Transposição: Barragem de Barreiros ameaça romper e pode atrasar a chegada das águas em Boqueirão.


Vladimir Chaves

Marcado pela corrupção e a incompetência dos gestores, o projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, ainda deve levar alguns anos e consumir outros bilhões para finalmente ser concluído.

Nos últimos meses as obras do eixo leste foram aceleradas a “trancos e barrancos” na tentativa de fazer chegar água ao Estado da Paraíba, evitando que a segunda maior cidade do Estado (Campina Grande) enfrente um colapso total em seu abastecimento, visto que o manancial que abastece a cidade está com apenas 3,7% de sua capacidade total.

Ainda comemorando a previsão da chegada das águas, inicio deste mês, a população é pega de surpresa com a noticia, que a Barragem de Barreiros, no município de Sertânia, apresentou problemas e ameaça romper. A Barragem integra o sistema da Transposição do Rio São Francisco e tem capacidade média de 5 milhões de metros cúbicos de água e foi inaugurada no mês passado.

O vazamento ocorreu entre as estações de bombeamento EBVs 5 e 6 do Eixo Leste do Projeto de Integração, informações preliminares dão conta de um grande vazamento que pode levar toda a estrutura da barragem, caçambas estão sendo usadas para tentar conter o vazamento com pedras e areia, mas a situação é dramática. A Defesa Civil está alertando as comunidades no entorno da barragem.


A Barragem já tinha sangrado para o canal da transposição, bombeando água para a Barragem de Campos, que manda água para abastecer outra Barragem em Sertânia, com esse problema, as comportas foram fechadas. O vazamento começou por baixo da parede, em uma depressão que surgiu escoando um grande volume de água. 

0 comentários:

Postar um comentário