Em parceria com a companhia de Elon Musk, Força Aérea Brasileira lança dois satélites do Projeto Lessonia.


Vladimir Chaves



Na quarta-feira (24), a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou às 15h25 o lançamento dos dois primeiros satélites do Projeto Lessonia-1. Os satélites de sensoriamento remoto radar (SRR), chamados de Carcará I e Carcará II, foram lançados pelo foguete Falcon 9 da SpaceX, companhia de Elon Musk.

O Projeto Lessonia consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazónia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais.

O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.

As imagens captadas serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queirnadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, entre outras capacidades.

O comandante apresentou a possibilidade do uso do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, para possíveis missões futuras da empresa SpaceX.

A SpaceX é uma empresa líder no mercado global de lançamentos comerciais e pode se tornar uma empresa parceira nas operações de lançamento de veículos espaciais a partir do território brasileiro. A empresa também foi selecionada para enviar ao espaço os satélites de sensoriamento Lessonia, que serão operados pela Força Aérea Brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário