Vereador Janduy Ferreira presta homenagem aos 41 anos do Bairro Malvinas.


Vladimir Chaves


Apesar da sua importância na história de Campina Grande, o Bairro Malvinas, que no último dia 23 completou 41 anos, pouco foi lembrado pelos poderes públicos. A exceção ficou a cargo do vereador Janduy Ferreira, que no sábado desenvolveu algumas ações em comemoração ao aniversário do “bairro cidade” e que hoje (26) registrou da tribuna da Câmara, o aniversário do mais importante bairro da Rainha da Borborema.

Janduy, único representante das Malvinas na Câmara Municipal, fez questão de felicitar os moradores destacando nomes de lideranças que fazem parte da história do “bairro cidade”. Citando lideranças como Francisca das Malvinas, professora Guia, Jô Veiculo, professora Nazaré, Dorinha, Sinésio, poeta Adgelson Cavalcante (autor do hino das Malvinas), Beto da Geladeira, Carlos Delfino, Nilton Ventura entre outros.

“Registro a minha alegria de ter sido adotado pela “mãe Malvinas”, que as ruas das Malvinas continuem sendo palco de sorrisos, amizades e momentos inesquecíveis. Que a união e a solidariedade estejam sempre presentes entre aqueles que chamam esse bairro de lar.” concluiu o vereador.

Um pouco da história das Malvinas:

O Conjunto Habitacional Álvaro Gaudêncio começou a ser construído no início da década de 1980, no governo de Wilson Braga, em 1983 ainda sem nenhuma estrutura, sem água e energia milhares de campinenses que não tinham casas resolveram ocupar o conjunto, dando início a uma longa e árdua luta por um teto.

Após a ocupação, o governador Wilson Braga ordenou um cerco policial no conjunto para evitar que as pessoas saíssem ou entrassem no local, gerando revolta e apoio de toda a sociedade campinense.

Por dias a fio os ocupantes resistiram ao cerco policial que lhes impunham condições degradantes, sem energia, água e até mesmo alimentos os moradores mantiveram-se firmes até que o governo cedesse.

De lá para cá o bairro foi conquistando infraestruturas, escolas, postos de saúde, creches, postos de policia, hospitais, supermercados, linhas de transportes públicos, praças públicas, entre tantos outros benefícios. Tornando-se o maior e mais importante bairro da cidade, com uma população estimada de mais de 90 mil habitantes.

0 comentários:

Postar um comentário