Prefeito do PT institui Passe Livre para estudantes das redes publicas e particulares.


Vladimir Chaves

O projeto que institui o Passe Livre Estudantil em Goiânia (GO) foi aprovado pelo prefeito Paulo Garcia (PT). Com isso, estudantes matriculados em qualquer nível de ensino das redes públicas e particulares poderão usar gratuitamente o transporte coletivo da cidade. A expectativa é que a decisão seja publicada no Diário Oficial do município já na semana que vem. Após a publicação, a prefeitura tem 30 dias para regulamentar a lei.

A gratuidade valerá para todos os dias da semana, durante todo o ano. Para ser beneficiado, o estudante deverá estar cadastrado. A lei não contempla crianças e jovens que moram ou estudam na região metropolitana. A expansão do passe livre envolverá entendimento com as prefeituras das demais cidades.

Os detalhes do benefício dependem de regulamentação da lei, mas a prefeitura adiantou que os estudantes deverão preencher vários requisitos. Eles não poderão ser beneficiários de programas similares concedidos pelos governos estadual ou federal. O governo de Goiás, por exemplo, instituiu há pouco a concessão do passe livre que, em sua primeira etapa, deve beneficiar a mais de 7 mil alunos não só da capital, mas também da região metropolitana de Goiânia. A promessa do governo estadual é estender o benefício a 98 mil alunos até o final deste ano.

No caso de Goiânia, o dinheiro para manter o passe livre sairá dos cofres da prefeitura, por meio de dotações orçamentárias próprias, ainda que o projeto aprovado preveja auxílio voluntário de outros entes federados (União, governo estadual e municípios da região metropolitana da capital goiana).

Além de sancionar o projeto de lei, sem vetar nenhuma das emendas sugeridas pela Câmara Municipal, o prefeito Garcia também aprovou a criação do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

 Nenhum comentário

Partido dos Trabalhadores de Campina Grande realiza neste sábado (27), plenária de formação com os seus novos filiados.


Vladimir Chaves

O Partido dos Trabalhadores de Campina Grande realiza na manhã deste sábado (27), plenária de formação para os seus novos filiados, o evento acontecerá no Centro Educacional Alternativo, situado na Rua João da Mata, 497 – Centro.

De acordo com o Estatuto Partidário das Plenárias de Formação para Novos Filiados, os petistas com menos de um ano de filiação terão que participar de pelo menos uma plenária de formação, para ter direito a voto no Processo de Eleições Diretas (PED), que acontecerá no mês de novembro.

O evento será acompanhado de membros da direção estadual do partido, e dos pré-candidatos a presidente municipal da legenda. Até a presente data, três petistas já anunciaram o desejo de participar da disputa interna; Peron Japiassú, Vladimir Chaves e Maria do Rosário.

 Nenhum comentário

Anedota: Petista adjunto na prefeitura de JP anuncia movimento em prol da candidatura do vereador Fuba ao Governo do Estado.


Vladimir Chaves

Alguns filiados do Partido dos Trabalhadores da Paraíba estão se especializando em debochar da inteligência do povo paraibano, quando o assunto em pauta são as eleições estaduais de 2014. Fazendo de conta, que estão levando a sério a inteligência dos paraibanos, brincam de fazer “politica de gente grande”, apresentam candidaturas que nem eles mesmos acreditam, buscam apenas alguns minutos de mídia.

A mais nova anedota politica, partiu do petista secretário adjunto da Prefeitura de João Pessoa, Josenildo Feitosa, que acaba de lançar nas redes sociais a candidatura do “new petista” e vereador de João Pessoa, Eduardo Fuba, ao governo do estado, o ilustre vereador foi eleito com 2.804 votos.

No comentário do petista, ele ainda critica os petistas que defendem alianças com o PP e o PEN,  e anuncia que vai iniciar um movimento (sic) em prol da candidatura do vereador ao Governo do Estado. Informações de bastidores dão conta que na verdade ele aguarda apenas o sinal do prefeito, o que só deve acontecer depois das eleições internas do PT, para tornar público o verdadeiro projeto dos governistas da prefeitura de João Pessoa, que é o apoio ao candidato a governador do PMDB, tendo como contrapartida o apoio à candidatura do irmão do prefeito a deputado federal.

Leia a postagem do petista:

"Teve dois momentos na luta eleitoral do PT que fomos brilhantes enquanto muitos da sociedade e principalmente do PT não acreditavam na nossa força militante e lutadora, foi em 1994 quando Avenzoar Arruda, então vereador da época na capital foi candidato a Governador pelo PT e saiu com mais de 73 mil votos, em uma sociedade paraibana dividida entre o braguismo e o PMDB de Mariz, Cunha Lima, etc. No segundo momento foi em 2002 quando uma parte da sociedade e do PT dividia a Paraíba em PMDB e Cunha Lima, outra vez Avenzoar Arruda despegado do poder colocou seu nome a disposição e foi candidato a Governador e teve mais de 212 mil votos, de lá para cá o PT não teve mais projeto para disputa eleitoral a nível de Paraíba, o que observamos são petistas defendendo nomes do PP e do PEN menos do PT, como o Vereador Eduardo Fuba,  já colocou para mim e mais de uma dúzia de dirigente do Partido seu nome para o governo do Estado nas eleições de 2014, vou começar esse movimento FUBA governador para continuar o protagonismo do PT que começou nas eleições de 2012 na cidade de João Pessoa, vamos fazer como a torcida do Atlético Mineiro: "eu acredito".

 1 comentário

Denuncias contra obras do PAC do Araxá, “ressuscita” caso do canal que foi inaugurado sem ter sido concluído.


Vladimir Chaves

As casas e a urbanização do Conjunto do Araxá, realizadas através de um convênio entre o PAC do Governo Federal e a Prefeitura de Campina Grande,  e inaugurada em 2010 na gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), começam a apresentar problemas de toda sorte, a denuncia partiu do vereador Pimentel Filho (PMDB), que está alertando para as rachaduras nas residências, além do afundamento das calçadas e complicações na rede esgoto.

O alerta do vereador “ressuscita” uma denuncia feita a época, quando a prefeitura inaugurou o Canal do Araxá, como uma obra concluída, quando na verdade pouco mais de 50% da obra estava concluída.


Inclusive quando da visita do Ministro das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, as obras do PAC do Araxá, foi anunciado nos meios de comunicações e nos discursos das autoridades locais que o Canal do Araxá estava pronto, obra essa que até os dias atuais não foi concluída.

Confira as fotos do que deveria ser o canal:
 
 
 



Confira uma das noticias divulgadas nos meios de comunicação em abril de 2010


Definida agenda do Ministro Padilha em Campina que visitará obras do PAC

O ministro das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, visita a Paraíba nesta sexta-feira (26). Ele estará em João Pessoa, pela manhã, quando será recebido pelo governador José Targino Maranhão e várias outras lideranças políticas e administrativas. Em seguida, a partir das 14h, a comitiva do ministro estará em Campina Grande. Na companhia do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do governador, o ministro vai conhecer as obras do Hospital de Emergência e Trauma, além das obras do PAC no Bairro do Araxá, beneficiando uma das áreas mais carentes do município.

Na visita do ministro Alexandre Padilha às obras construídas em parceria com o governo federal, o prefeito campinense e o governador mostrarão que a Paraíba é o estado campeão em ritmo de execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento –PAC. Atualmente, o percentual já construído é de mais de 80%. A média do avanço das obras do PAC no país é de apenas 29%.

Segundo o prefeito, o ministro ficará surpreso com o avanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro do Araxá em Campina Grande, através de ações que estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal. Conforme revelou o prefeito, no caso específico do Araxá cerca de 95% das obras de infra-estrutura estão prontas, devendo esta etapa ser concluída em abril.

O Canal do Araxá está pronto, bem como a construção de aproximadamente 500 casas (todas deverão estar concluídas até o mês de junho), além de pavimentação, drenagem e saneamento.

 Nenhum comentário

Prefeito cede às pressões dos taxistas e resolver “sentar” com a categoria.


Vladimir Chaves

Diante das pressões dos taxistas da cidade de João Pessoa, que não aceitavam intermediários para discutir sua pauta de reivindicações  o prefeito Luciano Cartaxo, terminou por ceder e “sentou a mesa” para dialogar com a categoria.

Os taxistas exigem que o governo municipal cumpra com suas obrigações legais de fiscalizar e coibir a atuação de clandestinos na cidade. De acordo com lideres do movimento nos últimos meses a cidade foi “invadida”  pelo chamado “transporte alternativo”.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

 Nenhum comentário

Gafe: Deputado Ricardo Marcelo confunde data em que se comemora o Dia do Agricultor


Vladimir Chaves

O descuido por parte de parlamentares paraibanos tem levado alguns a cometerem gafes quanto às datas comemorativas. Com atraso de um mês, o senador Vital Rêgo (PMDB) distribuiu nota no dia 1º de Julho, saudando os profissionais de imprensa, pela passagem do “Dia Nacional da Imprensa”, sendo que o dia é comemorado no dia 1º de Junho.

Agora foi a vez do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PEN), que nas redes sociais saudou os agricultores da Paraíba, como sendo o dia 25 de Julho, Dia do Agricultor, quando na verdade o dia é comemorado no dia 28 de Julho.

Leia o que postou o deputado Ricardo Marcelo (foto):
Hoje, 25 de julho, é comemorado Dia do Agricultor. Nesta manhã, o ato público “O Grito pela Terra na Paraíba”, composto de trabalhadores rurais e representantes de vários movimentos sociais, se mobilizou em frente à sede do Poder Legislativo. Recebi o presidente da Fetag, que me entregou um documento reivindicatório do Movimento, exigindo do Governo Federal mais atuação em benefício dos agricultores paraibanos. Liberalino e todos os integrantes do ato estão de parabéns, não só por seu dia, mas também pela confecção do documento e por chamar a atenção dos deputados para o problema que sua classe enfrenta”

 Nenhum comentário

No Dia Nacional dos Motoristas taxistas de João Pessoa, realizam protestos contra a prefeitura.


Vladimir Chaves

No Dia dos Motoristas centenas de taxistas, interditam as ruas João Pessoa, gerando revolta junto à população. Nesse momento um grande número de taxistas encontra-se em frente ao Paço do Palácio, exigindo uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo. 

A pratica rotineira do prefeito pessoense de sempre colocar o seu Chefe de Gabinete, para “dialogar” com os movimentos reivindicatórios desta vez não foi aceito pela categoria dos taxistas que ameaçam
  fechar o anel interno e externo da Lagoa, caso o prefeito não receba a comissão.

Em passeata os taxistas logo cedo percorram as principais ruas de João Pessoa, na tentativa de chamar a atenção da população para o descaso com que a categoria vem sendo tratada pela gestão municipal. Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Henriques Filho, os profissionais estão cansados de esperar por providencias por parte do município no que diz respeito à fiscalização contra os clandestinos.

 Nenhum comentário

'Não é esse o PT que eu quero', diz diretora da UNE após jovens negros serem barrados no Othon


Vladimir Chaves

Apesar de o auditório do hotel Bahia Othon Palace estar repleto de militantes e convidados do PT para o último evento de comemoração dos 10 anos do partido no governo, a plateia ovacionou as declarações da diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) no estado, Danielle Ferreira, que fez duras críticas ao partido.

“Quero um PT que vá para a rua, com ideologia, que combata a opressão”, bradou a também estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, durante a fala no evento que tem a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, na capital baiana.

Danielle também questionou um ato supostamente de preconceito pouco antes do início do evento. Dois integrantes da Juventude Negra do PT foram barrados e revistados por seguranças, enquanto os demais integrantes do núcleo entravam sem ter que parar. Danielle afirmou que os rapazes foram interpelados “por serem negros e estarem mal vestidos” e ainda citou o fato de usarem dread’s no cabelo.

Um deles é integrantes do Movimento Passe Livre de Salvador, o estudante universitário Juan Felipe. Enquanto ela falava, os dois responderam aos gritos: “estamos mal vestidos mesmo”. Ambos foram liberados e autorizados a ficar no auditório, trajando camisetas de abadás. Ainda em referência ao episódio, Danielle voltou a criticar a sigla: “Não é esse o PT que eu quero”. Antes do final do discurso, a diretora da UNE na Bahia ainda avaliou que é necessário “cobrar do governo, que é legítimo, mas pode fazer mais”.

(Bahia Noticias)

 Nenhum comentário

Prefeito de Campina Grande denuncia "rombo" milionário no Programa Fome Zero.


Vladimir Chaves

Quando a população de Campina Grande imaginava já ter conhecimento de todo desmantelo administrativo deixado pela gestão passada, eis que surge mais um de proporções alarmantes, trata-se de uma divida milionária em compra de alimentos para o Programa Fome Zero, no valor de dois milhões de reais.

De acordo com o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), a herança que ele herdou da gestão passada é muito pior do que ele imaginava, revelando que apenas no Programa Fome Zero, além dos salários atrasados dos prestadores de serviços no valor de quase setecentos mil reais, prestações de contas não feitas ao Governo Federal, agora chegou a sua mesa mais uma divida no valor de dois milhões de reais em compra de alimentos para os restaurantes e cozinhas comunitárias.

Quanto ao fechamento do Restaurante Popular (centro) e Cozinhas Comunitárias, o prefeito afirmou que se deve a falta de repasses do Governo Federal. Segundo ele a sua gestão até a presente data não recebeu “um só centavo” do Governo Federal, devido à falta de prestações de contas da gestão passada e que os restaurantes que se encontram abertos estão sendo geridos exclusivamente com recursos do município.

“Fui procurado por fornecedores de alimentos com mais de dois milhões em empenho para receber do ano passado, no mês de abril tivemos que pagar uma divida de quase 700 mil reais a prestadores de serviços da gestão passada, temos ainda duas prestações de contas que não foram feitas, geraram as despesas e não prestaram contas. Eles não conseguiram fazer a prestação de duas contas, tenho feito um esforço para solucionar isso, mas não estamos conseguindo. Nos falta à prova material para fazermos essa prestação. Não fomos nós que efetuamos essas despesas” desabafou o prefeito (foto)

 Nenhum comentário

Em homenagem ao Dia do Agricultor, Câmara Municipal de Campina Grande realiza Sessão Especial na manhã de hoje (25)


Vladimir Chaves

Atendendo propositura do vereador “Galego do Leite” a Câmara Municipal de Campina Grande, realiza na manhã de hoje (25), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Agricultor, que oficialmente é comemorado no dia 28 de Julho.

Segundo o parlamentar, que tem atuação marcante junto ao homem do campo, a sessão tem por objetivo não só homenagear os agricultores e agricultoras pelo seu dia, mais também, discutir com as autoridades convidadas, a atual situação da zona rural em termos de segurança, saúde, incentivos a produção...

“Eu propus a sessão especial não só para homenagear, vamos aproveitar e abordar temas importantes convidamos autoridades a exemplo do nosso Secretário de Agricultura para que ele possa dizer quais as ações estão sendo tomadas para melhorar a situação dessa classe tão sofrida” disse o vereador.

 Nenhum comentário

Programa Mais Médicos é coerente com recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde


Vladimir Chaves

A Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil informou que está acompanhando os debates nacionais sobre como fortalecer a atenção básica e primária de saúde no Brasil. A OPAS/OMS vem trabalhando com atores nacionais para dar seus aportes e vê com entusiasmo o recente pronunciamento do Governo brasileiro sobre o Programa “Mais Médicos”.

Segundo a OPAS/OMS, essas últimas medidas guardam coerência com resoluções e recomendações da Organização sobre cobertura universal em saúde, fortalecimento da atenção básica e primária no setor saúde equidade na atenção à saúde da população. O Programa também está direcionado a construir uma maior equidade nos benefícios que toda a população recebe do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil apresenta uma média de médicos com relação a sua população menor que a média regional e a de países com sistemas de referência, tanto nas Américas como em outras regiões do mundo. Para a Organização, são corretas as medidas de levar médicos, em curto prazo, para comunidades afastadas e de criar, em médio prazo, novas faculdades de medicina e ampliar a matrícula de estudantes de regiões mais deficientes, assim como o numero de residências médicas. Países que têm os mesmos problemas e preocupações do Brasil estão colhendo resultados da implementação dessas medidas.
A OPAS/OMS afirma que, em longo prazo, a prática dos graduandos em medicina, por dois anos no sistema público de saúde, deve garantir, juntamente com o crescimento do sistema e outras medidas, maior equidade no SUS.

 Nenhum comentário

Tribunal de Contas da Paraíba reprova as contas das Câmaras Municipais de Itatuba e Sossego


Vladimir Chaves

O Tribunal de Contas da Paraíba reprovou as contas das Câmaras Municipais de Itatuba e Sossego, a primeira atinente ao exercício de 2010 e a segunda, ao de 2011.

No primeiro caso, o ex-presidente Tiago Vidal Alves de Andrade foi citado para devolver aos cofres municipais a importância de R$ 31.654,76 por excesso de subsídios e gastos irregulares com locação de veículos e combustíveis, conforme entendimento do auditor Renato Sérgio Santiago Melo, relator do processo.

Dispêndios com serviços jurídicos de realização não comprovada contribuíram para a reprovação das contas encaminhadas pela ex-presidente da Câmara Municipal de Sossego, Maria das Dores Antunes, a quem foi imposto o débito de R$ 13,2 mil determinado no voto do relator Umberto Porto. 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

 Nenhum comentário

Prefeitura anuncia programa de arborização e criação de jardins nas áreas publicas de Campina Grande


Vladimir Chaves

Campina Grande ganhará em breve uma nova imagem que valorizará ainda mais suas ruas, parques e avenidas. É que a Prefeitura Municipal decidiu melhorar a arborização da cidade e investir no plantio de jardins. Os trabalhos devem começar na próxima semana com o plantio do gramado em algumas áreas do Parque do Açude Velho. Também haverá melhorias na Avenida Giló Guedes, mais conhecida como Avenida Canal, com o plantio de flores e investimentos na arborização, tão logo seja concluído o asfaltamento.

“Vamos fazer um trabalho revolucionário na parte de paisagismo da cidade. É algo que acho fantástico e Campina Grande carece de investimentos na parte de arborização e jardins. A ornamentação precisa de uma atenção especial. Esse será um trabalho que, em breve, a cidade verá os resultados”, declarou o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Com relação ao plantio de flores em canteiros e praças, os primeiros resultados deverão ser vistos em três meses. Para as áreas que receberão o gramado serão adquiridas placas de grama prontas para o plantio.

Romero destacou, ainda, que é necessário fortalecer essa iniciativa para que o meio ambiente seja tratado adequadamente. “Precisamos reflorestar, florestar e plantar canteiros que ofereçam à população uma melhoria da autoestima”, disse.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Nobre, os avanços no processo de arborização da cidade e plantio de jardins acontecerão, inicialmente, nas praças e nos principais corredores e canteiros centrais. “Haverá canteiros com flores e canais com gramados, objetivando preservar e melhorar o número de áreas verdades na cidade”, ressaltou Nobre.

 Nenhum comentário

CONFRARIA: Ministério Público Federal recorre da sentença que condenou Cícero de Lucena Filho


Vladimir Chaves

Na sentença, a Justiça considerou que não estava demonstrada a existência de dano ao erário, condenando os réus apenas por atos que atentam contra os princípios da administração pública (artigo 11 da Lei de Improbidade). No entanto, o Ministério Público Federal entende que houve dano presumido com a dispensa indevida de licitação, como também há nos autos do processo prova inequívoca da existência de danos reais. O MPF/PB pede que os réus sejam enquadrados também na conduta prevista no artigo 10, VIII, da Lei de Improbidade (frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente).

A Justiça Federal ainda reconheceu que, durante a execução das obras previstas no Convênio nº 360/2000, assinado entre o município de João Pessoa e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), houve o aproveitamento ilegal da Concorrência Pública nº 04/91, realizada vários anos antes, direcionando a execução de obras para a empresa Sanccol, indicada pelo então prefeito. Além disso, ao repassar indevidamente o contrato para a Sanccol, a Construtora Norberto Odebretch S.A recebeu da Sanccol uma comissão de 8%, o que, segundo o MPF/PB, reflete nitidamente um recurso inteiramente desperdiçado do erário. Para o Ministério Público Federal, tais obras deveriam ter sido objetos de licitações próprias.

Ajuste ardiloso – Na apelação, o MPF/PB argumenta que foi claramente demonstrado e reconhecido na sentença que o então prefeito de João Pessoa, após celebrar com o Ministério da Saúde o Convênio nº 360/00, em razão do qual foi repassado pela União o valor de R$ 2.449.991,70, destinado à construção de sistema de esgotamento sanitário no Bairro do Bessa, determinou o aproveitamento da Concorrência Pública n° 04/91. Nessa licitação, datada de 24 de março de 1992, a prefeitura firmou contrato com a Norberto Odebrecht visando construir a estação de tratamento de esgotos sanitários da bacia do Paraíba e a rede coletora de esgotos sanitários do Bessa. Na prática, para executar o objeto do convênio, a Odebrecht repassou, mediante ajuste ardiloso, a cessão do contrato à empresa Sanccol, “escolhida” pelo réu Cícero Lucena para a realização das obras.

Condenações -  Na sentença, prolatada em 15 de março de 2012, a Justiça Federal julgou parcialmente procedente o pedido do MPF, condenando Cícero Lucena à suspensão dos direitos políticos por quatro anos, além do pagamento de multa de 20 vezes o valor da remuneração do prefeito de João Pessoa, em setembro de 2001, corrigido monetariamente e acrescido de juros legais, a partir da citação. O ex-secretário de Planejamento e Coordenação Everaldo Sarmento também foi condenado ao pagamento de multa. Já as construtoras Odebretch, Sanccol e o então sócio da Sanccol, Giovanni Gondim Petrucci, foram condenados ao pagamento de multa e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

Operação Confraria – O esquema de desvio de recursos públicos funcionou no período de 1996 a 2003, através de fraudes em licitações de convênios para implantação de saneamento, obras de urbanização e serviços de infraestrutura em vários bairros da capital. O esquema, desmontado durante a Operação Confraria, utilizava-se de várias empresas na realização das obras, com o aproveitamento indevido de licitações realizadas no início da década de 1990. A operação foi deflagrada em 2005 pela Polícia Federal e MPF.

 Nenhum comentário

Atenção: Açude de Boqueirão a “beira” de um colapso.


Vladimir Chaves


O Açude Epitácio Pessoa –Boqueirão - manancial responsável pelo abastecimento de importantes cidades da Paraíba a exemplo de Campina Grande, Boqueirão, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio, Barra de São Miguel entre outras, continua carecendo de uma maior atenção das autoridades constituídas.

Prestes a entrar em colapso, ante a prolongada estiagem que assola as áreas das bacias hidrográficas responsáveis pelo seu abastecimento, o açude encontra-se com apenas 47,4% de sua capacidade, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba – AESA.

Campanhas paliativas de conscientização, algumas com características meramente politico eleitoreira, desperdício de água pela população que ignora o prenuncio do caos, e o mais grave a falta de manutenção e o concerto em tempo hábil das tubulações de responsabilidade da CAGEPA, aceleram o iminente colapso no abastecimento de cidades importantes como Campina Grande.

Confira registros feitos por esse blog em novembro de 2012 e julho de 2013



Novembro de 2012
Julho de 2013



 Nenhum comentário

PSB solidariza-se com Ricardo Coutinho e acusa a Rede Globo de estar a serviços das forças antiprogressistas.


Vladimir Chaves

O Partido Socialista Brasileiro emitiu nota pública, repudiando matéria veiculada pela Rede Globo de Televisão, em que acusa o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), de suposto envolvimento  de desvio de verba públicas, no caso “Jampa Digital”.


A nota afirma que o “histórico” da Rede Globo na politica é um péssimo exemplo para democracia do país e que as denuncias contra o governador podem está relacionadas a cobrança de um divida de 7 milhões, que havia sido perdoada na gestão do ex-governador José Maranhão (PMDB), mas que foi cobrada na atual gestão.

Confira a nota na íntegra:
O QUE ESTÁ ESCONDIDO NOS ATAQUES DA GLOBO CONTRA O COMPANHEIRO RICARDO COUTINHO

A história da Globo na política brasileira é um péssimo exemplo de imprensa amarrada ao poder e de nenhum compromisso com a democracia. Em março de 1994, Leonel Brizola ganhou na justiça o direito de veicular no Jornal Nacional uma carta na qual afirmava que "não conheço a Globo como exemplo de liberdade de imprensa".

Nas eleições de 2010 ocorreram manipulações de pesquisas eleitorais. A Paraíba toda deve se lembrar que o Ibope, contratado pela TV Cabo Branco, em nenhum momento colocou a possibilidade da vitória de Ricardo. Ao contrário, dizia que Maranhão ganharia no 1º turno. O que é estranho é que o grupo empresarial comandado pelo empresário Eduardo Carlos tinha uma dívida de mais R$ 7 milhões que foi perdoada no final do Governo Maranhão. Foi Ricardo, já como governador, que teve a coragem de cobrar o que era do povo.

Agora, a TV Globo (leia-se TV Cabo Branco e TV Paraíba) tenta fazer com Ricardo Coutinho o mesmo que fez com Brizola. O interessante é que a Folha de São Paulo adere à iniciativa da Globo para atingir Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e virtual candidato à Presidência da República.

O PSB não aceita! A população não pode ficar à mercê de uma rede de TV cujo passado e presente nada têm a ver com a luta democrática das forças populares e com a luta pelo socialismo.

O Ministério Público é o caminho de uma investigação clara, democrática e objetiva. Nada temos a temer.

A verdade vencerá!

Partido Socialista Brasileiro

José Edvaldo Rosas Presidente do Diretório Estadual - PB Ronaldo Barbosa Ferreira Presidente do Diretório Municipal de João Pessoa

terça-feira, 23 de julho de 2013

 Nenhum comentário

Agente da STTP ignora a campanha: “Essa vaga não é sua nem por um minuto”.


Vladimir Chaves

A campanha “Essa Vaga Não é Sua Nem Por Um Minuto”, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da STTP no mês de abril, com o objetivo conscientizar motoristas para o respeito às vagas exclusiva para deficientes e idosos e que foi merecedora dos aplausos da sociedade campinense parece que não foi bem absorvida por quem deveria servir de exemplo.

O flagrante do desrespeito à vaga exclusiva para cadeirante, por parte de um agente da STTP foi registrado e publicado nas redes sociais por um campinense, que postou a foto do flagrante com o seguinte desabafo: “Cadê o exemplo?! Se fosse eu ou você, certamente seríamos multados.”

De acordo com o internauta que fez o flagrante, a infração foi registrada às 11 horas, deste dia 22 de julho, no centro da cidade em frente a Caixa Econômica Federal.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

 Nenhum comentário

Petistas do interior da Paraíba mobilizam-se para reforçar candidatura de Luiz Couto à presidência do PT


Vladimir Chaves

Integrantes do agrupamento 'Mensagem ao Partido', que apoiam a pré-candidatura do deputado federal Luiz Couto à presidência do PT estadual, promoveram dois encontros no último dia 13.

No Cariri Ocidental, lideranças de Serra Branca acolheram petistas de Monteiro, Gurjão, Prata, Congo e São João do Tigre para tratar de conjuntura política e do Processo de Eleições Diretas (PED).

Os militantes apontaram a necessidade de se construir um ambiente favorável no PT para 2016, a partir das candidaturas com um perfil e compromisso partidário, a exemplo de Luiz Couto, no estado, e do deputado Paulo Teixeira, candidato a presidente nacional.

Já em Pombal, o Diretório Municipal discutiu a relação com a prefeita Polyanna e os quatro vereadores eleitos em 2012.

A prefeita aproveitou para comentar a respeito das ações movidas pelo PMDB, na Justiça, para tentar lhe tirar o mandato, informar sobre as participações, segundo ela, decisivas de Luiz Couto e Paulo Teixeira para a sua manutenção no Poder Executivo, e para reforçar o seu compromisso com essas duas candidaturas ao PED.

Filiações

No sábado (20), ocorreram encontros municipais para a aprovação de novas filiações nas cidades de Bayeux, Cabedelo, Lucena, Conde, Sapé, Sobrado, Cacimba de Dentro, Boqueirão e Mamanguape. Em Sousa, o encontro com o mesmo objetivo aconteceu no domingo (21). Para a Direção Nacional subiram os recursos de Mamanguape, Sobrado e Sapé.

 Nenhum comentário

Peleguismo: Servidores de Bayeux dizem não a chapa governista formada por militantes do DEM, PT, PCR, CUT...


Vladimir Chaves

Na última sexta-feira (19), a cidade de Bayeux e os movimentos sindicais da Paraíba, presenciaram uma das disputas mais “sui generis” da história do movimento sindical paraibano. Trata-se da disputa pelo comando do - SINTRAMB - Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux, que contou a participação de duas chapas.

O inusitado ficou por conta da chapa governista, que aglomerou num “saco” só, governo municipal, militantes do Partido Comunista Revolucionário (PCR), Partido dos Trabalhadores (PT), Democratas (DEM) e até mesmo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ou seja, patrão, esquerda, direita, central sindical, coube tudo no saco.

Já a chapa de oposição ao governo municipal, Resistência, Luta e Participação, apresentou uma composição mais coerente e sintonizada com o sindicalismo tradicional, contando com o apoio de militantes do PSTU, CSP Conlutas e sindicatos como o SINTECT (Sindicato dos Trabalhadores em Correios da Paraíba), SINDIFISCO\PB e outros.

No final os servidores municipais da cidade de Bayeux, conferiram a Chapa: Resistência, Luta e Participação os destinos do sindicato pelos próximos três anos. Por 199 votos contra 157 da eclética chapa governista.

 Nenhum comentário

Absurdo: Alunos da UFPB reclamam de larvas e insetos na comida


Vladimir Chaves

Alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) afirmam ter encontrado larvas e insetos nos alimentos oferecidos nos restaurantes universitários da instituição. Os estudantes publicaram fotos dos "achados" na rede social Facebook.

A Superintendência dos Restaurantes Universitários da UFPB informou que os casos relatados foram uma "eventualidade", e que está tomando providências para que não ocorram novamente. Segundo a superintendência, a empresa que fornece os alimentos já foi notificada para que melhore a qualidade dos produtos.

O aluno Lazaro Fialho conta que, na última quinta-feira (18), esteve no restaurante universitário e encontrou uma larva e insetos (gorgulhos) na sopa. Ele diz que não foi a primeira vez que encontrou insetos na comida servida aos universitários. "Identificamos [insetos] com frequência na comida", disse.

A estudante Jaiane Alves publicou na internet uma foto em que uma larva aparece em meio à comida. Ela afirma que tirou a foto há cerca de duas semanas, quando comia berinjela no restaurante universitário. "Desde esse ocorrido, não almoço direito. Essa larva estava na berinjela, opção vegetariana. Que vocês acharam desta aqui? Reparem no tal 'macarrãozinho' espreitando lá no meio!", escreveu a estudante.

Um grupo de estudantes da UFPB convocou um protesto para a quinta-feira (25), às 11h, contra a falta de controle de higiene nas refeições servidas pela instituição.

domingo, 21 de julho de 2013

 Nenhum comentário

Uns poucos que ainda dão sentido a Câmara Municipal de Campina Grande


Vladimir Chaves

No que pese ser (no meu ponto de vista) a pior legislatura de todos os tempos, a Câmara Municipal de Campina Grande, ainda não caiu em desgraça total (descredito) graças à atuação de cinco ou seis vereadores. Destes o sindicalista Napoleão Maracajá (PC do B), não tem deixado nada a dever ao último comunista que com brilhantismo ocupou um assento na Casa Felix Araújo, o ex-vereador Ivan Freire.

Valendo-se de um “consorcio midiático” a maioria dos senhores vereadores, custeia uma meia dúzia de aprendiz de marqueteiros, para tentar passar para opinião pública que a cidade tem uma Câmara atuante. Ai vale tudo, das centenas de requerimentos sem relevância, às malfadadas sessões especiais, sejam elas de cunho meramente “bajulativas”, as que tratam dos “sexos dos anjos”. Uma coisa é certa, a maioria absoluta, uns por incompetência, outros por falta de compromisso com a cidade buscam sempre o caminho mais pratico que é o faz de conta.

Em termos de projetos relevantes, nesses seis primeiros meses da atual legislatura, pouco ou quase nada se acrescentou de positivo, que tenha sido gestado naquela casa legislativa. A exceção fica por conta de uns poucos, a exemplo do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do vereador Napoleão, que deverá ir ao plenário após o recesso, que busca moralizar o que em tese deveria ser a casa do povo.

Projeto esse, que tenta modificar a aberração do artigo 32 da Lei Orgânica, que concede aos senhores representantes do povo de Campina Grande, férias de 90 dias ao ano, que ironicamente eles chamam de recesso parlamentar. O projeto prever uma redução de 90 para 52 dias ano,  a mais o que não deixa de continuar sendo IMORAL.

Outra proposta do vereador, e que dificilmente será aprovada diz respeito à reeleição para o mesmo cargo da Mesa Diretora, discrepância essa que põe em xeque os princípios da democracia que deveria existir nas casas legislativas.

Enfim, nem tudo está perdido. 

 Nenhum comentário