Luiz Couto acompanha raciocínio de lideranças históricas do PT e também condena o toma lá dá cá de companheiros.


Vladimir Chaves

A insatisfação e o desconforto de petistas históricos, reconhecidamente identificados com as historias de luta e construção do ainda maior partido de esquerda da América Latina, não param de crescer. Comandado, hoje, por uma maioria de petistas “flexíveis” o PT vem aos poucos se adequando as praticas pragmáticas e conservadoras antes combatidas pelos fundadores que aos poucos estão sendo vencidos pelos “flexíveis”.

Petistas de renome nacional como, Olívio Dutra, Raul Ponte, Domingos Dutra, Luiz Couto e tantos outros já não fazem segredos de suas decepções. Recentemente o ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra, fez um desabafo que retrata o desconforto dos petistas que ainda preservam os princípios ideológicos que originaram o partido.

“Precisamos de um partido que não se misture com as práticas tradicionais do toma lá da cá, do pragmatismo, do jeitinho, que fazem da política essa coisa que não transforma nada nas suas raízes, que acomoda fazendo de conta que muda, mexendo na superfície.” Declarou Olívio Dutra ao Jornal Correio do Povo.

Já o deputado Raul Ponte, durante entrevista a um dos jornais do Rio Grande do Sul, não fez por menos, tornando público sua inconformidade com os rumos que o seu partido tem tomado ao ponto de anunciar sua desistência de concorrer a um cargo eletivo. Ponte responsabiliza a crescente influencia do poder econômico na vida pública brasileira, inclusive dentro do partido que ajudou a fundar.

Já o deputado federal Domingos Dutra, não suportou ver o partido que ajudou a construir servir de sublegenda para a oligarquia Sarney, optando por abandonar as fileiras petistas.

"Estou sendo obrigado a isso. Não é fácil romper a história de três décadas de construção do partido. É incompatível a minha permanência com o PT subjugado a essa oligarquia (Sarney)", desabafou Domingos Dutra.

Na Paraíba outro petista histórico de comprovado compromisso com as lutas sociais, que há tempos vem clamando no deserto, pela preservação da história e do programa que originou o partido é o deputado federal Luiz Couto.

Durante entrevista a uma das emissoras da capital, Couto não se conteve lamentando de publico que a direção estadual tenha abandonado as politicas do Partido dos Trabalhadores em troca de alianças pragmáticas e utilitaristas, exemplificando a subserviência do PT ao projeto politico do PMDB no estado da Paraíba.

Ele condenou ainda, o pragmatismo dos petistas que trocam apoios políticos por cargos públicos nos governos. Nem mesmo seu grupo ficou imune ao fisiologismo e às praticas que ele considera nefastas a politica e aos princípios que originaram o PT, tendo perdido aliados de longas datas para os “balcões” do toma lá dá cá. 

0 comentários:

Postar um comentário