Quatro vereadores de Campina Grande desfiliam-se do Pros.


Vladimir Chaves

O Pros, partido até então com a maior bancada na Câmara Municipal de Campina Grande, acaba de perder todos os seus parlamentares. Em bloco os vereadores Antônio Alves Pimentel, Ivan Batista, Alexandre do Sindicato e Cicero Rodrigues (Buchada), pediram desfiliação.

Segundo os parlamentares a “gota d’água” foi à mudança na composição das Executivas Estadual e Municipal do Pros, sem que os vereadores tivessem conhecimento antecipado.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Pimentel Filho, disse que não gostaria de sair do partido, mas com as mudanças das direções sem o prévio aviso e a indefinição da legenda quanto às eleições de 2016, viu-se obrigado a sair do partido.

“Não gostaria de ter saído do Pros, mas o partido está sem direcionamento, não sabe com quem fica para onde vai, mudou toda executiva estadual e municipal sem sequer conversar com seus integrantes, eu soube depois, é um partido que não dá segurança e não tem projeto definido” desabafou.

Pimentel, antecipou que anunciará na próxima quarta-feira seu novo partido, revelando que já recebeu vários convites e que está analisando, devendo priorizar legendas que já anunciaram apoio a reeleição do prefeito Romero Rodrigues.


“As mais simpáticas são aquelas que já decidiram pelo apoio a reeleição do prefeito Romero Rodrigues, deve anunciar na próxima quarta-feira, o novo partido” revelou. 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

 Nenhum comentário

Raoni Mendes filia-se ao PTB, cotado como possível candidato a prefeito de João Pessoa.


Vladimir Chaves

O PTB da Paraíba marcou um “gol de placa” na largada do ousado projeto politico de conquistar a prefeitura de João Pessoa, ao receber em suas fileiras um dos mais conceituados quadros políticos da atualidade paraibana, o líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Raoni Mendes.

Magoado com o PDT e alegando descriminações na legenda, o parlamentar anunciou durante o Encontro Estadual do PTB Paraíba, sua desfiliação e o ingresso no PTB de João Pessoa, a convite dos presidentes estadual e nacional do PTB, Wilson Santiago e Cristiane Brasil, respectivamente.

Raoni Mendes, chega ao PTB com a missão inicial de presidir a partido na capital e como um dos cotados pela legenda para disputar a prefeitura de João Pessoa.

“Chego humildemente com o compromisso de contribuir com o crescimento do PTB, sei que minha chegada ao partido fortalece a candidatura majoritária que precisa transformar João Pessoa e fazer dessa cidade uma referencia em modelo administrativo para o Brasil, João Pessoa é uma cidade que tem padecido com a atual gestão, uma cidade que retrocedeu com a pior gestão dos últimos 20 anos, meu nome e o de Wilson reforçam a tese que João Pessoa precisa conhecer um novo caminho” disse Raoni Mendes, sendo ovacionado pelas lideranças presentes.

 Nenhum comentário

Petistas aliados de Luiz Couto iniciam debandada para o PSB


Vladimir Chaves

O PT de João Pessoa continua “sangrando”, depois da filiação do  prefeito Luciano Cartaxo, e seus seguidores ao PSD do deputado Rômulo Gouveia, agora é a vez dos seguidores do deputado Luiz Couto, abandonarem a legenda para ingressar no PSB do governador Ricardo Coutinho.

Os primeiros a ingressarem no PSB são Wallene Cavalcante, militante histórico do PT e assessor do deputado Luiz Couto, e o suplente de vereador e ex-presidente do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa.


Segundo Barbosa, a convite da direção estadual do PSB e do governador Ricardo Coutinho, ele estará se filiando na noite de hoje (24) ao Partido Socialista Brasileiro. 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

 Nenhum comentário

Vereadora Ivonete Ludgerio anuncia desfiliação do PSB


Vladimir Chaves

A bancada do PSB diminui de tamanho na Câmara Municipal de Campina Grande, na próxima segunda-feira. A vereadora Ivonete Ludgerio (PSB), antecipou que dia 28, estará se desfiliando do PSB e ingressando no PSD.

A vereadora Ivonete Ludgerio está no exercício do seu terceiro mandato consecutivo, e teve no último pleito 3.662votos. 

 Nenhum comentário

Colapso em Boqueirão: Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar sessão conjunta com Assembleia Legislativa.


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou requerimento de autoria do presidente da Casa, vereador Antônio Alves Pimentel, propondo a realização de uma Sessão extraordinária conjunta com a Assembleia Legislativa da Paraíba, para discutir e buscar soluções que amenizem a crise hídrica que a cidade enfrenta.

Segundo Pimentel, além dos deputados estaduais serão convidados para fazerem parte das 
discussões a bancada de deputados federais da Paraíba, os três senadores (Cássio Cunha Lima, Raimundo Lira e José Maranhão), o ministro da Integração Nacional Gilberto Magalhães Occhi, dentre outras autoridades.

Enfrentando uma das piores crises hídricas dos últimos 50 anos, a cidade de Campina Grande está em polvorosa com a real possibilidade do colapso total no “Açude de Boqueirão” caso não chova nos próximos seis meses.

“A partir do final de outubro para novembro teremos grandes problemas com a escassez de água em Boqueirão, primeiro com a qualidade da água, segundo com o aumento do racionamento que deve trazer grandes dificuldades para cidade” disse Pimentel.

Quanto à qualidade da água que já apresentar odor forte, devendo piorar nos próximos meses já que o Governo do Estado prepara-se para captar água do volume morto, Pimentel disse que vai recorrer ao Ministério Público, para que seja exigido da CAGEPA o cumprimento de Lei Municipal que obriga a empresa a divulgar diariamente a analise da água.

“Essa Casa fez uma Lei obrigando que a CAGEPA faça a analise da água e publique diariamente, isso não está acontecendo e nós vamos cobrar providencias do Ministério Público” afirmou.


A Sessão conjunta com Assembleia Legislativa acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, no dia 2 de outubro. 

 Nenhum comentário

Napoleão Maracajá: Projeto de Lei propõe que escolas de Campina Grande instalem Bicicletários.


Vladimir Chaves

Foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores, Projeto de Lei de autoria do vereador Napoleão Maracajá, que obriga as escolas públicas e particulares de Campina Grande a instalar Bicicletários nas suas dependências, para o uso de alunos e funcionários da instituição.

No seu artigo primeiro consta que ficam as escolas da rede publica e privada de Campina Grande, obrigadas a reservar espaço e instalar estruturas adequadas para prender bicicletas, para uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários das instituições. Os bicicletários são destinados a comportar somente bicicletas convencionais, não reclinadas, e caberá ao ciclista ter o seu próprio cadeado ou cabo/corrente para prender a bicicleta ao suporte.

Cabe a Secretaria de Educação em parceria com as escolas públicas e privadas, como também a sociedade em geral, promover campanhas de conscientização acerca da importância do uso de bicicletas como meio de transporte e compete às escolas públicas e privadas realizarem atividades que insiram a bicicleta no cotidiano do aluno e da família visando melhor qualidade de vida.

O vereador Napoleão Maracajá destacou a importância deste Projeto de Lei e disse que “Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular que fortalece nosso coração e traz inúmeros benefícios à saúde. Além disso, a instalação desse equipamento proporcionará a parada adequada às bicicletas e será um incentivo que as mesmas sirvam como meio de transporte, porém, a cidade precisa urgentemente de ciclovias, para que os trabalhadores e estudantes possam chegar aos seus destinos com maior segurança e agilidade. facilitando assim, a mobilidade urbana do município”.

 Nenhum comentário

João Dantas denuncia que AESA pode está mentindo sobre a realidade do Açude de Boqueirão.


Vladimir Chaves

O vereador João Dantas (PSD), voltou a alertar a população de Campina Grande, para o possível colapso do Açude de Boqueirão. Desta vez o parlamentar traz um fato novo que deve ser levado em consideração, o de que, é possível que a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) esteja omitindo da população a real situação do Açude de Boqueirão.

De acordo com Dantas, há mais de dois meses que a AESA divulga que o manancial está com 16% de sua capacidade total, o que segundo ele é impossível levando-se em consideração a evaporação, o consumo e desperdícios diários.

“Há mais de dois meses que a AESA divulga que o açude está com 16%, ai eu pergunto: a evaporação deixou de existir? o consumo de Campina Grande e mais 20 municípios deixaram de existir? não há mais desperdícios? Na minha ótica, no meu conhecimento e veja que eu conheço aquele manancial e posso afirmar; nós estamos bem abaixo disso e Campina Grande poderá viver um caos nunca visto na sua historia” alertou.


Na oportunidade o vereador também criticou o casuísmo com que o Governo do Estado tem tratado o problema. De acordo com ele, o governador tem ignorado por completo a ameaça que paira sobre a população de Campina Grande.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

 Nenhum comentário

Fisiologismo: PMDB indica para Saúde deputado que recomendou a Dilma que renunciasse


Vladimir Chaves

O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), entregou a Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, a lista de ‘ministeriáveis’ do PMDB. Chama-se Manoel Júnior o favorito para o posto de ministro da Saúde. Trata-se de um deputado federal paraibano. Integra o grupo político do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ). Há 13 dias, numa entrevista em João Pessoa, o agora candidato a ministro defendeu a renúncia da presidente da República.

“Além da crise ética, moral, financeira e política do país, temos uma crise de confiança”, disse Manoel Júnior. “E a presidente precisa, neste momento, pensar no país. Ela pensando no país saberá que a situação é quase insustentável.” Perguntou-se ao deputado que conselho daria a Dilma. E ele, sem titubeio: “Se eu tivesse na situação dela, diante dos dados econômicos que nós temos, eu renunciaria. […] A situação dela é insustentável.”

Um dos objetivos de Dilma com a reforma ministerial é acomodar na Esplanada ministros que, respaldados por suas bancadas, retribuam a nomeação com votos no Congresso. Além de não ser uma unanimidade na bancada federal do PMDB, Manoel Júnior talvez não disponha de autoridade para pedir aos correlegionários que votem, por exemplo, a favor da recriação da CPMF, uma priodade do governo.

Há oito dias, noutra manifestação pública, o agora candidato a ministro avisou que votaria contra a volta da CPMF. “O que for corte de gastos do governo nós aprovaremos, mas aumento de impostos ou criação de qualquer contribuição que penalize a população, dificilmente passará porque nós não podemos repassar para a sociedade mais essa conta.''

Quem ouviu Manoel Júnior nesse dia jamais poderia supor que dali a uma semana o deputado teria seu nome anotado numa lista de pretendentes a uma vaga de ministro. “O PMDB já não é mais governo há muito tempo, desde quando fomos excluídos de algumas políticas públicas”, declarou.

O PMDB, por suas “responsabilidades com o Brasil”, não pode deixar de apoiar determinadas ações, acrescentou Manoel Júnior. Mas cuidou de dissociar o gesto do partido da figura da presidente. “Não se configura apoio ao governo Dilma, e sim apoio ao Brasil, ao país, à sustentabilidade da economia, do equilíbrio, que gera desenvolvimento econômico e social.''

Confira o vídeo:



Blog do Josias de Sousa

 Nenhum comentário

“Estamos prestes a enfrentar um colapso na saúde pública” vereador Murilo Galdino.


Vladimir Chaves

Da tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Murilo Galdino (PSB), fez um relato que caso se concretize será catastrófico para a já capenga saúde pública do país. Segundo o parlamentar, a secretária municipal de saúde de Montadas e presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, (irmã do parlamentar) está participando de um encontro nacional de secretários de saúde em Brasília e que as noticias que chegam de lá são estarrecedores em relação ao futuro da saúde pública do país.  

Segundo Galdino, o próprio Ministro da Saúde, Arthur Chioro, revelou no encontro, que devido à crise o Orçamento da Saúde em 2016, poderá ser inferior ao Orçamento de 2014, e que o governo já acumula um déficit na saúde que ultrapassa R$ 9 bilhões. E que existe a possibilidade real dos repasses do Governo Federal para os municípios nos meses de novembro e dezembro serem parcelados ou contingenciados. Fato esse que agravará os péssimos serviços prestados a população.

Na oportunidade Galdino, citou alguns serviços mantidos pelo SUS que já enfrentam restrições, como; o fechamento da Ala Pediátrica da FAP, o anuncio recente do Hospital da Clipsi, de que não atenderá pelo SUS nos setores de pediatria e obstetrícia e o fim do atendimento clínico no Hospital de Trauma.


“Estamos prestes a enfrentar um colapso na saúde pública” advertiu Murilo Galdino.

 Nenhum comentário

Confiante: Marinaldo Cardoso dá credito ao deputado Jutay Meneses e permanece no PRB


Vladimir Chaves

O vereador Marinaldo Cardoso (PRB), está confiante de que seu partido estará em 2016, no “palanque” do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), mesmo depois do presidente estadual da legenda, Jutay Meneses, ter aderido ao bloco político do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Questionado se ele manteria essa confiança, mesmo com a possibilidade do PSB ter candidatura própria em Campina Grande, Marinaldo disse que sim, por confiar na palavra do presidente estadual do PRB.

“Pelo que conheço o deputado Jutay Meneses, é um homem de palavra e eu tenho certeza que a palavra dele será cumprida e com certeza esse apoio do PRB, não irá afetar a politica de Campina Grande” disse Marinaldo.


O PRB municipal de Campina Grande tem em seus quadros três vereadores que dão sustentação política a gestão do prefeito Romero Rodrigues; Lula Cabral (vereador licenciado e presidente municipal do PRB), Pastor Josimar Henrique (secretário municipal do PRB) e Marinaldo Cardoso. 

 Nenhum comentário

Presidente do PTB/CG convida lideranças a ingressarem no partido.


Vladimir Chaves

O presidente municipal do PTB de Campina Grande, Fernando Carvalho, está convidando as lideranças que queiram construir novos caminhos na política paraibana a se filiarem ao partido. Segundo Carvalho, o PTB está em crescimento em toda Paraíba e em Campina não é diferente.

“O PTB vem se fortalecendo em todo o Estado da Paraíba com a adesão de centenas de lideranças que pretendem disputar um mandato em 2016, em Campina Grande não é diferente e o PTB está de braços abertos para receber todos os que queiram contribuir com o crescimento de nossa cidade, venham construir novos caminhos com o PTB” disse Carvalho.

Encontro Estadual

Na próxima sexta-feira (25), o PTB realiza Encontro Estadual momento em que serão apresentadas as dezenas de lideranças que pretendem disputar mandatos em 2016. O evento contará com as presenças de lideranças nacionais do partido, entre elas da Presidente do PTB Nacional, deputada Cristiane Brasil.


O Encontro acontecerá no auditório da ASPLAN – Rua Rodrigues de Aquino, 267 – Centro – João Pessoa. 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

 Nenhum comentário

Insegurança: “Estamos sitiados, a bandidagem manda mais que a polícia” vereador Alexandre do Sindicato.


Vladimir Chaves

O vereador Alexandre do Sindicato (Pros) voltou a questionar a falta de segurança pública em Campina Grande. Segundo ele a cidade vive momentos de terror devido à falta de politicas públicas voltadas para segurança e a incapacidade do secretário de segurança pública para dá respostas ao pedido de socorro da população.


“Estamos vivendo o caos na segurança pública, o governo perdeu o controle e deixou Campina Grande se tornar uma terra sem lei. Nós estamos sitiados, a marginalidade manda em Campina Grande, a bandidagem manda mais que a policia. É preciso que o governador mude a estrutura da segurança pública, é preciso trocar de secretário, ou muda ou a tendência é piorar” desabafou Alexandre.

 Nenhum comentário

Radicalismo do PT faz a legenda definhar em João Pessoa.


Vladimir Chaves

A inabilidade política de alguns dirigentes aliada ao revanchismo exacerbado, continua fazendo estragos no que sobrou do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa, após a desfiliação do prefeito Luciano Cartaxo. No calor das emoções o PT resolver radicalizar rompendo relações políticas com a gestão de Cartaxo, e ameaçando de expulsão sumária os militantes e dirigentes que permanecessem no governo.

Não deu outra, conseguiram piorar o que já estava ruim. Militantes históricos, dirigentes, quadros  e “petistas de faz de conta” (filiados que entram no partido em busca de espaço na administração) não se intimidaram com as ameaças e resolveram sair da legenda.

Além dos dirigentes e quadros técnicos do partido, Adalberto Fugêncio, Zenedi Bezerra e Hidelvânio Macedo, o PT perdeu no dia de hoje (22),  militantes históricos como; Francisco José, Deise Anne Cavalcanti, Francineide Riberio Viana, Fabiano Penaforte Priore, Fernanda Barbosa da Cunha, Sheila de Menezes, Thiago Modesto Gomes, Kátia Regina Barbosa da Cunha, entre tantos outros.

O partido perde ainda os petistas que exerciam cargos de secretários; Edilma Ferreira Costa (Educação), Geraldo Amorim (Segurança Pública e Cidadania), Maurício Burity (Funjope), Roberto Pinto (Mobilidade Urbana), Sérgio Ricardo (Controladoria), Antônio Jácome (Ouvidoria), Joubert Fonseca de Andrade (Desenvolvimento Social – adjunto) e Oscar Moura (Juventude, Esporte e Recreação – adjunto).


Informações dão conta que nos próximos dias centenas de filiados estarão pedindo desfiliação. 

 Nenhum comentário

De volta pra casa: Arrependido Jutay Menezes retorna a base do governador.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Jutay Menezes (PRB) está de volta à base política do governador Ricardo Coutinho (PSB), e para justificar seu retorno utilizou-se dos mesmos argumentos que apresentou para o rompimento; atendendo pedido de suas bases politicas e correligionários.

Durante encontro realizado na Câmara Municipal de Campina Grande, no dia 21 de junho de 2014, o deputado disse: “O PRB se soma ao PSDB para a construção de uma nova Paraíba, lançando um olhar para o futuro e servindo ao Estado. Não existe mais espaço para o governo do quero, mando e posso, e nós tomamos uma decisão democrática, ouvindo todos os nossos filiados, que de forma unânime optou por apoiar o nome do senador Cássio Cunha Lima. Por onde o partido realizou eventos, a decisão pelo apoio ao senador foi o ponto alto” disse.

Agora o deputado Jutay Meneses, disse que 70% de sua base votou na reeleição de Ricardo Coutinho (PSB) e que depois de ouvi-la resolveu retornar aos “braços” do governo.


"Refleti muito durante o fim de semana, ouvindo os familiares, amigos e correligionários. Não poderia deixar de ouvir ainda o líder da oposição, Renato Gadelha, mas, minhas bases, em sua maioria, votaram em Ricardo Coutinho e passo a dar apoio ao Governo" justificou-se.

 Nenhum comentário

PTB realiza encontro estadual e apresenta filiações de novas lideranças


Vladimir Chaves

O PTB paraibano realiza na próxima sexta-feira (25), a partir das 9h na sede da Asplan, em João Pessoa, Encontro Estadual do PTB 2005, que tem como slogan ‘Construindo Novos Caminhos’. O evento contará com as presenças do presidente estadual, Wilson Santiago e da presidente nacional da legenda e deputada federal, Cristiane Brasil (RJ), além de outras lideranças locais e nacionais. Na ocasião serão apresentados novos filiados que chegam para reforçar a legenda nas eleições do próximo ano.

Segundo o deputado federal Wilson Filho, o PTB está se estruturando com instalação de comissões provisórias em 200 municípios e deve participar com candidatos a prefeito em cerca de 80 municípios paraibanos. “Ao final das eleições seremos um dos principais partidos no Estado com o maior número de prefeitos e vereadores eleitos. Estamos trabalhando nesse sentido de fortalecer a nossa legenda”, destacou.

O deputado disse ainda que as novas lideranças apresentadas durante o encontro estadual ajudarão o partido a construir um novo caminho nas eleições municipais. “O PTB hoje é sem dúvida um partido que possibilita um novo caminho para os municípios paraibanos. O presidente Wilson Santiago trabalha nessa direção, de parceria que resulte em boas administrações e o crescimento da nossa Paraíba”, disse.


O encontro será transmitido ao vivo pelo endereço eletrônico www.acompanheaovivo.com.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

 Nenhum comentário

Pros terá novo “comando” na Paraíba.


Vladimir Chaves

Sem mandato Major Fábio, perde prestigio e cúpula nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), passa o comando da legenda na Paraíba, para um aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Já se encontra o Tribunal Regional Eleitoral, documentação que deverá ser efetivada nos próximos dias, passando a presidência estadual da legenda para o Coronel Coutinho, que é ligado ao deputado estadual, licenciado, Lindolfo Pires (DEM).


Em Campina Grande, especula-se que o comando da legenda na cidade deva ficar com o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), legenda pela qual ele poderá disputar o mandato de prefeito. 

 Nenhum comentário

PCdoB reúne-se terça e deve anunciar rompimento com Luciano Cartaxo.


Vladimir Chaves

O Comitê Estadual do PC do B reúne-se nesta terça-feira (22) em João Pessoa, tendo na pauta a desfiliação do PT, do prefeito Luciano Cartaxo. A reunião deve resultar no rompimento político com o prefeito que se filiou na última sexta-feira ao PSD do ministro Gilberto Kassab.


O PCdoB deve seguir o mesmo caminho do PT que nesse final de semana oficializou o rompimento com Cartaxo, e deliberou pela entrega de todos os cargos ocupados por petistas na gestão municipal.

 Nenhum comentário