Para o deputado Hervázio Bezerra a oposição teme a aliança PSB\PSDB por saber que é imbatível.


Vladimir Chaves

Para o deputado estadual e líder da bancada de situação na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSB), a oposição tem apostado no fim da união entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), porque sabem que juntos são imbatíveis nas eleições de 2014.

Segundo o parlamentar a estratégia da oposição é antiga.  “Essa estratégia da oposição em nos dividir é antiga e manjada, sabem que PSB e PSDB unidos são imbatíveis” disse o parlamentar.

Vladimir Chaves

sábado, 18 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário

A elefanta LADY e o seu tormento sem fim.


Vladimir Chaves

Elefanta Lady
Pouco sabemos da historia de LADY, uma elefanta que se encontra confinada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mas, o pouco que foi possível descobrir de LADY, revela uma vida de privações e sofrimentos.

A elefanta LADY, chegou ao Brasil em 1972 quando passou a ser usada como “atração” de circo, um martírio que durou até o inicio de 2013. Segundo relato de um dos responsáveis pelo circo (Circo Europeu) a elefanta é “legalizada” no Brasil e tem registro no IBAMA, inclusive portando um chip para rastreamento.

Em janeiro de 2013, o circo chegou à Paraíba, instalando-se na cidade de Patos, onde um grupo de ambientalistas da “Associação Patoense de Proteção aos Animais” e o “Adota Patos”, organizaram uma serie de protestos contra o descumprimento de uma lei estadual que proíbe o uso de animas em atrações circenses. Pressionados pela opinião pública e encontrando cada vez mais obstáculos nos estados, os proprietários do circo resolveram colocar Lady para adoção.

Lady confinada no circo
De imediato 15 capitais do país, manifestaram o desejo de adotar a elefanta Lady, cabendo aos proprietários do circo decidir seu destino. De acordo com relatos publicados nos meios de comunicação a época, o Circo Europeu escolheu a cidade de João Pessoa, como nova morada de Lady, levando em conta a qualidade do clima e o compromisso da prefeitura de oferecer a estrutura necessária para o bem estar do animal.
Credito foto: Facenews - Atual cativeiro de Lady

No dia 10 de abril de 2013, a elefanta Lady foi transferida para o Parque Arruda Câmara, e confinada num espaço improvisado com a promessa de que num curto espaço de tempo seria transferida para um recinto “confortável”. A época propagou-se que o espaço seria de 1.200 metros quadrados, com abrigo, árvores e até mesmo acesso a um lago.

Passados 10 meses, Lady continua num pequeno cativeiro resguardado por uma cerca elétrica e presa a uma corrente. Mesmo levando em conta o carinho que tem sido dado pelos funcionários do parque, o martírio da elefanta Lady continua. Até quando?

Acesse a página "Santuários de Elefantes Brasil"  http://santuariodeelefantes.org.br/  

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Internautas denunciam maus tratos contra elefante no Parque Arruda Câmara (Bica) em JP


Vladimir Chaves

Internautas recorreram às redes sociais para tornar público um crime brutal que vem sendo praticado contra um elefante no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O animal encontrasse amarrado por correntes, em um minúsculo espaço cercado por um cerca elétrica. A denuncia está registrada na pagina Facebook – Facenews  João Pessoa.

“Até quando esse animal indefeso vai ficar assim, preza num espaço minúsculo, amarrada cercada por uma cerca elétrica? Isso é um absurdo a Prefeitura e o Parque tem recursos e essa obra já devia ter acabado” postou um dos internautas.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, fica localizado numa área central, em um dos bairros mais antigos de João Pessoa, o Roger, a Bica como é mais conhecido é um dos locais mais visitados da cidade, chegando a receber 120 mil pessoas por ano.

Vladimir Chaves

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário

Primeira entrega do PAC 2, em 2014 beneficiará mais de 220 mil pessoas na Paraíba.


Vladimir Chaves

A primeira doação de equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no ano de 2014, na Paraíba, atenderá 56 municípios. A entrega do Governo Federal será de caminhões-pipas. O repasse, gratuito, das máquinas às prefeituras ocorrerá nesta segunda-feira (20), na Associação Comercial e Industrial, em Patos.

Para a aquisição dos equipamentos, por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foram investidos mais de R$ 14 milhões na ação. As máquinas beneficiarão mais de 220 mil agricultores familiares. Os veículos serão usados para o fornecimento de água para a região do Semiárido atingida pela estiagem.


Segundo a delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, esses caminhões têm uma dupla missão: “Eles vêm para promover e contribuir com a distribuição de água para o consumo humano, e para aliviar a economia dos municípios, que gastam com o aluguel do equipamento. Então, além de gerar uma melhoria no abastecimento, gera um alívio significativo na economia municipal”, afirmou.

Lista de Municípios Contemplados

Aguiar, Alcantil, Arara, Areial, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Bernadinho Batista, Boa Ventura, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Cabaceiras, Cachoeiras dos Índios, Junco do Seridó, Livramento, Logradouro, Mãe D’agua, Matureia, Montadas, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olho d’Água, Olivedos, Patos, Paulista, Pedra Lavrada, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Puxinã, Remigio, Riachão, Riacho dos Cavalos, Santa Crcília, Santa Cruz, Santa Helena, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Princesa, São José Dos Cordeiros, Seridó, Serra Branca, Soledade, Sossego, Sousa, Sumé, Tacima, Taperoá, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro.

 Nenhum comentário

Ministério Público ajuíza quatro ações por ato de improbidade


Vladimir Chaves

O Ministério Público da Paraíba ingressou, no final de 2013, com quatro ações civis públicas por ato de improbidade administrativa contra dois prefeitos, três ex-prefeitos, 10 servidores e 10 empresários por participação em esquema que fraudava licitações através da constituição de empresas de fachada e desvio de recursos federais.

O esquema foi revelado pela Operação Transparência, deflagrada em novembro de 2009, pelo MPPB, Ministério Público Federal e Polícia Federal. A operação apontou ainda que não só empresas participavam diretamente da fraude, mas também havia a colaboração ativa ou passiva de membros de Comissões Permanentes de Licitação espalhados por 140 municípios da Paraíba, em licitações fraudulentas, algumas das quais envolvendo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.

As ações foram ajuizadas pelos promotores de Justiça Samuel Colares, de São João do Rio do Peixe, Flávia Cezarino, de Cajazeiras, Dennys Carneiro, de Teixeira, e Alberto Vinícius Cartaxo, de Bonito de Santa Fé. Estão sendo processados os prefeitos de Cachoeira dos Índios, Francisco Dantas Ricarte; Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias; e os ex-prefeitos de Desterro, Dilson Almeida; Monte Horebe, Erivan Dias Guarita; e São João do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas.

Também estão sendo processadas por improbidade administrativa as empresas D.R Projetos e Construções LTDA, S.J. L. Construções e Serviços LTDA, Construtora Fiel e Serviços LTDA e Center Placas e Serviços LTDA.

As ações requerem que a condenação dos réus ao ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Esquema

As investigações que resultaram na Operação Transparência apontaram que, em cada prefeitura onde o “esquema” acontecia, empresas e agentes públicos se reuniam com a finalidade de obter vantagens financeiras ilegais, direcionando procedimentos licitatórios que ocorriam nos municípios paraibanos, burlando o caráter competitivo desses procedimentos.

Segundo o Ministério Público, desde o início dos procedimentos licitatórios, os agentes públicos envolvidos, inclusive o prefeito, já tinham conhecimento da empresa que sairia como vencedora da licitação, sendo que as demais empresas participantes apenas compunham a “tríade” de pessoas jurídicas que devem participar de qualquer licitação na modalidade Convite, conseguindo desta forma mascarar a fraude.



De acordo com as investigações, as empresas se revezavam nas prefeituras paraibanas, uma pessoa jurídica vencendo de cada vez, dando uma aparência de que o caráter de competição existia e que as empresas realmente existiam de fato.
Vários indícios apontam a existência de um esquema para fraudar as licitações, entre elas o fato de empresas receberam o convite para participar no mesmo dia, uma coincidência absolutamente incompatível com um processo em que haja um mínimo de concorrência; algumas delas possuíam sede no mesmo endereço e tinham exatamente o mesmo número de telefone. Um dos procedimentos licitatórios teve seus termos iniciados e terminados em menos de quatro dias, mesmo as empresas tendo sede em João Pessoa.

 Nenhum comentário

Prefeito do PMDB declara apoio à reeleição de Ricardo Coutinho


Vladimir Chaves

O prefeito de Itatuba, Aron Andrade, do PMDB, declarou nesta apoio político ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Com essa adesão do peemedebista, já são 57 prefeitos que haviam votado no candidato do PMDB em 2010 que passam a integrar a base aliada do governo do Estado nos municípios.

Ricardo Coutinho recebeu no final da tarde desta quinta-feira o prefeito Aron Andrade e o deputado estadual Tião Gomes (PT do B) para tratar sobre obras e realizações no município do Brejo paraibano. Ricardo agradeceu ao apoio do prefeito Aron e destacou que precisa do apoio de políticos que priorizem as obras e as ações que beneficiem a população.

O prefeito de Itatuba disse que todos os contatos que teve até hoje com Ricardo Coutinho sempre se deu de forma respeitosa e diferenciada e ele mostrou total interesse em resolver os problemas e pleitos do município. "É por isso que conquistou a minha simpatia e o meu apoio político por tratar a coisa pública com seriedade e não por questões políticas e partidárias".

Aron explicou que foi escolhido democraticamente pelo povo e seu papel é reverter em obras e na melhoria dos serviços que realmente venham a beneficiar a população. Ele informou que somente fruto da obra do Canal Acauã/Araçagi já recebeu R$ 1,5 milhão de Imposto Sobre Serviço ISS da empresa responsável que junto com os investimentos do Pacto Social estão se transformando em obras nas áreas da educação e na saúde que melhoram  significativamente  a vida do cidadão Itatubense.

O município de Itatuba está localizado na região metropolitana de Campina Grande e asua  população em 2011 foi estimada pelo IBGE em 10.264 habitantes, distribuídos em 244 km² de área.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário

Comissão de Constituição e Justiça pode votar unificação de eleições e mandato de seis anos


Vladimir Chaves

Proposta que estende para seis anos o mandato dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores a serem eleitos em 2016 e, a partir de 2022, fixa em seis anos o mandato de todos os cargos eletivos está pronta para ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). As mudanças propostas estão em substitutivo apresentado pelo relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/2012.

Segundo Vital, o texto original da PEC estabelece que o mandato dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores a serem eleitos em 2016 será de seis anos. Mas, a partir de 2022, com a unificação das eleições de todos os cargos eletivos, o mandato dos cargos referidos voltaria a ser de quatro anos. A intenção dos autores é a de economizar os custos com eleições, que, atualmente, acontecem a cada dois anos.

Para o relator, a proposta é meritória e não apresenta inconstitucionalidade. No entanto, Luiz Henrique apresentou um substitutivo para que o mandato de seis anos seja estendido para todos os cargos eletivos a partir da unificação em 2022, vedada a reeleição para os cargos do Poder Executivo. Para ele, não se justifica mais a alternância de um terço e dois terços da representação no Senado, com eleições a cada quatro anos.

Com relação à reeleição dos ocupantes de cargos eletivos do Executivo, Luiz Henrique afirmou que, desde 1997, quando foi introduzida a reeleição no país, houve abuso de poder político por parte dos que detinham o mandato eletivo de chefe do Poder Executivo.

“Amparados por uma regra excessivamente permissiva da Constituição Federal, puderam disputar a reeleição sem ao menos ter que se afastar do cargo que ocupavam”, afirmou.

Se for aprovada pela CCJ, a proposta deve ser aprovada em dois turnos pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

 Nenhum comentário

Prêmio de consolação: PT nacional oferece tempo de guia do PT\PB ao PMDB.


Vladimir Chaves

Os caciques do PT nacional já colocaram no “forno” o prêmio de consolação do PMDB, entre as ofertas está o tempo de guia do PT paraibano para o projeto do PMDB, na disputa pelo governo do estado.
Cotado para ocupar o ministério pleiteado pelo PMDB, o senador Vital do Rêgo, deve se contentar com o tempo de guia da legenda petista, em beneficio da candidatura do seu irmão Veneziano Vital do Rêgo.

O prêmio de consolação estende-se aos estados do Maranhão, Pernambuco, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. No entanto o PMDB para bater o martelo está exigindo ainda que sejam incluídos os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


Vladimir Chaves.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário

Governador entrega escola na zona rural de Alagoinha.


Vladimir Chaves

O governador Ricardo Coutinho inaugurou no assentamento Senhor do Bonfim, zona rural de Alagoinha, a escola de ensino fundamental Prefeito Ricardo Beltrão. A obra foi construída em parceria com a prefeitura da cidade, por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social e vai beneficiar 100 famílias da comunidade.

De acordo com o governador o Pacto Social para o desenvolvimento das cidades e regiões já possibilitou a construção de mais de 500 salas de aula. “Essa é a principal politica que nós precisamos implementar. Este governo já construiu nos municípios, através do Pacto pelo Desenvolvimento Social, 510 novas salas de aula. Eu estou feliz em estar aqui presente para ver esse momento. O meu pedido é para que a comunidade cuide da escola. É, sem dúvida, um grande patrimônio, que passa por gerações, que diminuiu a distância entre o futuro e uma perspectiva melhor de futuro. Só a escola, a educação pode fazer isso”, afirmou o governador.

De acordo com a diretora da escola, Iraniela Balbino, a unidade escolar era esperada pela comunidade há mais de 15 anos. “É um sonho da comunidade que se realiza graças à parceria do Governo do Estado com o município de Alagoinha. Hoje nossas crianças não precisam se deslocar para poder estudar”, comemorou a diretora.

A escola vai funcionar nos três turnos com educação infantil, fundamental e à noite com o programa Brasil Alfabetizado.

 Nenhum comentário

IPTU: População de João Pessoa referenda “Projeto de Iniciativa Popular” que restitui direito social


Vladimir Chaves

A luta pelo IPTU Proporcional ganhou às ruas na noite de ontem (14), no Parque Solon de Lucena (Lagoa). Um grupo de simpatizantes da proposta do vereador Raoni Mendes, de implantar a cobrança proporcional do IPTU, resolveu se mobilizar para garantir o benefício, que incide diretamente não só no bolso de toda a população como pode garantir mais justiça social ao cobrar apenas pelos itens que o poder público consegue oferecer à população. A ação objetiva dar subsídios para o envio à Câmara Municipal de João Pessoa de um projeto de iniciativa popular, prevendo a implantação do IPTU Proporcional.

A integrante desse movimento, Jamily Sara, destacou que a coleta de assinaturas nas ruas servirá para mostrar ao executivo que a população quer a cobrança do IPTU, mas de forma justa e levando em consideração os tipos de serviços e melhorias que ela oferece. “O IPTU Proporcional é fundamental para que a Prefeitura de João Pessoa compreenda que só deve cobrar o imposto pelos equipamentos e serviços que oferece. É por isso que estamos nas ruas para garantir essa conquista que precisa se transformar em direito”, afirmou.

A coleta de assinaturas referendará a vontade da população de João Pessoa em dizer ao poder executivo em ter o IPTU Proporcional implantado na capital paraibana. É no que o vereador Raoni Mendes, autor do projeto do IPTU proporcional revogado recentemente. “Não é justo que qualquer cidadão pague 100% do IPTU sem ter benefícios essenciais em sua rua. Ao revogar, o prefeito Luciano Cartaxo, que tem falado muito em combate à exclusão e diálogo, não quis ouvir a população e deixou claro que é contra a cobrança proporcional. A nossa luta é pelo bem estar do povo de João Pessoa, ao qual representamos”, frisou.


Ações e projetos que interferem no cotidiano e até na qualidade de vida da população precisam, segundo Raoni, ser amplamente discutido com os diversos segmentos da sociedade. “A cobrança proporcional do IPTU entraria em vigor em 2014, mas com a ‘pegadinha’ inserida no projeto que beneficiava os cartórios enviada pelo prefeito Luciano Cartaxo, a lei foi revogada, tirando um direito e conquista do povo da cidade de João Pessoa.

 Nenhum comentário

PMDB recorre a Lula na tentativa de aumentar a pressão contra Dilma


Vladimir Chaves

O PMDB não se deu por vencido e vai recorrer ao ex-presidente Lula, na tentativa de forçar a presidente Dilma a ceder mais um ministério para o partido. De olho no Ministério da Integração Nacional, devem usar de todas as artimanhas politicas possíveis.

Além de buscarem o apoio de Lula como intermediário do “conflito”, o PMDB ameaça antecipar as convenções para o mês de abril, tendo entre as propostas o rompimento com o Governo Federal, em outra frente barganham cobrando a subserviência do PT nos Estados onde o partido tem candidato a governador.

Essa última “estratégia” visa disfarçar o fisiologismo da legenda, para tanto escalaram o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, que passou a dizer que o motivo da crise deve-se as dificuldades criadas pelo PT nos estados onde o PMDB tem candidatos a governador. Os estados são: Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Luciano Agra torna-se alvo de criticas dos auxiliares de Luciano Cartaxo.


Vladimir Chaves

Alguns auxiliares do prefeito Luciano Cartaxo (PT), iniciaram o ano de 2014 com todas as “baterias” voltadas para o ex-prefeito Luciano Agra (PEN). No que pese ter sido o ex-prefeito o responsável maior pelo sucesso eleitoral do petista.

PARQUE SOLON DE LUCENA
Logo na primeira semana do ano, o Chefe de Gabinete da prefeitura, Zenedi Bezerra, ao tentar justificar no Programa Correio Debate, o abandono em que se encontra o Parque Solon de Lucena, acusou os gestores passados pelo péssimo estado de conservação de um dos principais cartões postais da cidade.

Essa semana numa nota de responsabilidade da Secretaria de Comunicação do município, a Secretária de Habitação, Socorro Gadelha, faz severas criticas a gestão do ex-prefeito Luciano Agra.

“Em janeiro de 2013, quando iniciamos a nova gestão, encontramos a obra parada e tudo o que já havia sido feito estava em péssimo estado. As casas estavam depredadas e o projeto de infraestrutura inacabado, o que se tornava ainda pior quando sabíamos que as pessoas continuavam a viver em situação de risco” atacou a secretária.

Leia a integra da nota:

Prefeitura entrega moradias e retira 600 pessoas da condição de risco no Timbó
  
Cerca de 600 pessoas poderão viver com mais tranquilidade e segurança a partir desta terça-feira (14), na comunidade do Timbó, na Capital. Atormentadas durante toda a vida por alagamentos e deslizamentos de terra, elas receberão das mãos do prefeito Luciano Cartaxo as chaves de suas novas casas, superando a condição de risco. No total, serão entregues 136 habitações populares, que foram acompanhadas de projetos de pavimentação e contenção de encostas, totalizando o investimento de R$ 14,5 milhões. O evento acontece a partir das 11h, na comunidade.

“Estamos resolvendo um problema histórico na comunidade do Timbó, onde as pessoas viviam em condições de constante risco de vida e desamparo social, que se agravavam em períodos chuvosos”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo. “Vamos resgatar a dignidade destas famílias oferecendo moradia e toda a infraestrutura necessária seguindo o nosso compromisso de priorizar ações voltadas para quem mais precisa do poder público. Queremos fazer um governo voltado para o cuidado com as pessoas”, complementou.

A conclusão e entrega das obras de habitação popular no Timbó requereram grande esforço e planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Em janeiro de 2013, quando iniciamos a nova gestão, encontramos a obra parada e tudo o que já havia sido feito estava em péssimo estado. As casas estavam depredadas e o projeto de infraestrutura inacabado, o que se tornava ainda pior quando sabíamos que as pessoas continuavam a viver em situação de risco”, declarou a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha.

Os moradores que esperavam pela entrega das casas receberam o auxílio moradia, para que pudessem encontrar um local seguro para viver até o fim das obras. Ao mesmo tempo, a gestão analisou os problemas que atrasavam o fim do projeto, resolvendo substituir uma das empresas envolvidas. O lugar foi ocupado pela Dubai Engenharia, que finalizou a obra em parceria com a Caeng.

Os moradores da zona de maior risco puderam, dessa forma, ver os seus novos lares finalizados. Cada um dos 136 imóveis possui 37 metros quadrados (m²) e é dividido em sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Este serviço custou R$ 2,5 milhões, destinados pelo Governo Federal, por meio do Programa de Subsídio Habitacional (PSH). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua vez, custeou as obras de infraestrutura, que somaram R$ 12 milhões.

O projeto objetivava a resolução por completo dos problemas que tiravam a paz da comunidade. Foram realizadas obras de infraestrutura e urbanização que incluíam a construção de um muro de arrimo para contenção da barreira, evitando os deslizamentos de terra, e a pavimentação de ruas, que permitia o escoamento da água evitando alagamentos e lamaçais.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário

“Dona” Dilma ignora “beicinho” dos afilhados


Vladimir Chaves

Caciques do PMDB estão fazendo “beicinho” depois que “Dona” Dilma, resolveu controlar a gula dos afilhados. Batendo pé e fazendo carinha feia o “birrento” PMDB ameaça pegar a mochila e abandonar o acampamento palaciano.

Certa de que é só charminho “Dona” Dilma, faz pouco caso dos queixumes dos afilhados, conhecedora profunda dos gostos dos afilhados ela sabe que dificilmente eles abririam mão das beneficias que usufruem no acampamento palaciano.

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Prefeitura de Lagoa Seca dá início à entrega dos Boletos do Seguro Safra


Vladimir Chaves

Para garantir que os 557 agricultores familiares de Lagoa Seca, inscritos no Programa Garantia Safra 2013/2014 recebam o boleto para a adesão, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura (SEAGRI) deu início na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro, a um mutirão de entrega, nas 22 associações de produtores rurais do município.

Os agricultores no ato do recebimento do boleto deverá apresentar o CPF, caso não seja o titular, o substituto deverá portar o CPF do Titular. Os agricultores devem pagar uma taxa de R$ 12,75 até o próximo dia 31 de janeiro, o pagamento deve ser efetuado em casas lotéricas, e agências da Caixa Econômica Federal. O boleto pago do Garantia Safra vale como forma de adesão ao programa no período 2013/2014.

O Garantia Safra é um seguro pago pelo Governo Federal em caso de perda igual ou superior a 50%. Para este ano de 2014, o benefício será de R$ 850, dividido em até cinco parcelas. Cada agricultor paga R$ 12,75, para receber o benefício. Cada município contribui com R$ 38,25, por agricultor. O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 26,56 milhões para que os trabalhadores recebam o benefício. Cada estado paga R$ 76,50 por agricultor cadastrado e a União paga R$ 255, por agricultor cadastrado.

 Nenhum comentário

Estupidez ao extremo, vândalo arranca árvore de Cedro e a coloca de “cabeça pra baixo”.


Vladimir Chaves

É incrível a falta de consciência e o excesso de estupidez que alguns indivíduos conseguem desenvolver durante a sua miserável vida, sádicos que sentem prazer em fazer o mal.

Uma dessas maldades foi trazida a público pelo professor universitário Hermano Nepomuceno, que postou em sua pagina social a foto de uma árvore de Cedro, que o mesmo plantou no ano passado na Praça do Conjunto dos Professores em Campina Grande, só que um estupido além de arrancar a planta fincou-a no solo com as raízes para cima.


Não sabe o estupido que praticou tamanha maldade, que a cidade de Campina Grande, tem um déficit de 700 mil árvores.

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Não há vagas: Dilma diz que não tem como saciar a “fome” do PMDB.


Vladimir Chaves

A Paraíba não terá mais um ministro no Governo Federal, em alto e bom som a presidente Dilma Rousseff disse ao vice-presidente Michel Temer, que não tem como atender a “sede de poder” do PMDB. Por falta de vagas o senador Vital do Rêgo, não será contemplado com um cargo de ministro como almejava ele e alta cúpula do PMDB.

Em reunião realizada no dia de ontem, a presidente Dilma comunicou ao cacique do PMDB que as vagas remanescentes serão preenchidas pelo recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (Pros), e outras irão“engordar” a cota do PP, PTB e PSD, partidos que condicionaram o aumento da cota em troca do apoio a reeleição da presidente.

O PMDB comanda cinco ministérios (Previdência, Agricultura, Turismo, Minas e Energia e Aviação Civil) e ainda sonha com o da Integração Nacional, prometido pela cúpula do PMDB ao senador Vital do Rêgo.






Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Wilson Santiago admite a possibilidade de apoio à reeleição de Ricardo Coutinho.


Vladimir Chaves

O presidente estadual do PTB na Paraíba, Wilson Santiago, não descarta a possibilidade de apoio à reeleição do Governador Ricardo Coutinho (PSB). De acordo com Santiago, o partido irá em breve reunir suas lideranças para que a decisão seja tomada em conjunto.

“Vamos democratizar no sentido de ouvir a todos, a decisão não será de cima pra baixo, todas as lideranças serão ouvidas, vamos tomar uma decisão em conjunto” disse Santiago.

Santiago destacou a austeridade no equilíbrio fiscal do Estado, como um dos pontos positivos do governo Ricardo Coutinho. Segundo ele, esse equilíbrio fiscal possibilitou que o governo realiza-se com recursos próprios uma infinidade de obras, citando a construção e recuperação de estradas no interior da Paraíba.

Ainda de acordo com o presidente do PTB, o partido tem o desejo de figurar numa chapa majoritária, tendo como preferencia a disputa ao Senado Federal.
O PTB da Paraíba tem até o momento 41 pré-candidatos a deputado estadual e nove para Câmara Federal, dentre estes o atual deputado federal Wilson Filho.


Vladimir Chaves

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário

DIALOGO a marca que não marcou!


Vladimir Chaves

Em 2013 o planejamento da equipe de marketing do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, foi aos poucos se “dissolvendo”. Por mais que tenham si esforçado para impingirem a marca do DIALOGO na tentativa de passarem a impressão de um governo democrático não alcançaram a meta desejada.

Passado um ano da gestão, é perceptível nas primeiras aparições publicas de 2014, que o prefeito tem evitado repetir o slogan DIALOGO, palavra reiteradas vezes ditas durante o ano de 2013.

Sem muita afinidade para o DIALOGO, todo o esforço da equipe de marketing foi em vão, os primeiros conflitos entre o que foi planejado e a pratica do dia a dia, deu-se nos primeiros meses da gestão, quando dirigentes do próprio partido do prefeito foram a publico reclamar da falta de DIALOGO com do gestor.
Dai por diante seguiu-se uma serie de contrapontos que se chocaram frontalmente com marca traçada pelos estrategistas, algumas de maior relevância outras de menor, mas que foram se somando terminando por saturar a marca do DIALOGO. Destaque para os conflitos entre a ex-secretária de saúde Roseana Meira e o ex-prefeito Luciano Agra, responsável maior pelo sucesso eleitoral do prefeito petista.

O ano de 2014 inicia-se desnudando em definitivo o planejamento dos marqueteiros, que heroicamente ainda tentam construir a imagem de um prefeito do DIALOGO, quando um dos vereadores da bancada de sustentação ( Raoni Mendes), literalmente “chutou o balde” revelando os bastidores da convivência politica do prefeito com os parlamentares aliados.

Sem meias palavras, o vereador tornou público os bastidores de um governo nada democrático e pouco afeito ao DIALOGO. De acordo com o vereador durante todo o ano de 2013, não conseguiu uma só audiência com o prefeito. “Nós passamos um ano sendo recebido único e exclusivamente pelo chefe de gabinete do prefeito” desabafou.


Segundo o vereador, de janeiro a dezembro de 2013, seu mandato passou despercebido pelo prefeito do “DIALOGO”, fato comum aos demais parlamentares da base de sustentação.

A estratégia de impingir a marca do “DIALOGO” falhou, mas como 2014 é um ano de Copa, não será difícil criar uma que seja compatível com o perfil de um gestor afeito a festa e futebol. 

Vladimir Chaves.

 Nenhum comentário

Pernambuco é o primeiro estado nordestino a ter Código de Proteção aos Animais.


Vladimir Chaves

O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) sancionou na última quarta-feira, o Projeto de Lei 15.226 que institui o Código de Proteção aos Animais. O projeto de lei de autoria da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), protege animais domésticos e selvagens de violências física e psicológica.

A Lei 15.226, proíbe e pune com rigor todo e qualquer tipo de agressão contra animais, o uso de tração animal em vias urbanas nos grandes centros e venda de animais em ambientes públicos. As multas previstas pela lei vão de R$ 500 a R$ 10.000.


“Formulado graças a um amplo debate entre o poder público e entidades de defesa animal, o código garante mais cuidado e carinho no trato dos animais. Além de impedir casos de agressões com danos físicos e psicológicos, ele veda também o uso de animais em trabalhos que ultrapassem sua força, a venda em ambientes públicos (exceto pet shops), o encarceramento em locais inadequados e o sacrifício com métodos não preconizados pela Organização Mundial de Saúde. O projeto é de uma deputada de oposição e merece ser reconhecido como uma grande conquista” disse o governador Eduardo Campos.

Com a aprovação do Código de Proteção aos Animais, o Estado de Pernambuco passa a ser o primeiro do Nordeste, a ter um código especifico contra maus tratos aos animais. Apenas os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná contam com leis semelhantes.
Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Projeto de Romário inclui estudo da Constituição nas escolas


Vladimir Chaves

Transita no Congresso Nacional Projeto de Lei de autoria do deputado federal Romário (PSB), que inclui o estudo da Constituição Federal nos ensinos fundamental e médio. Pela proposta, a disciplina “Constitucional” deve formar um cidadão consciente de seus direitos individuais e deveres sociais. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Romário argumenta que os jovens, ao completarem 16 anos e adquirirem o direito ao voto, devem estar preparados para participar ativamente da sociedade. “O objetivo deste projeto é expandir a noção cívica dos nossos estudantes, ensinando-lhes sobre seus direitos constitucionais, como cidadão e futuro eleitor e, em contrapartida, aprenderem sobre seus deveres”, explica Romário.

O parlamentar também destaca que após as manifestações de junho, quando milhões de pessoas foram às ruas protestar contra serviços públicos ruins e a corrupção, tornou-se necessária mais atenção aos jovens. “Os estudantes devem ter uma base educacional sólida para compreender a importância de ser um cidadão consciente e as consequências geradas à gestão pública ao escolher um candidato despreparado ou ficha suja”, argumenta o autor.

 Nenhum comentário

Dignidade e respeito: Prefeitura de Campina Grande põe fim a “Favela do Papelão”


Vladimir Chaves

Por 10 anos, Campina Grande envergonhou-se e teve a sua imagem de cidade solidaria maculada. Finalmente um final feliz para a cena que chocava os que transitavam pela principal avenida da cidade (Avenida Floriano Peixoto), nas imediações do “Ginásio o Meninão”, dezenas de famílias humildes desamparadas pelo poder público municipal, “habitava” em condições sub-humanas na “Favela do Papelão”.

Para satisfação dos campinenses e alegria das 123 famílias que “moravam” na “Favela do Papelão”, o poder público municipal em parceria com os governos estadual e federal, pôs um fim ao descaso publico e levou dignidade as famílias.

Das 123 famílias, 19 serão remanejadas para residências que o Governo do Estado está concluindo através da Companhia Estadual de Habitação (Cehap), outras 23 serão deslocadas para moradias alugadas pela prefeitura através do “Aluguel Social” enquanto resolvem pendencias com documentos, às demais foram contempladas com apartamentos no recém-inaugurado, Residencial Major Veneziano, construído pela prefeitura em parceria com o Governo Federal através do “Programa Minha Casa Minha Vida”.

Vladimir Chaves.

domingo, 12 de janeiro de 2014

 Nenhum comentário