Lute pela sua família


Vladimir Chaves

O inimigo sabe que, quando uma família está unida em Deus, ela se torna uma fortaleza contra as trevas. Por isso, ele luta incansavelmente para destruir lares, semear discórdias, quebrar alianças e afastar corações.

A família é um projeto de Deus que merece dedicação espiritual e prática.

A Bíblia nos alerta claramente: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso inimigo, anda ao redor como um leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." 1 Pedro 5:8

E também declara: “Não tenham medo deles. Lembrem-se do Senhor, grande e temível, e lutem pelos seus irmãos, por seus filhos, por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.” " Neemias 4:14

Nessa luta prover e defender a família não exige apenas uma luta natural, a luta é muito mais espiritual!

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ciladas do diabo...” Efésios 6:11

Na luta espiritual é preciso manter a família fiel a Deus em meio a um mundo que oferece caminhos de espinhos.

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; Se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

A luta pela família exige também atenção no ensino e criação dos filhos, num esforço contínuo para formação de homens e mulheres de Deus.

“E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4

Tenhamos total a atenção com os nossos filhos, que são um tesouro a ser guardado, protegido e valorizado.

“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. [...] Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava.” Salmos 127:3-5

A luta ainda exige a edificação do lar com sabedoria e entendimento, num esforço diário.

“Com sabedoria se edifica a casa, e com inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens preciosos e deleitáveis.” Provérbios 24:3-4

Saibamos que negligenciar a família é negar os princípios do Evangelho.

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” Timóteo 5:8

Não baixe a guarda! Lute por sua família! Ore, jejue, declare a Palavra sobre sua casa, ensine seus filhos no caminho do Senhor e proteja sua família todos os dias. 

     

sábado, 21 de junho de 2025

 Nenhum comentário

O celular na igreja desconecta o fiel de Deus


Vladimir Chaves


Os que levam celular para igreja não sabem sequer o que estão fazendo no templo, o corpo está presente, mas o coração e a mente estão viajando pelo mundo.

Falta de reverência, falta consciência sobre o momento sagrado de estar na presença de Deus, um flagrante explicito de adoração sem o envolvimento da alma e do coração.

“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15:8

Falta discernimento para entender o momento sagrado, mostra o completo desconhecimento da Palavra e a desconexão espiritual. O uso do celular durante o culto representa distração, falta de entrega e o completo desleixo pela busca da santidade, Deus é literalmente colocado em segundo plano.

Em um tempo onde o mundo digital ocupa tanto espaço, a reflexão é válida e necessária para lembrarmos que o culto exige atenção, devoção e separação. Corpo, alma e espírito devem estar voltados ao Senhor.

"...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4

São fiéis que enfrentam dificuldades para se desconectar do mundo exterior e se conectar com Deus durante os momentos de adoração. O corpo está presente na casa de Deus, nas o espírito está ausente, a carne ocupa espaço na casa do Senhor, mas a alma está conectada com o mundo.

'Este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído. Isaías 29:13.

 

“E dizia-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Marcos 4:9

 Nenhum comentário

Harpa Cristã um compêndio cantado de adoração, consagração e esperança na volta de Jesus


Vladimir Chaves

A Harpa Cristã é o hinário oficial das igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Uma coletânea de hinos evangélicos usados em cultos, orações, Santa Ceia, batismos e outras celebrações cristãs. É considerada um dos hinários mais tradicionais do meio pentecostal brasileiro.

A Harpa Cristã é uma fonte de edificação espiritual, uma expressão doutrinária e um instrumento de louvor poderoso. Seus hinos atravessam gerações com mensagens centradas na Palavra de Deus, exaltando a Cristo e preparando a Igreja para o céu.

A Harpa Cristã surgiu da necessidade de um hinário que representasse a fé e a doutrina da recém-fundada Assembleia de Deus no Brasil (fundada em 1911 em Belém-PA).

Em 1922 foi lançada a primeira edição da Harpa, de 1932 à 1941 houve atualizações e inclusão de novos hinos. Atualmente a Harpa Cristã é composta de 640 hinos, além de alguns cânticos congregacionais.

A Harpa Cristã contém hinos de autores brasileiros e estrangeiros. Muitos dos hinos foram traduzidos do inglês, alemão e sueco. Os principais autores da Harpa são: Gunnar Vingren (missionário fundador da Assembleia de Deus), Daniel Berg, Newton de Andrade, Emília de Jesus, Horatius Bonar. Ira D. Sankey e Fanny J. Crosby principais tradutores.

Os principais temas abordados nos hinos da Harpa são: Louvor e adoração; arrependimento e salvação; Santidade e comunhão; Volta de Jesus e arrebatamento; Cruz e sacrifício de Cristo; Batalha espiritual e Consolação e vitória.

O hino mais antigo da Harpa Cristã é o n° 1 – Saudai o nome de Jesus.

Os hinos mais conhecidos da Harpa Cristã e suas mensagens são:

15   Vencendo vem Jesus      (Segunda Vinda)

187  Mais perto quero estar   (Comunhão com Deus)

432  Ó, que belos hinos  (Louvor)

526  Chuva de graça      (Avivamento)

545  A última milha      (Perseverança)

304  Cristo cura sim         (Cura divina)

577  Porque Ele vive      (Esperança)

 

Confira alguns hinos inspirados em versículos bíblicos:


Hino 187 – Mais Perto Quero Estar (Louvor e Adoração)

“Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti,

Ainda que seja a dor que me una a Ti...”

Salmos 73:28 – "Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus."

Reflexão: Louvar é buscar intimidade com o Pai. Este hino expressa o desejo profundo da alma de estar perto de Deus, mesmo em meio à dor.

 

Hino 39 – Firmes nas Promessas (Salvação e Graça)

“Firmes nas promessas do meu Salvador,

Cantarei louvores ao meu Redentor!”

Efésios 2:8 – "Pela graça sois salvos, mediante a fé..."

Reflexão: O louvor à salvação nos lembra que nossa fé está alicerçada nas promessas eternas de Deus.

 

Hino 526 – Chuva de Graça (A Igreja e a Caminhada Cristã)

“Deus prometeu com certeza, chuvas de graça mandar...”

Joel 2:23 – "E vós, filhos de Sião, regozijai-vos... porque vos dará a chuva temporã e a serôdia."

Reflexão: A igreja que ora e busca a presença de Deus experimenta o derramar do Espírito, como chuva que rega e dá frutos.

 

Hino 15 – Vencendo Vem Jesus (Batalha Espiritual e Vitória)

“Oh! Glória, eu canto, pois Cristo me deu

A paz que gozamos por Seu grande amor.”

Apocalipse 19:11 – "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro..."

Reflexão: Em tempos de lutas e provações, cantamos com fé que Jesus é o vencedor e que virá reinar em glória.

 

Hino 124 – Consagrado ao Senhor (Consagração e Santidade)

“Tudo entregarei, tudo entregarei;

Sim, por Ti, Jesus bendito, tudo deixarei.”

Romanos 12:1 – "Apresentai os vossos corpos em sacrifício vivo..."

Reflexão: A verdadeira adoração começa com a entrega total da vida ao Senhor, em santidade e obediência.

 

Hino 291 – Tu És Fiel, Senhor (A Volta de Jesus)

Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste!

Plenamente fiel, ó Senhor, a mim!

João 14:3 – "Voltarei e vos receberei para mim mesmo..."

Reflexão: A fidelidade de Deus é a base da nossa esperança. Ele prometeu voltar e nos levar para o lar eterno.

 

Cantar os hinos da Harpa é viver a doutrina cantada, é pregar com melodia, é fortalecer a alma. Cada letra foi inspirada para elevar corações ao trono de Deus. Continue louvando com entendimento, fé e paixão por Cristo!

 Nenhum comentário

Fé e obediência andam juntas, indivisíveis aos olhos de Deus


Vladimir Chaves


Não basta acreditar em Deus, é preciso confiar o bastante para obedecer. Deus não quer apenas ouvir nossas palavras, Ele quer transformar nosso interior.

O próprio Jesus, o Deus Filho, passou por um processo de obediência enquanto viveu como homem. Viveu a obediência de forma completa, com sofrimento, renúncia e fidelidade.

“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” Hebreus 5:8

Obedecer a Deus significa submeter-se à Sua vontade com fé, amor e reverência, aceitando Seus mandamentos e princípios como verdade absoluta e confiável. É um ato de fé ativa que envolve tanto o ouvir quanto o agir, conforme a Palavra de Deus.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

A palavra "obedecer", no hebraico, vem de "shama", que significa ouvir atentamente, escutar com intenção de obedecer. Não é apenas escutar com os ouvidos, mas acolher a voz de Deus com disposição para seguir.

“Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra.” Isaías 1:19

Obedecer é uma demonstração concreta de amor a Deus. Jesus deixou claro que quem o ama, guarda os seus mandamentos.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a Ele.” João 14:21

Deus valoriza mais a obediência do que rituais religiosos ou sacrifícios exteriores.

“Porem Samuel disse; tem por ventura o Senhor, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”  1 Samuel 15:22

Obedecer a Deus nos livra do engano e nos conduz em segurança, mesmo em meio às provações.

“E será que, se ouvires voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os teus mandamentos que eu te ordeno hoje, Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra” Deuteronômio 28:1

Obedecer a Deus é caminhar com Ele em todos os momentos, mesmo quando não entendemos nada. É confiar mais na Sua Palavra do que em nossos sentimentos ou circunstâncias. É viver não por vista, mas pela fé.

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 2:7

sexta-feira, 20 de junho de 2025

 Nenhum comentário

Nunca julgue alguém pela aparência, a aparência não é critério para Deus.


Vladimir Chaves


Deus não escolhe pelo externo e sim pelo alinhamento do nosso interior com Ele. A verdadeira grandeza de alguém não está no que os olhos podem ver, mas no que Deus vê no íntimo, assim, nunca julgue alguém pela aparência.

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para sua aparência, nem para altura da sua estrutura, porque o tenho rejeitado, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” 1 Samuel 16:7

Deus valoriza o interior, pois é lá que se encontra a verdadeira verdade e que só ele pode ver, a aparência física não é o que realmente importa aos olhos de Deus.

“Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” Provérbios 31:30

Jesus nos ensinou a não fazermos julgamentos superficiais, nos ensinou a buscarmos a justiça verdadeira, baseada na verdade.

“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” João 7:24

“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.” Tiago 2:1

A expressão "acepção de pessoas" significa tratar pessoas de forma diferente com base em critérios subjetivos, como aparência física, classe social, status social ou outros critérios do mundo. Em outras palavras, dar tratamento preferencial ou desfavorável a alguém com base em características pessoais.

“E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos” Isaías 11:3

A PALAVRA nos ensina que o verdadeiro julgamento vem de um coração cheio do Espírito de Deus, que ama a verdade e rejeita o julgamento pela aparência, a PALAVRA nos dar discernimento para não repreendermos baseado no ouvir dos ouvidos, não repreendermos com base em boatos, fofocas ou julgamentos precipitados.

 

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mateus 13:9

 Nenhum comentário

Nem toda videira é verdadeira


Vladimir Chaves


Desde os tempos antigos, o povo de Deus sempre foi chamado de “Vinha do Senhor”.

“Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel...” Isaias 5:7

E Cristo reafirma essa identidade ao dizer: “Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o agricultor...” João 15.1

Mas atenção SE EXISTE UMA VIDEIRA VERDADEIRA É PORQUE EXISTE UMA FALSA.

A falsa videira é sutil, e assim como o joio e o trigo crescem juntos, a videira falsa e a verdadeira também, ela dá sombra e pode até dá fruto. Quem olha de fora (sem se aprofundar na Palavra) não vê diferença.

A videira falsa possui algo oculto que a diferencia da verdadeira, que é a semente: Uma tem origem nas sementes de Sião (povo separado para Deus no meio de uma geração corrompida) e a outra nas sementes Grego\Romana (sistema mundano que tem influenciado igrejas, governos, educação, moralidade e até a fé cristã).

A verdadeira foi plantada por Deus (João 15:1) a falsa foi plantada pelo homem ou corrompida pelo pecado (Jeremias 2:21).

 “E o que escapar da casa de Judá que restar tornará a lançar raízes para baixo e dará fruto para cima.” Isaías 37:31

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize por meio de filosofias e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.” Colossenses 2:8

A falsa videira aparenta ser segura e confiável, mas não serve para absolutamente nada e será arrancada.

“Toda planta que meu Pai Celestial não plantou será arrancada” Mateus 15:13

A falsa videira não produzirá vinho puro e nem suco, seu fim será o LAGAR da ira de Deus.

“E o anjo meteu a foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios” Apocalipse 14:19-20

Enfim, o juízo será severo para aqueles que permanecem ligados a falsa videira.

O que é uma videira degenerada?

A videira degenerada pode ser uma estrutura religiosa, uma pessoa ou até mesmo uma nação que foi chamada por Deus, mas se desviou de Sua vontade, produzindo frutos que não agradam ao Senhor.

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim” João 15:4

Fiquemos atento, a videira degenerada aparenta estar ligada a Deus, mas é a porta que leva as contendas, fofocas, intrigas, ilusões, inveja, ódio, ela não renova e nem transforma e no final traz a condenação.

"Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vide estranha?" Jeremias 2:21

Que possamos refletir; estamos enxertados na videira verdadeira ou vivendo uma fé contaminada pela videira degenerada? Os frutos de nossas vidas estão alinhados com o Espírito ou com a carne?

Busquemos permanecer em Cristo, por meio da união, oração e comunhão, vigiemos os falsos ensinos e as religiosidades sem verdade (fora da Palavra), pois são nelas que germinam as sementes da videira falsa.

“Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito Santo diz as igrejas” Apocalipse 2:7

 Nenhum comentário

114 anos de aniversário da Assembleia de Deus – Um legado de avivamento


Vladimir Chaves


Neste dia 18 de junho a Assembleia de Deus completa 114 anos. Essa data marca a chegada dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg à cidade de Belém do Pará, em 1911, dando início ao movimento pentecostal no país.

Ao longo dessas décadas, a Assembleia de Deus tem deixado uma marca profunda na vida espiritual e social do Brasil. Por meio de sua presença em bairros, favelas, vilarejos, aldeias indígenas e grandes centros urbanos, a igreja tem contribuído de forma significativa na transformação de vidas, famílias e comunidades inteiras.

Com mais de um século de história, a Assembleia de Deus não apenas cresceu em número, mas influenciou profundamente a cultura evangélica, a evangelização nacional e a expansão missionária global.

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8

Origem Histórica

A origem da Assembleia de Deus está ligada ao movimento pentecostal que começou nos Estados Unidos no início do século XX. Em 1909, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, após experiências com o batismo no Espírito Santo, sentiram o chamado de Deus para pregar no Brasil.

Chegaram ao porto de Belém do Pará em 19 de novembro de 1910 e iniciaram o trabalho evangelístico com oração, pregação e ensino da Bíblia. A primeira igreja Assembleia de Deus foi oficialmente fundada em 18 de junho de 1911.

Crescimento e expansão para outras nações;

no Brasil são mais de 22 milhões de fiéis, em mais de 100 mil templos espalhados em todas as cidades e estados brasileiros, segundo dados do IBGE, com forte atuação na educação cristã, ação social, rádios, TVs, e mídia digital

No Mundo

A Assembleia de Deus brasileira mantém ou apoia missões em dezenas de países, especialmente na África, América Latina, Europa e Ásia. Ela atua diretamente ou por meio de organizações missionárias ligadas às convenções nacionais.

Presente em mais de 100 países, destacando-se em: Moçambique, Angola, Haiti, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Japão, Bolívia, Guiné-Bissau, Peru...Nessas nações missionários brasileiros plantaram igrejas, escolas bíblicas e centros de apoio em regiões carentes.

Doutrinas Fundamentais


A doutrina da Assembleia de Deus é baseada na Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática, com ênfase nos seguintes princípios: Salvação pela fé em Jesus Cristo, batismo nas águas por imersão, batismo no Espírito Santo com evidência de falar em línguas, dons espirituais como cura, profecia e discernimento, a santidade como estilo de vida cristã e a segunda vinda de Cristo.

“E disse-lhe: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Ao comemorarmos mais um ano da Assembleia de Deus, não celebramos apenas uma história antiga, mas um mover contínuo do Espírito Santo entre nós. A chama que ardeu no coração de Gunnar Vingren e Daniel Berg ainda inflama gerações de crentes que, com lágrimas e fé, mantêm acesa a missão do Evangelho.

Este é um tempo para lembrar, agradecer e renovar o compromisso com a Palavra de Deus. Uma igreja que nasceu em oração precisa continuar de joelhos. Uma igreja que cresceu na simplicidade precisa manter o foco na cruz. Uma igreja que venceu na dependência do Espírito precisa viver pelo Espírito.

Neste aniversário, que cada crente da Assembleia de Deus olhe para o céu e diga como Isaías: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8)

Porque o maior presente que podemos dar ao Senhor neste aniversário é um coração disposto e uma vida cheia do Espírito.

Glória Deus!

quinta-feira, 19 de junho de 2025

 Nenhum comentário

PL exige relatoria da “CPMI do Roubo dos Aposentados”, mas enfrenta resistência de Hugo Motta e da esquerda.


Vladimir Chaves



O deputado Sóstenes Cavalcante (PLRJ), líder da bancada na Câmara, disse que o PL não abre mão da relatoria da CPMI do roubo dos aposentados, destacando que foi o partido quem denunciou o esquema e o primeiro a cobrar punição para os criminosos.

“Não abrimos mão da relatoria da CPMI do roubo dos aposentados, fomos nós que denunciamos esse escândalo, fomos nós que demos voz aos aposentados roubados. E seremos nós que vamos conduzir essa investigação até o fim! Aqui não tem acordo, não tem covardia e não tem recuo, quem roubou os idosos vai pagar, doa a quem doer” disse Sóstenes.

Por outro lado, o governo do PT busca sabotar as investigações apossando-se da presidência e relatoria da CPMI, e assim conduzir as investigações por caminhos que inevitavelmente terminará em “pizza”.

A presidência da CPMI, assegurada ao Senado tende a ficar nas mãos do governista senador Omar Aziz (PSDAM), que conta com o apoio de David Alcolumbre, do centrão e do governo petista.

Já a relatoria que cabe a Câmara indicar e que é pleiteada pelo PL, mas que enfrenta resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta, que sinaliza entregar a outro governista ligado ao centrão.

O que isso significa?

A relatoria é estratégica: pois quem detém esse cargo tem peso político para definir o escopo e o rito das investigações, além de apresentar o parecer final das investigações. Motivo pelo qual o PT tem interesse, objetivando blindar o governo e aliados.

O autor do requerimento da CPMI do roubo dos aposentados foi o deputado federal André Fernandes (PLCE). O requerimento tem a assinatura de 216 deputados e 40 senadores.

Objetivo da CPMI do roubo dos aposentados:

investigar o roubo bilionário dos aposentados, além das fraudes de benefícios através de laudos médicos falsos, facilitação de aposentadorias indevidas, com a possível conivência de servidores.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

 Nenhum comentário

Deputado Cabo Gilberto repreende líder do seu partido por chamar Haddad de Burro


Vladimir Chaves

Deputado Cabo Gilberto repreende líder do seu partido por chamar Haddad de Burro

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) repreendeu (de forma humorada e critica) o líder do seu partido Sóstenes Cavalcante (PL), por comparar o ministro da Fazendo a um burro.

Entenda:

No último dia 11 de junho, durante uma audiência na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante, chamou o ministro da Fazenda Fernando Haddad de “analógico” e “burro”, ao contestar sua declaração de que “não existem 300 milhões de falantes de português no mundo”.

Haddad, referia-se a um vídeo do deputado Nikolas Ferreira, que atingiu cerca de 300 milhões de visualizações no Instagram, o vídeo criticava a tentativa do governo federal de monitorar e tributar transferências via PIX,

Segundo Haddad o vídeo de Nikolas não poderia alcançar tantas pessoas, afirmando que “não existem 300 milhões de falantes”, sendo rebatido por Sóstenes, em tom de ironia: “Agora o Haddad também não sabe somar… porque é burro. É burro”

Por sua vez, o deputado federal Cabo Gilberto (PL), subiu a tribuna para contestar a comparação feita pelo seu líder, para Gilberto o burro é um animal querido no Nordeste e não merecia tal comparação.

“Com todo respeito, líder Sóstenes… chamar Haddad de burro foi uma injustiça. Mas calma… injustiça com o burro. O burro trabalha, carrega peso, enfrenta sol e chuva. Já Haddad é um peso pro Brasil. Perdão, burro, você é muito mais digno e Haddad se puder, aprenda com ele.” Disse o deputado.

O deputado concluiu, pedindo que Sóstenes se retratasse, não com Haddad, mas com o equino, afirmando que o animal é mais digno.


 Nenhum comentário

David Alcolumbre faz leitura do requerimento da “CPMI do Roubo do Aposentados”


Vladimir Chaves



O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), realizou a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, durante sessão conjunta com a Câmara. Com essa leitura, a comissão foi oficialmente instaurada, podendo iniciar seus trabalhos no segundo semestre

Próximos passos da CPMI

Formação da comissão: serão indicados 15 deputados e 15 senadores titulares (mais suplentes).

Eleição da mesa diretora - Após a nomeação, será eleita a presidência, vice-presidência e relatoria da comissão.

Instalação formal e início dos trabalhos, previsto para o segundo semestre de 2025

Prazo e estrutura:

O colegiado terá até 180 dias para concluir as investigações, com orçamento estimado em R$ 200 mil

Principais objetivos:

Investigar o esquema de descontos não autorizados de aposentados e pensionistas, estimado em até R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024

Aprofundar as investigações da Polícia Federal (“Operação Sem Desconto”) e promover a responsabilização dos envolvidos.

terça-feira, 17 de junho de 2025

 Nenhum comentário

Coisas do Brasil: Entidade suspeita de roubar aposentados redige 96 emendas a MP de combate as fraudes no INSS.


Vladimir Chaves


Noventa e seis emendas apresentadas por deputados e senadores de esquerda para mudar uma medida provisória (MP) que buscava coibir fraudes nos benefícios previdenciários foram redigidas dentro de escritórios da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), uma das principais entidades investigadas pela Polícia Federal devido ao esquema bilionário de descontos indevidos nas aposentadorias do INSS.

O caso foi revelado nesta terça-feira (17/6) pelo site Metrópoles, que analisou os metadados das 578 emendas apresentadas junto à MP 871/2019. Os dados dos documentos revelam também a capilaridade e o poder do lobby da Contag. Quinze deputados e senadores, sendo nove do PT, assinaram as proposições redigidas pela entidade.

É prerrogativa dos parlamentares, durante a tramitação de Medidas Provisórias e projetos de lei, apresentarem emendas para modificar a legislação. Essas sugestões visam suprimir, inserir ou dar nova redação a artigos e incisos. Cada uma dessas proposições precisa ser votada e aceita. Por fim, o texto é sancionado pelo presidente da República.

No caso da votação da MP de combate à fraude do INSS, essa prerrogativa parlamentar serviu diretamente aos interesses da Contag, como o fim da revalidação anual dos associados às entidades. Outras redações trataram sobre a permanência de sindicatos rurais e associações como mediadores entre a Previdência e seus associados, por meio de acordos de cooperação técnica.

A informação de que uma entidade suspeita de fraudes contra aposentados teria redigido 96 emendas a uma Medida Provisória (MP) destinada ao combate a fraudes no INSS é extremamente grave e levanta sérias preocupações sobre.

A Contag é investigada pela Polícia Federal na chamada “Operação Sem Desconto”, acusado de aplicar descontos indevidos em massa nos benefícios de aposentados, em valores que chegam a R$ 6,3 bilhões no total — cerca de R$ 2 bilhões só entre 2019 e 2024

Confira a lista completa dos 15 parlamentares que apresentaram suas emendas à MP 871/2019 redigidas pela Contag.

Senadores:

Humberto Costa (PT–PE)

Jean Paul Prates (PT–RN)

Jaques Wagner (PT–BA)

Deputados federais:

Zé Neto (PT–BA)

Patrus Ananias (PT–MG)

Valmir Assunção (PT–BA)

Marcon (PT–RS)

Rubens Pereira Júnior (PT–MA)

Paulo Rocha (PT-PA)

Jandira Feghali (PSOL–RJ)

Otto Alencar Filho (PSD–BA)

Daniel Almeida (PCdoB–BA)

Celso Maldaner (MDB–SC)

Tereza Nelma (PSD–AL)

 Nenhum comentário

Justiça reabre caso que pode cassar mandato de Bruno Cunha Lima


Vladimir Chaves


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TREPB) anulou decisão anterior que havia encerrado uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Entenda o caso:

Reabertura da ação e histórico

A AIJE, movida pelo PSB, acusa o prefeito de abuso de poder político e econômico e de irregularidades na campanha de 2024, como gastos ilícitos e contratações atípicas.

Em 3 de abril de 2025, o TREPB havia rejeitado o recurso por considerar que as denúncias eram genéricas e fora do prazo ou sem comprovação efetiva

Agora, o pleno do TREPB decidiu, por unanimidade, anular essa decisão e reabrir o processo para que o mérito da ação seja julgado (razão: o juiz de primeiro grau não analisou o conteúdo das denúncias, extinguindo o processo prematuramente)

O que muda com a nova decisão

O caso retorna à 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande para instrução probatória, ou seja, coleta de provas, depoimentos, eventuais perícias e recebimento de contraposições

Trata-se de uma etapa processual — não significa cassação imediata, mas que as acusações passarão a ser examinadas com maior profundidade

Acusações e elementos em disputa

Alegações principais incluem:

Gastos ilícitos na campanha, com suposta omissão de recursos ou abuso de poder econômico.

Contratações temporárias e aumentos salariais de servidores durante o período eleitoral, podendo configurar possíveis vantagens indevidas

O MP Eleitoral, em 27 de fevereiro de 2025, já havia emitido parecer contra a cassação, alegando falta de provas suficientes sobre abuso e contratações ilegais

Agora, no novo julgamento em 1ª instância, será possível confrontar essas alegações com documentos, testemunhos e perícias.

Próximos passos processuais

Encaminhamento do processo para a 16ª Zona Eleitoral.

Audiências de instrução, com possível oitiva de testemunhas, análise de documentos contábeis, comprovantes de arrecadação/despesas e outros materiais.

Após instrução, o juiz de primeira instância emitirá um novo relatório (sentença).

Eventuais recorrências poderão voltar ao TREPB ou ao TSE.

Caso as novas diligências tragam sinais de abuso de poder ou gastos ilícitos, existe a possibilidade de cassação do mandato.

 Nenhum comentário

Girão condena aumento do número de deputados e efeito cascata para o país, um impacto de 1 bilhão.


Vladimir Chaves

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou o projeto de lei complementar que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais. Ele demonstrou indignação com a inclusão do PLP 177/2023 na pauta do Plenário para votação na terça-feira (18) e fez um apelo para que a matéria seja retirada da lista de proposições a serem analisadas. O  projeto está entre os quatro itens pautados para a sessão deliberativa. Porém, a votação depende da aprovação de requerimento de urgência (RQS 451/2025) na sessão do Congresso Nacional. 

"Não, não acredito que o Senado, no meio de uma crise dessas, vai querer votar aumento de deputado". Faço um apelo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre: tire isso da pauta. Isso não é prioridade para o povo brasileiro — disse.

Girão destacou que a proposta contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara dos Deputados com base no Censo Demográfico de 2022. O senador explicou que, pela Constituição, o número de deputados deve ser proporcional à população de cada estado. No entanto, em vez de aumentar as vagas nos estados que cresceram e reduzir nos que perderam população, o projeto prevê a criação de 18 novas cadeiras. Girão também alertou para o impacto financeiro da medida, afirmando que a proposta pode elevar os gastos públicos.

Segundo Girão, "O efeito cascata do aumento de vagas de deputados na Câmara pode elevar os gastos em R$ 845 milhões", quase R$ 1 bilhão, porque vai impactar nas Assembleias Legislativas. Não esqueça que não é só o número de deputados, que já têm um salário alto — quarenta e tantos mil reais, carro com motorista, ressarcimento de despesas, plano de saúde vitalício, uma verba para gastar em torno de R$ 150 mil, R$ 170 mil por mês — declarou.

 Nenhum comentário

Pouca vergonha: Senado vota nesta terça projeto que aumenta número de deputados na Câmara


Vladimir Chaves

O Senado pode votar na sessão de terça-feira (17) o projeto de lei complementar que amplia o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. O PLP 177/2023 está entre os quatro itens pautados para a sessão deliberativa. Porém, a votação está condicionada à aprovação de requerimento de urgência para a matéria (RQS 451/2025). A sessão está prevista para as 16h.

O projeto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), foi aprovado na Câmara dos Deputados no início de maio e aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa, em razão do crescimento populacional de alguns estados. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes. 

O relator da matéria na Câmara, deputado Damião Feliciano (União-PB), argumenta que, se adotado o cálculo diretamente proporcional previsto na Constituição, alguns estados acabariam tendo suas bancadas reduzidas, o que acarretaria perda de recursos e prejuízo à população. A Carta Magna ainda estabelece que nenhuma unidade da Federação pode ter menos de 8 representantes e que o estado mais populoso (São Paulo, atualmente) deverá ter, no máximo, 70 cadeiras.

Pelo texto aprovado pelos deputados, nenhum estado vai perder deputados, enquanto nove ganharão entre 1 e 4 cadeiras:

Amazonas: mais 2 deputados

Ceará: mais 1 deputado

Goiás: mais 1 deputado

Minas Gerais: mais 1 deputado

Mato Grosso: mais 2 deputados

Pará: mais 4 deputados

Paraná: mais 1 deputado

Rio Grande do Norte: mais 2 deputados

Santa Catarina: mais 4 deputados

 Nenhum comentário