Sinalização implantada pela STTP na Feira Central tem impacto na fiscalização de fluxo de veículos


Vladimir Chaves


A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, após a implantação de sinalização de regulamentação com placas e pinturas, está realizando a Operação Feira Livre, objetivando garantir o fluxo de pedestres por toda a extensão da Feira Central e proibindo, inclusive, o acesso de motocicletas ao interior daquela área.

A nova sinalização atende a uma demanda dos próprios feirantes e comerciantes do local, sendo direcionada para os veículos em circulação. São placas de parada obrigatória, sentido proibido, sentido de via, conversão proibida à esquerda e proibida à direita, além da sinalização de carga e descarga e de pisca alerta, para que haja a rotatividade de estacionamentos naquela área.

Segundo a STTP havia uma série de reclamações, de comerciantes e condutores de veículos, relacionadas aos congestionamentos em todas as vias da Feira Central. Isso ocorria devido à inexistência de sinalização adequada que orientasse os condutores, os quais abusavam do espaço das vias e estacionavam em qualquer lugar (até por mais de uma hora), imobilizando a via inteira até que o motorista retirasse o veículo para a passagem dos outros.

"A nossa fiscalização não está sendo uma tarefa muito fácil, já que há uma resistência pela quebra dos costumes que vem de anos no local. Mas, com paciência estamos conversando, dialogando, mostrando a importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento do comércio naquela área", disse Kyrbb Sérgio, agente de trânsito da STTP e um dos responsáveis pela operação.
Além de placas educativas no interior da Feira Central, também foram implantadas sinalização aérea em todas as entradas. Uma equipe permanente de agentes da STTP também está trabalhando na operação de fiscalização, sempre da segunda-feira ao sábado.

Antigamente, as ruas da Feira Central eram de mão dupla o que, até recentemente, provocava o congestionamento de veículos, prejudicando a passagem de pedestres. Hoje, as vias estão sendo planejadas e alteradas, com sentido único, mais largas e dividindo espaços, com veículos estacionados em paralelo com a guia da calçada.

Receberam sinalização regulamentar de circulação e estacionamento, as ruas: Pedro Álvares Cabral; Cristóvão Colombo; Dr. Carlos Agra; Manoel Pereira de Araújo; Marcílio Dias; Manoel Farias Leite; Deputado José Tavares; Tavares Cavalcante; Capitão João de Sá e Afonso Campos.

Motociclistas - O trabalho de orientação também está focado nos motociclistas. São várias as etapas que devem ser cumpridas nessa proposta de fiscalização e a circulação de motos está incluída no projeto onde, em cada rua, existe uma área de estacionamento gratuito para motos. O objetivo é evitar esse fluxo pela área da feira. Os agentes da STTP estão orientando aos motociclistas que não transitem pelo interior da feira, principalmente nos dias de maior movimento, evitando disputar espaços com os pedestres, crianças, idosos e feirantes que trabalham carregando as mercadorias.

Carga e descarga - Também está sendo trabalhada a cultura da logística de carga e descarga e, como sugestão, será uma adaptação de estacionamento em boa parte das ruas, a exemplo da rua Pedro Álvares Cabral, onde um lado da via ficará para a carga e descarga dos caminhões e, no outro lado da via, o pisca alerta de uma hora de duração para carros pequenos. O exemplo será seguido pelas ruas Cristovão Colombo, Deputado José Tavares e Carlos Agra, sem prejudicar comerciantes, feirantes, motoristas e toda a clientela da feira.

Com esse planejamento de operação e monitoramento de fluxo de veículos na feira central, o objetivo da STTP é garantir mais fluidez e espaço para veículos e para as pessoas, comerciantes e clientes, conscientizando sobre a importância da organização do trânsito, evitando a mistura de carros e motos em fila dupla, carga e descarga em local inapropriado e garantindo estacionamento rotativo para todos.

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