Campina Grande: Vereador propõe a criação do Centro de Apoio às Crianças com Câncer


Vladimir Chaves


O vereador Márcio Melo Rodrigues apresentou Projeto de Lei, que autoriza a criação do Centro de Apoio às Crianças com Câncer de Campina Grande, que fará parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande e pode ser instalado e funcionar em convênios com outras instituições governamentais e não governamentais.

O centro poderá contar com equipes multidisciplinares, capacitadas para esta modalidade de atenção com oncologistas, pediatras, profissionais de odontologia, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fonoaudiólogos, outros especialistas para avaliações, e demais profissionais capacitados no cuidado de crianças e adolescentes com câncer.

A instituição poderá desenvolver diversas ações: acompanhar e estimular atividades físicas, cognitivas, psicomotricidades, fonoaudiológicas e de psicologia; prestar atendimento personalizado e em pequenos grupos; promover a participação das crianças e familiares em atividades comunitárias e sociais; preservar a identidade da criança, oferecer ambiente de respeito e dignidade; acompanhar atividades de fisioterapia com reabilitação funcional, terapia ocupacional e atividade física terapêutica; prestar orientação familiar e ao cuidador responsável visando à continuidade do plano terapêutico. A matéria será regulamentada, no que couber, pelo Poder Público Municipal.

De acordo com o vereador o Projeto visa beneficiar menores durante a realização do tratamento, devendo receber gratuitamente, tratamento de saúde, alimentação, hospedagem e atividades de recreação e apoio psicossocial. O público alvo são pessoas com baixo poder aquisitivo.

Em Campina Grande há vários exemplos de trabalho da sociedade em prol das pessoas carentes portadoras de câncer. Dentre essas o Instituto Paraibano O Instituto Paraibano de Combate ao Câncer (IPCCAN) uma organização não governamental de caráter beneficente e sem fins lucrativos, mantida através de doações.

0 comentários:

Postar um comentário