Guerra traz incerteza sobre oferta global de trigo, por outro lado Brasil deve ter safra recorde


Vladimir Chaves



A guerra na Ucrânia coloca em dúvida o potencial da safra global de trigo. Segundo o analista da Safras & Mercado, Elcio Bento, já era esperado uma redução da safra mundial, cenário que pode se agravar com os conflitos.

Desde o início da guerra, preço do trigo subiu quase 29%, Brasil não terá problemas de abastecimento no curto prazo, diz Abitrigo

“Fica a dúvida para saber qual o tamanho da próxima safra. Diante da invasão, será que teremos colheita na Ucrânia? Também há de se analisar os embargos e saber se a Rússia vai colocar o trigo no mercado”, destaca Bento.

O conflito no leste europeu provocou forte alta nos preços internacionais do trigo, especialmente na última semana. O analista lembra que caso a guerra chegue ao fim, o preço volte aos patamares observados antes da invasão.

Enquanto isso, para o Brasil, diante da alta nos preços, a expectativa é de produção recorde para o Brasil.

“O produtor está animado para investir na cultura. A partir do momento em que um grande player sai do mercado, os preços dispararam na Argentina e no Brasil o valor também está mais alto. Assim, a tendência é de elevação da área, com uma safra recorde na próxima temporada”.

 

Com informações do Canal Rural

0 comentários:

Postar um comentário