Secretário de Comunicação chama de demagogos os que são contra o aumento extorsivo da Cagepa.


Vladimir Chaves

Subestimando a inteligência do povo paraibano o secretário de Comunicação do governo do estado, Luiz Torres, tentou justificar o aumento de 12.38% nas tarifas de água e esgoto, alegando que a Cagepa tem a “responsabilidade” de servir ao povo paraibano e que para manter-se viável precisa aumentar suas tarifas.

Tratando os que são contrários ao aumento das tarifas por “demagogos” e “oportunistas baratos”, Torres insinua que os opositores ao aumento abusivo visa apenas desmontar a empresa.

E mostrando completo desconhecimento sobre os reajustes praticados pela Cagepa, Luiz Torres afirmou que o governador Ricardo Coutinho, apesar dos sucessivos aumentos de insumos não praticou aumento nas tarifas ao longo dos últimos seis anos.

“Segurando sucessivos aumentos de insumos ao longo desses seis anos sem aumentos na tarifa. recentemente, alguns deles subiram mais de 60%” postou em sua rede social o secretário Luiz Torres.

Nos últimos seis anos o Governo do Estado impôs aumentos, todos eles, acima do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), tornando a água dos paraibanos a mais cara do país.

Confira os aumentos dos últimos seis anos:

2011 – 16,93%
2012 - 7,69%
2013 - 8,67%
2014\2015 – 9,9%
2016 – 21,7%

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

 Nenhum comentário

Vereador vai recorrer à justiça contra o aumento abusivo nas taxas de água e esgoto.


Vladimir Chaves

Mais um parlamentar anuncia que vai recorrer à justiça contra o aumento abusivo praticado pelo governo Ricardo Coutinho (PSB), nas tarifas de água e esgoto do Estado da Paraíba. O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Márcio Melo Rodrigues, revelou que vai ingressar com uma ação contra o aumento de 12,38% que passa a vigorar a partir do dia 3 de fevereiro.


Para o vereador o governador Ricardo Coutinho, precisa explicar a lógica de majorar as tarifas de forma abusiva num momento em que é imposto à população um rigoroso racionamento de água.

 Nenhum comentário

PEC propõe a redução do número de deputados federais de 513 para 405


Vladimir Chaves

Está em análise no Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2016 que reduz o número de deputados federais de 513 para 405. Pelo projeto, o número mínimo de deputados federais passará de 8 para 4, nos estados com menor população, e o número máximo de 70 para 50, nos estados mais populosos.

O projeto estabelece que o limite mínimo de quatro deputados nos estados menos populosos será atingido de forma escalonada, no quarto pleito após a promulgação da Emenda Constitucional. A mesma regra valerá para as unidades da Federação com número de deputados superior ao mínimo proposto.

Para o autor da proposta, senador Álvaro Dias (PV-PR), a PEC tem o objetivo de diminuir o grave problema de desequilíbrio no que diz respeito à representação das bancadas dos Estados na Câmara dos Deputados e a consequente diminuição dos gastos públicos.

Álvaro citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que comprovam a disparidade da representação dos estados. Os números revelam que Roraima conta com 515 mil habitantes e São Paulo com 44,7 milhões. Diante da possibilidade constitucional vigente, Roraima com o número mínimo de representação teria 1 representante para cada 64 mil habitantes, já São Paulo com o número máximo de representantes teria 1 para cada 628 mil.

Álvaro ressaltou que a sobre-representação não é exclusiva do Estado de Roraima, atingindo também, de forma intensa, as representações dos Estados do Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia, cujas bancadas atingem mais do que o dobro da proporcionalidade populacional.

“Um decréscimo na quantidade total de parlamentares, além de contribuir para a homogeneidade da representatividade, vai ao encontro do objetivo global de redução de gastos públicos e do tamanho do Estado” disse.


 Nenhum comentário

Jutay faz apelo para que governador não aumente taxa de água e diz que população não tem como pagar


Vladimir Chaves

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) fez um apelo para que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), não cometa o absurdo de aumentar em 12,38% na taxa de água e esgoto e em 7,87% a tabela de serviços e multas praticados. “O atual governo vem penalizando população e empresas com aumento de tributos. Joga para os outros a sua falta de gestão e zelo com o dinheiro público. Não deu reajuste aos servidores dizendo que vem fazendo economia, mas a folha continua inchada. Então, para manter regalias aposta no aumento de taxas”, comentou.

Jutay lembrou que no ano passado, o Governo reajustou a tarifa de água em 21,7%, mesmo prestando um serviço de péssima qualidade. O aumento ficou acima da inflação do período chegou a 6%. “Em muitas localidades a população não tem agua na torneira ou a tem em péssima qualidade para o consumo. É justo trazer mais um aumento para o consumidor com um serviço tão ruim?”, questionou.

Entre os aumentos o deputado destacou: o ICMS na energia elétrica que passou de 15% para até 27%; o ICMS dos serviços de TV por assinatura de 10% para 15%, do cigarro e fumo de 25% para 35%; o ICMS nas operações de comunicação de 25% para 28%, o imposto sobre transmissão causa mortis e doação - o ITCD- 2% para até 8%; e o ICMS nas operações e prestações internas e na importação de bens e mercadorias de 17% para 18%.


Os reajustes continuaram com o aumento do ICMS nas operações com gasolina de 25% para 27% + 2% do Funcep, totalizando 29%; com o IPVA de 2% para 2,5% e ainda com a ampliação da lista de produtos/bens passiveis de retenção do ICMS e que constituem receita do fundo de combate e erradicação da pobreza (2%). O governador Ricardo Coutinho instituiu ainda o fundo estadual de equilíbrio fiscal do estado da Paraíba, o qual cobra um ‘imposto’ para as empresas que recebam incentivos fiscais do estado de até 10%.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

 Nenhum comentário

Deputado Tovar vai à justiça contra o aumento abusivo das taxas de água e esgoto.


Vladimir Chaves

A insensibilidade e a ganância do governador Ricardo Coutinho (PSB), vai ser levada a justiça pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), que promete recorrer ao Poder Judiciário contra o absurdo e imoral aumento nas tarifas de água e esgoto praticadas pela Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (Cagepa).

Para o deputado é inadmissível um aumento nas tarifas num momento em que a maioria dos consumidores não estão sendo atendidos de forma satisfatória pela empresa responsável pelo abastecimento das cidades, muitos municípios não recebem uma gota sequer nas torneiras, e os que ainda têm água, são atendidos de forma irregular e com água de péssima qualidade.  

 Nenhum comentário

“Trem da alegria” deixa cidade de Montadas "montada" no nepotismo.


Vladimir Chaves

Valendo-se de uma legislação carcomida e absurda que permite a escancarada e nociva pratica do nepotismo, o prefeito da pequena cidade de Montadas, distante 137 km da Capital paraibana, Jonas de Souza (PSD), usou e abusou do “poder da caneta” nomeando toda a parentela para os principais cargos da prefeitura do pobre município de montadense.

Esposa, irmãos, primos e tio foram agraciados pelo prefeito recém-empossado, na cidade que tem menos de cinco mil habitantes e é detentora de um dos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo do Nordeste, 0,58. Das 10 secretarias do município apenas três secretários não são parentes do prefeito nepotista.

Confira a lista do “trem da alegria” da família Jonas de Sousa.

Secretaria de Finanças – Katia Ramalho – esposa
Chefia de gabinete – Jose de Arimateia Souza – tio
Secretaria de Saúde – Erasmo de Souza – irmão
Secretaria de Educação – Neuracir de Souza – irmã
Secretaria de Infraestrutura – Leandro de Souza – irmão
Secretaria de Administração – Lindembergue de Souza Silva – primo

Procuradoria Geral – Enéas Veríssimo – primo

 Nenhum comentário

Prefeito Romero Rodrigues vai criar a Controladoria Geral do Município


Vladimir Chaves

A Prefeitura de Campina Grande vai contar com uma Controladoria Geral. O anúncio foi feito pelo prefeito Romero Rodrigues. Segundo ele, o novo órgão será fundamental para o controle de gastos e acompanhamento de atos administrativos. “Ao longo da nossa primeira gestão, de 2013 a 2016, a nossa equipe se esmerou neste tipo de cuidado, mas pelo princípio do zelo ao patrimônio público queremos o aperfeiçoamento desta atividade”, afirmou.

Segundo o prefeito, será enviado brevemente um projeto de lei à Câmara Municipal de Campina Grande objetivando-se a criação da Controladoria local. O prefeito, inclusive, já manteve contatos e formulou convite para servidor técnico concursado da CGU – Controladoria Geral da União. “Sozinho não posso cumprir tamanha tarefa, daí a necessidade de termos um profissional especializado para o exercício de uma missão tão importante”, garantiu.

Embora ainda não exista a Controladoria, o prefeito ressaltou que o controle de gastos e o equilíbrio fiscal tem sido uma regra rigorosamente aplicada à gestão municipal desde o seu início, em 2013. “Fomos firmes nisso, mas agora é hora de aperfeiçoar este tipo de atividade, pois zelamos pela transparência, respeito ao erário, boa aplicação de recursos públicos e contenção de gastos”, acrescentou.

Mas a meta do prefeito, em sua segunda gestão, não se limitará à implantação da Controladoria Geral do Municipal, cujo papel vai ser o de exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e das entidades públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.


Outra iniciativa a ser implementada nesta segunda gestão será a transformação da Secretaria-adjunta de Finanças em Secretaria Executiva de Receita, sendo isso mais  uma ação destinada a modernizar a máquina administrativa, aperfeiçoando, sobretudo, o setor de arrecadação.

 Nenhum comentário

Cagepa sustenta servidores comissionados com salários acima de R$ 10 mil, denuncia deputado.


Vladimir Chaves

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), também condenou o aumento abusivo imposto pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), nas taxas de água e esgotos dos consumidores da Cagepa. Um aumento de 12,38% que somados ao aumento praticado em fevereiro de 2016 (21,6%) é quatro vezes maior que a inflação acumulada do mesmo período.

O deputado questionou ainda o fato de o governador manter na estrutura da Cagepa, servidores comissionados que recebem salários acima de R$ 10 mil, além da criação de novas secretarias e cargos comissionados.


“Enquanto isso, comissionados recebem mais de R$ 10 mil na Cagepa e o Governo cria mais secretarias e mais cargos comissionados” criticou o deputado. 

 Nenhum comentário

Secretaria de Agricultura de Campina Grande reforça ações de assistência ao homem do campo.


Vladimir Chaves

Dando sequencia as ações para garantir a segurança hídrica da zona rural, a Prefeitura de Campina Grande através da Secretaria de Agricultura adquiriu várias caixas d’água para reforçar a capacidade de armazenamento de água dos dessalinizadores mantidos pelo município, bem como para armazenamento no Complexo de Produção de Mudas e Piscicultura.

No enfrentamento a maior seca dos últimos 50 anos, a Secretária de Agricultura, com recursos próprios, também mantém uma frota de oito carros pipas que diariamente distribui gratuitamente cerca 150 mil litros de água potável na zona rural da cidade.
DESSALINIZADOR
Outra ação da Secretaria de Agricultura é o “Programa Barreiro Limpo”, que está prestes a alcançar a meta de limpar e recuperar 450 açudes de pequeno e médio porte, o que deve aumentar de forma considerável a capacidade de armazenamento de água com a chegada das chuvas.


BARRAGEM SUBTERRÂNEA
O “Programa Barragens Subterrâneas” é outro que prepara a zona rural de Campina Grande, para a chegada das chuvas e que deve contribuir com o armazenamento de mais água nos distritos campinense. 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

 Nenhum comentário

“Mutação”: Oposição cobra renuncia do vereador Lucas de Brito, da Mesa Diretora da Câmara.


Vladimir Chaves

A bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, não se conforma com a adesão do vereador Lucas de Brito (PSL) a bancada governista, para os parlamentares faltou coerência ao vereador que está sendo apelidado de “camaleão” devido a sua rápida e inexplicável mudança politica.

Lucas de Brito foi Indicado pela bancada de oposição para o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, agora a bancada apela para que o parlamentar renuncie ao cargo.

“Não temos o poder de destituir Lucas, mas espero que a consciência seja o juízo dele. Se não fosse a indicação da oposição, ele não seria vice-presidente na Mesa Suprapartidária" discorreu o líder da oposição Bruno Farias (PPS).

A “mutação politica” do vereador, já lhes rendeu frutos, já que o irmão foi mimoseado com um cargo na Prefeitura de João Pessoa. 

 Nenhum comentário

Vórtice Ciclônico deve favorecer ocorrência de chuvas nos próximos dias no interior da Paraíba, prever meteorologista.


Vladimir Chaves

Um Vórtice Ciclônico de alto nível deve favorecer a ocorrência de chuvas isoladas no Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba nos próximos dias.

De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, o tempo aos poucos volta a mudar, com aumento gradativo da probabilidade de chuvas no semiárido do estado. Segundo o meteorologista a mudança no clima confirma suas previsões feitas em setembro, de grandes precipitações de chuvas no inicio do ano de 2017, nas maiores cidades do semiárido da Paraíba.


Com informações do site Ciência em Foco.

 Nenhum comentário

Primeiro escalão: Romero anuncia os nomes de Luzia Pinto, Iolanda Barbosa e Manoel Ludgerio.


Vladimir Chaves

Dando sequencia ao anuncio da equipe do primeiro escalão o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), apresentou mais três nomes da sua equipe de secretários, que estarão à frente das pastas de Educação, Saúde e Chefia do Gabinete do Prefeito; Iolanda Barbosa, Luzia Pinto e Manoel Ludgerio, responderão pelas respectivas secretarias.

Confira os nomes dos secretários anunciados oficialmente pelo prefeito Romero Rodrigues:


- Geraldo Nobre (Serviços Urbanos),
- Paulo Diniz (Administração)
- Joab Pacheco (Finanças)
- Eva Gouveia (Assistência Social)
- José Mariz (Procuradoria-Geral do Muncípio)
- Félix Araújo Neto (STTP)
- Antonio Hermano (IPSEM)
- André Agra (Planejamento)
- Teles Albuquerque (Juventude, Esporte e Lazer
- Iolanda Barbosa (Educação)
- Luzia Pinto (Saúde)
- Manoel Ludgério (Chefe de Gabinete)

 Nenhum comentário

IMORAL: Governo Ricardo Coutinho reajusta tarifa de água e esgotos em 12,38%.


Vladimir Chaves

O Governo do Estado da Paraíba através da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou mais um reajuste nas tarifas de água, esgoto, serviços e multas, o aumento foi de 12,38%. Esse é o segundo reajuste em menos de um ano, o último reajuste foi de 21,6% em fevereiro de 2016.

O aumento afetará 840,5 consumidores, apesar da grande maioria desses consumidores não estarem recebendo regulamente água em suas torneiras.

Confira a resolução da Diretoria da ARPB N.º 001/2017-DP, publicado no Diario Oficial do Estado nesta quarta-feira (4).

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA DA ARPB N.º 001/2017-DP

Aprovar o realinhamento tarifário de Distribuição de Água e Tratamento de Esgotos na Paraíba – CAGEPA

A DIRETORIA DA AGÊNCIA DE REGULAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA – ARPB, no uso de suas atribuições legais estabelecidas no Art. 6º, inciso II, e no Art. 13, inciso IV, da Lei Estadual no 7.843, de 1o de novembro de 2005, combinados com o Art. 5º, inciso III, do Decreto Estadual no 26.884, de 24 de fevereiro de 2006, e de acordo com a deliberação adotada na Reunião da Diretoria Colegiada da ARPB, realizada no dia 28 de dezembro de 2015;

CONSIDERANDO o disposto no Decreto n.º 7.217, de 21 de junho de 2010, que regulamentou a Lei n.º 11.445, de 5 de janeiro de 2007;

CONSIDERANDO que é competência da ARPB atuar, na forma da lei e dos Contratos de concessão firmados pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA;

CONSIDERANDO que a CAGEPA, por meio do Ofício n.º625/2016-PRE, de 14 de dezembro de 2016, encaminhou proposta de reajuste tarifário;

CONSIDERANDO o conteúdo do processo ARPB n.º 385/2016, referente ao reajuste tarifário dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgotos no Estado do Paraíba;

CONSIDERANDO a regular realização da Audiência Pública, promovida pela CAGEPA, em 7 de dezembro de 2016;

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar o reajuste de 12,38 % (doze inteiros e trinta e oito centésimos por cento), na estrutura tarifária da CAGEPA, excluindo a tarifa social, e o reajuste médio de 7,87% (sete inteiros e oitenta e sete centésimos por cento), na tabela de serviços e multas a ser praticado pela Companhia de Água e Esgotos do Paraíba – CAGEPA, 30 (trinta) dias após a publicação no Diário Oficial.

Art. 2º Publicar: Tabela 1 “Estrutura Tarifária” e a Tabela 2 “Serviços e Multas”, apresentadas pela CAGEPA e provadas pela ARPB.

Art. 3º. Revogadas as disposições em contrário, a presente Resolução surtirá seus efeitos a partir da data de sua publicação.


João Pessoa, 02 de janeiro de 2017.

 Nenhum comentário

“Ninguém é dono do partido, Maranhão tem que baixar a bola” deputado Veneziano.


Vladimir Chaves

O clima no PMDB da Paraíba está de “vaca desconhecer bezerro”, diante do confronto público entre o senador José Maranhão e o deputado federal Veneziano Vital do Rego. Durante entrevista a uma das emissoras de rádio de Campina Grande, o deputado Veneziano expôs sem meias palavras a crise interna da legenda.

Na entrevista, Veneziano tratou o senador Maranhão como um dissidente da legenda, acusando-o de tenta dominar a legenda sem ouvir a maioria dos peemedebistas, citando ainda os nomes do senador Raimundo Lira e os deputados estaduais Nabor Wanderley e Ranieri Paulino entre as lideranças do PMDB, descontentes com o senador Maranhão.


Questionado se planeja sair do PMDB, o deputado disse que permanecerá na legenda e que irá resistir ao projeto político do senador Maranhão. “Ninguém é dono do partido, Maranhão tem que baixar a bola” detonou Veneziano.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

 Nenhum comentário

Romero anuncia mudanças no Maior São João do Mundo e estabelece prazo para entrega das casas do Aluízio Campos


Vladimir Chaves

Durante entrevista a uma das emissoras de TV de Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), revelou que pretende promover profundas mudanças no “Maior São João do Mundo” e previu uma data para a entrega das 4.100 casas do Complexo Aluísio Campos.

Sobre o período junino, Romero avisou que já estão sendo finalizados estudos sobre o evento e profundos ajustes serão implantados na formatação do gerenciamento da festa. Ele ressaltou que o evento não vai perder o grandioso caráter popular e de livre acesso a todas as classes sociais.

Entre as mudanças, o prefeito adiantou que o número de atrações será diminuído e o tempo de apresentação dos artistas será estendido. A ideia é diminuir os custos e otimizar o evento, que contará em 2017 com uma forma diferente de gerência, evitando problemas com contratação e pagamento dos cachês.


Já em relação ao maior conjunto habitacional em construção no Brasil, que está sendo levantado no Complexo Aluízio Campos, Romero Rodrigues planeja iniciar o processo de sorteio das 4.100 casas no segundo semestre. A previsão, segundo o gestor, é que a obra esteja concluída em dezembro, com a entrega sendo realizada entre janeiro e fevereiro de 2018.

 Nenhum comentário

19ª Consciência Cristã deve contar com público de quase 100 mil pessoas


Vladimir Chaves

Campina Grande, distante 120 quilômetros da Capital, João Pessoa, e um das mais pujantes cidades do Nordeste deverá receber milhares de turistas durante o período do carnaval-2017, para a realização do 19º Encontro Para a Consciência Cristã. O evento acontecerá entre 23 a 28 de fevereiro no Parque do Povo, com perspectiva de 100 mil participantes nos seis dias de realização.

A estrutura do evento começa ser montada na primeira quinzena de janeiro. Além dos seminários e dos 20 eventos paralelos, a Consciência Cristã-2017 contará com a Feira do Livro da Consciência Cristã (FELICC), a maior feira de literaturas evangélicas do Brasil.

A participação em todos os ambientes e palestras do encontro é gratuita. Contudo, para participar dos eventos paralelos é necessário fazer a inscrição pelo site www.conscienciacrista.org.br, apenas como forma de controle de lotação nos locais de palestras.

Organizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã (Vinacc), a Consciência Cristã, ultrapassou os limites da Paraíba e do Nordeste e registra a participação de turistas de todo país e destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Manaus.

Para esta edição, o evento apresenta algumas novidades, como o Museu da Bíblia de Barueri (SP), a ampliação do Tabernáculo,

tenda principal montada no pátio superior do Parque do Povo, cuja capacidade comportará 10 mil pessoas sentada e um restaurante estruturado para servir refeições diárias.

A 19ª Consciência Cristã tem como tema: “A Tua Palavra é a Verdade”, em alusão aos 500 anos da Reforma Protestante. “Este ano contaremos com a presença de um grande número de preletores, entre eles o pastor canadense e fundador do ministério The Gospel Coalition, D.A. Carson”, disse o pastor Euder Faber, diretor executivo da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc).

O canadense D. A. Carson é doutor pela Universidade de Cambridge e um dos mais importantes biblistas e teólogos evangélicos da atualidade.

A 19ª Consciência Cristã será aberta na noite do dia 23 de fevereiro, às 19h30, contando com a participação do pastor e escritor Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Vitória (ES). Ele ministrará a palavra de Deus com o tema: “A Tua Palavra é a Verdade”. Na mesma noite, haverá as apresentações de Paulo César e Nilma, do Grupo Logos, e a Orquestra Átrio de Louvor e o Coral Silvino Silvestre, os dois últimos da Igreja Assembleia de Deus de Campina Grande.

Na programação do conclave cristão está inserida a realização de 17 plenárias, um painel de debates e 20 eventos paralelos: 1° Encontro de Homens numa Visão Cristocêntrica, 1° Seminário da Borborema sobre Educação por Princípios, 1° Seminário Campinense Sobre a História da Reforma, 2° Consciência Cristã Jovem, 2° Seminários de Ciências Bíblicas da SBB, 2° Seminário da Borborema sobre Cosmovisão Cristã, 3° Encontro Apologético da Paraíba, 3° Encontro de Liderança numa Visão Cristocêntrica, 3º Seminário sobre Perseguição à Igreja Evangélica Brasileira, 4°

Seminário de Surdos Numa Visão Cristocêntrica, 4º Seminário sobre Literatura, Bíblia e Cristianismo, 5° Seminário sobre a Realidade da Igreja Evangélica Brasileira, 6° Encontro de Mulheres para uma Consciência Cristã, 6° Fórum sobre Fé e Ciência, 6º Congresso Paraibano sobre Movimentos Religiosos, 7° Consciência Cristã Teen, 8° Encontro para a uma Sexualidade Sadia, 14º Encontro para uma Consciência Missionária e 15ª Consciência Cristã Kids.

Os seminários serão realizados em diversos locais da cidade, tais como: Teatro Rosil Cavalcanti, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Clube da Bolsa, todos ao lado do Parque do Povo; Igreja Assembleia de Deus (Madureira) e a Igreja Presbiteriana, no bairro São José; igrejas Congregacional e Batista no centro da cidade; Igreja Congregacional da Avenida Canal, Igreja Congregacional do Calvário ao lado do Açude Velho.


Além do teólogo canadense, a Vinacc convidou mais 36 expoentes da Palavra de Deus para ministrar palestras nesses seminários. O evento contará com Augustus Nicodemus – IPB/GO, Paulo Junior – IAC/SP, Heber Carlos de Campos – (IPB/SP), Hermisten Maia – (IPB/SP) Franklin Ferreira – (IB/SP), Maurício Zágari – (ICNV/RJ), Jailson Santos – (IPB/SP), Wilson Porte Jr. – (IB/SP), Leandro Lima – (IPB/SP), Renato Vargens – (ICA/RJ), Aurivan Marinho – (IC/PE), José Bernardo – (AMME/SP), Ciro Sanches Zibordi – (AD/RJ), Joaquim de Andrade – (CREIA/SP), Orebe Quaresma – (IPB/RJ), Jorge Noda – (ILEST/PB), Pr. Vilson Scholz – SBB; Pr. Marcos Gladstone – SBB; Pr. Paulo Teixeira – SBB; Simone Quaresma – (IPB/RJ), Adauto Lourenço – (IPB/SP), Norma Braga – (IPB/RN), Gaspar de Souza – (IPB/PE), José Mário – (IPB/PB), Calvino Rocha – (IPB/PB), Davi Charles – (IPB/SP), Mauro Meister – (IPB/SP), Durvalina Barreto Bezerra – (BETEL/SP), Bárbara Burns – (JUVEP/PB), Cláudio Rufino – (AD/RJ) e Brenno Barros Douettes (IB/PR), entre outros.

 Nenhum comentário

2017 inicia com o “Açude de Boqueirão” acumulando apenas 4,8% do seu volume total.


Vladimir Chaves

É crescente o risco da cidade de Campina Grande enfrentar um colapso total no seu abastecimento de água. O ano de 2017 inicia-se com o Açude Epitácio Pessoa, manancial responsável pelo abastecimento de quase um milhão de habitantes, acumulando apenas 4,8% do seu volume total.

Caso não aconteça uma recarga no “Açude de Boqueirão” nos próximos 60 dias, a cidade de Campina Grande e os 18 municípios que são abastecidos pelo manancial enfrentarão a maior crise de toda a sua história.


A maior estiagem dos últimos 50 anos tem provocado o esgotamento de quase todos os grandes mananciais da Paraíba. Dos 127 açudes monitorados pela Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), 72 estão em situação critica, acumulando menos de 5% do seu volume total, outros 27 reservatórios estão em observação e podem também ficar numa situação critica caso não chova nos próximos dias, já que estão com menos de 20% do seu volume total. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

 Nenhum comentário

Prefeito Luciano Cartaxo exonera todos os comissionados e prestadores de serviço.


Vladimir Chaves

Dando continuidade ao programa de controle de gastos da Gestão Municipal, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou nesta segunda-feira (2) um decreto e duas novas portarias referentes aos servidores municipais. O decreto nº 8899 de 1º de janeiro de 2017 determina o retorno imediato às secretárias de origem de todos os servidores que se encontram à disposição de outros órgãos públicos ou entidades. Os custos com servidores à disposição chegam a aproximadamente R$ 7 milhões ao ano e a medida garantirá este ajuste aos cofres da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O decreto também estabelece que a partir de agora a Prefeitura não arcará mais com qualquer tipo de pagamento para os servidores que se colocarem a disposição de outros órgãos. Os servidores devem se apresentar ao setor de recursos humanos de seu órgão ou entidade de origem em até 30 dias após a publicação do decreto. Excetuam-se da determinação, os servidores à disposição da Justiça Eleitoral. Segundo o decreto, as cessões de servidores continuarão podendo acontecer, desde que o ônus da remuneração do servidor, bem como o recolhimento de contribuições previdenciárias, fiquem para o órgão cessionário.

“A Prefeitura está empreendendo esforços para fazer João Pessoa continuar superando este período de crise financeira. O que a gestão quer é que a cidade continue tendo capacidade de investimentos, o que beneficia toda a população. Este decreto e as portarias garantem um maior controle sobre os gastos com pessoal e reorganiza os procedimentos administrativos vinculados ao serviço público na Prefeitura”, afirmou o chefe de Gabinete do prefeito, Hildevânio Macedo

Portarias – Cumprindo o que determina a Legislação, o prefeito também assinou duas portarias, nº 775 e nº 776, do dia 31 de dezembro, exonerando coletivamente todos os detentores de cargos comissionados do município e encerrou todos os contratos de prestadores de serviços.  Os novos contratos serão assinados de forma paulatina e de acordo com a necessidade da gestão. Os servidores devem permanecer no exercício de suas atividades até ulterior deliberação. A partir de agora, os contratos de prestação de serviços seguem a nova Lei aprovada pela Câmara Municipal no final do ano passado que determina uma redução de 5% a cada ano.

 Nenhum comentário

Câmara Municipal de Campina Grande elege nova mesa diretora para Biênio 2017/2018


Vladimir Chaves

Na tarde desse domingo (01), logo após a posse dos vinte e três vereadores eleitos, foi realizada a eleição para a escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande e, com apenas uma chapa inscrita para participar da disputa, a vereadora Ivonete Ludgério foi eleita por unanimidade para presidir o legislativo municipal durante o Biênio 2017 e 2018.

A nova Mesa Diretora será composta pela presidente Ivonete Ludgério, Márcio Melo como 1º vice-presidente, Saulo Germano como 2º vice-presidente, Bruno Faustino ocupa o cargo de 1º secretário e Sargento Neto como 2º secretário.

Em seu quarto mandato na Casa de Félix Araújo, a nova presidente Ivonete Ludgério é a segunda mulher a ocupar esse cargo e, em seu discurso de posse, afirmou que a Câmara continuará na busca pelo melhor para o povo. “Somos um grupo forte e coeso. Temos a chancela das urnas. E na certeza de que estamos igualmente investidos da vontade de acertar e de fazer o melhor por Campina.”, anunciou.

A presidente eleita ainda reafirmou o compromisso de cumprir as leis e apoiar o poder Executivo no decorrer da gestão. “É uma grata satisfação ter sido eleita por unanimidade. A marca da minha gestão será de austeridade, vamos cumprir as leis que nós mesmos criamos e dar apoio ao Executivo para que possa trabalhar cada vez mais.”, disse.


De acordo com a vereadora e presidente Ivonete, a eleição para o segundo Biênio (2019 e 2020) será feita respeitando o regimento interno da Casa, além de considerar que a data da votação será uma decisão tomada em conjunto com todos os parlamentares.

 Nenhum comentário

Com apenas 6.556 votos suplente de deputado federal assume a titularidade do mandato.


Vladimir Chaves

Com a renuncia do deputado federal Manoel Junior (PMDB), que tomou posse como vice-prefeito de João Pessoa, o primeiro suplente do PMDB, André Amaral assume a titularidade do mandato.

André Amaral obteve apenas 6.552 votos, ele já havia assumido o mandato entre os meses de agosto a novembro do ano passado, com a licença do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), que se afastou para disputar as eleições de 2016, como candidato a prefeito de Campina Grande.

 Nenhum comentário