Confirmada oitava morte por leptospirose no RS após enchentes, notificações chegam a 2.548 casos da doença.


Vladimir Chaves


A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a oitava morte por leptospirose relacionada às enchentes no estado. O registro refere-se a um homem de 31 anos, morador do município de São Leopoldo (RS), que ficou muito tempo exposto à água contaminada. O resultado positivo da amostra foi confirmado após análise do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre.

De acordo com informe epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, mais 12 mortes estão em investigação. Devido às enchentes, ao todo foram notificados 2.548 casos da doença, sendo que 148 deles (5,8%) foram confirmados.

A leptospirose

Doença bacteriana infecciosa aguda, é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, em contato com a pele e mucosas. A bactéria pode estar presente na água contaminada ou lama, e os alagamentos aumentam a chance de infecção entre a população exposta. A água em regiões alagadas pode se misturar com o esgoto.

Os sintomas surgem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias. Os principais são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial na panturrilha) e calafrios. A orientação à população é procurar um serviço de saúde logo nas primeiras manifestações. Nos municípios sem serviços de saúde disponíveis, as pessoas devem procurar qualquer profissional de saúde em abrigos, albergues ou ginásios.

A Secretaria estadual da Saúde alerta para outros sintomas a serem observados pelos profissionais de saúde, como tosse, sensação de falta de ar ou respiração acelerada, alterações urinárias, vômitos frequentes, icterícia, escarros com presença de sangue, arritmias, alterações no nível de consciência.

A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves.

Medidas preventivas

O cidadão deve evitar andar, nadar, tomar banho com água de enchentes. Caso seja inevitável o contato com a água, lama das cheias e esgoto, que podem estar contaminados, a pessoa deve usar luvas, botas de borracha ou sapatos impermeáveis. Se não houver disponibilidade desses itens, usar sacos plásticos duplos sobre os calçados e as mãos.

Ninguém deve ingerir água ou alimentos que possam ter sido infectados pelas águas das cheias.

Se houver cortes ou arranhões na pele, as pessoas devem evitar o contato com a água contaminada e usar bandagens nos ferimentos.

Se tiver contato com a água ou lama e apresentar sintomas como dores de cabeça e muscular, febre, náuseas e falta de apetite, deve procurar uma unidade de saúde.

Os suspeitos com sintomas compatíveis com leptospirose e que vieram de áreas de alagamento devem iniciar tratamento medicamentoso imediato e ter amostra coletada - a partir do 7º dia do início dos sintomas. O material deve ser encaminhado exclusivamente ao Laboratório Central do Estado.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em vídeo divulgado nas redes sociais, orientou a população. “Mexeu na lama, andou na água da enchente e teve sintomas de leptospirose? Procure um atendimento de saúde, pois tem tratamento e temos medicações suficientes. O tratamento não pode esperar, não fique em casa achando que vai passar, pois isso pode se transformar numa doença grave”.

Orientações

A Secretaria da Saúde do estado publicou a primeira versão do Comunicado de Risco - Leptospirose e Acidentes com Animais Peçonhentos, com reforço e atenção aos sintomas e indicações de coletas para análise laboratorial.

A secretaria também disponibilizou aos gestores e profissionais de saúde o Guia de Consulta Rápida para a vigilância, que inclui informações como manifestações clínicas, diagnósticos e condutas diante de casos suspeitos.

A versão atualizada e revisada do Guia Básico para riscos e cuidados com a saúde após enchentes também foi publicada na internet pela Secretaria da Saúde. O documento traz informações para a população em geral e a profissionais da área de saúde sobre várias doenças e suas medidas de prevenção, limpeza e higienização de casas, pátios, roupas e alimentos.

Entre as demais doenças destacadas estão tétano, hepatite A, raiva, acidente com animais peçonhentos e doenças diarreicas, que são outros agravos potencializados em situações de alagamentos.


sábado, 1 de junho de 2024

 Nenhum comentário

1º junho Dia Internacional do Leite: 98% dos municípios brasileiros produzem leite.


Vladimir Chaves

 


Com presença garantida nas mesas brasileiras, o leite é fonte de nutriente, movimenta a economia e é produzido em grande escala no território nacional. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial, com uma produção anual que ultrapassa os 34 bilhões de litros em 98% dos municípios brasileiros.

No Dia Internacional do Leite (1º de junho), o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), ressalta a relevância do alimento para a segurança alimentar e econômica brasileira e destaca a atuação do médico-veterinário e do zootecnista na cadeia leiteira.  Alerta ainda que o leite cru não deve ser consumido, pois pode transmitir doenças (zoonoses).

O médico-veterinário Rodolfo Leite, que atua com grandes animais, enfatiza a importância do trabalho do médico-veterinário na produção e no processamento do leite e seus derivados.

"Atua desde o campo com boas práticas de manejo, garantindo as condições higiênicas e sanitárias para que o leite chegue à mesa do consumidor sem nenhum patogênico", explicou.

 Já o zootecnista atua aumentando a eficiência produtiva do gado de leite, através da melhoria do bem-estar, da genética e do manejo nutricional desses animais.

 A presença dos profissionais no setor leiteiro é importante para  garantir a saúde do rebanho, a qualidade do leite e assegurar que os produtos cheguem ao consumidor com os devidos selos de inspeção sanitária. Esses selos certificam que os produtos foram produzidos e processados sob condições adequadas para o consumo humano.

 “Asseguramos a qualidade do alimento que chega às mesas dos consumidores, prevenindo e investigando através dos selos de inspeções oficiais(SIM, SIE e SIF). Dessa forma garantindo aos consumidores um alimento de qualidade, sem riscos de adquirir doenças zoonóticas”, explica Rodolfo.

 Manejo – Essa abordagem preventiva começa na origem da produção, com a implementação de boas práticas de manejo e cuidados com a saúde dos animais, sendo o trabalho do médico-veterinário parte de um esforço conjunto que inclui zootecnistas e outros profissionais especializados que atuam na segurança sanitária do rebanho leiteiro, no controle de qualidade e na aplicação de técnicas avançadas de produção do substrato lácteo.

Pasteurização – O médico-veterinário ainda ressalta que no processamento leiteiro a pasteurização surge como uma medida que busca igualmente garantir a segurança do produto. Ele explica que "a pasteurização garante um alimento mais seguro, pois tem o poder de reduzir patógenos termoresistentes que podem causar danos à saúde pública, como a brucelose e a tuberculose." Este processo de aquecimento e resfriamento do leite elimina a maioria dos microorganismos patogênicos, tornando o alimento e seus derivados seguros para a ingestão.

O consumo de leite cru, ou não pasteurizado, é desaconselhado devido aos riscos de contágio por doenças zoonóticas. O médico-veterinário acrescenta que  o consumo do leite nesse estado é advertido, pois, se o produto estiver contaminado com algum agente infeccioso, ele pode gerar grandes problemas à saúde humana devido à transmissão de zoonoses, doenças compartilhadas entre humanos e animais.

“Patógenos como o da Brucella, que causa a brucelose, o da salmonela, que causa a salmonelose, e o Mycobacterium bovis, que causa a tuberculose, podem gerar danos irreversíveis à saúde humana," alerta Leite.

Dia Internacional do Leite – Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 2001, para que a importância do leite fosse reconhecida em todo o mundo como um alimento de alto valor biológico, sendo considerado o mais completo para o homem, principalmente nos primeiros estágios de vida.

 

 Nenhum comentário

Bancada do prefeito Bruno Cunha Lima deve definhar nos próximos dias.


Vladimir Chaves


Nos próximos dias a bancada de oposição ao prefeito Bruno Cunha Lima (União) deve chegar a 15 parlamentares, uma defenestração já é dada como certa na base do prefeito, trata-se do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos).

Quem assegura que o vereador estará na oposição é o presidente municipal do Republicanos, deputado federal Murilo Galdino. “Nossa posição é clara e o Republicanos faz oposição à gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. Estamos unidos com partidos como PSB, PP, PSD e acreditamos na construção de uma chapa forte,  inclusive com a possibilidade de ter Romero Rodrigues (Podemos) como candidato” revelou Galdino.

Inclusive o nome de Marinaldo Cardoso tem sido cogitado como possível candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Romero Rodrigues.

Outro vereador que deve oficializar seu desligamento da bancada do prefeito é o vereador Saulo Germano (Podemos), nos bastidores comenta-se que ele aguarda apenas o anuncio da candidatura de Romero Rodrigues.

 Nenhum comentário

Vergonha: Brasil vota contra texto da OMS que pedia liberação de reféns mantidos pelo Hamas


Vladimir Chaves


Durante a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil votou contra a alteração de um texto que pedia a inclusão de reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza em uma resolução que condenava ações de Israel em território Palestino.

O projeto foi liderado pela Argélia e contou com o apoio de países como Rússia, Colômbia, Cuba, Venezuela, Irã, Nicarágua e China, além de diversos países árabes. O texto foi aprovado com 50 votos favoráveis e 44 contra.

 Nenhum comentário

Alexandre de Moraes decreta prisão de quem o ameaçou, presidente da OAB questiona e diz "a lei não permite"


Vladimir Chaves



O presidente da OAB, Beto Simonetti, voltou a criticar a atuação do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes. Desta vez, o magistrado ordenou a prisão de dois suspeitos de ameaçarem a ele e a sua família. Para o presidente do Conselho Federal da Ordem, a decisão é um erro: "A lei brasileira não permite que a vítima julgue o próprio caso", disse à Folha.

Ministro do STF deve abster-se de julgar caso quando suspeito, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade, prevê lei de impeachment.

 Nenhum comentário

Aluno tem diploma negado após elogiar Jesus em discurso de formatura


Vladimir Chaves



Uma escola secundária de Kentucky, nos Estados Unidos, negou diploma para um aluno que saiu do roteiro de seu discurso para pregar sua crença a Jesus Cristo.

Micah Price decidiu iniciar o seu discurso citando Jesus, ação que irritou funcionários e diretores da Campbell County High School, em Alexandria.

“Turma, antes que qualquer outra palavra saia da minha boca, devo dar a honra, o louvor e a glória ao meu senhor e salvador Jesus Cristo”, disse Price para um ginásio lotado de pais, alunos e professores.

Apesar da ira dos diretores, todos os demais presentes na cerimônia aplaudiram o discurso do jovem, que continuou seu enredo.

“Quem com as suas próprias palavras nos diz que é a luz, o caminho, a verdade e a vida. Classe, qualquer pessoa na audiência hoje, estou aqui para lhe dizer que se você não tem nenhuma dessas coisas em sua vida e não consegue encontrar a resposta, então meu senhor e salvador é a sua resposta”, concluiu.

Price afirma que após o fim do discurso, um dos diretores deu um tapa em seu ombro e disse que ele teria que explicar à diretoria o motivo de ter fugido do roteiro durante o discurso

A superintendente Shelli Wilson, afirmou, em entrevista ao WKRC, que “todos os palestrantes foram informados de que abandonar o discurso apresentado ou qualquer escolha não planejada na formatura poderia ter repercussões como teriam em qualquer outro evento escolar”.

Price conta que tinha compartilhado as pregações com os seus colegas de sala no roteiro, mas foi instruído para retirá-las antes de ser aprovado.

 Nenhum comentário

Cansados de esperar pela prefeitura de Campina Grande, moradores constroem “passagem molhada” com recursos próprios.


Vladimir Chaves


Fartos de esperarem por uma ação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, moradores do Sítio Brito, no Distrito de Galante decidiram solucionar o problema por conta própria, organizando uma “vaquinha” para compra do material e em mutirão construíram a tão sonhada “passagem molhada”.

Foram muitos os transtornos, humilhação e apelos ao pode público municipal, no período das chuvas os moradores ficavam ilhados, tornando inacessível o acesso da população local a Campina Grande e a sede do distrito, crianças e idosos eram os mais prejudicados com o descaso da prefeitura.

Passagens molhadas:

As passagens molhadas são obras especiais que tem como objetivo vencer obstáculo formado por curso de água. Estas estruturas desempenham papel semelhante ao das pontes, mas que se diferenciam principalmente por serem menos onerosas, como também pelo que lhe caracteriza que é a passagem de água ocorrer parcial e temporariamente sobre a pista de rolamento. Estas obras são muito comuns no Brasil, principalmente em zonas rurais, e por este motivo sofrem por falta de manutenções preventivas.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

 Nenhum comentário

Pesquisa revela que 80% dos porto-alegrenses não confiam nos governos federal, estadual e municipal.


Vladimir Chaves


Uma pesquisa revelou as opiniões dos moradores de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, sobre o impacto das enchentes do mês de maio deste ano. No levantamento feito pelo Instituto Methodus, em parceria com a Ulbra TV e a rádio Mix 107.1 FM, 99% dos porto-alegrenses disseram estar muito satisfeitos com o trabalho dos voluntários. A aprovação ao atendimento nas enchentes também é alta, acima de 50%, para os Bombeiros (69%) e a Brigada Militar (56%). Em seguida, com 38%, vem o Exército.

Já a atuação dos governos municipal e estadual tem a desaprovação de 80% das pessoas ouvidas, que se disseram estar insatisfeitas ou pouco satisfeitas com os trabalhos coordenados pela Prefeitura da Capital e pelo governo gaúcho. O governo federal também em uma grande desaprovação, de 74%.

Segundo a pesquisa Methodus/UlbraTV/MixFM divulgada no *programa Poder RS*, 39% das pessoas se dizem muito afetadas pela enchente em Porto Alegre, 17% foram pouco afetadas e 44% não foram atingidas. O levantamento ainda mostra que 60% dos porto-alegrenses tiveram a sua rotina de vida muito afetada pelas enchentes; 21% foram pouco atingidas e 19% nada afetadas.

Quando questionados a respeito do principal impacto sentido em suas vidas nos últimos dias, 47% responderam ter a sua vida cotidiana afetada. Foram citados o desabastecimento de água potável, dificuldade de transporte público e de locomoção na cidade, alagamento do local de trabalho, entre outros itens. Em segundo lugar, vem o impacto econômico e financeiro, citado por 28% das pessoas ouvidas. Na sequência, aparecem os impactos psicológicos e emocionais, com 16%; acima de moradia e segurança, mencionada por 7% dos pesquisados. Por fim, 2% comentaram impactos sociais e comunitários.

INSEGURANÇA COM O FUTURO

Entre os participantes da pesquisa, 86% responderam estar inseguros ou pouco seguros com a atuação do governo municipal no processo de normalidade após os alagamentos, 82% estão inseguros ou pouco seguros com o fornecimento de água potável. O levantamento revela que 70% estão inseguros ou pouco seguros com a manutenção da sua fonte de renda, 61% em cumprir seus compromissos financeiros e 56% estão com medo de perder o emprego e não conseguir outro trabalho. O temor com o futuro profissional alcança 54% das pessoas ouvidas, mesmo índice de quem diz estar inseguro ou pouco seguro coma segurança do seu bairro contra as enchentes. Do outro lado, 48% estão muito seguros com o fornecimento de energia elétrica.

Sobre o sentimento com a vida em Porto Alegre, 50% disseram estar preocupados com o futuro, que parece difícil e incerto. Mas 47% se consideram otimistas em relação ao futuro, acreditando que as coisas irão melhorar. Apenas 4% afirmaram estar completamente sem esperança.

O levantamento ainda apurou que 91% dos moradores de Porto Alegre darão mais atenção a questões ambientais depois da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. Outros 70% estão se sentindo tristes e abatidos nas últimas semanas pós-enchentes e 64% têm a sensação de que a sua vida parou neste período. Entre os pesquisados, 41% dos moradores de Porto Alegre não tem esperança de que a vida volte ao normal tão cedo.

A pesquisa Methodus/UlbraTV/MixFM foi feita entre os dias 15 e 24 de maio. Ao todo, 400 moradores de Porto Alegre foram entrevistados. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.Porto-alegrenses aprovam atuação de voluntários, bombeiros e brigadianos, diz pesquisa inédita.

 Nenhum comentário

Presidente da OAB defende que advogados tenham direito ao porte de arma


Vladimir Chaves


Presidente Nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a liberação do porte de armas para advogados "garantirá igualdade entre as funções da Justiça" e que se promotores e juízes tem esse direito, "advogados também devem ter".

Atualmente, a Ordem dos Advogados do Brasil tem cerca de 1,3 mi de profissionais com registro nos quadros.

 Nenhum comentário

Câmara promulga Lei do vereador Olimpio Oliveira criando subprefeituras, dentre eles as Malvinas e o Aluízio Campos


Vladimir Chaves



Foi publicada na última edição do Semanário Oficial quatro leis de autoria do vereador Olimpio Oliveira, autorizando o Poder Executivo a implantar quatro Regiões Administrativas na cidade de Campina Grande, as quais passarão a contar com Administrações Regionais semelhantes a subprefeituras, com o objetivo de descentralizar os serviços públicos, levanto a Prefeitura para mais perto do cidadão, segundo a Justificativa do Projeto.

Olimpio Oliveira esclareceu que a implantação das Administrações Regionais é autorizada pela Lei Orgânica do Município (Artigo 24), que estabelece o seguinte: “atendendo ao desenvolvimento urbano do município, o distrito sede poderá ser dividido em Regiões Administrativas, constituídas por conjunto de bairros física, geográfica e historicamente confluentes e terão a função de agrupar ações político-administrativas comuns e descentralizar os serviços públicos”. 

Segundo o parlamentar, a implantação das Administrações Regionais não implicará na contratação de pessoal, uma vez que as equipes empregadas serão remanejadas do quadro funcional regular da Prefeitura, inclusive o Administrador Regional será escolhido pelo prefeito por critérios técnicos dentre os servidores efetivos do município, conforme estabelece a legislação promulgada.

Confira os Bairros beneficiados:

REGIÃO ADMINISTRATIVA 01

Bairros/Conjuntos: MALVINAS, RONALDO CUNHA LIMA, TRÊS IRMÃS e os Conjuntos ROCHA CAVALCANTE e CINZA;

REGIÃO ADMINISTRATIVA 02

Bairros/Conjuntos: JARDIM VERDEJANTE, SERROTÃO, MUTIRÃO DO SERROTÃO e os Conjuntos PORTAL SUDOESTE, ACÁCIO FIGUEIREDO e RAIMUNDO SUASSUNA;

REGIÃO ADMINISTRATIVA 03

Bairros/Conjuntos: BAIRRO DA CATINGUEIRA, BAIRRO DAS CIDADES, CONDOMÍNIO RESIDENCIAL MAJOR VENEZIANO I, II E III e o Conjunto PEDRO GONDIM;

REGIÃO ADMINISTRATIVA 04

Bairros/Conjuntos: ALUÍZIO AFONSO CAMPOS, LIGEIRO, CATOLÉ DE ZÉ FERREIRA E CONJUNTO SERRA DA BORBOREMA.

 Nenhum comentário

Israel dá ordem de despejo à sede da ONU em Jerusalém


Vladimir Chaves



Israel deu prazo de 30 dias à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) para desocupar sua sede em Jerusalém Oriental.

A ordem de despejo foi emitida pela Autoridade de Terras de Israel (ITA) após a aprovação de uma ação judicial movida pelo ministro da Habitação, Yitzhak Goldknopf. A UNRWA deve cerca de sete milhões de euros à ITA por operar em terrenos pertencentes a Israel “sem consentimento durante os últimos sete anos”.

Criada em 1949 após a fundação do Estado de Israel, a UNRWA emprega cerca de 30.000 pessoas nos territórios palestinos, Jordânia, Líbano e Síria, e foi acusada por Israel de se ter envolvido diretamente no ataque do Hamas e dar esconderijo e fuga aos terroristas durante a guerra de Gaza. O parlamento aprovou um projeto de lei para declarar a UNRWA como “grupo terrorista”, mas o governo provavelmente arquivará o projeto.

 Nenhum comentário

Vereador aponta corrupção na gestão Bruno Cunha Lima.


Vladimir Chaves



O vereador Pimentel Filho (PSB), voltou a cobrar da Câmara Municipal de Campina Grande uma investigação contra o prefeito Bruno Cunha Lima (União), segundo o vereador, o prefeito teria confessado de público que pagava propinas a um corrupto.

“O prefeito disse que era um corruptor, e essa casa tem que apurar isso. O prefeito disse em alto e bom som numa inauguração que fez uma praça porque economizou cinquenta mil que ele pagava como corruptor a um corrupto” denunciou o parlamentar.

Em seu pronunciamento o vereador disse ainda que o governo Bruno Cunha Lima, passou dois anos pagando por uma merenda escolar que não chegou às escolas, e que por algum tempo o governo pagou por carne de primeira para merenda escolar, mas o que era servida para os alunos era carne de terceira.

“Quem pagava carne de primeira para merenda escolar e servia carne de terceira era o governo municipal de Campina Grande. Além disso, esse governo passou dois anos pagando merenda que não chegava as escolas”.

 Nenhum comentário

Vereador apela ao Procon estadual para coibir abusos de preços no “Parque do Povo”.


Vladimir Chaves


Ante as denuncias da pratica de preços abusivos no “Parque do Povo” o vereador Napoleão Maracajá, encaminhou requerimento ao Procon Estadual da Paraíba cobrando imediata fiscalização.

Segundo o vereador, o pedido foi aceito e o Procon da Paraíba estará realizando fiscalizações no decorrer da semana e se constatado prática abusiva nos produtos comercializados as medidas cabíveis serão tomadas.

Ontem (29) o problema foi tratado na Câmara Municipal de Campina Grande, e um fato chamou a atenção dos presentes, foi quando uma vereadora da base do prefeito Bruno Cunha Lima, em seu pronunciamento alegou que o Procon Municipal não tinha competência para impedir ou atuar contra a prática de preços abusivos.

“Eu concordo que os preços estão bem alto, mas o Procon Municipal não tem competência para impedir ou atuar em tabela de preço, se fosse assim os aeroportos não cobrariam alto, isso é a lei do livre mercado. É a mesma lei dos aeroportos o Procon não pode intervir na tabela de preço dos comerciantes” disse a vereador para espanto de todos.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

 Nenhum comentário

São João de Areia (PB) terá 30 dias de festa com tradição, animação e forró pé de serra.


Vladimir Chaves



A programação do São João promovido pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura) promete um mês inteiro de atrações. Vai do dia primeiro a 30 de junho, em Areia, brejo paraibano. Os estabelecimentos associados que são hospedarias, restaurantes, cafeterias, floriculturas, engenhos e espaços de lazer, estão preparando shows que reúnem excelência em gastronomia e o carro-chefe da cidade, muita cachaça. Areia é reconhecida por lei como a “capital paraibana da cachaça”.

A cidade está pronta para receber moradores e turistas para celebrar uma das festas mais tradicionais do Nordeste do Brasil. Com muita animação, forró pé de serra e comidas derivadas do milho.

A programação inclui shows com bandas locais e regionais, quadrilhas juninas, procissões e muito cardápio junino, com o milho verde como estrela principal.

O evento é uma ótima oportunidade para vivenciar de perto a cultura areiense e uma festa típica do interior do Nordeste.

A abertura está prevista para acontecer no Restaurante Rural Vó Maria, com Milene Sales e Trio a partir das 12h do dia primeiro de junho. A partir das 15h, a festa é no Sítio Casa de Vó. Já às 19h, no Restaurante Azul Histórico é a vez de Yan Caio e às 20h a festa tem início no Restaurante Bambu Brasil, com o Xote Jeito Manhoso.

Na programação também têm atividades curiosas. Como um city tour na Jardineira Flor da Trilha. E a Festa da Comida de Milho, na Cafeteria A Talha, no dia 22 de junho, com muita comida boa e toda pegada regional.

O encerramento no dia 30 de junho terá Banda Xote Manhoso, a partir do meio dia, no Restaurante Vó Maria.

A maioria dos eventos na cidade é gratuita. É uma boa chance de curtir bastante passando uns dias em Areia, charmosa cidade do brejo paraibano.

De acordo com o Professor Leonaldo Alves, presidente da Atura, quem gosta de apreciar a essência do São João como uma festa tradicionalmente interiorana, tem tudo pra aproveitar bem reservando alguns dias no alto da serra de Areia. " Estamos animados e já em contagem regressiva para festejar com nossos visitantes, investindo em produtos, serviços e decoração da época", reforçou Leonaldo.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

 Nenhum comentário

Deputados Gervásio Maia, Luiz Couto e Murilo Galdino votam a favor da saidinha de presos.


Vladimir Chaves

O Congresso Nacional derrubou os vetos do presidente Lula, ao Projeto de Lei 2.253/2022 que acabou com as saidinhas temporárias de criminosos. Na Câmara 314 deputados votaram em sintonia com os anseios da sociedade, 126 deputados votaram a favor das saidinhas de presos, destes três são da bancada da Paraíba.

No Senado 52 senadores votaram pela derrubada do veto e 11 pela manutenção do veto, que beneficiava presos com saidinhas temporárias.

Com a derrubada do veto de Lula, volta a valer o sentido original do texto aprovado pelo Legislativo: o benefício da saída temporária será concedido aos detentos em regime semiaberto apenas para cursar supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.

Da bancada da Paraíba votaram a favor das saidinhas de presos os deputados Luiz Couto (PT), Gervásio Maia (PSB) e Murilo Galdino (Republicanos).

 Nenhum comentário

Com a privatização do “Parque do Povo” Campina passa a ter o “São João Mais Caro do Mundo”.


Vladimir Chaves

A privatização do “Parque do Povo” levará Campina Grande a perder o titulo de “Maior São João do Mundo” para o “São João Mais Caro do Mundo”.  A gestão Bruno Cunha Lima, apaga a fogueira da festa popular para dá vez a fogueira da elite, excluindo o povo e sua cultura tradicional.

A elitização do “Parque do Povo” foi repercutida na manhã desta quarta-feira (29) na Câmara Municipal de Campina Grande, onde vereadores se revezaram no protesto contra os ataques a festa mais popular do país.

Vereadores protestaram contra os preços abusivos que serão cobrados no interior do “Parque do Povo”. Além de ingressos que variam de R$ 60,00 a R$ 350,00 e camarotes que podem chegar a R$ 100 mil, será cobrado numa mesa com quatro cadeiras R$ 200,00, um balde para gelo R$50,00, um saco de gelo R$ 15,00, uma latinha de refrigerante R$ 10,00, uma garrafinha de água mineral R$ 6,00, 750 ml de uísque  Ballantines R$ 180,00. Tudo que for comercializado no “Parque do Povo” terá um valor cinco vezes maior que o praticado no mercado.

“Os preços daqui superam os preços de Paris, Las Vegas, venderam a festa ao Vai de bet e agora eles fazem o que bem entendem, o povão está ficando a margem de tudo” desabafou um dos vereadores.

Essa será a 41ª edição do “Maior São João do Mundo”, esse ano a festa celebra os 160 anos de Campina Grande, o evento inicia-se nesta quarta-feira 29 de maio se estendendo até 30 de junho.

 1 comentário

Esquerda e direita uniram-se para aprovar fim da isenção nas compras internacionais de até US$ 50


Vladimir Chaves



A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base de um projeto que acaba com a isenção para compras internacionais de até US$ 50. A medida, incluída em um projeto do governo que cria incentivos para a indústria de veículos sustentáveis, estabelece uma taxação de 20% sobre essas compras, após acordo entre Congresso e governo federal.

A proposta inicial do relator, deputado Átila Lira (PP-PI), previa a incidência do imposto de importação federal de 60%. Atualmente, compras do exterior abaixo de US$ 50 são taxadas apenas pelo ICMS estadual, com alíquota de 17%. Após negociações, o relator definiu a taxação em 20%, em acordo com a equipe econômica e deputados de esquerda e de direita.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), discutiu a proposta com o presidente Lula, que se mostrou contrário à taxação, mas aceitou negociar. Cinicamente parlamentares justificaram seus votos alegando que a medida serve para proteger a indústria nacional e estimular o varejo interno.

Na justificativa, o relator afirmou que a isenção tem “preocupado a indústria nacional”, argumentando que a medida busca evitar a concorrência desleal com produtos isentos do exterior. A Receita Federal informou que a isenção, se mantida, resultaria em perda potencial de arrecadação de R$ 34,93 bilhões até 2027.

A pouca vergonha agora segue para o Senado

O projeto segue agora para análise dos destaques, sugestões de alteração no texto, antes de ser encaminhado ao Senado. O fim da isenção de imposto das compras internacionais aprovado na Câmara foi incluído no Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que visa reduzir as emissões de carbono da indústria automobilística até 2030.

 Nenhum comentário

Congresso rejeita veto de Lula e proíbe 'saidinhas' de presos


Vladimir Chaves



O Congresso Nacional rejeitou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proibição das chamadas "saidinhas" de presos do regime semiaberto. Dessa forma, serão retiradas da Lei de Execução Penal as possibilidades de saídas temporárias.

Permanece na lei a possibilidade de saída temporária para frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do ensino médio ou superior, na comarca do Juízo da Execução.

Até agora, a autorização para as saídas temporárias podia ser concedida por prazo não superior a sete dias, podendo ser renovada por mais quatro vezes durante o ano.

Para o deputado Kim Kataguiri (União-SP), “todos os incentivos dados pelo Brasil e pelo governo brasileiro são incentivos para o cometimento de crime. “Infelizmente, no Brasil, cometer crime compensa. O sujeito sabe que não vai ser punido; se for punido, sabe que a punição vai ser branda; e o índice de reincidência é gigantesco”, afirmou.

 Nenhum comentário

Regime de Lula sofre derrota no Congresso Nacional, mantido o veto da liberdade.


Vladimir Chaves



O regime do presidente Lula, sofreu mais uma derrota acachapante no Congresso Nacional, desta vez com a manutenção do veto 46, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Derrubado o veto como queria o regime petista, seria implantado no país o crime de fake news, com penas que poderiam chegar a até cinco anos de reclusão.

Votaram pela derrubada do Veto, ou seja, a favor da criminalização das opiniões nas redes sociais com penas de até 5 anos de cadeia 139 deputados, outros 317 votaram pela manutenção do veto e consequentemente a liberdade de expressão nas redes sociais, e 4 abstenções. Como foi mantido pelos deputados, o veto não foi submetido à votação dos senadores.

“Apesar das tentativas infrutíferas de tentar colocar uma mordaça na população ou de instituir narrativas oficiais para inibir, para constranger e até de utilizar o aparelho do Estado para perseguir opositores políticos, este governo tem tido derrotas onde o assunto é mais relevante e é mais importante: no seio da opinião pública” comemorou o líder da oposição no Senado, Rogerio Marinho (PL-RN).

terça-feira, 28 de maio de 2024

 Nenhum comentário

Ficha suja: Marcelo Queiroga (PL) comenta possível inelegibilidade de Cicero Lucena (PP).


Vladimir Chaves



O ex-ministro da Saúde e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), comentou a noticia de que o atual prefeito da capital paraibana, Cicero Lucena (PP) pode ser considerado “ficha suja”, devido a uma condenação por improbidade administrativa.

Segundo Queiroga, essa noticia apenas confirma o que ele tem dito ao longo dos meses, de que o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena não poderá disputar a reeleição devido a duas condenações que tem na justiça.

“A justiça só confirma o que tenho dito, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, tem sua reeleição em xeque após duas condenações recentes da Justiça Federal. Foi condenado pelo colegiado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) por improbidade administrativa por participar, segundo a Justiça, de um esquema de fraude de licitações.”

Para Marcelo Queiroga, Cicero Lucena é “um passado que voltou para assombrar a população de João Pessoa” e povo independente da capital saberá diferenciar o joio do trigo.

 Nenhum comentário

Condenado por improbidade administrativa, Cícero Lucena pode ser impedido de disputar a reeleição.


Vladimir Chaves

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, tem sua reeleição em xeque após duas condenações recentes da Justiça Federal. O político do PP foi condenado pelo colegiado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) por improbidade administrativa por participar, segundo a Justiça, de um esquema de fraude de licitações.

A decisão do colegiado do TRF-5 suspendeu os direitos políticos do prefeito por oito anos. Ou seja, a não ser que consiga anular a decisão, ele está fora da disputa de outubro.

Lucena foi condenado por improbidade administrativa e dano ao Erário público devido a irregularidades em licitações para a construção de um viaduto na cidade, durante o primeiro período em que governou João Pessoa (1997-2004). O esquema foi alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União em 2005.

Por ter sido condenado por um órgão colegiado, como o TRF-5, Lucena já é considerado ficha-suja. Procurado, o prefeito disse, através de sua assessoria de imprensa, que recorreu da decisão e que o TRF-5 analisa a nulidade do processo.


A informação é do site Metropoles.

 

 Nenhum comentário

Napoleão Maracajá diz que Bruno é alto na estatura, mas pequeno no trato com os servidores públicos.


Vladimir Chaves

Na manhã desta terça-feira 28, o vereador Napoleão Maracajá fez um contundente discurso em solidariedade aos servidores municipais, que foram surpreendidos com o anuncio de um reajuste de apenas 4,62%.

Segundo o vereador, o prefeito se apequena quando oferece um reajuste de pouco mais de 4% para categorias que estão com uma defasagem salarial de quase 30%, com o agravante de não ter aberto canais de negociações.

Napoleão destacou que em toda história do município nenhum prefeito negou a abertura de dialogo com os servidores, sendo Bruno Cunha Lima o primeiro a optar por um “caminho pequeno e mesquinho”.

“O prefeito de Campina Grande é alto na estatura, mas pequeno no trato com os servidores públicos. De todos os prefeitos que Campina Grande já teve nenhum teve o comportamento pequeno do prefeito Bruno Cunha Lima, todos abriram canais de dialogo com os servidores. O governo Bruno termina como começou, se apequenando na mesquinharia de não ter a grandeza que teve Cássio, Cozete, Veneziano, Felix, Ronaldo e Romero, que dialogaram com os servidores, ainda que fosse para dizer não. Fica aqui o meu protesto.”

Napoleão criticou ainda o investimento milionário que o prefeito Bruno Cunha Lima, vem fazendo no “Parque do Povo” em detrimento aos graves problemas que a cidade enfrenta na saúde, educação, infraestrutura, além da defasagem salarial dos servidores.

“É muito bonito ver o Parque Evaldo Cruz reconstruído, agora porque não se tem o mesmo empenho para terminar o Hospital da Criança ou construir um hospital geriátrico para os idosos que estão nas filas da morte, alargar o Parque do Povo estreitando as condições de vidas dos servidores é um gesto pequeno e mesquinho, ignora a miséria do povo e suas reais necessidades, Bruno é um gestor que não sabe separar o essencial do importante, o essencial  não pode esperar!” desabafou


 Nenhum comentário

Paraíba: Portadores de fibromialgia têm os mesmos direitos que pessoas com deficiência


Vladimir Chaves



A partir desta terça-feira (28), é assegurada às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência. É o que determina a Lei 13.265/2024, de autoria do deputado Wilson Filho, que foi sancionada pelo governador João Azevedo e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (28).

De acordo com a matéria, a avaliação de deficiência será realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. A Lei também estabelece que, as pessoas com fibromialgia terão acesso ao cartão de passe livre intermunicipal, emitido pelo órgão competente, e também cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia - CIPF, que poderá ser confeccionada pela ALPB em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. A emissão da carteira fica condicionada a laudo médico e apresentação de documento oficial com foto.

“A fibromialgia são dores terríveis, incapacitantes e que impossibilitam a locomoção de muitos pacientes. Essas pessoas precisam de um diagnóstico e de um tratamento multidisciplinar e o fato delas não serem até então reconhecidas como PCD, prejudicava esse acesso. A Paraíba avança com essa lei, agradeço a sensibilidade do governador João Azevêdo e agora conosco, já são 14 Estados do país que passam a reconhecer a fibromialgia como deficiência”, ressaltou Wilson Filho.

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

 

 Nenhum comentário

Conselho de Ética analisa casos Janones e Fernanda Melchionna nesta terça


Vladimir Chaves



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (28) para analisar pareceres preliminares relativos a processos contra dois parlamentares acusados de quebra de decoro.

Rachadinha do Janones.

O primeiro item da pauta é a Representação 29/23, do PL, contra do deputado André Janones (Avante-MG).

O PL pede a cassação de Janones por ele ter, segundo reportagem do Metrópoles, pedido parte do salários dos funcionários lotados em seu gabinete para proveito próprio.

O relator do caso, deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), recomendou o arquivamento da representação. Ele argumenta que o episódio ocorreu antes do mandato, e há precedentes pelo arquivamento.

Fernanda Melchionna

O segundo item da pauta é a Representação 2/24, do PL contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS).

O partido acusa a deputada de ter ofendido a família do ex-presidente Bolsonaro em reunião da Comissão de Segurança Pública.

O relator, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), ainda não divulgou seu parecer.

 Nenhum comentário

Congresso analisa vetos sobre saidão e fake News, liberdade de expressão mais uma vez na mira do governo.


Vladimir Chaves



O Congresso Nacional tem sessão conjunta na terça-feira (28), às 14h, para análise de vetos presidenciais e de projetos de lei que abrem créditos orçamentários extras propostos pelo Poder Executivo. São 26 itens na pauta.

Entre os 17 vetos prontos para apreciação, estão itens adiados após negociações entre governo e oposição na sessão do último dia 9. É o caso do veto (VET) 46/2021 à Lei 14.197, de 2021, que revogou a antiga Lei de Segurança Nacional e foi parcialmente vetada pelo então presidente Jair Bolsonaro.

O veto de Bolsonaro impediu a criminalização da liberdade de expressão (disseminação de fake news), com pena de até cinco anos de reclusão. Em contrapartida para o adiamento, a bancada do governo pediu a retirada de pauta do veto parcial do presidente Lula à lei que restringe a saída temporária dos presos (Lei 14.843, de 2024). O VET 8/2024, agora reinserido na ordem do dia, excluiu da lei um trecho que retirava totalmente a possibilidade de o preso sair para visitar a família ou participar de atividades de convívio social. O governo argumenta que essa proibição é inconstitucional e sustenta que a manutenção de visita esporádica à família "minimiza os efeitos do cárcere e favorece o paulatino retorno ao convívio social".

Também retornam à pauta o veto a vários pontos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (VET 1/2024) e outro que exclui do Orçamento de 2024 a previsão de destinação de R$ 85,8 milhões para o Ministério das Comunicações investir em inclusão digital ( VET 4/2024).

Deputados e senadores podem ainda decidir sobre o veto à Lei 14.368, de 2022, que flexibiliza regras do setor aéreo. O projeto aprovado no Congresso garantia o despacho gratuito de uma bagagem em voos, mas o trecho foi vetado por Bolsonaro (VET 30/2022). Também podem ser avaliados diversos trechos rejeitados pelo Poder Executivo na Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (VET 39/2023) e na Lei Orgânica Nacional das Polícias e Bombeiros Militares (VET 41/2023).

Além dos vetos, os parlamentares vão decidir analisar créditos suplementares (que liberam mais recursos para projetos previstos no Orçamento) e especiais (para necessidades não contempladas anteriormente). Ao todo, os nove projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) em pauta preveem cerca de R$ 2 bilhões de reforço orçamentário.

Um deles (PLN 5/2024) abre crédito suplementar de R$ 256,8 milhões para custear ações do Exército e do Ministério do Turismo. Segundo o Executivo, parte dos recursos serão empregados na execução, pelo Exército, das obras de duplicação da rodovia GO-213, de obras em Araguari (MG) e da construção da barragem de Arvorezinha, em Bagé (RS).

Já o PLN 2/2024 propõe crédito especial de R$ 7,4 milhões para o Ministério da Educação. A medida vai beneficiar estudantes de baixa renda da Universidade Federal do Vale do São Francisco com sede em Petrolina (PE).

segunda-feira, 27 de maio de 2024

 Nenhum comentário

Delação envolve senador Romário em esquema de corrupção


Vladimir Chaves

 


O senador Romário (PL-RJ) foi mencionado pelo empresário Marcus Vinícius Azevedo da Silva como um dos supostos envolvidos em um esquema de corrupção que também envolveria a prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, além de Romário, o vereador e vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz (PL-RJ), também foi acusado pelo empresário, que fez delação premiada. O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

O inquérito, que está sob sigilo, foi instaurado no início do mês pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem relatoria do ministro Nunes Marques. Há indícios dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O empresário delator foi preso em 2019, acusado de ter participado de desvio de recursos de projetos do governo do estado e da prefeitura do Rio. Em 2020, Marcus Vinícius fez um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e passou a responder em liberdade.

De acordo com a delação do empresário, Marcos Braz seria o responsável por recolher o montante desviado no esquema de corrupção, para “favorecimento ilícito de Romário”.

O delator afirmou que os pagamentos teriam sido feito durante a gestão de Braz à frente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da prefeitura do Rio, entre 2015 e 2016 (no segundo governo do prefeito Eduardo Paes). O atual vice de futebol do Flamengo foi indicado ao cargo de secretário municipal por Romário.

O MPF solicitou à administração municipal informações sobre contratos assinados por Braz com o Centro Brasileiro de Ações Sociais para Cidadania (Cebrac), no valor total de R$ 13 milhões, para a gestão de vilas olímpicas.

De acordo com o delator, o dinheiro desviado teria vindo da ONG, que recebeu recursos por meio de convênios firmados com a Secretaria de Esportes. Os supostos desvios teriam ocorrido a partir do pagamento de valores superiores aos dos serviços efetivamente prestados.

 Nenhum comentário