Presidente da CMCG cobra explicações a CAGEPA sobre possível suspensão do fornecimento de água em Campina.


Vladimir Chaves

Após a preocupante informação veiculada em nível estadual, de que, a qualquer momento a CAGEPA (Companhia de Água e esgotos da Paraíba), poderá interromper o fornecimento da água do município de Campina Grande e região, devido à presença de cianobactérias e cianotoxinas nas águas do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Antônio Alves Pimentel (PSD), está solicitando urgentes explicações a CAGEPA e do Governo do Estado, que recentemente durante Audiência Pública na CMCG garantiu que as análises químicas e bacteriológicas no manancial estavam sobre controle.

Segundo Pimentel Filho, a resposta da CAGEPA e do Governo do Estado, tem que ser urgente e verdadeira, pois a matéria veiculada e replicada por diversos portais do estado apontam a possibilidade da suspensão imediata do abastecimento de Campina Grande e região. A informação foi veiculada pelo ‘Portal Correio’, que teve acesso a um documento oficial da CAGEPA confirmando ao Comitê da Bacia Hidrográfica da Paraíba de que nesse reservatório a água já está imprestável ao consumo humano.

Diante do fato, o presidente do parlamento campinense, estranhou a recente declaração prestada na Câmara Municipal de Campina Grande, pelos técnicos da CAGEPA e representantes do Governo do Estado, de que a qualidade da água era boa e que as análises eram realizadas frequentemente. A Audiência Pública que debateu a qualidade e quantidade d’água do Açude de Boqueirão aconteceu em 28 de Março do corrente ano. “Após tão pouco tempo da realização desta audiência, ficamos chocados, pois, neste momento nos deparamos com a matéria jornalística investigativa, apontando que esta tranquilidade que os diretores da CAGEPA e do Governo do Estado tentaram nos passar, simplesmente e lamentavelmente pode não passa de uma grande maquiagem dos verdadeiros números de contaminação”, lamentou Pimentel Filho.

O parlamentar ainda destacou, que na matéria jornalística, o conceituado professor e especialista em recursos hídricos Janiro Costa da UFCG, alerta, de que há risco iminente de interrupção total na distribuição da água, devido ao alto potencial de proliferação dessas cianotoxinas. De acordo com a pesquisa, que até agora não foi contestada publicamente pela CAGEPA, o relatório registra que, entre março e abril deste ano a concentração dos organismos havia superado 10 mil células por mililitro. Segundo professor Janiro Barros “Campina está em risco iminente de ficar completamente sem água”.

Para Pimentel Filho, “esta situação já deveria ter sido relatada a sociedade e aos poderes públicos, pois se existe perigo de contaminação para população, ações já deveriam estar sendo efetivadas, tendo em vistas que a saúde publica de mais de um milhão de paraibanos, está em risco”.  E ressaltou, “queremos uma resposta verdadeira da CAGEPA e do Governo do Estado, pois, até agora, por parte destes órgãos o que vimos foram dados e previsões que nunca aconteceram, além disso, caso a matéria se confirma, ficaremos sem água até a chegada das aguas da Transposição”, lamentou Pimentel Filho.

Nesta terça-feira, 24 de Maio, durante a Sessão ordinária da Câmara, o vereador presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, apresentará um pedido formal à CAGEPA e ao Governo do Estado, para que eles apresentem sem maquiagem, a verdadeira situação do manancial. 


“Ao mesmo tempo convocaremos as entidades empresariais, politicas, sindicais, sociais, Ministério Público, dentre outras, para que juntos ao possamos cobrar da CAGEPA e do Governo do Estado uma saída para tratar a água de Boqueirão contra estas toxinas que se proliferam pela agua” disse Pimentel.

0 comentários:

Postar um comentário