PMCG antecipa 50% do 13º e injeta R$ 9,5 milhões na economia do município


Vladimir Chaves

Conforme anunciado em 1° de setembro pelo prefeito Romero Rodrigues, a Prefeitura de Campina Grande efetuou nesta quarta-feira, 10, o pagamento de metade do décimo terceiro salário para os servidores efetivos (ativos, inativos e pensionistas do Ipsem - Instituto de Previdência dos Servidores) e os que ocupam cargos comissionados. A antecipação do décimo terceiro salário, cujo pagamento normalmente é realizado em dezembro, representa uma injeção de R$ 9,5 milhões na economia do município.

O secretário de Administração do Município, Paulo Roberto Diniz, disse que a medida beneficiará mais de 11 mil servidores, sendo aproximadamente 8,8 mil ativos e comissionados e cerca de 3 mil aposentados. Para o secretário, a antecipação foi uma boa iniciativa da atual gestão, considerando especialmente o mês de setembro, que é um período com poucas atrações para o comércio.

O prefeito Romero Rodrigues declarou que a antecipação foi possível porque a PMCG mantinha uma reserva técnica de recursos, objetivando efetuar o pagamento desse benefício no dia 10 de dezembro. "Estávamos fazendo essa reserva prévia e isso nos permitiu antecipar esse pagamento, compreendendo, ainda, a vantagem de não haver descontos no contracheque. Esses descontos virão apenas na segunda parcela do décimo terceiro salário", declarou.

Romero Rodrigues disse ainda, que a antecipação contribuiu para que fossem injetados recursos significativos na economia do município, especialmente em um mês atípico (setembro), quando a economia local costuma oscilar de forma negativa, tanto para o comércio quanto para o setor industrial. "É uma contribuição para um período do ano que não é bom de vendas. É um dinheiro que acaba retornando para a cidade e isso contribui com o comércio local e ajuda a fazer circular mais dinheiro na cidade", ressaltou.