A Prefeitura de Campina
Grande, através da STTP, após a implantação de sinalização de regulamentação
com placas e pinturas, está realizando a Operação Feira Livre, objetivando
garantir o fluxo de pedestres por toda a extensão da Feira Central e proibindo,
inclusive, o acesso de motocicletas ao interior daquela área.
A nova sinalização atende
a uma demanda dos próprios feirantes e comerciantes do local, sendo direcionada
para os veículos em circulação. São placas de parada obrigatória, sentido
proibido, sentido de via, conversão proibida à esquerda e proibida à direita,
além da sinalização de carga e descarga e de pisca alerta, para que haja a
rotatividade de estacionamentos naquela área.
Segundo a STTP havia uma
série de reclamações, de comerciantes e condutores de veículos, relacionadas
aos congestionamentos em todas as vias da Feira Central. Isso ocorria devido à
inexistência de sinalização adequada que orientasse os condutores, os quais
abusavam do espaço das vias e estacionavam em qualquer lugar (até por mais de
uma hora), imobilizando a via inteira até que o motorista retirasse o veículo
para a passagem dos outros.
"A nossa fiscalização
não está sendo uma tarefa muito fácil, já que há uma resistência pela quebra
dos costumes que vem de anos no local. Mas, com paciência estamos conversando,
dialogando, mostrando a importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento
do comércio naquela área", disse Kyrbb Sérgio, agente de trânsito da STTP
e um dos responsáveis pela operação.
Além de placas educativas
no interior da Feira Central, também foram implantadas sinalização aérea em
todas as entradas. Uma equipe permanente de agentes da STTP também está
trabalhando na operação de fiscalização, sempre da segunda-feira ao sábado.
Antigamente, as ruas da
Feira Central eram de mão dupla o que, até recentemente, provocava o
congestionamento de veículos, prejudicando a passagem de pedestres. Hoje, as
vias estão sendo planejadas e alteradas, com sentido único, mais largas e
dividindo espaços, com veículos estacionados em paralelo com a guia da calçada.
Receberam sinalização
regulamentar de circulação e estacionamento, as ruas: Pedro Álvares Cabral;
Cristóvão Colombo; Dr. Carlos Agra; Manoel Pereira de Araújo; Marcílio Dias;
Manoel Farias Leite; Deputado José Tavares; Tavares Cavalcante; Capitão João de
Sá e Afonso Campos.
Motociclistas - O trabalho
de orientação também está focado nos motociclistas. São várias as etapas que
devem ser cumpridas nessa proposta de fiscalização e a circulação de motos está
incluída no projeto onde, em cada rua, existe uma área de estacionamento
gratuito para motos. O objetivo é evitar esse fluxo pela área da feira. Os
agentes da STTP estão orientando aos motociclistas que não transitem pelo
interior da feira, principalmente nos dias de maior movimento, evitando
disputar espaços com os pedestres, crianças, idosos e feirantes que trabalham
carregando as mercadorias.
Carga e descarga - Também
está sendo trabalhada a cultura da logística de carga e descarga e, como
sugestão, será uma adaptação de estacionamento em boa parte das ruas, a exemplo
da rua Pedro Álvares Cabral, onde um lado da via ficará para a carga e descarga
dos caminhões e, no outro lado da via, o pisca alerta de uma hora de duração
para carros pequenos. O exemplo será seguido pelas ruas Cristovão Colombo,
Deputado José Tavares e Carlos Agra, sem prejudicar comerciantes, feirantes,
motoristas e toda a clientela da feira.
Com esse planejamento de
operação e monitoramento de fluxo de veículos na feira central, o objetivo da
STTP é garantir mais fluidez e espaço para veículos e para as pessoas,
comerciantes e clientes, conscientizando sobre a importância da organização do
trânsito, evitando a mistura de carros e motos em fila dupla, carga e descarga
em local inapropriado e garantindo estacionamento rotativo para todos.