Ministro da Pesca firma pacto com o Governo do Estado pelo fortalecimento do setor pesqueiro da Paraíba.


Vladimir Chaves

Hoje a Paraíba será prestigiada pelo Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, o representante do Governo Federal assinará logo mais um protocolo de intenções com o Governador Ricardo Coutinho (PSB). Governo Federal e Governo Estadual irão firma um pacto pelo fortalecimento da pesca e a aquicultura na Paraíba.

O evento contará com a presença do Secretário de Estado da Pesca, Sales Dantas, que em companhia do Ministro, farão a entrega simbólica de cheques aos pescadores, são cerca de R$ 6 milhões destinados aos pescadores da Paraíba, através do “Plano Safra da Pesca e Aquicultura” objetivando estimular o desenvolvimento do setor pesqueiro.

A presença do Ministro Crivella, marcará ainda a abertura da temporada de pesca da lagosta na Paraíba. A solenidade acontecerá às 20 horas, em Tambaú – Largo da Gameleira.

O que é o Plano Safra da Pesca e Aquicultura?

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa inédito do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda. Serão disponibilizados mais de R$ 4 bilhões em crédito e investimentos para fortalecer o setor pesqueiro, tornando-o mais produtivo, competitivo, inclusivo e sustentável. Para isso é preciso aprimorar técnicas de cultivo e manuseio, ampliar a assistência técnica, modernizar equipamentos, investir em pesquisa e garantir mais estrutura à cadeia produtiva.
Além da ampliação do volume de crédito, com juros menores e prazos estendidos, os beneficiados contarão com assistência técnica para melhor aplicação dos recursos em seus projetos. O crédito será concedido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Cooperativas de crédito.

Quem pode utilizar os créditos?

O Plano Safra é destinado a todos os envolvidos nos processos de pesca, exploração, cultivo, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros. As linhas de crédito serão oferecidas a pequenos, médios e grandes pescadores e aquicultores, com benefícios exclusivos para cada tipo de produtor: familiares, cooperativas, pescadoras, jovens, marisqueiras.

0 comentários:

Postar um comentário