BARRIGADA: Assessoria do senador Vital do Rêgo divulga matéria em que o senador comemora o Dia da Imprensa como sendo o dia 1º de Julho.


Vladimir Chaves

Blogs e sites administrados por jornalistas e “jornalistas” foram levados pela assessoria de impressa do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), a cometerem à conhecida “barrigada” (Barrigada é um jargão jornalístico que significa erro, informação errada). Redações receberam release da assessoria  onde o senador Vital do Rêgo, em homenagem ao “Dia Nacional da Impressa” exalta os profissionais e cobra a aprovação da PEC dos Jornalistas.

“No dia da Imprensa comemorado nesta segunda-feira (01), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão, a (PEC 33/2009)” diz o texto da assessoria do senador paraibano.

DETALHE: O Dia Nacional da Imprensa não é comemorado no dia 1º de julho e sim do dia 1º de junho. O Dia da Imprensa no Brasil foi instituído pela Lei 9.831/99.

1º de junho ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres.


Até 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois foi a data em que circulou o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, sob proteção do governo de D. João VI, com um forte caráter oficial.

Leia a integra do texto enviado pela assessoria do senador:

Vital cobra aprovação da PEC dos Jornalistas e parabeniza profissionais pelo Dia da Imprensa

No dia da Imprensa comemorado nesta segunda-feira (01), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão, a (PEC 33/2009).

Defensor da liberdade de expressão, Vital reafirmou a importância dos profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas, porém, entende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico adquirido na faculdade.

No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem correr o risco de escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade.



A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em 2012 com voto favorável de Vital. O senador une-se ao apelo dos deputados federais Hugo Motta (PMDB) e Nilda Gondim (PMDB) que pedem que a Câmara dos Deputados, defina uma data para votação da PEC 33 dos Jornalistas, aprovada pelo Senado em 2012. Hugo revelou ao senador que já apresentou requerimento de urgência


para a apreciação da referida PEC. O senador Vital destaca que a regulamentação da profissão de jornalista poderá ter um desfecho em 2013.
Sabedor da função que o jornalista desempenha em prol da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, Vital fez questão de parabenizar o profissional pelo transcurso da data e disse que aprovação do projeto que exige a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão é sua bandeira de luta. “Reconhecemos perfeitamente da importância do profissional. O jornalista pode ser considerado um divisor de águas, um fiel escudeiro da democracia “, afirmou.

O senador observou que na Paraíba tem grandes e bons profissionais da imprensa que exercem a profissão com zelo e competência contribuindo assim para uma sociedade mais justa e fraterna. Vital disse que sempre teve um bom relacionamento com a imprensa sempre valorizando-os e reconhecendo o seu papel na divulgação de notícias que mantém a sociedade informada.

Vital disse que é a imprensa quem informa à população os temas de interesse da sociedade, registra os fatos positivos e denuncia os erros, os desmandos e a corrupção, cobrando providências da autoridade pública. O profissional da comunicação neste âmbito segundo ele assume a função de educar a sociedade e fortalecer a democracia. “Não resta dúvida de que é preciso que esteja muito bem preparado como qualquer outra categoria”, afirmou.

O senador peemedebista observou ainda que, quando o jornalista escreve, ele não o faz somente para quem tem curso superior, mas também para todos os segmento d população, incluindo aqueles que não tiveram acesso à educação formal. Ele lembrou que hoje a sociedade vive na era da informação instantânea, das mídias sociais. “Se o jornalista não for bem preparado para essa realidade, como esperar que ele exerça a profissão de educar para a democracia?”, questionou.

Por esse motivo, Vital voltou a cobrar a aprovação em segundo turno da PEC 33/2009, que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão.

Dia da imprensa - Até o século XV não existia o que hoje chamamos de imprensa. Um alemão, João Gutemberg, foi o inventor do processo de impressão com tipos móveis, e desse aperfeiçoamento nasceu a verdadeira imprensa, que tem sido sempre mais aperfeiçoada até os nossos dias. O primeiro jornal diário brasileiro, o "Diário do Rio de Janeiro", aparecido a  1° de junho de 1821, foi fundado por Zeferino Vitor Meireles, que trabalhava na imprensa Régia e onde por concessão especial  do Príncipe Regente, imprimiu os primeiros números do seu jornal.

A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Por seu intermédio, ou através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e advogam e pregam princípios e ideias.
Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário