Pesquisa ModalMais/Futura: Lula empanca e Bolsonaro cresce – 46,9% x 46,5%


Vladimir Chaves



Pesquisa ModalMais/Futura divulga nesta sexta-feira, 14, revela a impressionante reação do presidente Bolsonaro que subiu para 46,5% e agora tecnicamente empatado com o candidato do PT que tem 46,9%.

Para o segundo turno da eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46,9% das intenções de voto totais e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 46,5%, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pelo banco Modal.

Pela margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, há margem para empate técnico entre os candidatos.

O relatório da pesquisa não incluiu estimativa oficial dos votos válidos, isto é, sem contabilizar brancos e nulos (que é a contagem usada pelo Tribunal Superior Eleitoral para decretar o vencedor, já que votos brancos e nulos não são contabilizados). Foi divulgado apenas o percentual de votos totais.

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 3 e 4 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-06280/2022. Veja aqui o relatório da pesquisa divulgado pelos organizadores.

Votos totais

Lula (PT): 46,9%

Bolsonaro (PL): 46,5%

Não sabe, não respondeu ou indeciso: 2,3%

Branco/nulo: 4,3%.

Espontânea

Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:

Lula (PT): 46,0%

Bolsonaro: (PL): 45,8%

Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,4%

Branco/nulo: 4,7%

Outro: 0,1%.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

 Nenhum comentário

João diz que comitê ‘João/Bolsonaro’ foi montado sem seu conhecimento, porém sua coligação consta no material rodado


Vladimir Chaves



Alçado à condição de candidato de Lula no segundo turno na Paraíba, o governador João Azevêdo (PSB) apesar de ter negado qualquer responsabilidade sobre a montagem de um comitê ‘João-Bolsonaro’ na Epitácio Pessoa, principal Avenida da capital, esqueceu de um detalhe primordial, o material já rodado de ‘João e Bolsonaro’ foi rodado contando com os dados da sua Coligação Juntos pela Paraíba, que tem como partidos PSB / AGIR / PP / AVANTE / PMN / PSD / SOLIDARIEDADE / PODE / REPUBLICANOS / PATRIOTA, conforme, pode ser verificado nos materiais impressos e no site Divulcand do Tribunal Superior Eleitoral, que presta contas dos dados gastos dos candidatos.

Segundo nota-se no referido material exposto no comitê João e Bolsonaro, nestes que vão de banners, adesivos, botons, foders, em si em todo material gráfico, consta os dados da Coligação Juntos pela Paraíba, que tem como partidos PSB / AGIR / PP / AVANTE / PMN / PSD / SOLIDARIEDADE / PODE / REPUBLICANOS / PATRIOTA, na pessoa do governador João Azevêdo (PSB) e do seu candidato a vice-governador Lucas Ribeiro (PP), portanto material que recebeu o aval da sua coligação, senão já haveria por parte dos advogados da coligação a retirada por uso indevido da sua imagem de João e Bolsonaro juntos.

Outro ponto a ser notado, é que a empresa que rodou o material THIAGO HENRIQUE ASSIS DE MOURA EIRELI, de CNPJ: 06.217.437/0001-68 é a mesma empresa que segundo os dados do Divulgacand, roda todo o material gráfico de campanha do governador. Confira: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2022/2040602022/PB/150001613757/integra/despesas

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

 Nenhum comentário

Prefeitura prevê safra recorde de algodão orgânico pelos agricultores familiares de Campina Grande


Vladimir Chaves


A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri),   prevê uma safra recorde de algodão orgânico em 2022, em relação aos anos anteriores, cuja produção deverá chegar a  10 toneladas até ao final da atual colheita, que já vendo sendo feita em vários pontos da zona rural deste município.

Até 2020, não chegava a 10 o número de agricultores familiares que produziam algodão orgânico na zona rural de Campina Grande. Entretanto, a partir de 2021, a Seagri intensificou a campanha de estímulo, como também passou a ampliar as condições materiais ao homem do campo, para que ele pudesse participar ativamente do programa “Ouro Branco”. A partir daí, as áreas cultiváveis foram se multiplicando de forma gradativa nos sítios, assentamentos e áreas de  entorno dos distritos de Campina Grande.

Os meios materiais oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande aos agricultores familiares foram viabilizados por meio de parceria firmada entre o secretário Renato Gadelha, da Pasta da Agricultura, e a empresa Norfil S/A Indústria Textil, sediada em João Pessoa.

Pelo acordo de cooperação, além da distribuição gratuita de sementes, são oferecidos aos agricultores familiares a sacaria para o acondicionamento do algodão, o transporte e a garantia de compra de toda a produção a preços, inclusive, superiores aos atualmente praticados pelo mercado algodoeiro nacional. A arroba do algodão no Oeste da Bahia, um dos fortes produtores brasileiros, custa em média R$ 157,00. Uma arroba equivale a aproximadamente 15 quilos.

O cultivo do algodão orgânico vem sendo feito de forma consorciada com outras lavouras, a exemplo do feijão, fava e o milho, possibilitando assim mais alimento na mesa das famílias e proporcionando melhoria de renda dos agricultores, vem que eles procuram vender o excedente da produção.

Ao classificar como surpreendente a adesão de mais de 60 famílias de agricultores ao programa “Ouro Branco”, como são denominadas as ações relacionadas à cultura algodoeira, o secretário Renato Gadelha disse que os incentivos e os investimentos em favor do setor agrícola vêm dando resultados positivos porque fazem parte, de forma efetiva, da pauta do prefeito Bruno Cunha Lima reservada ao homem do campo desde o início da sua gestão à frente da Prefeitura de Campina Grande.

 Nenhum comentário

Paraná Pesquisas: Bolsonaro avança e está tecnicamente empatado com o candidato do PT.


Vladimir Chaves



Pesquisa divulgada hoje (13), mostra um avanço significativo nas intenções votos para o presidente Bolsonaro, faltando 17 dias para eleição o candidato do PT, Luís Inácio Lula lidera com uma pequena vantagem na corrida presidencial. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas o petista tem 47,6% das intenções de voto, ante 44,1% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), estando tecnicamente empatados.

Levando-se em conta apenas os votos válidos, Lula tem 51,9% e Bolsonaro com 48,1%, levando-se em conta a margem de erro estão tecnicamente empatados.

Ainda nas intenções de voto, os que não souberam ou não responderam correspondem a 3,6%. Brancos e nulos, 4,8%.

Espontâneo:

No levantamento espontâneo, modalidade em que não se apresenta as opções de voto, o candidato do PT tem 42,6% e Bolsonaro 39,2%, outro empate técnico.

O Paraná Pesquisas foi o instituto de pesquisas eleitorais que mais se aproximou do resultado real da eleição do dia 2 de outubro. O último levantamento do Paraná previu que o petista teria 47% dos votos válidos no primeiro turno, contra 41% de Jair Bolsonaro.

A disputa acabou 48% a 43%.

Pesquisa

O universo desta pesquisa abrange o eleitorado do território nacional brasileiro. Para a realização, foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 08 e 12 de outubro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20% das entrevistas.

O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-08438/2022 para o cargo de Presidente.

 Nenhum comentário

Coerência, Pastor Sérgio Queiroz anuncia apoio a Pedro Cunha Lima e Bolsonaro.


Vladimir Chaves


O pastor Sérgio Queiroz (PRTB) ex-candidato ao Senado Federal anunciou na manha desta segunda-feira (10), o apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) e Jair Bolsonaro, nesse segundo turno da disputa ao Governo do Estado da Paraíba.

Nas eleições em primeiro turno do dia 2 de outubro, o pastor Sérgio Queiroz obteve 2333.849 votos no estado, quarto mais votado. Tendo um desempenho de destaque em João Pessoa, sendo o mais votado para o Senado com 106 mil votos.

No apoio Sérgio Queiroz apresentou dez razões para o apoio em segundo turno a Pedro Cunha Lima, confira.

1. Renovação no poder político do Estado. Apoio à alternância de poder no Executivo do Estado;

2.   Compromisso firme e contínuo no combate à corrupção. Fortalecimento dos controles internos de todas as secretarias estaduais e órgãos estaduais;

3. Compromisso de desburocratizar, apoiar o empreendedorismo e modernizar o Estado da Paraíba com inovação e novas tecnologias;

4. Lutar pelo desenvolvimento do tripé: social econômico e ambiental;

5. Compromisso de buscar a educação de qualidade, mas sem  ideologias;

6. A primazia das famílias sobre o Estado sob o ponto de vista formativo (moral e educativo);

7. Ampliação dos efetivos e a valorização das polícias do Estado;

8. Garantias das liberdades (econômica, crença, culto, de religião, de fé e não ter fé, de expressão, e de deixar a mídia livre de qualquer regulação);

9.  Apoio às iniciativas das igrejas e demais religiões que sejam voltadas às áreas sociais e humanas. Parceria de ações para o bem comum e não para as crenças. Somos um Estado laico (Ressalto que a Cidade Viva continuará sem receber qualquer recurso público de qualquer poder público)

10.   Apoio às comunidades rurais (sítios) para instalação de cisternas de captação de chuvas, como medida de zerar o déficit hídrico dessas comunidades.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

 Nenhum comentário

Ministro do Supremo diz que foi um erro anular processos de Lula


Vladimir Chaves



O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Melo afirmou em podcast que o STF errou a anular as condenações de Lula. Marco Aurélio disse ainda que votará em Bolsonaro.

“Não cabia mais a anulação, foi uma decisão política, por isso vou votar no atual presidente, Lula foi condenado por 4 crimes contra a administração pública”.

 Nenhum comentário