Segurança no “Parque do Povo” é feita por empresa clandestina, denuncia vereador.


Vladimir Chaves

O vereador Bruno Faustino (PSB), apelou, mais uma vez, para que os vereadores da base de sustentação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), intercedam junto ao Chefe do Executivo para exija da empresa Aliança, responsável pela organização do “Maior São João do Mundo” cumpra o que estabelece a Lei Federal 7.102/83, que determina que apenas seguranças treinados e credenciados podem exercer a função  de segurança.

Da tribuna, o vereador Bruno Faustino, considerou a festa “Maior São João do Mundo” como a maior festa cultural do Brasil, mas, lamentavelmente, a empresa Aliança, que recebeu da prefeitura quase três milhões, mas que ao invés de contratar seguranças credenciados de acordo com a lei, contratou “porteiros”. “A empresa contratada pela Aliança, para explorar o serviço de segurança, sequer tem as mínimas condições técnicas, exigidas por Lei Federal e pela Portaria 3233/2012 para trabalhar como segurança, em festa de grande porte, a exemplo do nosso São João” Lamentou.

O parlamentar, ainda destacou que, a referida empresa de segurança, além de ser clandestina, não tem suporte técnico para trabalhar em festa de grande porte, pois, para isto, deveria obedecer a vários pré-requisitos, mas nem isso a empresa Aliança exige, nem tão pouco, o Executivo Municipal fiscaliza. “Para diminuir e evitar a quantidades de incidentes de facadas e mortes, as portarias deveriam trabalhar com um contingente de no mínimo cem seguranças treinados para abordagem, mas, na realidade, o que a empresa dispõe, são de apenas 50 porteiros, para filtrar um público de mais de 60 Mil expectadores, que visitam o Parque do Povo” alertou.

Sobre o não cumprimento da Lei 7.102/83, bem como, da Portaria 3233/2012 que em seu Art. 1º e § 1º, determina que “As atividades de segurança privada serão reguladas, autorizadas e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal – DPF”, o vereador Bruno Faustino também destaca que, dia 06 de Junho, do corrente ano, o Sindicato das Empresas de Seguranças legalizadas de Campina Grande, entrou com um pedido de investigação na Policia Federal, para que a mesma fiscalize o não cumprimento das exigências legais.


“Espero que os vereadores que apoiam o prefeito, alertem para este descumprimento contratual da Aliança, pois, assim como este cidadão faleceu, e muitos outros já foram esfaqueados e feridos, dentro do Parque do Povo, muitos outros shows e noites acontecerão, com a mesma falha de segurança, fruto do descumprimento de Leis Federais e até contratuais, já que a referida empresa age pensando nos lucros, e a contratante, se omite, em fiscalizar” desabafou Bruno Faustino.

0 comentários:

Postar um comentário