O retorno: o corpo à terra, o espírito a Deus e a alma aguarda o chamado


Vladimir Chaves

O que acontece depois do último suspiro? Onde vai a alma? O que ocorre com o corpo e o espírito? A Palavra de Deus não nos deixa sem resposta.

Desde o princípio, a Escritura ensina que o ser humano foi formado de duas realidades: o pó da terra e o sopro de Deus. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).

Tricotomia: Assim, somos corpo, alma e espírito — criados para viver em comunhão com o Criador.

Mas quando a morte chega, essa unidade se desfaz. O corpo, feito de pó, retorna ao pó. “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7).

O corpo se decompõe na terra, mas o espírito, o fôlego divino que nos deu vida, retorna Àquele que o concedeu.

A alma, entretanto, entra em um estado de espera. Jesus afirmou:

“Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.” (João 5:28-29)

Aqui, o Senhor revela que há um tempo determinado para o despertar de todos os que dormem. As almas dos que morreram aguardam esse grande dia.

Vemos também em Daniel 12:2: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”

A Bíblia descreve a morte como um “sono”, não porque a alma deixa de existir, mas porque ela aguarda em repouso o momento da ressurreição. Jesus usou essa mesma linguagem ao falar sobre Lázaro: “Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo do sono” (João 11:11).

Para quem está em Cristo, a morte não é o fim; é um descanso à espera da voz que o chamará novamente à vida.

Enquanto isso, o espírito já está nas mãos de Deus. Quando Jesus expirou na cruz, entregou o seu espírito dizendo: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).

O espírito retorna ao Criador, e a alma repousa até o dia em que o Senhor ordenar: “Sai para fora!”

No grande dia do juízo, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. O apóstolo Paulo disse:

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1 Tessalonicenses 4:16)

Então, o corpo será transformado. O que era corruptível se revestirá de incorruptibilidade, e o que era mortal será revestido de imortalidade (1 Coríntios 15:52-53).

O ser humano, agora glorificado, viverá eternamente, uns para a vida com Deus, outros para a condenação eterna, conforme suas obras e fé.

Assim, segundo a Bíblia, o destino do ser humano após a morte se resume em três movimentos divinos:

O corpo volta ao pó.

O espírito retorna a Deus, de quem veio.

A alma repousa, aguardando o chamado do Filho de Deus no último dia.

E nesse dia, quando a trombeta soar e o céu se abrir, toda a humanidade ouvirá a voz do Criador. Os que viveram em Cristo ressuscitarão para a vida eterna; os que o rejeitaram, para a condenação.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo é ideal para leitores cristãos interessados em doutrina, ética ministerial e fidelidade bíblica.