Tragédia ambiental: A “onda da morte” e o silêncio sepulcral dos governadores do Nordeste.


Vladimir Chaves


Mais de 130 praias do Nordeste atingidas por toneladas de óleo, uma gigantesca “onda de óleo” que onde passa vai destruindo a vida marinha, inclusive espécies em extinção, no entanto é sepulcral o silêncio dos governadores do Nordeste, nenhuma nota, nenhuma ação, nenhum protesto.

Investigações preliminares apontam que o óleo é proveniente da Venezuela, talvez isso justifique o silêncio dos governadores comunistas/socialista. Ao todo, até agora, 61 municípios foram afetados nos nove estados da região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As primeiras manchas do “óleo da morte” surgiram no começo de setembro no litoral de Pernambuco, depois na Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, chegando ao Ceará, Maranhão e agora no Piauí e  Bahia.

Por enquanto, apenas a Petrobras faz na limpeza das praias, selecionando, treinando e pagando o pessoal da limpeza nas comunidades litorâneas afetadas. Segundo o Ibama, das 132 praias, 11 estão em processo de limpeza, 74 ainda tem manchas visíveis e 48 estão livres da substância na areia.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que equipes do governo federal recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo no litoral do Nordeste desde o início de setembro.

O Governo Federal suspeita de vazamentos em navios petroleiros, mas não descarta a possibilidade de um atentado criminoso, e para tirar todas as duvidas determinou uma rigorosa investigação, que está a cargo da Policia Federal, Ibama e Marinha do Brasil.


Praias atingidas:

Rio Grande do Norte: Redinha, Santa Rita, Jenipabu, Barra do Rio, Caraúbas, Cabo de São Roque, Ponta Negra, Praia de Touros, Praia do Calcanhar, Ponta da Ilha Verde, Foz do rio Catu, Muriú, Rio Punaú, Jacumã, Perobas, Zumbi/Rio do Fogo, Sibaúma/Das Minas, Búzios (Rio Doce), Foz do Rio Pirangi/Pium, Pirangi do Sul, Pirangi do Norte, Cotolelo, Barreira do Inferno, Maracajaú, Praia do Forte, Praia de Areia Preta, Maracajaú, Tibau do Sul, Barra do Cunhaú, Praia do Amor, Pipa, Pirambu, Praia do Giz, Barreta, Camurupim, Barra de Tabatinga, Pirambúzios, Sagi, Baía Formosa, Via Costeira, Praia de Alagamar.

Alagoas: Piaçabuçu, Coruripe, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Praia do Carro Quebrado, Pajuçara/Ponta Verde, Praia de Japaratinga, Paripueira, Praia do Gunga, Barra de Santo Antônio, Lot. Encontro do Mar, Ipioca.

Bahia: Conde, Jandaíra, Conde e Mangue Seco
.
Sergipe: Estância, Caueira, Mosqueiro, Praia do Pirambu, Praia de Jatobá, Barra dos Coqueiros, Praia de Ponta dos Mangues, Atalaia, Abais, Porto, Costa, Atalaia Nova e praia dos Artistas em Coroa do Meio.

Piauí: Luís Correia, Praia do Arrombado

Maranhão: Av. Litorânea, Travosa, Praia da Mamuna, Santo Amaro do Maranhão, Ilha do Livramento, Praia de Itatinga, Praia Canto do Atins, Praia do Barro Vermelho, Ilha dos Poldros.

Pernambuco: Conceição, Janga, Maria Farinha, Pontas das Pedras, Catuama, Tamandaré, Praia do Paiva, Candeias, Boa Viagem, Carneiros, Praia de Dell Chifre, Praia de Gamboa, Praia de Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Ilha Cocaia, Piedade, Pau Amarelo, Praia do Forte Orange e São José da Coroa Grande.

Paraíba: Barra do rio Camaratuba, Oiteiro, Lagoa de Praia, Campina, Barra do Mamanguape, Praia de Jacumã, Praia de Camboinha, Praia do Poço, Intermares, Cabo Branco, Tambaú, Praia de Gramame, Tambaba, Praia Bela, Praia Formosa e Praia do Amor.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

 Nenhum comentário

Aprovada criação de cadastro nacional de assassinos de policiais


Vladimir Chaves


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 4535/16, do deputado Capitão Augusto (PL-SP), que cria o Cadastro Nacional de Homicidas de Policiais. O relator, deputado Sergio Toledo (PL-AL), apresentou parecer pela constitucionalidade da matéria.

A proposta tramita em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir direto para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

O cadastro nacional reunirá informações relativas a condenados pelo crime de homicídio praticado contra policiais, no exercício da função ou em razão dela. O Poder Executivo será o responsável pela manutenção do registro, que será alimentado pelas outras esferas por meio de convênios.

O autor, Capitão Augusto, defendeu seu texto. “Nós temos de ter informações e monitorar esses marginais. Os policiais estão sendo caçados”, alertou.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

 Nenhum comentário

Márcio Melo critica ataques sistemáticos do deputado Julian Lemos contra o prefeito de Campina Grande.


Vladimir Chaves


As criticas sistemáticas do deputado federal Julian Lemos (PSL) contra o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, recebeu o repudio do vereador Márcio Melo. Segundo o vereador é incompreensível à oposição gratuita feita por Julian Lemos, contra o principal aliado do presidente Bolsonaro no Estado da Paraíba.

“Espero que o deputado Julian Lemos, repense suas atitudes, seus atos voltados contra Campina Grande” disse Márcio.

Marcio lamentou ainda a “falta de sorte de Campina” no tocante a ausência de apoio de parlamentares eleitos com votos da cidade, que ao invés de lutarem para trazerem benefícios para cidade praticam a política do quanto pior melhor.

 Nenhum comentário

Romero participa de reunião com bancada paraibana para definir as emendas de bancada para Campina Grande.


Vladimir Chaves


O prefeito Romero Rodrigues embarcou, na manhã desta terça-feira, 8, para Brasília, onde participa no final da tarde de reunião com a bancada federal para tratar das emendas para o Orçamento Geral da União (OGU) em 2020.

A reunião, que contará com as bancadas da Paraíba na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, será presidida pelo deputado federal Efraim Filho (DEM), coordenador da bancada. O prazo para incluir as emendas termina no dia 24 de outubro. Além das emendas de bancada, cada congressista tem ainda R$ 15 milhões em emendas individuais para indicar ao Governo do Estado.

De acordo com Romero Rodrigues, que já vem há alguns meses tratando com parlamentares paraibanos propostas para emendas individuais em favor do município de Campina Grande, várias propostas estão sendo levadas por ele para a reunião, mas as prioridades serão definidas por ele de acordo com a metodologia e modelo definidos no encontro coordenado por Efraim Filho.

Entre as propostas e projetos que o prefeito campinense leva na bagagem, destacam-se as áreas de saúde, educação, meio ambiente e tecnologia.

 Nenhum comentário

Bolsonaro desmente imprensa suja, e diz que nunca falou sobre fim da estabilidade de emprego dos servidores público.


Vladimir Chaves


O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que “nunca falou” em acabar com à estabilidade do servidor público, durante as discussões do governo sobre a reforma administrativa ainda em elaboração. A afirmação, feita hoje (6) na saída do Palácio da Alvorada, foi em resposta a uma matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense. De acordo com o jornal, a proposta de reforma administrativa a ser enviada ao Congresso Nacional previa tal medida.

Bolsonaro criticou também outra reportagem - da Folha de S. Paulo - envolvendo o presidente em um suposto caso de Caixa 2 durante as campanhas eleitorais. O presidente classificou as reportagens como “covardia e patifaria”. Ao deixar o Alvorada, Bolsonaro conversou com alguns simpatizantes.

“De novo, hoje, capa do Correio Braziliense dizendo que vou acabar com a estabilidade do servidor. Não dá para continuar com tanta patifaria por parte de vocês. Isso é covardia e patifaria. Nunca falei nesse assunto. Querem jogar o servidor contra mim. Como ontem a Folha der S.Paulo queria me ligar ao problema em Minas Gerais. Um esgoto a Folha de S.Paulo”, disse o presidente.

“Lamento a imprensa brasileira agir dessa maneira. O tempo todo mentindo, distorcendo e me difamando. Vocês querem me derrubar? Eu tenho o couro duro. Vai ser difícil”, acrescentou.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

 Nenhum comentário