Deputado abraça causa em defesa da elefanta Lady, confinada no Parque Arruda Câmara.


Vladimir Chaves


Após os protestos promovido por entidades protetoras dos animais, na manhã de ontem (29), em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica), com o objetivo de cobrar das autoridades competentes providências contra a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que desde 2013 é acusada de maus tratos contra a elefanta Lady, o deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, Moacir Rodrigues (PSL), prometeu abraçar a causa em defesa do animal.

O deputado antecipou que irá solicitar uma visita técnica ao Parque Arruda Câmara (Bica), para constatar In Loco a situação dos animais, em especial a elefanta Lady.

“Cobraremos as devidas providências aos órgãos responsáveis para a transferência desse animal e as devidas adequações para que o animal não sofra enquanto aguarda a mudança de local” declarou Moacir.

A elefanta LADY e o seu tormento sem fim.

Pouco sabemos da historia de LADY, uma elefanta que se encontra confinada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mas, o pouco que foi possível descobrir de LADY, revela uma vida de privações e sofrimentos.

A elefanta LADY, chegou ao Brasil em 1972 quando passou a ser usada como “atração” de circo, um martírio que durou até o inicio de 2013. Segundo relato de um dos responsáveis pelo circo (Circo Europeu) a elefanta é “legalizada” no Brasil e tem registro no IBAMA, inclusive portando um chip para rastreamento.

LADY NO CIRCO
Em janeiro de 2013, o circo chegou à Paraíba, instalando-se na cidade de Patos, onde um grupo de ambientalistas da “Associação Patoense de Proteção aos Animais” e o “Adota Patos”, organizaram uma serie de protestos contra o descumprimento de uma lei estadual que proíbe o uso de animas em atrações circenses. Pressionados pela opinião pública e encontrando cada vez mais obstáculos nos estados, os proprietários do circo resolveram colocar Lady para adoção.

De imediato 15 capitais do país, manifestaram o desejo de adotar a elefanta Lady, cabendo aos proprietários do circo decidir seu destino. De acordo com relatos publicados nos meios de comunicação a época, o Circo Europeu escolheu a cidade de João Pessoa, como nova morada de Lady, levando em conta a qualidade do clima e o compromisso da prefeitura de oferecer a estrutura necessária para o bem estar do animal.

No dia 10 de abril de 2013, a elefanta Lady foi transferida para o Parque Arruda Câmara, e confinada num espaço improvisado com a promessa de que num curto espaço de tempo seria transferida para um recinto “confortável”. A época propagou-se que o espaço seria de 1.200 metros quadrados, com abrigo, árvores e até mesmo acesso a um lago.

Passados todos esses anos, Lady continua confinada num pequeno cativeiro resguardado por uma cerca elétrica. Mesmo levando em conta o carinho que tem sido dado pelos funcionários do parque, o martírio da elefanta Lady continua. Até quando?

Vladimir Chaves.

0 comentários:

Postar um comentário