Alpargatas garante manutenção de atividades e investimentos em Campina Grande”, diz Bruno


Vladimir Chaves



O prefeito Bruno Cunha Lima participou, na manhã desta sexta (14), de um encontro com o CEO Roberto Funari e diretores da Alpargatas, em São Paulo (foto), para tratar de assuntos relacionados às atividades da empresa em Campina Grande. Acompanhado de uma comitiva de lideranças políticas da cidade, ao final, Bruno tranquilizou a população, após rumores de um suposto cancelamento operacional local da indústria.

Bruno disse que, pelo contrário, de acordo com a reunião, as atividades serão mantidas e que foi garantida a continuidade do plano de investimentos da Alpargatas no Município. Na ocasião, Funari explicou, detalhadamente, como se dará a manutenção das atividades em Campina Grande, inclusive, demonstrando aspectos do seu plano de expansão.

Fizeram parte da comitiva paraibana que participou da reunião, além do prefeito Bruno, os deputados Romero Rodrigues (federal) e Tovar Correia Lima (estadual); os vereadores Marinaldo Cardoso (presidente) e Alexandre Pereira da Silva, além da secretária de Desenvolvimento Econômico, Larissa Almeida e do procurador-geral da Câmara, Luiz Phillipe.

Empregos

A diretoria da Alpargatas também apresentou ao prefeito e comitiva as dificuldades devido à variação do mercado econômico e os períodos sazonais, o que resulta na política de redução estratégica e circunstancial dos seus colaboradores em todas as unidades da empresa no Brasil.

Parceria

Bruno Cunha Lima lembrou que, no início da sua gestão, realizou visita de cortesia à empresa em São Paulo para agradecer pelos investimentos em Campina Grande e se colocar a disposição para que a unidade continuasse cumprindo seu importante papel na economia local.

“Fiz questão de, lá no início da minha gestão, vir pessoalmente demonstrar nossa disposição em ter a Alpargatas como parceira importante para a geração de postos de trabalhos e essa segunda vinda é para confirmar nossa intenção de trabalhar em conjunto para manter e ampliar as possibilidades de empregos para os campinenses”- frisou.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Ditadura cubana: Relatório expõe tortura de presos políticos e violações de processos penais.


Vladimir Chaves



Nesta quinta-feira (13), a ONG Defensores dos Prisioneiros, publicou um relatório mensal sobre a situação dos presos políticos em Cuba. Com dados encerrados em 31 de março, a lista tem um total de 1.066 privados de liberdade, dos quais 33 são menores de idade. Ele também denunciou a tortura contra prisioneiros e suas famílias, violações de processos criminais e espancamentos de crianças presas.

Em entrevista ao site argentino Infobae, o presidente da entidade, Javier Larrondo, ampliou as conclusões do relatório, que fala em oito novos presos políticos em março e denuncia que todos sofrem tortura.

“No ano passado, fizemos um estudo em 101 casos aleatórios, ou seja, o que fizemos foi para todas as famílias com as quais tivemos contato, enviamos um pedido para que denunciassem a situação dos presos. Eles não sabiam que estavam enfrentando um teste de tortura, apenas colocamos pergunta após pergunta para eles. É um tipo de formulário em que eles não enxergam a pergunta seguinte e, então, fomos concatenando questões sobre a situação do tratamento recebido, divididas em 15 tipos de tortura”, começou.

“O resultado foi brutal. Eles são todos torturados. 70% têm de três a cinco tipos de tortura por trás deles. O mais torturado teve 15 tipos de tortura e tinha menos de 17 anos. Esse relatório de 101 casos mostra que todos os presos políticos estão sendo torturados e é por isso que sempre mencionamos isso nos relatórios. Além disso, foi um relatório aprovado pelo Comitê contra a Tortura que, em suas declarações, mencionou todas as coisas que dizemos nele”, prosseguiu.

Questionado sobre o trabalho da ONG para coletar e atualizar os dados, ele disse: “O que fizemos este ano foi agregar mais depoimentos .Ou seja, voltamos a pedir muitas novas famílias porque temos contato com cada vez mais famílias diretas. Já são muitas centenas e, embora estejam em pânico terrível, nos responderam sobre a ordem, acho que 99. Certamente serão 85 ou 86 novos registros efetivos, ou seja, de tortura. Ainda não analisei esses 85 novos mas já vi as estatísticas e dá igual ao 101. Ou seja, corroboram todo tipo de tortura”.

No relatório, a Defensoria dos Prisioneiros também denuncia que parentes de presos políticos são torturados em Cuba. Questionado sobre em que consiste este tratamento degradante, o presidente da ONG explicou: “ No relatório falamos de 15 tipos de tortura, maus-tratos, tratamento degradante ou desumano. É um campo bastante aberto, não é? Bom, um pouco do que eles fazem com os parentes é ameaçar eles de que se eles postarem alguma coisa no Facebook ou em outra rede social, o parente deles nunca mais verá a luz do sol em suas vidas, por exemplo”.

“Os familiares, filhos dos presos e filhas menores, estão separados dos pais tanto fisicamente, porque mandam os pais para uma prisão a centenas de quilómetros de distância ou mesmo com o mar no meio, como pelo simples facto de a mãe permanece firme, é uma pessoa firme em suas convicções e não se deixa manipular. Os pais são ameaçados de criar um procedimento para retirar o poder paternal . E isso já foi sofrido pelas pessoas. Inventam, por exemplo, que o fazem por perigo, que é uma invenção cubana, que é sem crime e por conduta contrária à moral socialista”, afirmou.

Ele também afirmou que os parentes mais próximos são designados “ um agente de segurança designado . Então, aquele agente tem subagentes ou ele mesmo zela pelos parentes na porta de suas casas . Muitas vezes eles não têm permissão para sair de casa. São chamados regularmente à esquadra, são constantemente ameaçados, são ameaçados com a saúde de familiares, porque, por exemplo, precisam de tratamento médico; eles os ameaçam com a escola que o filho frequenta, ou seja, o tipo de tortura psicológica, emocional, mental e física também. Porque, claro, tem muitas famílias que sofrem espancamentos, prisões, etc…. A quantidade de tipos de tortura que são usados ​​contra familiares é muito ampla .

Larrondo narrou que constantemente recebe ligações e mensagens de familiares de presos políticos contando o que eles sofrem diariamente. “ Todos os parentes são vigiados, todos são ameaçados, todos são perseguidos. Todos ”, frisou.

Outro item importante do relatório refere-se às violações do processo criminal . “Uma das violações são os processos criminais que eles usam. Processos criminais sumários , que são como a accusatio romana , ou seja, a polícia chama o juiz por telefone, marca a audiência para 96 ​​horas e leva o réu que nem sabe do que é acusado, nem teve acesso ao arquivo, nem ele teve um advogado, um procurador nem é necessário neste processo. Ou seja, é o próprio policial que, falando com o juiz, marca a audiência . E, quando lá chegam, normalmente não lhe dão um advogado , mas claro, se o fazem, fazem-no cinco minutos antes da audiência”, comentou Larrondo .

E continuou: “Então, o advogado pode olhar, se quiser eu te falo dos advogados, mas isso é outro. O que te digo já é bastante escandaloso , chama-se procedimento sumário por atestado direto. Isso foi usado em 11 de julho com centenas de vítimas, para os casos mais brandos, entre aspas, para casos em que os crimes imputados eram de pena máxima de um ano para cada crime. Talvez pudesse ser três anos de pena, mas cada crime no máximo um ano, ou seja, era o limite da súmula por atestado direto. Mas também, o outro procedimento que eles usam são os tribunais militares contra civis . Quero dizer,mais de 100 civis do 11 de julho foram condenados por tribunais militares. Imagina os direitos aí: zero”.

O chefe da ONG indicou que outro padrão que denunciaram no relatório são as prisões provisórias. “Quem decreta prisão provisória em Cuba?”, perguntou. E ele respondeu: “O instrutor de polícia . Eles o chamam de instrutor, mas ele é um policial, não é como um juiz em nossos países, que é um juiz e um instrutor. Não, ele é um policial. O policial investigador ordena a prisão preventiva e o promotor a homologa. Nenhum juiz, nenhum tribunal intervém aí . Ele não tem proteção judicial . Assim, todas as prisões provisórias, à revelia, porque a lei processual penal assim o estabelece, são decretadas pelo policial investigador e pelo Ministério Público sem a intervenção do juiz”.

Finalmente, o relatório indica que 29 meninos e quatro meninas permanecem na lista de presos políticos, num total de 33 menores , que ainda cumprem pena (29 deles) ou estão sendo processados ​​criminalmente (quatro deles). E diz que é preciso ter em conta que este número elevado, porém, não inclui muitas outras crianças que já saíram da lista por terem cumprido integralmente as suas penas.

Questionado sobre as condições em que os menores são detidos, Larrondo foi contundente : “ Eles foram submetidos a espancamentos, assédio, todo tipo de coisa . Um dos menores, Jonathan Torres Farrat, carregava 15 tipos de tortura nas costas. Aos 17 anos foi, dos 101 casos, o que mais sofreu tortura.

“ O fato é que os menores sofreram todo tipo de atrocidades nas prisões e no tratamento . A princípio, eles foram com todos os detentos adultos do 11J. Primeiro nas delegacias e depois nos centros de investigação , onde são interrogados e torturados. Todos sofreram tortura naquela época ”, concluiu.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Prefeitura consegue liberação de cerca de 150 novos CEPs para Campina Grande.


Vladimir Chaves


A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), conseguiu destravar, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a emissão de Código de Endereçamento Postal (CEP) para novas ruas da Cidade. De acordo com o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, foram cerca de 150 ruas beneficiadas até o momento e mais 50 devem receber o CEP ainda este ano.

Só no último ofício dos Correios ao prefeito Bruno Cunha Lima, em resposta às solicitações enviadas pela Seplan, foram apresentados 53 novos CEPs, beneficiando diversos bairros, comunidades e loteamentos, a exemplo de Santa Terezinha, Três Irmãs, Jardim Bellagio, Vicente Correia I, Serrotão, Itararé, Vila Cabral, Mirante da Serra, Cruzeiro, Nova Brasília, Aluízio Campos, entre outros.

’Recebi a incumbência do prefeito Bruno Cunha Lima de procurar os Correios com a finalidade de agilizar a entrega de números de CEPs de ruas de Campina Grande. Diversas comunidades já estão sendo beneficiadas com esse trabalho, locais que possuem uma grande quantidade de residentes e empreendimentos comerciais e que antes não podiam, por exemplo, receber uma encomenda, por falta de CEP no endereço. Conseguimos cerca de 150 CEPs agora e o trabalho da Seplan continua. Em breve, mais 50 códigos devem ser liberados’, explicou Felix Neto.

Para consultar o CEP da sua rua, acesse: https://buscacepinter.correios.com.br/app/endereco/index.php

Confira algumas ruas que já foram beneficiadas com novos CEPs em Campina Grande, após as solicitações da Seplan:

Bairro Santa Terezinha (Central Park)

• Rua José Simões da Silva 58411-855

• Rua Pedro Batsta Guimarães 58411-854

• Rua Prof. Otacílio Flôr (Major Flôr) 58411-852

• Rua Professora Dorothy Azevedo Carneiro da Cunha 58411-850

Bairro Três Irmãs (Dozinho Barros II / Jardim Bellágio / Portal Campina)

• Rua Professora Terezinha Mota Ferreira 58423-325

• Rua Antônio Calixto de Sousa 58423-336

• Rua Dalila Brito de Oliveira 58423-345

• Rua Everaldo Barros Formiga de Araújo 58423-346

• Rua Islayne Keyte Cabral da Silva 58423-352

• Rua José Wellington Souza de Araújo 58423-350

• Rua Pastor Silvino Silvestre da Silva 58423-351

• Rua Aniceto Pereira Chaves 58424- 456

• Rua Antônia Nunes Patriota 58423- 326

• Rua Sêmio dos Reis Ferreira 58423-333

• Rua Fabrício Andrade de Queiroz 58423-148

• Rua Flaviano Meira Nepomuceno 58423-177

• Rua Vereador Ary Rodrigues 58424- 573

• Rua Vereador Noeldo Moreira Dantas 58424- 440

• Rua Severina Barros e Silva 58404- 360

• Rua Reverendo José Quaresma de Mendonça 58434- 201

• Rua Poeta Dimas Batista Patriota 58424- 575

• Rua Poeta Geraldo Amâncio 58424- 460

• Rua Maria Pombo de Farias 58424- 198

• Rua Marisa Pereira Fernandes 58424- 446

• Rua Maura Saraiva Farias 58424- 444

• Rua Mailton Melo da Silva 58423- 171

• Rua Maria Carolina Amorim Pereira 58423- 323

• Rua Luciano José de Almeida 58423- 266

• Rua José Sátiro Netto 58424- 454

• Rua José Ferreira Ramos 58424- 227

• Rua José França Macêdo 58424- 490

• Rua Joel de Almeida 58423- 332

• Rua João Cavalcante 58425- 012

• Rua Hortência Ribeiro da Silva 58424- 450

• Rua Goleiro Jorge Hipólito dos Santos 58424- 448

• Rua Isolda Bezerra de Carvalho Thoma 58423-181

• Rua Doutor Valder Roberto Silva 58425- 007

• Rua Benedito Almeida Carneiro 58424- 458

• Rua Professor José da Mata Bonfim 58423-147

• Rua Maria Beatriz Silveira Sousa 58424-145

• Rua Maria do Carmo Vieira Dias 58424-172

• Rua Músico Gabimar Cavalcante Albuquerque 58424-191

• Rua Osvaldo Antônio Rasia 58424-165

• Rua Soldado José Janderson Pereira Bezerra 58424-151

• Rua Enedino de Souza Ribeiro 58423-330

• Rua Alice Menezes dos Santos 58425- 005

• Rua Robério Maracajá Henrique 58424-445

Bairro Serrotão (Colinas do Entardecer / Vicente Correia I / Dumont/ João Paulo II / Portal dos Bosques I e II)

• Rua Clóvis Faustino dos Santos 58434-720

• Rua Esmeralda de Paiva Maia 58434-714

• Rua Maria da Guia Freitas Alves (Dona Zinha) 58434-713

• Rua Músico Sebastião Marinheiro dos Reis (Nando Reis) 58434-708

• Rua Raíssa Alcântara Batista 58434-717

• Rua Abigail Gomes da Cunha 58434-716

• Rua Soldado Henrique Alves 58437- 058

• Rua Severino Bernardino Barbosa 58437- 050

• Rua Professora Josefa Dorziat 58437- 064

• Rua Promotor Wandilson Lopes de Lima 58437- 042

• Rua Odete Cordeiro Guedes 58437- 040

• Rua Maria do Socorro Farias Leite 58437- 075

• Rua José Mota de Oliveira 58437- 067

• Rua José Fechine de Parcio 58437- 054

• Rua Joacir Rocha de Oliveira 58437- 052

• Rua Inácio Jerônimo de Brito 58437- 044

• Rua Ivson Ribeiro Agra 58437- 056

• Rua Elisabete de Oliveira Braga 58437- 062

• Rua Doracy Farias Nascimento 58434-745

• Rua Severino Ramos de Sousa 58434-354

• Rua Francisco Rilton Nunes Gomes 58434-002

• Rua Ildemir Cavalcante Luna 58437-034

• Rua Normanda Raposo do Nascimento 58437-037

• Rua Aderbal Frederico Silveira 58437- 068

• Rua Alfredo Farias Leite 58437- 066

• Rua Antonio Guedes Filho 58437- 070

• Rua Bernadete Soares 58437- 045

• Rua Clóvis Gomes de Sá 58437- 072

Bairro Itararé

• Rua José Maria Filho Itararé 58411-073

Bairro Jardim Itararé (Itararé II)

• Rua Alzira Ramos de Figueiredo 58411-630

• Rua Alzumar Medeiros 58411-610

• Rua Ana Gomes Pereira 58411-621

• Rua Elizabeth Buarque Borba Gusmão 58411-607

• Rua Escritor Ariano Vilar Suassuna 58411-605

• Rua Maria Creuza Vilar 58411-615

• Rua Sebastião Ataíde da Cunha 58411-603

• Rua Severino Benício Vitorino 58411-612

Bairro Vila Cabral (Mirante da Serra)

• Rua Quadrinhista Deodato Borges 58408- 142

• Rua Aluísio Lucena 58408-144

• Rua Comerciário Adauto Soares de Carvalho 58408-138

• Rua Emílio Pires Diniz 58408-125

• Rua Geralda Velez 58408-143

• Rua Geraldo Medeiros de Araújo 58408-128

• Rua Gerson Reis Bezerra de Santana 58408-135

• Rua José Assis Cabral 58408-131

• Rua Lívio Leal Wanderley 58408-130

• Rua Lucas de Sousa Dias 58408-145

• Rua Sebastião Alexandrino de Melo 58408-129

• Rua Tobias Neves dos Santos 58408-150

• Rua Zuleide Silvério César 58408-140

Bairro Novo Bodocongó (Granjas Santo Izidro)

• Rua Comerciante Antônio Rodrigues Machado Filho 58431-045

• Rua Aloísio Batista da Silva (Zorina) 58429- 625

Bairro Universitário (Granjas Santo Izidro)

• Rua Severino Teófilo 58429- 631

• Rua José André da Rocha 58429-624

• Rua Josemar Pontes do Ó 58429-630

• Rua Bertha Lutz Granjas 58429-623

Bairro Cruzeiro (Georgivan Martins e Novo Cruzeiro)

• Rua Laura de Souza Mangueira 58415- 466

• Rua João Policarpo de Freitas 58415- 392

• Rua Izabel Alexandre Bernadino 58406- 585

• Rua Horácio Almeida 58415- 479

• Rua Horácio Trajano da Silva 58415- 394

• Rua Doutor Antônio Figueiredo Agra 58415- 570

• Rua Deputado Aloysio Pereira Lima 58415-571

• Rua Luiz Lindbergh Farias 58415-581

• Rua Beltrando de Farias Castro 58415- 453

• Rua Orlando Antônio de Lima 58415-395

Bairro Nova Brasília (Gloria I e II)

• Rua Walniza Borborema Cunha Lima 58406- 480

• Rua Waldemar da Costa Agra 58406- 620

• Rua Rômulo Dias de Toledo 58406- 607

• Rua Rita Maria Paulo 58406- 835

• Rua Rafael Manoel dos Santos 58406- 520

• Rua Napoleão Araci de Medeiros 58406- 833

• Rua Maria de Sousa Costa 58406- 485

• Rua Maestro Antônio Carlos Jobim 58406- 494

• Rua Leonardo Honório de Melo 58406- 630

• Rua Lindaci de Medeiros Nápolis 58406- 515

• Rua Joel Gonçalves 58406- 489

• Rua Jornalista Carlos Castelo Branco 58406- 498

• Rua Hyvonaldo Santos Pereira 58406- 615

• Rua Francinete Diniz 58406- 635

• Rua Ednaldo Viera 58406- 638

• Rua Elias Alves Barbosa Sobrinho 58406- 633

• Rua Creuza Oliveira Arruda 58406- 625

• Rua Deputado Luiz de Barros 58406- 525

• Rua Aristóteles Agral (Tota Agra) 58406- 610

• Rua Antonio Ladislau de Araújo 58406- 605

• Rua Engenheiro Marco Túllio Zírpoli 58406-475

• Rua Alfredo Cavalcante Carvalho 58406-483

• Rua Cel. Benedito Lima Júnior 58406- 496

Bairro das Cidades (Altos de Campina)

• Rua Tenente José Pessoa de Vasconcelos 58408- 112

• Rua Walmir Paulo 58422- 072

• Rua Professor Fábio Freitas 58422- 056

• Rua Nezinho Farias 58422- 050

• Rua Hélio Alves Soares 58422-080

• Rua Francisco Olavio Moreira 58422- 073

• Rua Altamir Araújo Guimarães (Mica) 58422-070

• Rua Aluízio José de Araújo 58422-054

• Rua Amélia Maria do Carmo 58422-057

• Rua Antônio Soares de Góes 58422- 052

Aluízio Campos (Aluízio Campos II e Mirante da Serra)

• Rua Geógrafo Milton de Almeida dos Santos 58412- 280

• Rua Pedro Cavalcante Freire 58412- 217

Bairro Distrito Industrial (Georgivan Martins)

• Rua João Joviano de Medeiros 58411- 235

 Nenhum comentário

TRF1 responsabiliza União por sequelas pós-vacina e a condena a pagar indenização por danos morais e materiais à autora


Vladimir Chaves


A União apelou da sentença que julgou procedente o pedido de indenização por danos materiais e morais à parte autora, acometida de Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor, decorrente de sequela pós- vacina. A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou parcialmente o pedido da União e fixou os danos materiais em R$ 200.000.00 reais e uma pensão de um salário-mínimo mensal.

De acordo com os autos, a autora nasceu saudável e aos seis meses após tomar dose da vacina Tetravalente (DTP + HIB) e Anti-Pólio, sofreu a sequela denominada Encefalomielite pós-vacinal, tendo desenvolvido Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor (CID 10 – F82), além de Paralisia Cerebral Espástica, Paralisia Cerebral Infantil, Convulsões e Desnutrição, de acordo com o laudo.

A União alegou não fazer parte da cadeia de eventos que gerou os danos decorrentes, e afirmou ter prestados todos os atendimentos necessários em caso como este, tanto a inoculação das vacinas quanto às consultas que foram submetidas nos primeiros sintomas da enfermidade, que ocorreram na unidade de saúde da Administração Municipal de Santa Rita/MA.

Indenização por danos morais e Materiais- No caso analisado, o relator, desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, destacou que “adequando tal entendimento aos contornos do caso concreto, a intensidade e durabilidade dos danos sofridos pela autora, gravidade das sequelas, bem como considerando os parâmetros adotados pelos Tribunais em casos semelhantes, entendo ser razoável minorar os danos morais devidos à parte autora de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), valor que minimiza o dano por ela suportado, ante a comprovada impossibilidade de neutralizá-lo”

No tocante aos danos materiais, o magistrado afirmou que mostra-se apropriada a redução do valor anteriormente fixado, de dois salários mínimos para um salário mínimo, para fins de adequação ao entendimento jurisprudencial conforme declinado, “não se olvidando da necessária garantia da sua sobrevivência de forma minimamente digna, uma vez que desde a vacinação passou a apresentar sequelas nas funções mentais e motoras, impedindo-a de se desenvolver de forma plena, tendo certamente mobilizado parte da família nos seus cuidados de forma limitante, impossibilitando-a, inclusive, de futuramente ingressar no mercado de trabalho”.

A decisão da Turma foi unânime ao acompanhar o voto do relator.

 Nenhum comentário

Rede Assaí: Mais um grande atacadista se encolhe e zera os investimentos no Brasil


Vladimir Chaves



A rede atacadista Assaí pretende paralisar todos os investimentos no Brasil e já estuda vender algumas unidades ou então alugar os prédios.

A diretoria justifica que tem que reduzir os custos para manutenção.

A movimentação da rede de supermercados é totalmente contrária ao que o grupo fez durante a gestão do presidente Jair Bolsonar.

Só no ano passado a companhia inaugurou 60 lojas e abriu 16 mil novos postos de trabalho, agora na temerosa gestão do governo petista os investidores colocaram o “pé no freio” temendo prejuízos.

Devido a gestão temerária do PT os investidores estão “fugindo” do país ou desacelerando.

 Nenhum comentário

Prefeitura de Sapé cria plano de ação para garantir segurança nas escolas da cidade


Vladimir Chaves



As escolas da rede pública e privada de Sapé terão segurança reforçada a partir desta quarta-feira (12). O prefeito do município, Major Sidnei, se reuniu com representantes da Polícia Militar, Semob, Secretaria de Educação, diretores de escolas privadas e vereadores para estabelecer uma estratégia para garantir a tranquilidade nas unidades de ensino.

No encontro, foram estabelecidas diretrizes que vão nortear as ações no município, que acontecerão de maneira integrada entre as partes envolvidas. Entre as medidas que serão aplicadas estão capacitação de gestores e vigias, para que possam se antecipar e identificar condutas suspeitas no ambiente escolar; ampliação de rondas escolares, patrulhamento escolar, apoio das equipes de inteligência da Polícia Militar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Temos visto pais inseguros em nossa cidade, principalmente por conta dos últimos casos registrados no país. Vamos trabalhar em conjunto entre poderes e forças policiais para garantir a normalidade nas escolas”, pontuou o prefeito.

Além dos casos de ameaças e ataques às escolas e creches registrados na última semana no país, em Sapé foram divulgadas notícias falsas sobre o tema. O prefeito desmentiu as fake news e ressaltou que a gestão está trabalhando para garantir a ordem nas escolas.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Sargento Neto assume presidência da Frente Parlamentar de Defesa do Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Hídricos


Vladimir Chaves



Atendendo a uma propositura apresenta pelo deputado estadual Sargento Neto (PL), a Assembleia Legislativa da Paraíba constituiu, através de ato assinado pelo presidente da Casa, Adriano Galdino, a Frente Parlamentar de Defesa do Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Hídricos do Projeto de Integração do Rio São Francisco e Demais.

Conforme idealizado, a frente tem como finalidade debater, propor ações e acompanhar a atuação do Poder Executivo quanto ao tema, área em que Sargento Neto tem um histórico de iniciativas desde seu primeiro mandato como vereador em Campina Grande, quando participava das discussões sobre a transposição, acompanhava os encaminhamentos e foi aos órgãos federais, em Brasília, em busca de avanços.

De acordo com o ato da mesa diretora, a frente parlamentar será presidida por Sargento Neto, na condição de seu idealizador, e integrada pelos deputados Fábio Ramalho, Chico Mendes, Danielle do Vale, Michel Henrique, João Paulo Segundo, George Morais, Wallber Virgolino e Gilbertinho. Segundo Neto, os trabalhos já estão em curso.

“Missão dada é missão cumprida. A luta em defesa da segurança hídrica para nossa população, tanto com o fim do consumo humano quanto da promoção do desenvolvimento econômico, é uma pauta que sempre esteve na minha agenda e, agora, como deputado e juntamente com a frente, poderemos ampliar ainda mais esse esforço”, ressaltou Sargento Neto.

 Nenhum comentário

Lula bloqueia mais 1,2 milhão de benefícios do Bolsa família, atingidos serão avisados por mensagem de celular


Vladimir Chaves



O governo Lula, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai bloquear, nesta quarta-feira (12), 1,2 milhão de benefícios do Bolsa Família, cadastrados como famílias unipessoais.

Além disso, 125 mil cadastros serão cancelados, pois são famílias que não apresentavam mais perfil para receber o benefício ou deixaram de sacar há mais de seis meses. Quem teve o benefício bloqueado vai receber uma mensagem no celular, ou poderá ver essa informação no aplicativo ou no extrato bancário. Essas pessoas terão 60 dias para tentar reverter o bloqueio.

O governo está fazendo uma revisão num total de 6 milhões de cadastros de pessoas que entraram entre maio e outubro do ano passado, sobre os quais há suspeitas de irregularidades. A estimativa é que o governo Lula corte mais 4 milhões de beneficiários.

No início do ano, 1,5 milhão de pessoas tiveram o benefício cancelado sob a alegação de possuíam renda incompatível com o programa.. Para ser habilitada a família deve ter renda de até R$ 218 por pessoa.

Tanto os bloqueios feitos agora, quanto os cancelamentos já realizados estão nesse universo de 6 milhões de cadastros feitos no ano passado.

 Nenhum comentário

Efraim Filho assegura apoio à tramitação e aprovação do crédito de 300 milhões, pleiteado pela Prefeitura de Campina Grande


Vladimir Chaves



O senador Efraim Filho (União), assegurou ao secretário de Finanças da Prefeitura de Campina Grande, Gustavo Braga o apoio a tramitação e aprovação, pelo Senado, das duas operações de créditos pretendidas pela gestão municipal, o valor do crédito é superior a 300 milhões de reais.

Cumprindo todo o rito legal, a Câmara de Campina Grande aprovou os projetos de lei 79 e 90 de 2023, de autoria do Poder Executivo, que autorizam operações de crédito empréstimos, no valor de quase R$ 300 milhões, solicitado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD). Agora os projetos precisam do aval do Senado Federal.

O primeiro financiamento é no valor de U$ 52 milhões com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fontplata). O outro, de 40 milhões de reais, está tramitando no âmbito do Banco do Brasil.

Efraim Morais Filho, se colocou totalmente à disposição do Município de Campina Grande em relação à tramitação e aprovação do projeto na Casa. Na oportunidade, o senador paraibano fez questão de elogiar o trabalho criterioso e eficaz do prefeito Bruno e sua equipe na conquista do ajuste fiscal que abriu a oportunidade para as operações de crédito junto a instituições financeiras públicas e privadas.

 Nenhum comentário

Agro gerou mais de 359,6 mil empregos formalizados no setor


Vladimir Chaves



O agronegócio brasileiro continua crescendo e está mais formalizado. Segundo recente pesquisa da FGV, desde 2019 o setor gerou 359 mil e 600 empregos formais e encerrou 15 mil e 47 vagas informais. O levantamento foi realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

Nos últimos três anos, a taxa de formalidade no agronegócio passou de 38,4% para 40,1%. Em 2019, 13 milhões 620 mil pessoas trabalhavam na agropecuária e nas agroindústrias. Em 2022, esse número aumentou para 13 milhões 960 mil pessoas. Segundo o coordenador do estudo e pesquisador do FGVAgro - Felippe Serigatti, o crescimento da formalização no campo está ligado à incorporação de tecnologia e melhoria de gestão. 

“O agro, conforme ele ia incorporando tecnologia, melhorando a qualidade da sua gestão, fazendo seu processo produtivo mais sofisticado, ele acabou de um lado demandando uma mão de obra mais qualificada e essa mão de obra exige um padrão de contratação mais formal”, pontua

Os dados da pesquisa mostram que o agro tem expandido a contratação de trabalhadores e oferecido vagas mais qualificadas, ainda que exista uma taxa alta de registro de casos de informalização no setor e de trabalhos análogos à escravidão. Para o economista e professor da FGV-EAESP, Renan Pieri, mesmo com aumento das vagas, a percepção das empresas é de escassez de mão de obra e defende que a solução é fornecer incentivos.

“Com o crescimento do setor, o desafio é encontrar mão de obra qualificada e isso passa pela melhoria do sistema educacional brasileiro, com mais formação de cursos técnicos e de ensino superior voltado para as demandas do agrobusiness e das grandes empresas investirem em cursos para os seus profissionais”, destaca.

A alta na contratação com carteira assinada gera estabilidade de custos para as empresas, acesso aos direitos trabalhistas para os empregados, facilita o acesso ao crédito e movimenta a economia.

terça-feira, 11 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Prefeito Bruno Cunha Lima inaugura Casa do Empreendedor em Campina Grande


Vladimir Chaves



O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, inaugurou na manhã desta terça-feira, 11, a Casa do Empreendedor. O novo espaço passa a oferecer novos serviços à sociedade, facilitando e desburocratizando a vida do empreendedor. Na solenidade de inauguração foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica, com a Receita Federal do Brasil, para a implantação do Ponto de Atendimento Virtual (PAV).

’É com muita satisfação que estamos inaugurando a Casa do Empreendedor, um espaço que oferecerá novos serviços à sociedade, facilitando e desburocratizando a vida do empreendedor. Com a implantação do Ponto de Atendimento Virtual, em parceria com a Receita Federal, ampliaremos o leque de possibilidades, passando a atender não só as microempresas, mas também as empresas de médio e grande porte e a pessoa física. Isso é um grande avanço para o desenvolvimento econômico da nossa cidade e região’, destacou Bruno Cunha Lima.

A Casa do Empreendedor foi idealizada para expandir a Sala do Empreendedor, localizada na Vila do Artesão de Campina Grande. O local existe há dois anos e já realizou 18.578 atendimentos. Esse crescimento, pela procura de serviços, foi destaque, no ano passado, no Ranking Estadual do Sebrae, ficando em primeiro lugar como a que mais atendeu na Paraíba e em 14º lugar no Ranking Nacional.

Considerando esse crescimento e a parceria com a Receita Federal, resultando no aumento de 20 tipos de serviços, foi criada a Casa do Empreendedor. O local atenderá ainda pessoas físicas e jurídicas de outras modalidades, além do MEI. A Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde) oferecerá um ambiente preparado para melhor atender os campinenses e moradores das cidades vizinhas e, de forma inédita, o cidadão pessoa física e empresas de médio e grande porte.

’O crescimento da procura pelos serviços da Sala do Empreendedor foi tão expressivo que se fez necessária a criação da Casa do Empreendedor, para melhor atender aos campinenses e moradores das cidades circunvizinhas, além de outras modalidades de empresas. Estamos estruturando um ambiente preparado e adequado para facilitar e desburocratizar a vida dos empreendedores, oferecendo um atendimento ágil, eficiente e de qualidade’, ressaltou a presidente da Amde, Alana Carvalho.

Os serviços da Receita Federal que serão prestados na Casa do Empreendedor incluem inscrição, baixa e cancelamento de dados; consulta de pendência fiscal; emissão de documentos de arrecadação, entre outros. Conforme a Amde, o atendimento ao empreendedor na Vila do Artesão ocorrerá até o final deste mês, mas a partir do dia 02 de maio, será exclusivamente pela Casa do Empreendedor.

O coordenador de Cidadania Fiscal da 4° Região da Receita Federal, Gilberto Mendes Rios, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Campina Grande. ’Sinto-me feliz com esse passo importante da Prefeitura com a Receita, porque vai levar Cidadania para a população. A ação vai reduzir o tempo e desburocratizar os serviços financeiros da população empreendedora. Só tenho a parabenizar ao prefeito, ao prefeito Bruno Cunha Lima e toda a equipe da Amde, na pessoa da presidente, Alana Carvalho’, destacou.

 Nenhum comentário

FMI passa a ver crescimento abaixo de 1% para o PIB do Brasil em 2023


Vladimir Chaves



O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu a perspectiva de crescimento econômico do Brasil para este ano, passando a ver uma expansão de 0,9% em seu relatório Perspectiva Econômica Global, bem abaixo do cenário visto para a América Latina e Caribe.

A atualização das projeções, divulgada nesta terça-feira (11), representa uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao cálculo para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil feito em janeiro, quando o FMI elevou ligeiramente sua estimativa feita no mês anterior, e fica bem abaixo do crescimento efetivo de 2,9% registrado em 2022.

Para 2024, entretanto, o FMI manteve a expectativa de que o crescimento econômico brasileiro irá acelerar para 1,5%. O cenário previsto pelo Fundo fica em linha com aquele calculado por analistas na pesquisa Focus do Banco Central, que veem um crescimento de 0,91% este ano e 1,44% no próximo.

Na contramão, o Banco Central aumentou no final do mês passado sua projeção de crescimento econômico em 2023 a 1,2%, contra patamar de 1% antes. O Ministério da Fazenda é, de longe, o mais otimista, calculando uma expansão de 1,61% para o PIB este ano.

O desempenho do Brasil estimado pelo FMI fica bem aquém daquele calculado para a América Latina e Caribe, região que segundo o relatório deve crescer 1,6% em 2023 e 2,2% em 2024.

E fica ainda mais longe das estimativas de crescimento para Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte, respectivamente de 3,9% e 4,2% para este ano e o próximo.

"Para o mercado emergente e economias em desenvolvimento, as perspectivas econômicas são em média mais fortes do que para economias avançadas, mas essas perspectivas variam mais amplamente nas regiões", apontou o FMI.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não concorda com avaliações de que o PIB do Brasil irá crescer menos de 1%, e disse que a economia do país avançará mais do que o estimado por aqueles que classificou como pessimistas.

O FMI também fez projeções para outros dados econômicos na revisão de seu relatório. O Fundo calcula que o Brasil terá em 2024 uma inflação em média de 5,0%, indo a 4,8% em 2024. Ao final de cada ano o aumento dos preços foi calculado em 5,4 e 4,1% respectivamente. Já para o desemprego o FMI calcula taxas de 8,2% e 8,1% neste ano e no próximo.

 Nenhum comentário

Ataque em escola Instituto Adventista de Manaus deixa feridos


Vladimir Chaves



Ataque no Instituto Adventista de Manaus, escola particular localizada no bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, deixou quatro feridos na tarde desta segunda-feira (10). Testemunhas relataram que um aluno de 12 anos feriu uma professora e três colegas de classe com uma faca. Policiais militares e civis foram acionados para o local.

Segundo a conselheira tutelar Kiky Anjos, o adolescente afirmou que planejou matar pessoas na escola. Ele foi levado para DEAAI (Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais).

Um aluno identificado como Bruno disse que o autor do ataque estava na sala de aula quando puxou a faca da bolsa. “Ele levantou os braços e falou assim: ‘olá, querida. Cheguei’. Ele sentou no lugar, levantou e saiu correndo. A professora também saiu correndo, ele foi atras pra tentar bater nela, aí pularam em cima dele”, disse o estudante.

Beatriz Souza Lucena, 35 anos, mãe de Bruno, disse que o adolescente que realizou o ataque sofria bullying na escola por meio de grupos de WhatsApp da escola. “Eu até tirei meu filho de todos os grupos”, disse a mulher.

O sargento da Rocam (Ronda Cândido Mariano) Elizandro Silva afirmou à reportagem que quatro pessoas ficaram feridas. Segundo ele, o adolescente realizou o ataque com um cutelo (modelo de faca) ferindo as vítimas, mas logo foi contido. O adolescente relatou à polícia que em sua bolsa tinha outros materiais que seriam usados para o ataque. Na bolsa dele havia 3 coquetéis molotov.

Ainda segundo o sargento, o aluno já era monitorado pela escola por apresentar comportamento suspeito. Quando ele começou o ataque, os alunos correram e o imobilizaram.

O adolescente relatou aos policiais que sofria bullying na escola.


As vítimas tiveram ferimentos leves e logo foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 3 coquetéis molotov estavam na bolsa do adolescente.

Procurada pela reportagem, a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) informou que informações sobre o caso serão divulgadas na terça-feira (11).

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que em menos de dez minutos, a ocorrência foi atendida pelas equipes  da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil do Amazonas. As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Prefeitura Municipal de Manaus. O  adolescente foi apreendido e encaminhado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para a  Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde o caso foi registrado. Outras informações serão divulgadas em entrevista coletiva, na sede da Delegacia-Geral, nesta terça-feira (11/04).


Amazonasatual.com.br

segunda-feira, 10 de abril de 2023

 Nenhum comentário