Em nota, empresa Novo Nordisk esclarece sobre possível falta de insulina no SUS.


Vladimir Chaves


Em contato com a redação do blog a empresa Novo Nordisk, através de nota, esclarece o posicionamento da empresa quanto a matéria publicada com o título: “Descaso do  governo federal: falta de insulina no SUS pode afetar milhões de brasileiros”.

Segue a integra da nota de posicionamento da Novo Nordisk, referente ao assunto tratado na matéria desse blog.

Segue a nota abaixo.

A Novo Nordisk é uma empresa global de saúde que, há 100 anos, trabalha incansavelmente para vencer o diabetes, a obesidade e outras doenças crônicas graves, agindo sempre para que novas opções terapêuticas cheguem às pessoas. Atuamos de forma ética e responsável e em parceria com o Governo no Brasil, por meio do Ministério da Saúde, para o fornecimento das insulinas humanas R e NPH, bem como insulina análoga de ação rápida asparte.

Sobre o fornecimento de insulina humana R e NPH ao Ministério da Saúde, não há atualmente qualquer problema de fornecimento, sendo que todos os contratos firmados estão sendo atendidos e o Ministério da Saúde está abastecido.

Já a recente repercussão sobre uma possível falta de insulina análoga de ação rápida no SUS, a Novo Nordisk esclarece que tomou conhecimento do fato por meio da imprensa e do Relatório do Tribunal de Contas da União (Acórdão n. 592/2023).

Toda entrega de insulina análoga de ação rápida asparte já acordada com a Novo Nordisk está mantida até a presente data, como previsto em contrato.

A pedido do Ministério da Saúde para nova aquisição de insulina análoga de ação rápida, a companhia apresentou, em março de 2023, duas propostas de fornecimento para canetas de Novorapid® (insulina asparte) para as quais não tivemos retorno.

Mesmo assim, compreendendo a necessidade de reabastecimento rápido dos estoques no SUS, a Novo Nordisk proativamente reorganizou a produção em sua fábrica na cidade de Montes Claros (MG) e fez hoje, 31 de março, uma nova oferta do medicamento ao Ministério da Saúde, com as primeiras entregas já no mês de junho de 2023.

A Novo Nordisk reforça que continua aberta ao diálogo e à cooperação por entender que os pacientes devem estar sempre no centro das decisões. Encaramos a situação de maneira extremamente séria e estamos trabalhando para chegar a melhor solução possível.

Sobre a Novo Nordisk 

A Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso objetivo é impulsionar mudanças para derrotar o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e doenças raras do sangue e endocrinológicas. Fazemos isso por meio de avanços científicos pioneiros, expandindo o acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, em última análise, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 53.000 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 países.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário