Pesquisa CNT/MDA, encomendada
pela Confederação Nacional do Transporte, analisou o comportamento dos
entrevistados em relação ao uso da internet e redes sociais.
Confira:
73,9% dos entrevistados
utilizam computador, notebook, tablet ou smartphone. Entre eles, a maioria
(92,0%) usa celulares/smartphones.
70,8% disseram usar a
Internet. Entre eles, 78,8% acessam diariamente e 17,2% somente alguns dias da
semana. Em relação à finalidade do uso, 64,9% acessam as redes sociais e 51,2%
buscam notícias.
Entre os tipos de
equipamentos utilizados para o acesso à internet, os entrevistados citaram:
celulares (85,6%), computadores/desktop (28,9%), notebooks (21,3%) e tablets
(5,9%). 76,6% costumam acessar a internet em casa e 27,4% no trabalho.
Entre as redes que mais
utilizam para acessar a Internet, foram citadas: rede fixa (assinatura via
internet fixa / WiFi) 69,7% / rede móvel
(via pacote de dados) 52,5% / redes públicas (restaurantes, lojas, etc.)
6,4%
Propaganda:
49,5% não prestam atenção
nas propagandas veiculadas na Internet. Já 29,2% prestam atenção, embora considerem
que não sejam melhores que as da TV, rádio, revistas e jornais. E 19,7%
disseram prestar atenção e consideram as propagandas melhores.
Redes sociais:
Sobre as redes sociais que
utilizam, os entrevistados citaram: Whatsapp (87,1%), Facebook (78,3%), YouTube
(33,7%), Twitter (11,6%), Instagram (2,6%).
80,2% acreditam apenas
algumas vezes nas informações que leem ou veem na Internet, e 78,5% acreditam
algumas vezes no que leem e veem nas redes sociais.
O Google é citado por
56,5% dos entrevistados como o meio em que mais confiam nas informações. Em
seguida, aparecem Whatsapp (17,2%) e Facebook (12,4%). Quando querem conferir
alguma informação, 50,5% utilizam a Internet e 41,3% conversam com as pessoas.
Em relação à opinião sobre
o uso da Internet nos estudos/trabalho/formação pessoal/profissional, 65,9%
afirmam que ajuda, mas é preciso saber usar.
50,4% já acessaram algum
site de governo. Para 80,2%, os governos deveriam usar mais a Internet para
auxiliar a população no acesso a serviços e 80,6% consideram que os governos
deveriam usar mais as mídias sociais para interagir com a população.
A pesquisa foi realizada
de 8 a 11 de fevereiro de 2017, foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios
de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos
percentuais com 95% de nível de confiança.