Prefeito de Campina Grande edita decreto facultando uso de máscaras em locais abertos.


Vladimir Chaves



O prefeito Bruno Cunha Lima assinou o decreto que torna facultativo o uso de máscaras faciais, em locais abertos, no Município de Campina Grande. A decisão foi tomada com base nos números mais recentes da pandemia, que mostram a acentuada redução no número de novos casos e de ocupação de leitos hospitalares, bem como o avanço da vacinação da população a partir de cinco anos.

O decreto, que já foi publicado na Separata do Diário Oficial do Município, permite que qualquer cidadão permaneça sem máscara em ambientes abertos, tais como parques, praças e campos de futebol. A medida beneficia, também, os campinenses que costumam fazer caminhadas no entorno do Açude Velho. Em ambientes fechados, no entanto, o uso do dispositivo de proteção individual permanece obrigatório.

Ainda de acordo com o decreto, a partir do próximo dia 21 de março, as aulas nas escolas, creches e demais equipamentos da rede municipal de ensino, estão autorizados a funcionar com 100% da capacidade das salas, preservando-se as medidas de segurança necessárias à proteção de alunos, professores e demais funcionários.

O decreto,  que já está em vigor, não modifica as regras contidas no documento anterior, em relação ao funcionamento de bares, restaurantes, comércio, nem à capacidade de público em eventos sociais e corporativos.

sexta-feira, 11 de março de 2022

 Nenhum comentário

Campina Grande inicia o ano com melhor resultado na Paraíba e no interior do Nordeste sobre a geração de empregos.


Vladimir Chaves



A cidade que faz o Maior São João do Mundo é também a que mais gera empregos com carteira assinada no interior do Nordeste. Isso é o que ficou comprovado com a nova atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e do Emprego pelo Governo Federal.

Segundo os dados do ministério, ao longo do mês de janeiro a cidade obteve o saldo de 577 contratações por carteira assinada, mantendo-se ao longo dos últimos 13 meses com números positivos no que se refere ao mercado de trabalho.

Campina Grande se apresentou no período como a cidade do interior do Nordeste que, disparadamente, obteve o melhor resultado entre as cidades de mesmo porte no interior do Nordeste. Petrolina/PE (525), Feira de Santana/BA (278), Vitória da Conquista/BA (162), Mossoró/RN (61) e Caruaru/PE (39).

O Caged aponta ainda que, enquanto Campina Grande obteve posição de destaque no saldo de empregos gerados, a Paraíba amargou o saldo negativo de 984 postos de trabalho fechados no último mês de janeiro.

Setores que mais empregam

O setor de serviços continua sendo o que mais tem ofertado vagas de trabalho. Atualmente, com mais de 58 mil trabalhadores exercendo alguma atividade ligada a área na cidade, seguido pelo comércio com mais de 20 mil carteiras de trabalho assinadas, indústria com 19,5 mil e a construção civil com aproximadamente 5 mil empregos fixos. Totalizando mais de 102 mil postos de trabalho formais.

Na avaliação do prefeito Bruno Cunha Lima, o bom resultado é reflexo de toda a construção que tem sido desempenhada pela Prefeitura Municipal, juntamente com os setores produtivos, no sentido de viabilizar a ampliação das empresas em expansão diante de um período de desafios na economia mundial.

“É algo a ser comemorado porque temos conseguido manter o ritmo de contratação em meio a uma crise mundial. Não se trata de um mês isolado, Campina Grande tem apresentado bom desempenho no acumulado de treze meses seguidos e isso nos compromete a seguir trabalhando para que a cidade continue sendo chamada de capital do trabalho”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também comemorou os números, pontuando a posição de destaque em que Campina Grande se encontra não só na Paraíba, mas em todo o interior do Nordeste.

“Cidades com PIB mais alto do que o nosso não chegaram nem perto de nos alcançar e isso eleva a nossa imagem desenvolvimentista para a toda a região. 577 postos de trabalho representam 577 famílias com o salário garantido no final do mês e isso tem forte impacto socioeconômico”, finalizou.

 

 Nenhum comentário

Bolsonaro sanciona ainda hoje (11) lei da cobrança única de ICMS dos combustíveis, medida reduzirá preço na bomba.


Vladimir Chaves



O presidente Jair Bolsonaro disse que sancionará ainda hoje (11) o projeto de lei (PL) que prevê a cobrança em uma só vez do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, inclusive importados. O texto, aprovado na madrugada desta sexta-feira, na Câmara dos Deputados, e um pouco antes no Senado, prevê que a cobrança seja feita com base em alíquota fixa por volume comercializado e única em todo o país.

"Quero cumprimentar o Senado e a Câmara dos Deputado pela aprovação que, na prática, visa suavizar o aumento no óleo diesel no dia de ontem [10]", disse Bolsonaro referindo-se ao aumento no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras.

 Nenhum comentário

Ação do PTB faz AGU acionar STF para suspender passaporte da vacina na Paraíba


Vladimir Chaves



Após solicitação realizada pelo Diretório Estadual da Paraíba, a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestou pelo fim da exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 em locais públicos e privados em terras paraibanas. A ação nesse sentido foi protocolada pelo Diretório Nacional do PTB no Supremo Tribunal Federal (STF).

O partido sustenta que a lei estadual que instituiu o passaporte afronta os princípios da cidadania, da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho, da livre iniciativa, ao princípio da legalidade, aos direitos às liberdades de locomoção e de profissão, ao direito de reunião e ao direito social ao trabalho, além de inobservância dos critérios de proporcionalidade e razoabilidade.

Em resposta ao pedido de informações, o Governo da Paraíba informou que a lei impugnada encontra-se em perfeita consonância com a Constituição Federal.

“A exigência de comprovante de vacinação prevista nos atos normativos atacados ilustra uma situação de restrição excessiva. Ela não só limita gravemente a liberdade de ir e vir, num momento em que o Brasil atingiu um patamar de mais de 70% de toda sua população com esquema vacinal completo, como impacta profundamente em direitos sociais de primeira grandeza, como o direito ao trabalho, sem que demonstrada a inefetividade de alternativas menos gravosas de controle sanitário, como a exigência de testagem e o uso de máscaras, externando, por isso, uma decisão política desproporcional”, pontua o advogada-geral da União, Bruno Bianco Leal.

A ação pede a suspensão do passaporte na Paraíba, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, Amazonas, Bahia e no município do Rio de Janeiro. O processo está sob relatoria do ministro Dias Toffoli.

 Nenhum comentário

Prefeito de Campina Grande reúne-se com representantes do Grupo Assaí, nova unidade vai gerar 600 empregos.


Vladimir Chaves

 


O prefeito Bruno Cunha Lima reuniu-se com diretores e representantes do Grupo Assaí, empresa que vai instalar mais uma loja na cidade. A nova unidade será implantada onde funcionou o supermercado Extra, na Avenida Brasília, e vai gerar 600 empregos entre diretos e indiretos. Com a abertura estima-se que o Assaí Atacadista vai contratar até o dobro de funcionários do antigo Extra.

Desde a execução da obra serão empregados trabalhadores locais, sendo que 250 funcionários serão contratados apenas para o período de obra. A previsão é de que a loja seja aberta ainda neste ano e terá mais de 6 mil metros quadrados.

O prefeito garantiu total apoio ao futuro empreendimento. Segundo ele, a iniciativa tem tudo para dar certo na cidade, porque o Município possui uma posição geográfica privilegiada e representa um polo regional de logística, sendo um centro conhecido pela sua importância nas áreas tecnológica, educacional e comercial.

Segundo o prefeito o governo municipal dará todo o apoio ao empreendimento que irá fortalecer ainda mais a economia da cidade, , lembrando que esse apoio também acontece no setor de infraestrutura visto que, recentemente, já foram pavimentadas quatro ruas no entorno da futura unidade.

O diretor do Assaí João Miguel Gouveia informou que tem promovido à expansão dos seus negócios na região Nordeste e vai implantar a segunda loja em Campina Grande. “Isto será possível porque o Grupo Pão de Açúcar vendeu o Extra ao Assaí. Atualmente, o Assaí conta com loja na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro da Liberdade”, ressaltou o diretor, demonstrando otimismo e entusiasmo quanto ao avanço dos negócios da rede em Campina Grande.

egundo João Miguel, atualmente o Grupo Assaí possui 215 lojas instaladas em vários Estados, sendo que a próxima será inaugurada nesta quinta-feira, 10, em Petrolina. Cada loja oferece ao consumidor entre 8 até 9 mil itens. A futura loja de Campina Grande será a quarta instalada na Paraíba. A capital, João Pessoa, possui duas unidades.

quinta-feira, 10 de março de 2022

 Nenhum comentário

Câmara aprova urgência para PL sobre mineração em terras indígenas


Vladimir Chaves



O plenário da Câmara aprovou, na noite de ontem (9), um requerimento apresentado pelo líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR) para que o Projeto de Lei 191/20, que trata de mineração em terras indígenas, tramite em regime de urgência. O requerimento foi aprovado por 279 votos a 190.

Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) a proposta será analisada por um grupo de trabalho e só será incluída na pauta em abril, após um acordo entre líderes da base e da oposição. Segundo Lira, o grupo será formado por 20 parlamentares, sendo 13 deputados da maioria e 7 da minoria. “[Há um] prazo acertado entre os líderes de 30 dias para que o projeto venha ao plenário na primeira quinzena de abril, mais ou menos entre dia 12 e 14”, disse.

Para o líder do governo, a proposta consolida um assunto já estabelecido pela Constituição. “O Congresso foi encarregado pela Constituição de regulamentar a exploração em terras indígenas, estamos cumprindo, com anos de atraso, a Constituição”, disse.

Barros acrescentou que a mineração em terras indígenas é uma realidade que precisa ser regulamentada e fiscalizada. “Vemos as cenas horrorosas, as imagens dos rios da Amazônia que já são explorados pelos garimpeiros ilegais. Sem licença, não há fiscalização nem obrigação de reconstituição ambiental”. O líder do governo também disse que a aprovação do requerimento de urgência é o primeiro passo para a discussão do tema pelo grupo de trabalho.

quarta-feira, 9 de março de 2022

 Nenhum comentário

Ninguém fica pra trás, avião KC 390 decola trazendo 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano.


Vladimir Chaves



O avião KC 390 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Varsóvia, na Polônia, em direção ao Brasil. À aeronave levou doações para a Ucrânia e agora está repatriando brasileiros e estrangeiros que fogem do conflito, são 42 brasileiros (14 crianças), além de 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, no voo também estão sendo transportados oito cachorros e dois gatos.

No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de nove toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a 360 mil refeições; 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

Ação interministerial

O KC-390 saiu de Brasília na última segunda-feira (7), é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).

A Operação Repatriação é uma determinação do presidente Jair Bolsonaro, que está sendo conduzida pelos ministérios Justiça e Segurança Pública, da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde.

 Nenhum comentário

Deputada da Paraíba repudia Arthur do Val e defende imediato afastamento do parlamentar


Vladimir Chaves



A deputada Dra. Paula externou, da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, seu repudio à  fala do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos) a respeito das mulheres.

Doutora Paula foi enfática ao defender o afastamento do deputado paulista da atividade parlamentar. “Esse deputado deveria ser afastado”, enfatizou.

A deputada ressaltou que as palavras do deputado Arthur não representa o sentimento do povo brasileiro. Ao contrário, merece repúdio.

‘É lamentável um parlamentar brasileiro que vai à Ucrânia e, na volta ao Brasil, traz uma informação que nos envergonha, adjetivando as mulheres da Ucrânia como bonitas, fáceis e pobres. A gente tem que repudiar essa atitude de um parlamentar que, realmente, empobrece e envergonha o parlamento brasileiro. “É uma atitude machista que não representa o sentimento brasileiro”, disse.

 

 Nenhum comentário

Governo Bolsonaro zera PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre importações de gás cozinha.


Vladimir Chaves



A Receita Federal publicou hoje (9) instrução normativa zerando alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins sobre o botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) de uso doméstico. A medida incide sobre a importação e a receita de comercialização do produto.

Ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) que será, posteriormente à operação, envasado em recipientes de até 13 kg e destinado ao uso doméstico, diz a norma.

A medida é adotada em meio à disparada no preço do petróleo em razão do conflito envolvendo Rússia e Ucrânia. A Rússia é o maior exportador mundial de petróleo e derivados combinados, com exportações de cerca de 7 milhões de barris por dia, ou 7% da oferta global.

Na segunda-feira (7), os preços atingiram os níveis mais altos desde 2008. O petróleo Brent subiu US$ 5,1, ou 4,3%, para fechar em US$ 123,21 o barril, e o dos EUA (WTI) avançou US$ 3,72, ou 3,2%, encerrando o dia em US$ 119,40 o barril. Durante a sessão, os benchmarks (marcas de referência) atingiram o nível mais alto desde julho de 2008, com o Brent chegando a US$ 139,13 por barril e o WTI, a US$ 130,5.

Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que o gás de cozinha ultrapassou os R$ 100 em todas as regiões do país, variando de R$ 109,40 a R$ 140.

 Nenhum comentário

Câmara Municipal de Campina Grande rejeita votos de aplausos ao PCdoB e PT


Vladimir Chaves



A Câmara Municipal de Campina Grande rejeitou, nesta terça-feira 08, por maioria absoluta os requerimentos 229 e 18, de autoria da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que demandava voto de aplausos ao Partido Comunista do Brasil e Partido dos Trabalhadores.

As justificativas dos requerimentos diziam respeito à comemoração de 100 anos de fundação do PCdoB e os 42 anos de fundação do PT.

terça-feira, 8 de março de 2022

 Nenhum comentário

Patrick defende políticas de assistência para mães de filhos com doenças raras


Vladimir Chaves



No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), o deputado federal Patrick Dorneles (PSD) destacou a batalha de mães de pessoas acometidas com doenças raras e afirmou que lutar por mais assistência e um programa voltado para elas é uma das suas missões em Brasília. O parlamentar participou de sessão solene no Congresso Nacional em homenagem à data e destacou ainda a forma discriminatória que as mulheres ainda são tratadas em nossa sociedade.  

Estima-se que 420 milhões de pessoas têm doenças raras no mundo. O número representa de 6% a 8% da população mundial ou, em termos práticos, a mesma quantidade de habitantes da América Latina. No Brasil, são cerca de 13 mil pessoas com essa condição, sendo 74 mil na Paraíba.

“As mães de raros enfrentam lutas diárias. Muitas abdicam do trabalho e da vida pessoal para cuidar dos filhos e é preciso um olhar sensível para essas mulheres. Defendo auxílio financeiro, suporte psicológico, flexibilidade no trabalho e até um programa de qualificação”, disse o parlamentar.   

Jaqueline Dorneles é mãe de Patrick, primeiro deputado federal com doença rara, e destaca que ser mãe de um raro, saber que o filho tem uma doença que você não sabe o que é, é muito desesperador em um primeiro momento. No segundo momento é a luta pelo diagnóstico, que ainda demora. “Depois é enfrentar o dia a dia e seguir em frente. Eu sou contra qualquer tipo de vitimismo. Precisa mostrar para o seu filho que independentemente da doença que ele tenha, ele está aqui para cumprir uma missão”, disse. 

Agilidade no diagnóstico – Para auxiliar a família dos raros, Jaqueline Dorneles defende agilidade e acesso para diagnóstico e também um programa voltado para os cuidadores de raros. “Quem cuida do cuidador? Quem vai cuidar do cuidador amanhã? Pai e mãe envelhecem e quem vai cuidar dos nossos raros? Precisamos ter políticas públicas de apoio ao pai e mãe”, sugeriu.

Vanuza Gomes é mãe de Lerystom Mateus Araújo, o Leleu. Ele tem 24 anos e convive com epidermólise bolhosa, uma doença ainda sem cura que causa bolhas e membranas mucosas na pele. Ela contou que após o nascimento do filho iniciou a sua luta por diagnóstico, que só ocorreu após três meses.

“Foi uma luta para conseguir um médico para atender Lerystom, pois aqui não tinha ninguém que tivesse ouvido falar na doença dele. Para mim foram três meses de tortura psicológica, pois a gente se sente culpada pelo que aconteceu. Tive que ir a São Paulo e lá o médico me explicou que é tipo um defeito de fábrica a doença dele, que ele nasceu sem a segunda camada da pele”, relatou.

Tendo que cuidar do filho, Vanuza acabou perdendo o emprego como servidora pública e precisou fazer faxina para ajudar a manter a casa, o tratamento e a alimentação do filho que é diferenciada. Ela defende um suporte financeiro para as mães de raros para que se dediquem ao cuidado do filho.

Discurso – Patrick Dorneles participou de Sessão Solene no Congresso, neste 8 de março, e lamentou que as mulheres ainda sejam alvo de violência e preconceito. “Quando um líder mundial dá uma ordem para que bombas sejam lançadas sobre mulheres e crianças, dizimando famílias ou quando um parlamentar se propõe a atravessar um continente para presenciar por alguns dias os horrores da guerra na Ucrânia e a melhor constatação que consegue fazer sobre essa tragédia são as facilidades imaginária sobre turismo sexual. Percebemos realmente que está faltando respeito e amor, sobretudo às mulheres e à vida”, afirmou.

O deputado conclamou a sociedade para mudar esse tipo de postura, defendendo que o respeito aos direitos das mulheres não interessa apenas a elas, mas sim, a toda a sociedade. “O amor e o respeito são os ingredientes básicos para qualquer tipo de receita, seja qual for o objetivo. É o caminho para que possamos nos ressignificar e assim conquistar uma humanidade melhor”, ressaltou.

 Nenhum comentário

Prefeitura de Campina Grande aponta equívoco em nota do TCE sobre excesso de gastos com folha de pessoal


Vladimir Chaves



Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), identificou equívocos em nota emitida no último dia 25 de fevereiro, pelo Tribunal de Contas do Estado Paraíba (TCE-PB), indicando excessos na folha de pessoal do Município que causariam descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Conforme o TCE, a Prefeitura teria ultrapassado mais que 95% do valor máximo permitido pela LRF. Na verdade, o Município está dentro do chamado limite prudencial, ficando a 5% de alcançar o patamar máximo de gastos com pessoal, percentual abaixo, portanto, do teto permitido pela referida lei, observou o secretário Gustavo Braga, com base em estudos feitos pelo diretor-financeiro da pasta, Emanuel Sousa.

Segundo Gustavo Braga, a nota da assessoria do TCE induz ao equívoco: não considera o exposto no anexo I da LRF, que faz um levantamento desses gastos com pessoal com base em dois parâmetros, que são o limite máximo, que é de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) e o limite prudencial, que é de 51,30% da mesma RCL.

No caso de Campina Grande, o titular da Sefin explica que, em 2021, o Município ultrapassou o chamado limite prudencial. Trata-se de um controle intermediário, que corresponde a 95% do limite máximo, chegando ao percentual de 52,11%.

Isso significa, disse Gustavo Braga, que os 52,11% evidenciam que a Prefeitura ficou a 5% de alcançar o Limite Máximo de gastos com Pessoal, percentual abaixo, portanto, do teto. “Isso comprova que o Município não gastou mais de 95% do valor permitido’, ressaltou Braga.

De forma objetiva, no ano passado a Prefeitura de Campina Grande comprometeu R$ 580.604.602,70 (52,11%) com a Folha de Pessoal. Mesmo estando um pouco acima do limite prudencial, que seria de R$ 571.589.026,77 (51,30%), o valor pago ainda permanece abaixo do Limite Máximo, que seria de R$ 601.672.659,76 (54%). Ou seja, os números estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela LRF.

Por sua vez, o secretário executivo de Finanças de Campina Grande, Felipe Gadelha lembra que os gastos com pessoal compreendem, além das despesas com folha de pagamento, a contribuição previdenciária ao regime geral (INSS) e ao regime próprio do Município, representado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem).

Gadelha observa que, em tendo ultrapassado o Limite Prudencial, a Prefeitura de Campina Grande está ciente de que a LRF passa a impor algumas restrições, como impedir a criação de novos cargos, a concessão de reajustes e a contratar horas extras, por exemplo.

Uma tabela, divulgada pela Sefin neste final de semana, pode correlacionar os gastos aos seus indicadores e fazer compreender, corretamente, o cenário apresentado.


segunda-feira, 7 de março de 2022

 Nenhum comentário

Paraíba: Restaurantes, academias e igrejas poderão funcionar com 100% de sua capacidade a partir desta segunda-feira


Vladimir Chaves



A partir desta segunda-feira (7), os bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, igrejas e academias poderão funcionar com 100% de sua capacidade. Além disso, cinemas, teatros, circos, eventos esportivos, sociais e corporativos poderão ser realizados com até 80% de ocupação do local. O decreto com as novas diretrizes tem vigor até o dia 7 de abril.

As medidas que disciplinam as atividades na Paraíba em virtude da pandemia do coronavírus estipulam que os eventos sociais e corporativos realizados sem fornecimento ou comercialização de alimentos e bebidas poderão ocorrer com 100% da capacidade do local.

Já os shows poderão ser realizados com 70% de ocupação mediante a comprovação do esquema vacinal completo e apresentação de teste de antígeno negativo para Covid-19, realizado em até 72 horas antes do evento.

As flexibilizações acontecem em virtude do avanço da vacinação no estado, com coberturas de primeiras doses ultrapassando 83,49% e de segundas doses com mais de 76,65% da população paraibana.

domingo, 6 de março de 2022

 Nenhum comentário

Na contramão do que previa especialistas da imprensa suja e líderes esquerdistas PIB cresce 4,6% em 2021.


Vladimir Chaves



A verdade é que após o grande baque sofrido no mundo todo, o Brasil tem se recuperado, graças às intervenções do Governo Bolsonaro e a resiliência dos brasileiros.

Além dos programas de manutenção do emprego, o Governo Bolsonaro auxiliou estados e municípios, com repasses bilionários para os atendimentos de saúde e a manutenção de serviços públicos.

Apenas os recursos do Auxílio Emergencial equivalem a mais de uma década de bolsa-família, o que permitiu que milhões de brasileiros não passassem fome diante do “fique em casa que a economia a gente vê depois” imposto por governadores e prefeitos.

Já o Auxílio-Brasil, outra ferramenta de ajuda aos mais necessitados, supera em dobro o valor pago do antigo bolsa-família, além disso, o novo Programa oferece ferramentas de estímulo e capacitação para entrada no mercado de trabalho.

Nesse período de crise mundial, o governo Bolsonaro também prestou assistência a empresas, trabalhadores, desempregados... O que permitiu que o PIB brasileiro crescesse no acumulado de 2020/2021, superando seis países-membros do G7.

O G7 reúne as principais economias do mundo e, na comparação, graças ao trabalho do Governo Bolsonaro e à resiliência do povo brasileiro, ficou atrás apenas dos Estados Unidos.

Quando comparado com países-membros do G20, o crescimento acumulado do Brasil em 2020/2021 foi superior ao de países como Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Japão, Itália e até mesmo ao acumulado da União Europeia.

 Nenhum comentário