“Cine Capitólio”: Vereador diz que em caso de tragédia presidente do IPHAEP será responsabilizada.


Vladimir Chaves

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Cassandra Oliveira, pode ser responsabilizada penalmente caso o Cine Capitólio venha a desabar e provocar danos físicos e até fatais a moradores de Campina Grande. A declaração é do vereador Aragão Júnior (PSD), que participou hoje pela manhã de uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município. O encontro teve a presença da presidente do órgão estadual e discutiu os desafios e perspectivas do patrimônio histórico e cultural da Paraíba.

Aragão Júnior lembrou que a prefeitura de Campina Grande apresentou um projeto para revitalizar a área, cujo conteúdo foi aprovado pela Câmara de Vereadores do município e pelo conselho municipal do patrimônio público, mas depois foi vetado pelo IPHAEP sem nenhuma justificativa plausível.

“O prefeito Romero tem se esforçado com relação ao capitólio. Vamos todos nos unirmos para resolver aquele problema. Minha preocupação é de que se cair no próximo inverno, se o Capitólio desabar e vidas forem perdidas, muitos serão responsabilizados penalmente. Inclusive a senhora, doutora Cassandra, pode ser responsabilizada penalmente”, reiterou o vereador.

Aragão também lembrou que as decisões do IPHAEP não podem ter motivação política. “Vamos achar uma solução para o Capitólio. Não vamos transformar isso em cabo de guerra, porque só quem perde é Campina Grande”, ressaltou.

O projeto de revitalização do Capitólio foi apresentado pela prefeitura campinense e prevê a realização de uma parceria público privada, para administrar o prédio. Também no projeto está previsto todo um processo de revitalização do espaço, mantendo todas as características históricas e culturais do Capitólio. A área foi abandonada durante anos pelas últimas gestões municipais.


Mesmo com toda a possibilidade de avanço e restauração do espaço, o Governo do Estado, por meio do IPHAEP, indeferiu o projeto; colocando em risco a estrutura do local e a integridade física de quem passa pelo Centro de Campina Grande.

0 comentários:

Postar um comentário