo ou mandato eletivo, magistrados federais, membros do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia da União e da Defensoria Pública da União. Segundo o deputado Pedro Cunha Lima, essa vedação é uma forma de moralizar o serviço público e acabar com regalias.

O relator, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), é favorável à matéria, que “tem inegável mérito”. Ele ressalta que é preciso destacar o valor simbólico da proposta, “neste momento quando toda a sociedade vem sendo chamada a fazer amplos sacrifícios em prol da estabilidade financeira do Estado e do equilíbrio da economia nacional”.

Em seu relatório, Ferraço cita que o custo com serviços relacionados a carros oficiais foi de R$ 1,6 bilhão para a administração pública, somente no ano passado. O senador avalia que esse valor é muito relevante e chega a ser maior do que o orçamento atual de alguns ministérios.


Se aprovada na CAE, a matéria seguirá para a análise da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e, depois, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

0 comentários:

Postar um comentário