Três primeiros meses do governo Lula devasta floresta amazônica, a floresta perdeu o equivalente a mil campos de futebol por dia.


Vladimir Chaves

A devastação da floresta amazônica triplicou em março e fez o primeiro trimestre de 2023 fechar com a segunda maior área desmatada em pelo menos 16 anos. Segundo o monitoramento por imagens de satélite do Imazon, implantado em 2008, foram derrubados 867 km² nos três primeiros meses deste ano. Área que equivale à perda de quase mil campos de futebol por dia de mata nativa. Essa destruição só não foi maior do que a registrada em 2021, quando foram postos abaixo 1.185 km² de floresta de janeiro a março.

Cenário que mostra o quanto é preciso adotar com urgência ações de proteção aos territórios mais pressionados. Em março, oito dos nove estados que compõem a Amazônia Legal apresentaram aumento no desmatamento, com exceção do Amapá. Com isso, 42% do desmatamento previsto pela plataforma PrevisIA para o período de agosto de 2022 a junho de 2023, de 11.805 km², já ocorreu.

Há casos graves como o da unidade de conservação APA Triunfo do Xingu, no Pará, que perdeu uma área de floresta equivalente a 500 campos de futebol apenas em março.

Derrubada cresceu 9 vezes no Amazonas

O campeão no aumento do desmatamento foi o Amazonas. No estado, a devastação passou de 12 km² em março de 2022 para 104 km² em março de 2023, uma alta de 767%. Ou seja: quase nove vezes mais. Com isso, o estado também assumiu a liderança como o que mais desmatou na Amazônia no mês, concentrando 30% de toda a devastação na região.

Em território amazonense, a situação mais crítica tem sido no sul, em municípios próximos à divisa com o Acre e com Rondônia, na região chamada de Amacro. Em março, porém, a região próxima às divisas com o Pará e o Mato Grosso também foi muito afetada pelo avanço do desmatamento.

O Amazonas também teve o município que mais derrubou a Amazônia em março: Apuí, com 49 km². As outras duas cidades do estado que ficaram entre as 10 que mais desmataram foram Novo Aripuanã (14 km²) e Lábrea (11 km²). Ou seja: somados, esses três municípios tiveram 71% de toda a destruição registrada no estado em março.

Pará teve alta de 176% na destruição da floresta

O segundo estado que mais destruiu a Amazônia foi o Pará, que concentrou 27% de toda a derrubada na região. No estado, a devastação passou de 33 km² em março de 2022 para 91 km² em março de 2023, um aumento de 176%.

Os municípios com a situação mais crítica foram Altamira (31 km²), Moju (10 km²) e Novo Progresso (9 km²), que somaram 55% de toda a devastação ocorrida no Pará. Já entre as áreas protegidas, os destaques negativos foram para a APA Triunfo do Xingu e para a APA do Tapajós (PA), unidades de conservação estaduais que perderam, respectivamente, áreas de floresta equivalentes a 500 e a 300 campos de futebol apenas em março. Elas foram a primeira e a segunda UCs mais destruídas na Amazônia no mês.


Devastação aumenta 51% em Mato Grosso

Depois de liderar por dois meses seguidos como o estado que mais desmatou na Amazônia, Mato Grosso caiu em março para a terceira colocação. Porém, ainda não há motivos para comemorar: a derrubada da floresta cresceu 51% em solo mato-grossense. A devastação passou de 57 km² em março de 2022 para 86 km² em março de 2023, representando 25% de todo o desmatamento na Amazônia.

No estado, a devastação vem avançando pela metade norte. Em março, os municípios de Mato Grosso campeões de desmatamento foram União do Sul (9 km²), Feliz Natal (9 km²) e Aripuanã (8 km²). Além disso, o estado teve a terra indígena com a maior área desmatada da Amazônia: a Piripkura. O território perdeu em março uma área de floresta equivalente a 100 campos de futebol.

Desmatamento avança 115% em Roraima

O quarto estado que mais desmatou a Amazônia foi Roraima. A derrubada passou de 13 km² em março de 2022 para 28 km² em 2023, uma alta de 115%. O município que mais desmatou no estado foi Caracaraí (8 km²).

Além disso, o estado teve quatro das 10 terras indígenas mais desmatadas na Amazônia em março, incluindo a Yanomami (cujo território também fica no Amazonas), que ganhou atenção internacional no início do ano devido à grave crise humanitária. Também sofreram com o avanço do desmatamento as terras indígenas São Marcos, Raposa Serra do Sol e Santa Inês.

Rondônia perdeu seis vezes mais floresta

Embora tenha sido o quinto estado que mais desmatou a Amazônia, Rondônia teve o segundo maior aumento na destruição. A derrubada passou de 4 km² em março de 2022 para 22 km² em março de 2023, uma alta de 450%. Ou seja, quase seis vezes mais.

O estado foi destaque negativo em relação às unidades de conservação, tendo quatro das 10 com as maiores áreas devastadas na Amazônia. Ocupando a terceira, a quarta e a quinta colocação estão a Resex Jaci Paraná (2 km²), a Resex Rio Preto-Jacundá (1 km²) e o PES de Guajará-Mirim (0,4 km²). Essa última se trata de uma unidade de conservação de proteção integral e já passou por uma tentativa de redução do seu limite territorial em 2021. Em sétimo ficou a Resex Angelim (0,3 km²). Somados, esses quatro territórios perderam 370 campos de futebol de floresta em março.

Maranhão, Acre e Tocantins também tiveram altas

No Maranhão, o desmatamento passou de 4 km² em março de 2022 para 9 km² em março de 2023, uma alta de 125%. Já o Acre e o Tocantins, cuja derrubada da floresta não foi detectada  em março do ano passado, registraram neste ano destruições de 3 km² e de 1 km², respectivamente.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

 Nenhum comentário

4 passos para deixar a preocupação de lado segundo a Bíblia


Vladimir Chaves


As preocupações com as adversidades da vida cresceram muito nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Global Health Service Monitor, 18% dos brasileiros apresentavam depressão e ansiedade em 2018. Apenas três anos depois, este número saltou para 40% de brasileiros com laudo assinado por médicos.

“Sabemos que todos nós passamos por provações e problemas na vida. Sejam eles pessoais, familiares, no trabalho ou até mesmo na escola. São sentimentos que vêm e vão, mas que cabe a nós transformar este anseio e entender que pode ser uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais de Deus”, explica Lu Alone, Diretora de Relacionamento com Embaixadores do Glorify.

Mas afinal, como deixar as preocupações de lado e transformar esse sentimento em uma ligação direta com Deus? Confira abaixo algumas dicas.

Aumente a confiança em Deus

Em Salmos 55:22 está escrito: “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá. Jamais permitirá que o justo venha a cair”. Quer aumentar sua confiança em Deus? Use as Escrituras como forma de meditação e conselhos. São mais de 10 capítulos que mostram como os seguidores de Jesus enfrentaram os problemas de forma sábia.

Tenha uma rotina devocional diária

Manter um momento diário para investir no relacionamento com Deus é de suma importância na vida do cristão e reflete em diversos benefícios como o entendimento de propósitos, aumento do crescimento espiritual, obtenção de respostas diante das diversidades, além da construção de ótimos hábitos e atitudes.

Hoje já existem ferramentas que auxiliam nestes momentos. O Glorify, maior aplicativo de devocional cristão do mundo, está disponível para Android e IOS, é um deles. Nele é possível ler e ouvir passagens bíblicas, receber informações personalizadas sobre o progresso devocional, fazer meditações, ouvir declarações e orações guiadas, além de louvores adultos e histórias infantis.

 

Converse com pessoas próximas

Em Provérbios 17:17 vemos que um amigo que ama em todos os momentos, é um irmão na adversidade. E nestes momentos de dificuldade, é importante se aproximar dos amigos e compartilhar as aflições. Muitas vezes, os amigos que compartilham a mesma fé, têm uma palavra de apoio, incentivo ou consolo vindas de Deus para ajudar na caminhada.

Olhe o lado positivo

Tudo tem o seu tempo determinado para acontecer. Isto é Bíblico (Eclesiastes 3). Por isto, quando a ansiedade quiser se aproximar, medite que coisas boas virão e que para tudo existe um motivo e que servem de lição para as próximas gerações. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” Filipenses 4, 6-7.

 Sobre o Glorify

Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo cristão de devocional diário que cria espaço e estrutura para que todas as pessoas se conectem com Deus todos os dias.

Projetado para ajudar a adquirir bons hábitos de adoração com conteúdo de qualidade, o Glorify oferece leituras diárias da Bíblia escolhidas a dedo, meditação guiada, música de adoração e espaço para reflexão e oração. Cristãos em todo o mundo são guiados por pequenas rotinas de adoração para fortalecer seu relacionamento com Deus e recarregar sua jornada espiritual todos os dias.

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store e Apple Store.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Prefeitura de Campina Grande divulga protocolo de prevenção à violência nas escolas


Vladimir Chaves



A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou o Protocolo de Prevenção à Violência nas Escolas, que será o documento norteador para as medidas necessárias a serem tomadas pela gestão escolar. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira, 18, pelo secretário Raymundo Asfora Neto.

O protocolo preparado pela equipe da Seduc estabelece uma série de ações preventivas para a garantia de um ambiente escolar seguro, segundo Asfora Neto.

Entre outras medidas, o documento traz orientações como: restringir o acesso de pais ou responsáveis dentro da unidade educacional, reforçando a exigência do cartão de identificação do estudante, no caso das creches; organização de horários de acolhimento e liberação dos estudantes, como forma de evitar aglomerações que gerem tumultos nas imediações da unidade.

Além disso, alerta o secretário, há orientação expressa no sentido de que a gestão escolar nas escolas e creches do Município deve atuar para manter os portões sempre fechados e reforçar a atuação preventiva do vigilante para evitar qualquer ocorrência.

O protocolo também prevê a obrigatoriedade de que todas as suspeitas de ocorrências sejam imediatamente comunicadas à Seduc para que as providências administrativas sejam tomadas de forma bilateral junto às escolas. Uma das ações previstas no protocolo é a realização de atividades dentro do projeto de Cultura de Paz na Educação Municipal.

Por fim, o documento orienta sobre a obrigatoriedade de acionar as autoridades de segurança pública em face de qualquer suspeita de ocorrência na unidade. Desta forma, os órgãos de segurança poderão tomar as medidas necessárias quanto à apuração, identificação e punição do responsável pela ameaça.

 Nenhum comentário

Prefeitura de Campina Grande prepara entrega do Restaurante Popular, no Distrito dos Mecânicos


Vladimir Chaves


A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), deverá entregar, ainda no primeiro semestre de 2023, o Restaurante Popular no Distrito dos Mecânicos, que passou por uma grande reforma e foi denominado “Restaurante Prato do Povo – Programa de Segurança Alimentar e Nutricional - Sisan”. De acordo com a gerência do equipamento, inicialmente serão disponibilizadas 500 refeições diárias, devendo chegar ao total de mil refeições/dia, a partir do terceiro mês de funcionamento.

Totalmente reformulado, o equipamento conta atualmente com uma grande cozinha industrial, equipada com dois fogões, liquidificador, duas coifas, salas de preparo de alimentos, câmara fria, almoxarifado, departamento de limpeza, despensa e banheiros adaptados.

Durante a reforma, que durou 14 meses e foi realizada com recursos próprios do município, também foram realizados serviços de pintura e recuperação das instalações hidráulicas e elétricas, inclusive com implantação de placas de energia solar, que vai garantir economia na conta de energia. A segurança também foi reforçada, com instalação de circuito de câmeras, que inclui 25 equipamentos, (com vigilância 24 horas); além de quatro vigilantes, atuando durante o dia e à noite.

A equipe que atuará no local reúne 25 colaboradores, divididos entre setores administrativo e técnico. “Estamos prontos para dar início aos trabalhos através do ‘Restaurante Prato do Povo’ e, dessa forma, atender às demandas da nossa comunidade, com uma alimentação nutritiva e saudável. Pensamos, enquanto gerência, na melhor qualidade estrutural para atender as pessoas, bem como dos alimentos servidos, que serão preparados sob supervisão de uma nutricionista”, disse o gerente, Rondinelli Menezes.

De acordo com a nutricionista responsável, Ellen Duarte, o cardápio que será servido no Restaurante está sendo elaborado com grupos alimentares variados, de forma a suprir as necessidades nutricionais da população atendida. O secretário Valker Neves, da Semas, esteve vistoriando o local, oportunidade em que sinalizou sobre a entrega do Restaurante, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, no próximo mês de maio. “Estamos finalizando alguns detalhes e a ideia é que possamos entregar esse presente para Campina Grande e já iniciar os trabalhos no próximo mês. Sabemos que inúmeras famílias serão beneficiadas e esse é o nosso maior desejo. Será um presente muito especial para Campina Grande”, concluiu o secretário.

 Nenhum comentário

A farra do PT voltou - gastos do governo com propaganda explodem


Vladimir Chaves



Relatório de mídia obtido por O Antagonista revela que os gastos em publicidade no início do governo Lula explodiram no início deste ano em comparação aos primeiros 100 dias da gestão Jair Bolsonaro.

Segundo relatório da empresa Controle da Concorrência, foram gastos R$ 32 milhões de reais pela Secom petista apenas para fazer propaganda dos 100 dias de governo, em um período de três dias – 8 a 10 de abril. Há quatro anos, o governo Jair Bolsonaro desembolsou R$ 25,4 milhões. Mas em um período de quatro meses.

Segundo o registro de inserções, no período marcado pelos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro, foram realizadas campanhas de liberação de recursos do Bolsa Família a pessoas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais (R$ 3,3 milhões); de antecipação do Bolsa Família após o rompimento da barragem de Brumadinho (R$ 2,8 milhões) e de promoção da Reforma da Previdência (R$ 19,2 milhões), proposta capitaneada pelo governo federal.

Este ano, durante o período de quatro dias, a campanha dos 100 dias de governo – que pouco teve a apresentar – irrigou os cofres de Globo, SBT, Record, Band e Rede TV. Só a Globo ganhou R$ 11,6 milhões; o SBT, outros R$ 9,8 milhões; a Record, R$ 6,6 milhões; a Band, R$ 3,7 milhões e a Rede TV, R$ 854 mil.

terça-feira, 18 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Governo Lula vai taxar jogos online, quem ganhar uma aposta perde 30% do prêmio para o governo do PT


Vladimir Chaves


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu taxar as empresas e os apostadores que operam no mercado de apostas esportivas no Brasil. A taxação das empresas, que têm uma maior presença na internet, vai fazer parte de uma medida provisória elaborada pelo Ministério da Fazenda.

Os apostadores serão taxados em 30% sobre os valores dos prêmios recebidos durante um evento esportivo. Haverá isenção para ganhos que fiquem dentro do valor da primeira faixa livre de Imposto de Renda, atualmente em R$ 1.903,98.

A informação foi divulgada pelo assessor especial do Ministério da Fazenda, José Francisco Manssur, durante audiência pública na Câmara, na semana passada. A medida provisória ainda não foi publicada e, de acordo com a pasta, será assinada ainda neste mês.

As empresas, por sua vez, terão de pagar R$ 30 milhões para o governo federal por uma licença de cinco anos e 15% de imposto sobre o lucro – receita obtida após a distribuição de prêmios. Ter registro no Brasil, funcionários brasileiros e possuir capital social de no mínimo R$ 100 mil são outras exigências que vão ser previstas na medida provisória. As companhias que vendem as apostas e aquelas que oferecem os meios de pagamentos vão ter de ser credenciadas pelo governo.

Sem regulamentação

As apostas são legalizadas no Brasil desde 2018, mas ainda não foram regulamentadas e deixam de ser tributadas.

“A partir do momento da regulação, apostar fora do Brasil será ilegal. Teremos meios eficientes, e a busca é ter o índice inglês de 87% de sites de apostas hospedados e legalizados no Brasil”, afirmou Manssur durante a audiência na Câmara. “Não desconfiem da capacidade do Estado brasileiro de coibir a ilegalidade. Nós vamos coibir a ilegalidade.”

A taxação é uma das estratégias do Ministério da Fazenda para aumentar a arrecadação do governo federal em até R$ 150 bilhões e sustentar as metas do novo arcabouço fiscal, regra que vai substituir o teto de gastos públicos. O Ministério da Fazenda espera arrecadar de R$ 12 bilhões a R$ 15 bilhões por ano com a taxação das apostas.

 Nenhum comentário

PGR pede substituição da prisão de Anderson Torres por tornozeleira eletrônica.


Vladimir Chaves



A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela substituição da prisão preventiva do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres por uso de tornozeleira eletrônica.

Em parecer emitido pelo o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos ressaltou que a prisão de Anderson Torres “foi fundamental para evitar ocultação ou destruição de provas”, como a “minuta do golpe”, apreendida na casa do ex-secretário.

Porém, na avaliação do subprocurador-geral da República, a monitoração eletrônica e restrição de deslocamento é “providência mais adequada ao caso”, considerando o cenário atual das investigações.

A PGR se manifestou após a defesa de Anderson Torres solicitar a revogação da prisão preventiva. Para o Ministério Público Federal (MPF), a prisão deve ser substituída por uso de tornozeleira eletrônica, com proibição de o réu se ausentar do DF; proibição de manter contato com os demais investigados; e afastamento do cargo de delegado da Polícia Federal.

 Nenhum comentário

Bruno abre II Mutirão de Consultas e Exames, meta é garantir 100 mil atendimentos em 21 dias em Campina Grande


Vladimir Chaves


O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima fez a abertura oficial do 2° Mutirão de Consultas e Exames, realizado pelo Município, dentro das ações do programa Saúde de Verdade. A solenidade, realizada no fim da manhã desta segunda-feira, 17, no Ginásio “O Meninão”, no bairro Dinamérica, marcou o início de uma maratona de 21 dias de atendimentos agendados e espontâneos, cuja meta é ultrapassar 100 mil procedimentos.

Bruno Cunha Lima disse que a realização do mutirão é uma nítida demonstração de que o cuidado com a saúde das famílias campinenses é uma prioridade do seu governo. “O grande foco da nossa gestão são as pessoas, priorizamos o respeito e o cuidado com a saúde das famílias e no mutirão, além de ratificarmos esse compromisso, zeramos as filas e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, frisou o prefeito.

Segundo o prefeito campinense, o Mutirão “é a maior ação de saúde já realizada na Paraíba”, com expectativa de consolidar cerca de 100 mil procedimentos, como aconteceu na primeira edição, quando foram atendidas 25 mil pessoas.

Bruno lembrou de outras ações que, segundo ele, também impactam positivamente na saúde das famílias, como as reformas e implantações de mais de 20 Unidades Básicas de Saúde, a criação de novos leitos de UTI e a transformação dos centros de saúde em policlínicas.

Oferecendo acesso a 15 especialidades médicas e possibilidades de realização de 12 tipos de exames, o Mutirão acontecerá até o dia 6 de maio. Este ano, as novidades são atendimentos pediátricos, odontológicos e a castração de animais.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

 Nenhum comentário

Ministério Público Eleitoral pede apuração à PGR sobre possível violência de gênero contra deputada


Vladimir Chaves


O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigação de possível crime praticado pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) contra a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC).

Na última quarta-feira, a parlamentar foi às redes para afirmar que o deputado comunista teria cometido assédio durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que recebeu o ministro da Justiça, Flávio Dino, na véspera. O deputado Márcio Jerry nega a acusação.

A procuradora Raquel Nascimento, que assina o documento enviado à PGR, pede providências cabíveis para apurar eventual crime de violência política de gênero, previsto no Código Eleitoral.

“Os fatos noticiados enquadram-se na hipótese criminal (...) e demandam apuração mediante a oitiva da vítima, oitiva das testemunhas presentes na ocasião, preservação de vídeos e gravações do local onde ocorreram os fatos, dentre outras medidas cabíveis para preservação da cadeia de custódia probatória”, diz o documento.

De acordo com o MPE, uma lei de 2021 tipificou como crime condutas que configuram assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça contra mulheres candidatas ou detentoras de mandato eletivo, que buscam impedir ou dificultar a realização de campanha ou o exercício do mandato parlamentar. A pena prevista para o agressor varia de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.

O caso foi enviado à PGR em razão do foro por prerrogativa de função do deputado federal acusado pela parlamentar de praticar a conduta.

 Nenhum comentário