UFCG aprova projeto de Web designer campinense e o seleciona para expor em São Paulo


Vladimir Chaves

Criado para alavancar a pesquisa em todo o país, o trabalho intitulado “UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA A PLATAFORMA RIOS”, do web designer campinense Elioenai de Oliveira Morais, conhecido como Eli Morais que atua na formulação de dezenas de portais na Paraíba, foi aprovado agora no mês de agosto pela Comissão Científica do XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A comissão selecionou o projeto, pois identificou que ele objetiva contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do país. Dentre os critérios de seleção das propostas foram considerados aspectos científicos, tecnológicos e de inovação, qualidade e originalidade do projeto, qualificação do coordenador, adequação do cronograma de execução e do dimensionamento dos recursos solicitados, potencial de impacto, entre outros.

Com a aprovação do projeto, Eli Moraes irá representar a Paraíba em megaevento da área em São Paulo, no mês de outubro. Ao comentar sobre a seleção, Eli demonstrou orgulho em representar o Estado disse estar feliz com a conquista.

O projeto trata dos Sistemas de Recursos Hídricos, primordialmente de aspectos quali e quantitativos da água, em termos de compatibilização entre oferta e demanda de seus múltiplos usos com impactos nas várias dimensões (socioeconômicas, ambientais e técnico-operacionais). Segundo Eli Morais, estes apresentam características interdisciplinares complexas e de difícil avaliação pelos seus múltiplos decisores, por envolver a busca, muitas vezes antagônica, da eficiência operacional, equidade social e sustentabilidade.

“Dentro deste contexto, desenvolvemos com os pesquisadores ferramentas matemático-computacionais para dar suporte à decisão no planejamento e gestão de sistemas de recursos hídricos”, afirmou Eli.

Dentre os objetivos do projeto estão:

- Estabelecer uma relação de trabalho, amigável e produtiva, com outros pesquisadores e órgãos gerenciadores (Comitês de Bacia, ANA, AESA, SEMARH, CAGEPA, etc.), nas várias áreas do conhecimento, permitindo promover uma visão multidisciplinar dos aspectos sócioeconômicos e ambientais relativos a gestão de bacias hidrográficas no Estado da Paraíba;

- Contribuir ao conhecimento no desenvolvimento e avaliação de o tecnologias de gestão integrada da oferta e demanda de água em bacias hidrográficas e o instrumentos institucionais de gestão;

- Quantificar as várias variáveis, dentro de cenários hidroclimáticos e operacionais, através de modelos de simulação e otimização;
- Estabelecer índices/indicadores que indiquem a evolução, eficiência e vulnerabilidade dos processos ecológicos e sócioeconômicos, além de suas interrelações e importância no estabelecimento de um desenvolvimento sustentável;

- Sugerir estratégias operacionais sustentáveis de oferta e demanda que: o preservem/recuperem os ecossistemas aquáticos enquanto promovam o aumento dos benefícios sócioeconômicos, conforme sugestão de outros grupos de trabalho, o sirvam de subsídios para se implantar instrumentos da Lei 9433 (Art. 2º ).


Do Blog Carlos Magno