Açude de Boqueirão inicia agosto com 2.420.741m³ a menos em relação ao inicio de julho.


Vladimir Chaves

Apesar da grande quantidade de chuvas registradas na região de Campina Grande, durante todo o mês de julho, nada foi acrescentado ao Açude de Boqueirão, que inicia o mês de agosto com 2.420.741 m³ a menos em relação ao inicio do mês de julho.


No inicio do mês de julho o manancial armazenava 17,9% de sua capacidade total (73.543.130 m³), agora inicia o mês de agosto com apenas 17,3% de sua capacidade total (71.122.389 m³).

sábado, 1 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Manoel Junior pede desculpas por ter votado em Cartaxo e reafirma candidatura própria do PMDB.


Vladimir Chaves

O deputado federal Manoel Junior (PMDB), voltou a afirmar que será candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições de 2016. Segundo o deputado, atualmente ele conta com o apoio das executivas estadual e municipal, além do apoio majoritário do diretório municipal do PMDB da capital.

“Tenho o apoio da Executiva Estadual, da Executiva Municipal e do Diretório Municipal nós vamos ter candidato próprio e vamos ganhar a eleição” disse Junior.

Questionado sobre a possibilidade do PMDB apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PT), o deputado disse que essa possibilidade é zero, chegando inclusive a pedir desculpas à população de João Pessoa, por ter pedido votos para Cartaxo, nas eleições municipais de 2012.

“Vou pedir desculpas a população de João Pessoa, já que no segundo turno das eleições eu votei em Luciano Cartaxo, que tem uma administração estanque, de pouco tempero e de nada que acontece na cidade de João Pessoa”


www.politicanaparaiba.com.br

 Nenhum comentário

Depois de 48 dias de férias vereadores de João Pessoa retomam os trabalhos legislativos.


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de João Pessoa retoma os trabalhos legislativos na próxima terça-feira (4). Os 27 vereadores que compõem o Poder Legislativo municipal da Capital entraram de férias (recesso parlamentar do meio do ano) no dia 18 junho, com previsão de retorno para o dia 30 de julho, no entanto o gozo das férias vai estender-se até o dia 4 de agosto, perfazendo um total de 48 dias.

A sessão de reabertura dos trabalhos está prevista para as 9h30, no Plenário Senador Humberto Lucena.



Politicanaparaiba.com.br

sexta-feira, 31 de julho de 2015

 Nenhum comentário

Campina Grande: Maus-tratos a animais poderá acarretar multa de até R$ 4 mil


Vladimir Chaves

O Poder Legislativo Municipal de Campina Grande, aprovou o Projeto de Lei nº156/2015, de autoria do vereador Olímpio Oliveira (PMDB), que estabelece multa de até R$ 4 mil reais, contra quem praticar atos de abuso, maus-tratos, abandono e mutilação de animais silvestres ou domésticos. Em caso de reincidência a multa pode ser o dobro da multa anterior.

De acordo com a Lei nº156/2015, a fiscalização e aplicação das penalidades aos infratores ficarão a cargo da Coordenadoria do Meio Ambiente do município. Os agentes do CMA poderão recorrer à Guarda Civil Municipal para a realização de ações conjuntas.

Segundo o vereador Olímpio Oliveira, “quase toda semana somos surpreendidos com cenas terríveis envolvendo violência contra os animais: são vídeos mostrando animais sendo espancados a pauladas até a morte; outros queimados vivos ou envenenados. Tudo isso é fruto de uma Lei Ambiental que não leva ninguém pra cadeia, nem sequer exige fiança para libertar os criminosos. O nosso projeto é um instrumento que o Poder Público poderá utilizar para atribuir multas severas aos infratores da lei, inclusive, servirá para combater o abandono de animais, especialmente, nos portões do Centro de Zoonoses e dos abrigos das ONG’s de protetores”.


A Coordenação do Meio Ambiente disponibilizará linha telefônica para denúncia, a qual deverá ser amplamente divulgada.

 Nenhum comentário

“Os ministros (TCU) deveriam averbar-se suspeitos enquanto durar as acusações” Aragão Junior.


Vladimir Chaves

Da tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Aragão Junior (PSDB) lamentou a situação em que se encontra o Tribunal de Contas da União (TCU), que segundo ele, há bem pouco tempo era exemplo de lisura e imparcialidade, mas que hoje tem três ministros envolvidos em denuncias.

“São graves as denuncias que atingem a mais alta Corte de contas do país, o Tribunal de Contas da União, a situação é tão grave que hoje tem três ministros envolvidos em denuncias. Um tribunal que até pouco tempo era tido como exemplo de retidão, lisura e de imparcialidade chegar a uma situação dessa natureza” discorreu.

Na opinião do parlamentar os ministros Aroldo Cedraz, Raimundo Carneiro e Vital do Rêgo Filho, deveriam si averbar impedidos de julgarem contas enquanto pesar contras eles acusações de possíveis irregularidades.


“Eu não entendo, é muito grave isso, como é que um ministro envolvido em denuncia tem tranquilidade para julgar gestores em todo o país? Os ministros deveriam averbar-se suspeitos enquanto durar as acusações, deveriam se ausentar dos julgamentos” desabafou o vereador.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

 Nenhum comentário

Dilma veta reajuste dos aposentados


Vladimir Chaves

A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou o reajuste às aposentadorias com base no cálculo de aumento do salário mínimo. O veto, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, é aos artigos da Medida Provisória aprovada pelo Congresso Nacional que estende aos beneficiários da Previdência as mesmas regras de aumento do mínimo.

No texto publicado no Diário Oficial, o governo afirma que consultou os ministérios da Fazenda, do Planejamento, da Justiça, da Previdência e a Advocacia Geral da União sobre o veto. O aumento do salário mínimo é feito com base na inflação somado ao crescimento do PIB de dois anos anteriores.

Numa derrota do governo, o Senado aprovou no início de julho a medida provisória que estendia a todos os aposentados as regras de reajuste do salário mínimo. A fórmula garantia ao trabalhador e ao aposentado ganhos reais — acima da inflação — de acordo com o crescimento da economia. Mas, já naquela dia, o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que a presidente Dilma vetaria a medida.

 Nenhum comentário

Camila Toscano defende instalação de bibliotecas em hospitais públicos e privados da Paraíba


Vladimir Chaves

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba deu parecer favorável ao projeto de lei, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que determina a instalação de bibliotecas nos hospitais públicos e privados da Paraíba. O projeto segue agora para apreciação em plenário e, caso seja aprovado, será encaminhado para sansão do governador.

Camila Toscano explicou que a criação de espaços dentro dos hospitais irá favorecer pacientes que permanecem durante muito tempo nas unidades de saúde, além de contribuir com a disseminação do ato de ler.


“As pessoas passam muito tempo internadas em hospitais, inclusive crianças. Então, nada mais adequado que criar estes espaços e utilizá-los de forma útil. Nossa intenção é ajudar a incentivar a leitura e proporcionar entretenimento aos pacientes e familiares que precisam passar longos períodos hospitalizados”, explicou.

 Nenhum comentário

Descaso: Única ambulância de Cacimbas está retida no posto na PRF.


Vladimir Chaves

O descaso administrativo na pequena cidade de Cacimbas-PB, distante 405 quilômetros de João Pessoa, vem tomando proporções alarmantes. A mais nova negligencia da administração municipal agora atinge o já combalido sistema de saúde pública do município.

De acordo com o vereador Cicero Bernardo Cezar (PR), a Unidade do PSF está há um mês sem atender a população, devido à falta de médicos, e agora para completar a ambulância do município (doada pelo Governo do Estado há menos de um ano) foi apreendida pela Policia Rodoviária Federal, por estar irregular.

A ambulância encontra-se retida no posto da PRF de Soledade/Campina Grande, exposta as intemperes do tempo. Segundo o vereador, o veículo foi retido no último dia 25, por estar em desacordo com o Código Brasileiro de Transito, já que o motorista do veículo não possui curso especial para conduzir ambulâncias, e outro fato mais grave ainda, o veículo não possui o laudo de inspeção da AGEVISA.  


Indignado com o descaso, o vereador promete levar o caso a Curadoria do Patrimônio Público, para que seja ajuizada uma ação civil pública contra o gestor do município em razão da falta de responsabilidade com patrimônio público que pode salvar vidas. 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

 Nenhum comentário

Inocente: “Lafite foi usado, Lafite não sabia de esquema algum, Lafite é um homem de bem” Rennan Trajano.


Vladimir Chaves

Durante entrevista à Rádio Campina FM (Jornal Integração), o ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande, Rennan Trajano, isentou o vereador Hercules Lafite (PSC), de participação direta no suposto esquema de corrupção na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

O vereador Lafite, foi citado por Rennan Trajano, em outra entrevista como o responsável pelo preenchimento e assinatura de dez cheques da prefeitura a época em que era gerente financeiro da Secretaria de Finanças. Segundo Rennan, os valores dos cheques foram desviados para abastecer “caixa 2” de campanha eleitoral.

“Hercules Lafite é um homem de bem, não sabia do que se tratava, mas foi chamado pelo secretário Júlio Cesar Cabral, que disse prepare dez cheques para JGR, Lafite bateu na máquina de datilografia os dez cheques para serem entregues ao empresário (ERH) para que ele providenciasse o dinheiro para campanha” disse Rennan.

Segundo o ex-tesoureiro o hoje vereador Hercules Lafite, sem saber foi usado no esquema, e que o mesmo é uma pessoa honrada e de bem.


“Lafite foi usado, Lafite não sabia de esquema algum, Lafite é um homem de bem é um homem honrado. Infelizmente foi obrigado a fazer” concluiu. 

 Nenhum comentário

Maria do Rosário está na lista de empreiteiro da Lava Jato


Vladimir Chaves

Gerson Almada, vice-presidente da Engevix e réu na Operação Lava Jato, disse aos investigadores que encaminhou ao seu operador de propinas, Milton Pascowitch, uma lista com os candidatos que deveriam ser bancados pela empreiteira.

Todos são do PT: “Vicente Cândido, Maria do Rosário, ‘Mirian’ (que o depoimento não identifica), os deputados estaduais do PT Rio Grande do Sul Altemir Tortelli, Marcos Daneluz e Nelsinho Metalúrgico, além dos irmãos Nilto Tatto e Enio Tatto, deputado federal e deputado estadual por São Paulo”.

O empreiteiro, no entanto, disse não se recordar se a doação aos políticos da sigla foi abatida das “comissões” que ele devia a Pascowitch.



(Veja - Coluna de Felipe Moura Brasil)

 Nenhum comentário

Deputados da Paraíba aumentam período de férias de meio de ano, de 15 para 30 dias.


Vladimir Chaves

Poucos dias depois do retorno das férias de meio de ano (recesso parlamentar), os deputados estaduais da Paraíba insatisfeitos com o curto período de 15 dias de gozo, resolveram legislar em causa própria ampliando o período de férias de meio de ano, de 15 para 30 dias.  

A proposta de autoria do deputado Ricardo Barbosa (PSB), foi aprovada numa votação “vapt Vupt” e sem muitas delongas por 30 votos e uma abstenção. Não participaram da votação os deputados: Manoel Ludgerio (PSD), Daniella Ribeiro (PP), Estela Bezerra (PSB), Gevásio Maia (PMDB) e Jeová Campos (PSB).


Os deputados entraram de férias no dia 20 de junho e deveriam retomar os trabalhos legislativos no dia 6 de julho, no entanto o retorno só aconteceu no dia 13 de julho. 

 Nenhum comentário

Projeto de Miguel da Construção que permite a reutilização de resíduos de obras públicas é aprovado


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou projeto de Lei 74/2015, de autoria do vereador Miguel da Construção (PRB), que dispõe sobre o recebimento, depósito e doação de resíduos de construções públicas ou privadas para pessoas carentes ou entidades filantrópicas da cidade.

De acordo com o projeto, as pessoas mais carentes e entidades beneficentes poderão receber gratuitamente resíduos de obras públicas ou da iniciativa privada, quer sejam reformas ou mesmo sobras de edificações novas.

Materiais como aterro, areia, brita, pedra, grades de ferro, lajotas, blocos, telhas, fios, interruptores, canos, registro, torneiras, madeiras, pias, portas, portões, vidros, dentre outros, poderão ser reaproveitados por pessoas carentes, desde que o equipamento esteja em condições de uso.

Além de prever a entrega gratuita desde material, a proposta estabelece a implantação de um número telefônico para receber os pedidos de interessados em adquirir os resíduos. Essa demanda de solicitações deve ser encaminhada para a Secretaria de Assistência Social, que fará a seleção dos beneficiados.

O autor do projeto, vereador Miguel da Construção, comemorou a aprovação da propositura afirmando que agora inúmeras famílias carentes de Campina Grande serão beneficiadas, pois poderão ter acesso a esse material gratuitamente.


– Nos empenhamos ao máximo para a aprovação desse projeto, porque sabemos e vimos a importância social que ele tem. Não é brincadeira, muito material que atualmente é desperdiçado, agora poderá ser reaproveitado por quem não tem condições de comprar um novo – declarou o parlamentar.

 Nenhum comentário

Abandono e descaso tomam conta da cidade de São José de Piranhas.


Vladimir Chaves

É caótica a situação em se encontra a cidade de São José de Piranhas-PB, localizada na microrregião de Cajazeiras, e que tem aproximadamente 20 mil habitantes. Nem de longe parece ter uma administração municipal, tamanho é o descaso e abandono das áreas públicas.

Como se não bastasse os problemas enfrentados nas áreas de saúde e educação, comum na maioria dos municípios do país, a população ainda é obrigada a conviver com o completo abandono de áreas importantes como mercado público e o ginásio esportivo. Somem-se a esse descaso administrativo os calçamentos deteriorando-se no centro da cidade, ruas sem pavimentação e intransitáveis, esgotos a céu aberto e o acumulo de lixo que ameaça a saúde da população.

Confira o descaso.


Logo na entrada da cidade uma placa da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, com a frase; "CUIDANDO MELHOR DA CIDADE" contrapõe-se ao cenário de descaso e abandono da prefeitura.



terça-feira, 28 de julho de 2015

 Nenhum comentário

Vereador quer garantia de vida para o ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande.


Vladimir Chaves

Temendo pela vida do ex-tesoureiro da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Rennan Trajano, o vereador João Dantas (PSD), adiantou que irá apresentar requerimento para que a Câmara Municipal solicite da Justiça Federal, garantia de vida para o ex-servidor público.

“Esse rapaz está correndo risco de vida, eu sei das ameaças veladas que recebi por exercer uma oposição verdadeira na gestão do ex-prefeito. Nós temos que acreditar nesse homem, até porque ele dispõe de documentos” justificou o vereador.


De acordo com Dantas, a Lei de Proteção às Testemunhas, assegura garantia de vida aos que estejam voluntariamente prestando efetiva colaboração às investigações criminais. 

 Nenhum comentário

MP recomenda que PMJP só inicie obras de contenção da falésia do Cabo Branco após licenciamento ambiental


Vladimir Chaves

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da 1ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social, e o Ministério Público Federal vão recomendar à Prefeitura de João Pessoa que não realize nenhuma obra prevista no projeto executivo de pavimentação, drenagem e contenção do processo de erosão marinha da falésia do Cabo Branco, elaborado pela empresa Acquatool, contratada pela PMJP sem o licenciamento ambiental.

A recomendação será feita porque a Secretaria de Planejamento da Prefeitura informou que a licitação da drenagem da Rua Luzinete Formiga de Lucena já será feita em agosto. Esta drenagem faz parte do conjunto de obras previstas no projeto executivo.

Segundo o promotor de Justiça José Farias, também será recomendado que a Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) façam o licenciamento ambiental conjunto haja vista que o projeto tem intervenções marinhas, responsabilidade do Ibama, e área do continente, cuja atribuição é da Sudema.

José Farias informou ainda que vai analisar o que foi discutido na audiência e convidar participantes para formarem grupos de trabalho que vão discutir o projeto durante o processo de licenciamento ambiental.

Participaram da audiência ainda o procurador da República, José Godoy, o superintendente da Sudema, João Vicente, representantes da Universidade Federal da Paraíba, do Grupo de Amigos da Barreira (GAB), da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), da sociedade civil e da empresa contratada para elaborar o projeto, a Acquatool.

Projeto e críticas
O projeto executivo foi apresentado durante a audiência e contempla quatro atividades: construção de oito quebra-mares a 300 metros da costa, proteção do sopé da falésia com engorda da praia e enrocamento, drenagem pluvial e pavimentação de ruas do entorno da falésia.

De acordo com a Seplan, o projeto será executado em três etapas. Na primeira, serão construídos dois quebra-mares e feito o enrocamento; na segunda, a pavimentação e drenagem das ruas, engordamento da praia e construção de mais dois quebra-mares; na terceira etapa, será construídos os quatro últimos quebra-mares e concluída a engorda artificial.

Os representantes da UFPB, Apan e GAB criticaram o projeto por causa dos impactos ambientais que ele produzirá. Segundo os professores da UFPB, que estudaram a área da falésia, o projeto vai prejudicar a fauna e flora da região.

Uma cópia do projeto de contenção da erosão na falésia do Cabo Branco encontra-se à disposição da população, para exame e anotações, no gabinete da 1ª Promotoria do Meio Ambiente, localizado na Rau Rodrigues Chaves, nº 65, no centro da Capital. A empresa também entregou ao promotor cópias digitais do projeto, durante a audiência. 


 Nenhum comentário

Impeachment: O cerco está fechando.


Vladimir Chaves

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP), em cumprimento à solicitação da Presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, protocolou na tarde de hoje (27), novas informações sobre a denuncia por crime de responsabilidade praticado pela Presidente Dilma Rousseff (PT).

“Corrupção, “pedaladas-fiscais”, improbidade administrativa, afrontas aos Poderes Legislativo e Judiciário, devidamente comprovados, possibilitam a abertura do processo de Impeachment” declarou Bolsonaro.


Veja no link abaixo o inteiro teor da complementação da denúncia: 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

 Nenhum comentário

Inquérito civil apura irregularidades em escola estadual em Bayeux


Vladimir Chaves

O Ministério Público da Paraíba, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do município de Bayeux, instaurou na manhã desta segunda-feira (27) um inquérito civil público (ICP), motivado por várias irregularidades estruturais detectadas nas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Irineu Pinto, localizada na cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, e que atende a 1.200 crianças e adolescentes.

As irregularidades foram constatadas pela promotora de Justiça de Defesa da Educação, Fabiana Maria Lobo da Silva, que realizou, na manhã desta segunda-feira (27), uma inspeção de rotina na Escola Irineu Pinto. “Nessa ocasião, foram detectadas diversas irregularidades estruturais que motivaram a instauração do inquérito civil público”, repetiu a promotora.

De acordo com Fabiana Lobo, na inspeção verificou-se que há salas de aula sem janelas. “Os alunos estão assistindo às aulas em meio a poças de água”, comentou, acrescentando que o laboratório de informática completo do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) está sem funcionar pela falta de instalação elétrica adequada; além dos equipamentos estarem expostos à água pelas infiltrações que há em toda a escola.

Na inspeção ainda foi detectado que duas baterias de banheiros do andar superior da escola estão sem funcionamento. Conforme explicou o diretor da unidade escolar, a tubulação desses banheiros, que passa pelo teto da cozinha, está com vazamento. “Quando os banheiros estão sendo utilizados, a água do esgoto escorre pelas paredes da cozinha”.


Conforme adiantou a promotora Fabiana Lobo, o relatório de inspeção será encaminhado ainda esta semana para a Secretaria Estadual da Educação para a adoção de medidas cabíveis. Caso as providências não sejam tomadas e depois de ser realizada uma audiência pública ainda a ser agendada, a promotora poderá promover uma ação civil pública. 

 Nenhum comentário

Vergonha: Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, entregue as baratas.


Vladimir Chaves

Na “Pátria educadora” o descaso com as escolas públicas tem sido a marca principal de muitos gestores. Na Paraíba não é diferente, um exemplo “clássico” desse descaso acontece no mais populoso bairro de Campina Grande, bairro Malvinas, onde a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alceu do Amoroso Lima, está literalmente entregue as baratas.

Fundada em 1996, a Escola Alceu do Amoroso Lima, durante algum tempo foi referencia para os alunos do bairro, mas graças ao extremo descaso do poder público, hoje se encontra completamente deteriorada. Agora o que ser ver por toda parte da escola é lixo, esgoto a céu, paredes esburacadas, quadra de esporte em ruínas e a completa falta de segurança.

A Escola Alceu do Amoroso Lima, fica situada a Rua Conceição B. Santiago – Malvinas – Possui 11 salas de aulas e funciona nos três períodos, onde aproximadamente 1.200 alunos aguardam providencias do poder publico estadual.


Confira o estado do que ainda resta da escola: 
Crédito foto: Letiene dos Santos

Crédito foto: Letiene dos Santos

Crédito foto: Letiene dos Santos

domingo, 26 de julho de 2015

 Nenhum comentário

Eitel Santiago pode assumir a Procuradoria Geral da República


Vladimir Chaves

Se Dilma Rousseff e o Senado não indicarem quem será o procurador-geral da República até 17 de setembro, a cadeira de Rodrigo Janot será ocupada interinamente por um procurador desafinado com o grupo que hoje cuida da Operação Lava Jato.

O subprocurador-geral Eitel Santiago de Brito Pereira, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público, comandaria o Ministério Público Federal nesse hiato, até um nome ser oficializado.

Atribui-se ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), investigado na Lava Jato, a estratégia de retardar a apreciação, no Senado, caso Dilma Rousseff opte pela recondução de Janot, cujo mandato atual expira no dia 17 de setembro.

Santiago, considerado um procurador do baixo clero no Ministério Público Federal, assumiria provisoriamente o cargo que sempre almejou sem nunca ter obtido votos suficientes para integrar uma lista tríplice e figurar entre os nomes escolhidos nas eleições bienais da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Ele tentou, sem êxito, substituir o então procurador-geral da República Cláudio Fonteles em 2005. Quatro anos depois, no final da gestão de Antônio Fernando de Souza, amargou novo insucesso eleitoral, ficando fora da lista quando os procuradores escolheram Roberto Gurgel.

Nas duas eleições, tentou obter apoios entre políticos do PMDB, do PFL e de aliados do governo.

Atribui-se ao procurador o fato de ter um maior trânsito externo, no meio político, do que uma liderança interna, no Ministério Público.

Fonteles, Antônio Fernando, Gurgel e Janot são oriundos do grupo dos "tuiuiús", que fazia oposição ao ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, conhecido como o "engavetador-geral da República" no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Santiago é mais ligado ao grupo do também paraibano Brindeiro, embora procure transitar em todas as alas do MP e seja reconhecido como simpático e cordial.

As principais restrições dos colegas têm origem nas ligações político-partidárias de Santiago e no exercício simultâneo da advocacia privada.

Embora a atividade seja permitida aos que entraram no Ministério Público antes de 1988, muitos procuradores consideram que as atividades são incompatíveis.

POLÍTICO E ADVOGADO

Santiago ingressou no Ministério Público Federal em 1984. Foi promovido a subprocurador-geral em 1996, por merecimento. Em 2005, foi nomeado Corregedor-geral do Ministério Público
Federal.

Santiago mantém sua inscrição em "situação regular" na seccional da OAB da Paraíba (OAB-1580).

Filiado ao então PFL (Partido da Frente Liberal), que depois mudou de nome para DEM (Democratas), Santiago foi candidato a deputado federal pela Paraíba, em 1994. Obteve 19.875 votos, ficando na suplência.

Interrompeu a carreira no Ministério Público para atuar novamente em cargo público na Paraíba, tendo sido nomeado Secretário de Segurança Pública na administração do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Retornou à Procuradoria quando o mandato do governador tucano foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral.


A cúpula do Ministério Público evita se manifestar a respeito da hipótese de interinidade. Mas há o temor de que, caso isso aconteça, desentendimentos internos irrompam na Procuradoria.

 Nenhum comentário