Eleições do PT/PB: Lenildo denuncia "negociatas" de cargo por apoio a Charliton Machado


Vladimir Chaves


O candidato a presidente estadual do PT, na Paraíba, Lenildo Morais já solicitou a direção nacional da legenda que apure os indícios de “negociata”, no afastamento do deputado Anísio Maia do cargo, por três meses, para o campinense Peron Japiassú assumir.

“Existem fortes indícios de que esse afastamento foi em troca de adesão à candidatura de Charliton Machado, que é apoiado pelo prefeito da capital, Luciano Cartaxo, e esse tipo de “rifa” não é permitido pelo PT”, disse Lenildo Morais.

O candidato a presidente do PT afirmou ainda que também existem denúncias de que, além dessa “negociata”, há outros benefícios prometidos ao grupo de Peron Japiassú. “Toda essa articulação estaria sendo feita, a partir de João Pessoa onde está o maior apoio à candidatura de Charlinton. E tem mais: as “negociatas” estariam acontecendo não só em Campina Grande, mas em outros municípios”, denunciou Lenildo.

O petista lamentou a possibilidade desse tipo de manobra está acontecendo no PT. “Eu sou candidato para assumir a direção do PT e justamente aniquilar todas as possibilidades de ações como esta. Não podemos admitir o uso da máquina pública, nem da influência do dinheiro do contribuinte em troca de cargos e votos”, afirmou Lenildo.

Ele disse acreditar que até segunda-feira, a direção nacional do PT irá se manifestar sobre o assunto, que já está sendo investigado, a partir da repercussão negativa que teve nas redes sociais, na Internet, e na mídia paraibana.




Site: Dep. Frei Anastácio

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Picuinhas, deboches e falta de propostas marcam o debate entre candidatos a presidência do PT da Paraíba.


Vladimir Chaves

Foto/credito Parlamentopb
O debate promovido hoje (1) pelo programa Tambaú Debate da Nova Tambaú FM, entre os candidatos a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, revelou a “face” triste do partido que um dia teve grandes quadros políticos comprometidos com as lutas dos trabalhadores e dos movimentos sindicais.

Três candidatos disputam a presidência do PT, o deputado Luís Couto, o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais e Charliton Machado. Durante mais de uma hora, acusações, deboches, hipocrisia, desfaçatez e picuinhas marcaram o embate entre os petistas.


Dentre os candidatos, destaque para Charliton Machado, candidato oficial do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Destaque para a falta de clareza e propostas, para deselegância com que tratou o deputado Luís Couto, e o deboche contra os adversários.

Questionado sobre os motivos que o levaram a ser candidato, o filiado respondeu:

“Primeiro, eu quero ser presidente porque acredito nesse projeto que estamos defendendo”. Nós quem? que projeto?

“Segundo, por que eu sou oposição a Ricardo Coutinho, ao contrário de Luís Couto que continua mantendo uma aliança, apesar da contramão do projeto nacional” (sic) É candidato porque é oposição ao governador Ricardo Coutinho?

“Terceiro, nós queremos construir um partido, porque nós queremos trabalhar aquilo que vem sendo feito sim, o PT tem 208 municípios organizados, nós queremos ter uma eleição que tenha um presidente, ao contrário de Lenildo e Luís Couto que vão ser candidatos e vão cuidar de suas eleições ano que vem”


Contradição e incoerência marcaram esse terceiro motivo. Sendo ele candidato da situação, que partido ele quer construir¿ Deprecia as candidaturas de Luís Couto e Lenildo Morais, pelo fato dos dois serem candidatos em 2014, mas é de domínio público que ele vota em Lucélio Cartaxo, candidato a presidente do PT de João Pessoa, e também candidato em 2014.

Por fim, encerou debochando dos “companheiros” dizendo que queria ser presidente para cuidar das candidaturas de Luís Couto, Lenildo Morais e Frei Anastácio.

“Quero ser candidato para cuidar da candidatura de Lenildo, pra cuidar da de Luís couto, da campanha de Anastácio, de todos eles.”


Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

A Assembleia Legislativa e as caravanas da hipocrisia!


Vladimir Chaves

Preocupados com o ano eleitoral que se aproxima uma parcela dos deputados estaduais da Paraíba, não tem poupado esforços na busca de fatos que os coloquem na mídia. Problemas cotidianos só agora merecem uma maior atenção, numa clara e deslavada estratégia de marketing.

Uma dessas estratégias tem levado o nome de “CARAVANA”, meses atrás um grupo de parlamentares criou a “Caravana da Seca”, momento oportuno para que os nobres deputados pudessem demonstrar toda a sua “solidariedade e preocupação” com as vitimas da seca e do descaso governamental. Passados alguns meses, saturado o interesse da mídia, a seca e o sofrimento encontram-se pior, já a “solidariedade e a preocupação” caíram no mais “seco” esquecimento.

(Dos 223 municípios do Estado da Paraíba, 195 estão em situação de emergência. A seca já é considerada a pior dos últimos 80 anos, e tem provocado danos à subsistência e à saúde de milhares de paraibanos. Somando-se a tudo isso, prejuízos incalculáveis nas atividades produtivas, principalmente na agricultura e pecuária.)

Agora, eis que surge mais um grupo de deputados “solidários e preocupados”, desta vez com a saúde publica. Ao despertarem de um sono profundo, graças ao barulhento ano pré-eleitoral os ilustres parlamentares perceberam que algo está errado em relação à saúde do povo.
Ainda bocejando do sono profundo, os nobres parlamentares não perderam tempo em dá resposta a esse povo que nas filas dos hospitais e postos de saúde aguardavam pacientemente que eles acordassem, mesmo que tardio para muitos.

“Solidários e preocupados” com a saúde do povo, criaram a “CARAVANA DA SAÚDE”, de peito aberto e com muita disposição de aparecer em todos os meios de comunicação, eles pretendem cobrar das “autoridades”, tudo o que o povo sofrido e esquecido sentia enquanto eles cochilavam.

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
Martin Luther King


Vladimir Chaves

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

 Nenhum comentário

Vereador defende gratuidade nos ônibus para idosos com mais de 60 anos


Vladimir Chaves

O vereador Olimpio Oliveira (PMDB) apresentou Projeto de Lei nº 370/2013 que dispõe sobre a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos para os idosos, comprovadamente carentes, compreendidos na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos.

Segundo Olimpio, O Estatuto do Idoso já garante o direito à gratuidade nos ônibus para os idosos com idade superior a 65 anos. Além disso, o próprio Estatuto, prevê que no caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação municipal dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte. “Só estamos corrigindo uma omissão histórica aqui em Campina em relação aos direitos dos idosos, pois são mais de 10 anos que os idosos com mais de 60 anos esperam pela gratuidade nos ônibus em nossa cidade”, explicou Olimpio. 

O vereador Olimpio fez questão de tranquilizar os usuários sobre a origem dos recursos para custear a gratuidade criada através do PL nº 370/2013: “A concessão da gratuidade correrá por conta da Isenção Tributária de ISS estabelecida através da Lei Complementar nº 076, de 02 de julho de 2013, ou seja, não há risco de que os custos sejam repassados para os usuários comuns”, esclareceu Olimpio.

Para ter direito à gratuidade nos ônibus o idoso com mais de 60 anos terá que comprovar uma renda familiar mensal "per capita" igual ou inferior a um salário mínimo estipulado pelo Governo Federal. 


Assessoria

 Nenhum comentário

Brasil é denunciado por punir críticas a políticos


Vladimir Chaves

O Brasil foi acusado nessa terça-feira, 29, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de violar tratados internacionais sobre a liberdade de expressão por abrigar leis que criminalizam, como casos de calúnia, injúria e difamação, críticas e denúncias da mídia envolvendo ocupantes de cargos públicos.

A discussão foi levada à comissão - que é ligada à Organização dos Estados Americanos - pela ONG Artigo19, dedicada à defesa da liberdade de informação e de expressão. Caso não haja adequação da legislação brasileira aos tratados internacionais, a ONG pretende pedir a abertura de um processo contra o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que funciona em San José, na Costa Rica.

Segundo a ONG, os chamados "crimes contra a honra" são usados como um "instrumento político de intimidação" e cerceiam a liberdade de expressão.

Previstos na legislação atual do País, os delitos podem receber punição ainda mais grave se for aprovado sem alterações o projeto de reforma do Código Penal em discussão no Senado. O projeto de reforma do código não só mantém os crimes como duplica a pena caso a vítima seja ocupante de cargo público - na legislação atual, em tais casos a punição é elevada em um terço. A iniciativa que pode levar à adequação da lei aos tratados internacionais é a eliminação do crime de desacato, que é "incompatível" com as convenções da OEA, segundo a relatora especial da CIDH Catalina Botero Marino.

Vítimas. O caso do jornalista Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes, foi um dos apresentados pelo Artigo 19 como exemplo do impacto negativo dos "crimes contra a honra" sobre a liberdade de expressão. Em 2012, Pannunzio anunciou o fim de seu blog em razão de processos movidos contra ele por políticos. Outra vítima de tais ações é o jornalista sergipano Cristian Goes, condenado a 7 meses e 16 dias de prisão sob acusação de injúria. Em depoimento, ontem, ele informou ter sido processado por ter publicado um texto fictício, sem nomes ou lugares, pelo qual o presidente do TJ sergipano, Edson Ulisses, se sentiu atingido.

O Brasil solicitou à Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da OEA uma "nota técnica" sobre a jurisprudência e a doutrina da organização aplicada ao assunto. O objetivo é enviar o texto ao Senado como subsídio às discussões em torno da reforma do Código Penal.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu seis decisões sobre o tema entre 2004 e 2009. Em todas determinou que os países deixassem de criminalizar os casos de injúria, calúnia e difamação contra funcionários públicos.



O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

 Nenhum comentário

Fiasco: Cisternas de plásticos que derretem no calor do semiárido.


Vladimir Chaves


Na contramão da história o Governo Federal, inexplicavelmente passou a modificar o eficiente programa de convivência com a seca no semiárido, “Programa Água Para Todos”, que entre outras ações priorizava a construção de cisternas de placas, gerando renda e autonomia entre as comunidades, além do baixo custo, pelas ineficientes cisternas de plásticos, a um custo muito mais elevado, que expostas ao sol soltam substâncias toxicas e se deformam.

“A resposta do sertanejo a essa política descarada é mostrar como é fácil fazer picadinho dessa "coisa descartável" com uns simples golpes de facão. Cisterna de plástico só serve pra uma coisa: garantir lucros vultosos para as transnacionais que as fabricam” desabafou um dos agricultores.

“Sabia que isso iria acontecer, cisterna de plástico derrete, contamina a água e não promove a integração entre as populações sertanejas no semiárido.” Disse outro agricultor.

A cisterna de placas custa R$ 2.400 e é construída com mão de obra local. A cisterna de plástico custa R$ 5.000, computando-se instalação. 

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Ricardo anuncia aprovação do empréstimo de R$ 136 milhões para Cagepa


Vladimir Chaves

O governador Ricardo Coutinho anunciou, no programa Conexão Direta da TV Arapuan, a aprovação pelo governo Federal do empréstimo da Cagepa junto a Caixa no valor de R$ 136 milhões. Após uma longa negociação, o processo segue para a superintendência da Caixa na Paraíba providenciar a liberação dos recursos que vão ajudar na reestruturação da Cagepa, órgão responsável pela distribuição de água e pelo saneamento básico na Paraíba. 

No mês de novembro deverá ser realizada uma solenidade com a diretoria nacional e regional da Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos. De acordo com o governador Ricardo Coutinho, o financiamento será utilizado para sanear as contas da empresa que paga R$ 5 milhões por mês somente de empréstimos a bancos privados realizados por governos passados. 

“É preciso que os paraibanos entendam que a Cagepa é uma empresa pública que está num plano de ajuste financeiro com corte de gastos, de cargos comissionados que visam sanear as contas da empresa. Esse financiamento será importante neste processo de reestruturação da Cagepa”, frisou Ricardo.

Assessoria

 Nenhum comentário

Trocoli Junior ameaça “tomar” os últimos redutos eleitorais de Anísio Maia.


Vladimir Chaves

As declarações do deputado estadual Anísio Maia (PT), contra o PMDB pode gerar consequências acima do esperado, durante entrevista ao Programa Correio Debate, o deputado petista disse que o PMDB está num processo de decadência na Paraíba, Anísio, responsabilizou ainda o PMDB pelas três últimas derrotas que o PT sofreu no estado.

Em resposta ao petista, o também deputado estadual Trocoli Junior (PMDB), cobrou humildade do colega de parlamento, dizendo ainda que ele desconhece a “capilaridade” eleitoral do PMDB, que segundo ele é forte em todas as regiões do Estado da Paraíba.

De forma irônica o deputado disse que se o PMDB apoia-se Anísio para governador o povo votaria. “O PMDB é forte, tem regiões da Paraíba que se o PMDB coloca-se Anísio Maia, como candidato a governador o povo votaria, até em Anísio para governador o povo vota!” ironizou.


O deputado peemedebista, ainda deixou uma péssima mensagem para o deputado Anísio, a de que irá trabalhar e buscar votos na base do petista. Anísio Maia foi eleito com o apoio das lideranças de colônias de pescadores do Estado da Paraíba, no entanto nos últimos anos amargou a perda de mais de 60% dessas lideranças para o deputado estadual Jutay Meneses (PRB).


Em contato com o blog uma fonte confidenciou que o deputado Trocoli Junior, não está blefando e que já iniciou contatos com lideranças das colônias de pescadores de Pitimbú, Acaú, Costinha, Forte Velho, Aguiar, Coremas, Juazeirinho e Aroeiras, segundo a fonte, tratam-se dos principais redutos eleitorais do deputado petista.

Vladimir Chaves


terça-feira, 29 de outubro de 2013

 Nenhum comentário

Sindicato das Empresas de Passageiros de Campina Grande vai construir terminal de integração na zona oeste.


Vladimir Chaves

Maquete divulgada pelo Codecom
O Sistema de Transporte de Passageiros de Campina Grande deverá contar nos próximos meses com a ampliação da Integração Temporal com a implantação de um novo terminal a ser construído na zona oeste da cidade.

O novo Terminal de Integração Temporal será construído na Rua Caicó, no conjunto Chico Mendes, devendo beneficiar o maior bairro da cidade, Malvinas, os benefícios trará ainda mais segurança com a instalação de um novo sistema de iluminação e o melhoramento da malha viária.

O projeto será executado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), cabendo à prefeitura a cessão do terreno e as ações de infraestrutura no entorno do terminal que será construído pelo Sitrans. A previsão para que todos os serviços estejam em funcionamento é para janeiro de 2014.

No entanto uma duvida paira no seio da população, em especial junto aos usuários de transporte coletivo; a quem será debitado os custos do empreendimento, visto que apesar da relevância do empreendimento não houve nenhuma discussão previa sobre o assunto? Inicio de 2014 tem aumento de tarifa, resta aos usuários aguardarem. 

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Foto de tucano e petistas juntos no Maior São João do Mundo faz sucesso nas redes sociais.


Vladimir Chaves

Uma foto postada na rede social (facebook) pelo ex-gerente de comunicação da Prefeitura de Campina Grande, jornalista Josué Cardoso, está fazendo o maior sucesso. De acordo com o jornalista a foto foi feita ano passado no Parque do Povo, durante o Maior São João do Mundo.

Na foto o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) “desfila” entre forrozeiros e é "ciceroneado" pelos presidentes do PT estadual e de Campina Grande, Rodrigo Soares e Peron Japiassú, respectivamente.

Ao lado da foto o jornalista postou o seguinte comentário:

"Essa foto é do ano passado - Senador Cássio Cunha Lima - visitando o Parque do Povo - e pelo sorriso - gostou do bom trabalho que Veneziano Vital Do Rêgo fez durante o Maior São João do Mundo no ano passado - Zé Gotinha ao lado - de chapéu — com Peron Japiassú, Cássio Cunha Lima e Rodrigo De Sousa Soares."

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

PSB aprofunda aliança com REDE no primeiro Encontro Programático


Vladimir Chaves

O Presidente Nacional do PSB, o governador Eduardo Campos reafirmou hoje seu compromisso de estimular o debate em torno dos problemas brasileiros e oferecer à sociedade um programa que permita enfrentar os desafios estruturais do país e atender às demandas mais imediatas da população.

Na abertura do Primeiro Encontro Programático do PSB com o Rede Sustentabilidade, Campos reconheceu no diálogo e no entrosamento das duas forças o caminho mais consistente para uma renovação do exercício da política no Brasil e a oportunidade histórica de liderar a construção de um ciclo de desenvolvimento forjado em outras bases. “Aqueles que estão pensando isso aqui como a velha política, vão errar uma atrás da outra”, avisou o governador de Pernambuco. “Nosso encontro foi além de um olhar eleitoral, nós queremos dar uma contribuição política efetiva para melhorar o Brasil”, frisou, referindo-se à aliança com a ex-senadora Marina Silva. “Não nos move o interesse eleitoral de ganhar a qualquer preço, mas também não queremos perder a oportunidade de mudar o país”.

Realizado no Espaço do Bosque, na zona oeste de São Paulo, o Primeiro Encontro Programático do PSB com o Rede Sustentabilidade reúne mais de 160 convidados, entre dirigentes dos dois partidos e representantes de setores organizados da sociedade (como empresários, agentes culturais, etc) vindos de diversas partes do país. Divididos em 10 grupos, eles farão a primeira rodada conjunta de debates para identificar e discutir as diretrizes preliminares que nortearão a formulação do plano de governo que será apresentado ao país em 2014. As premissas formuladas hoje serão discutidas e aprofundadas em outros encontros, cuja agenda deverá levar a discussão a diversos Estados brasileiros, de modo a envolver e colher contribuições de todas as regiões do país.


“Nós queremos encontrar o caminho para interpretar corretamente os desafios que estão postos no Brasil e romper com a mediocridade. Queremos recolocar o Brasil no concerto internacional e ajudar a enfrentar essa crise mundial, que também é uma crise de valores”, disse Campos. “Nós queremos sair daqui com um mapa do caminho, para que tenhamos uma aliança com a altura e a profundidade que exigem os desafios do Brasil. Queremos um documento que seja referência para pensar o Brasil sem apequenar os nossos sonhos e compromissos”, endossou a ex-senadora Marina Silva.

CENÁRIO SIMBÓLICO

Escolhido com carinho, o Espaço do Bosque traduziu com muita beleza o espírito que anima a aliança do PSB com o Rede. Os dirigentes dos dois partidos conduzirão os trabalhos cercados por muito verde e mobilizados na construção de um diálogo que garanta a convergência de ideias; orientação e expectativa de Campos e Marina. “Temos de fazer o exercício da escuta interessada, que é a disposição de ouvir o outro. Estamos aqui para achar bonito o que não é espelho”, convocou Marina. “Não se estabelece a troca na mesmice, só há troca na diferença”, frisou. “É fundamental ter clareza do tamanho dessa missão. Nós sabemos quem se anima e também quem deseja que essa aliança não dê certo”, disse Campos. “Quem pensar que vamos brigar, Marina e eu, vai errar. Vamos cuidar das boas ideias e juntar as boas pessoas para mudar o país”.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o primeiro secretário do PSB, Carlos Siqueira, renovou os votos de que o diálogo e a parceria entre os dois partidos seja aprofundada. “Para nós, esse é um momento de grande importância e recebemos os companheiros com muita alegria”, comentou. “Temos todas as condições de construirmos um bom ponto de partida e, a partir das diferenças, criar uma coisa nova para o Brasil”, disse Cássio Martinho, um dos fundadores do Rede.

Marina Silva reiterou a importância dos três eixos que conduzirão a formulação do programa de governo: democratização da democracia; manutenção e aprofundamento das conquistas econômicas e sociais e desenvolvimento sustentável. “A nova política se expressa em uma nova forma de olhar as conquistas, reconhecer os erros e construir os avanços”, afirmou a ex-senadora. “Essas diretrizes são ousadas, mas não maiores que a esperança e o sonho de construir um novo caminho no Brasil”. O governador de Pernambuco endossou, frisando que o desafio da aliança programática entre os dois partidos também significa superar o atual patamar histórico do país e avançar. “Vamos usar a energia das ruas e superar um modelo que já deu o que tinha que dar. Precisamos entender o processo histórico e ter uma visão de longo prazo”.

Para ele, as instituições brasileiras envelheceram diante de um novo tecido social e de novas plataformas de comunicação, o que exige o aprofundamento da democracia e a abertura de um ciclo de crescimento que mude, e melhore efetivamente, a vida das pessoas. “É fundamental ter clareza de que o que é mais complexo no Brasil ainda está por ser feito”, concluiu.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

 Nenhum comentário

Eleitores de Campina Grande podem agendar atendimento para biometria pela internet


Vladimir Chaves

A fim de oferecer maior comodidade ao eleitor de Campina Grande, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) optou por abrir um posto para atendimento exclusivo por agendamento do recadastramento biométrico aos eleitores do segundo maior colégio eleitoral do Estado. O primeiro lote de 1.700 vagas, referentes ao período de  29 de outubro a 8 de novembro, estão abertos desde a última sexta-feira (25).

O coordenador da Eleições do TRE-PB, Clóvis de Oliveira, esclareceu que o Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), situada no Fórum Eleitoral, e novo posto do Museu da Ciência e Tecnologia, próximo ao Terminal de Integração, continuam a atender aos eleitores sem a necessidade de agendamento. 

“Os eleitores que preferirem o atendimento presencial, por ordem de chegada, os dois postos continu am com essa modalidade de atendimento. Optamos por instalar um espaço com agendamento para atender a uma demanda antiga dos eleitores”, explicou Oliveira. 

O posto de atendimento por agendamento pela internet funcionará em um auditório do Fórum Eleitoral, localizado na Rio Grande do Sul, no bairro da Liberdade. Para agendar, basta o eleitor acessar o Sistema de Agendamento da Biometria, disponibilizado na página do Recadastramento Biométrico no site do TRE-PB, preencher o formulário e aguardar a data e hora agendada para fazer a biometria.

domingo, 27 de outubro de 2013

 Nenhum comentário