Deputados farão visita técnica às obras de transposição do Rio São Francisco do Eixo Norte.


Vladimir Chaves

A Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Frente Parlamentar da Água, fará visita técnica às obras do Eixo Norte da Transposição do São Francisco na próxima segunda-feira, dia 19 de junho. Além da participação de deputados estaduais da Paraíba, a caravana contará com a presença de parlamentares do Ceará, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Representantes das igrejas católica e evangélica, assim como, representantes da sociedade civil organizada também acompanharão a expedição.

Após a conclusão das obras do Eixo Leste da transposição, no município de Monteiro, na Paraíba, responsável por levar água ao agreste paraibano, tem sido constante a cobrança dos parlamentares pela conclusão do Eixo Norte. Nesse trecho, as obras da transposição estão paralisadas desde junho de 2016. O Eixo Norte será responsável por abastecer municípios da PB, de PE, do CE e do RN. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado Renato Gadelha, a caravana visitará os municípios de Terra Nova e Salgueiro, em Pernambuco; em seguida irá até a barragem da cidade de Jati, no Ceará; logo após os parlamentares irão aos municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. "Precisamos 'apertar o cerco' para que a gente tenha o mais rápido possível essas águas aqui. Não podemos aguentar esperar um novo período de invernada. Convoco toda essa Assembleia, pois vamos estar observando o trecho que está interditado e esperamos que isso seja resolvido judicialmente", declarou o deputado.

O deputado Jeová campos destacou que a visita técnica ao Eixo Norte é uma iniciativa de estrema importância para os paraibanos. Para o parlamentar, é necessário acima de tudo que haja união entre os políticos com o objetivo de beneficiar a população sertaneja do Nordeste. "Espero que a classe política entenda que precisamos resolver essa questão. Houve toda uma luta política pra que a água chegasse em Campina e chegou. Foi muito bom para a Paraíba a tranquilidade que temos hoje, então não podemos deixar o Sertão sem água", reivindicou.


Para o deputado Guilherme Almeida, o empenho do Poder Legislativo da Paraíba tem sido fundamental na busca pela retomada das obras do Eixo Norte. Guilherme Almeida lembrou que para a conclusão do Eixo Leste, os deputados paraibanos provocaram todos os órgão envolvidos com a obra, principalmente o Governo Federal, desta forma, o mesmo deve ser feito em prol do Eixo Norte. "A Frente Parlamentar da Água arregaçou as mangas para a conclusão do Eixo Norte, que está sob questões judiciais. E nesta segunda-feira nós iremos cumprir essa agenda para fazer a nossa parte. O Poder Judiciário está com essa decisão nas mãos e o Poder Legislativo irá provocá-lo", garantiu o deputado.

0 comentários:

Postar um comentário