Venezuela: OAB lamenta episódio ocorrido com senadores brasileiros


Vladimir Chaves

A Ordem dos Advogados do Brasil lamenta o episódio ocorrido durante visita da comitiva de senadores brasileiros à Venezuela, que foi impedida de se locomover naquele país devido a manifestações populares e a fatores que ainda aguardam maiores esclarecimentos.

A OAB espera que o governo brasileiro tome medidas enérgicas para que tais situações não se repitam e para que um ambiente democrático e livre possa prosperar na América do Sul.

Informamos ainda que recebemos notícias de entidades internacionais ligadas à advocacia dando conta de que o devido processo legal estaria sendo desrespeitado no casos dos políticos presos na Venezuela, bem como seus direitos humanos.

Tais notícias foram reforçadas pelas senhoras Lílian Tintori de López e Mitzy Capriles de Ledesma. As duas, que são esposas de políticos da oposição presos na Venezuela, foram recebidas numa audiência pelo presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícus Furtado Coêlho.

Devido às suspeitas sobre desrespeito a direitos humanos e ao devido processo legal, a OAB está articulando uma comitva internacional de advogados para que visite a Venezuela, avalie a condição dos presídios e busque acesso aos autos dos processos contra políticos detidos naquele país.


O objetivo da visita é a produção de um relatório independente que será apresentado a organismos internacionais, em especial OEA e ONU.

0 comentários:

Postar um comentário