Democracia em xeque: Em nota diretório estadual do PSTU condena descriminação da TV Arapuã.


Vladimir Chaves

O Diretório Estadual do PSTU emitiu nota pública condenando a exclusão do seu candidato ao governo do estado da Paraíba, Antônio Radical, do debate promovido pela TV Arapuã, entre os candidatos a governador.

Confira a integra da nota:

Nota do PSTU sobre a exclusão de Radical de debates

Nesta terça-feira 19 de agosto acontece o segundo debate entre os candidatos ao governo do estado da Paraíba, promovido pela TV Arapuã. Alguns dirão que é mais um momento pleno da democracia em que os paraibanos terão a oportunidade de ver cara a cara os candidatos e assim confrontarem as propostas divergentes.

Porém não é bem assim, apenas um candidato foi excluído do debate, Antônio Radical, sobre um hipócrita argumento de que a TV Arapuã só é obrigada a convidar aqueles que têm bancada parlamentar.

A exclusão de Radical do debate expõe a verdadeira face da maior parte dos sistemas de comunicação da Paraíba e do Brasil, todos estão comprometidos com as oligarquias e os grandes empresários.

É esta subserviência que faz com que o Jornal Nacional não convide o nosso candidato a presidente Zé Maria para ser entrevistado, é esta “imparcialidade” da imprensa que faz com que Radical seja o único candidato excluído dos debates da TV Arapuã, TV Correio e TV Cabo Branco além de algumas emissoras de rádio do estado.

Só numa sociedade socialista é que poderemos ter realmente uma mídia a serviço da classe trabalhadora e não dos patrões, uma imprensa que utilize as suas ferramentas para realmente informar e educar a população.

O PSTU quer aproveitar para agradecer as várias manifestações de apoio e indignação que a classe trabalhadora e a juventude vêm demonstrando contra estas arbitrariedades de parte dos meios de comunicação.

Várias pessoas já compartilharam e aderiram a campanha #QueroZénabancada exigindo que Zé Maria também tenha o mesmo espaço que os demais candidatos na bancada do Jornal Nacional.

E na Paraíba a campanha #QueroRadicalnosDebates também tem tido bastante aceitação e repercussão entre os internautas, mesmo entre aqueles que não votam em nossas candidaturas mas que acham justo que tenhamos o direito de participar.

Na página oficial do candidato Antonio Radical no Facebook, já existem várias declarações de solidariedade, a mais nova e inusitada demonstração de apoio veio do renomado chargista Régis Soares que acabou de publicar nas redes sociais uma charge criticando a ausência de Radical no debate.

Estamos recolhendo assinaturas de várias entidades sindicais e dos movimentos populares para uma campanha em defesa da democracia e igualdade entre os candidatos nos debates. Também estamos aguardando o pronunciamento dos demais candidatos, queremos saber a posição de todos sobre o fato de sermos a única legenda excluída dos debates.

O povo da Paraíba e do Brasil tem o direito de conhecer as reais diferenças de projeto político de TODOS os candidatos e não apenas dos escolhidos pela grande imprensa.


Direção Estadual do PSTU/PB