Prefeitura de Campina Grande adquire máquina capaz de perfurar poços de até 120 metros de profundidade.


Vladimir Chaves

Dando sequencia as ações de enfrentamento a maior crise hídrica de toda história de Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), adquiriu com recursos do próprio município uma perfuratriz capaz de perfurar poços de até 120 metros.
A prioridade será a perfuração de poços em hospitais, escolas e creches do município. Com a perfuração de poços a prefeitura contribui na economia da pouca água que resta no “Açude de Boqueirão”, hoje com apenas 14% de sua capacidade total. 


A máquina também atenderá as comunidades da zona rural, que já vem sendo assistida com ações como; a construção de barragens subterrâneas, desassoreamento de açudes e barragens, recuperação de cacimbas e limpeza de olhos d’água, graças a “patrulha mecânica” também adquirida com recursos próprios na gestão do prefeito Romero Rodrigues.

sábado, 7 de novembro de 2015

 Nenhum comentário

Pesquisa: Aécio Neves é o preferido na intenção de votos e Lula o campeão em rejeição.


Vladimir Chaves

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Paraná, aponta que, se a eleição presidencial fosse hoje o senador Aécio Neves (PSDB) teria 34,2% dos votos, seguido de Marina Silva (REDE) 19,7%, na terceira colocação ficaria o ex-presidente Lula (PT) com 17,1%. Em seguida aparece o deputado Jair Bolsonaro (PP) com 5,3%, Ciro Gomes (PDT) 5,2%, Michel Temer (PMDB) 1,5% e Ronaldo Caiado (DEM) 1%.

Rejeição:

A pesquisa aferiu ainda a rejeição aos possíveis candidatos, perguntando em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Nesse quesito o ex-presidente Lula lidera disparado com 61,2% de rejeição, enquanto que 30,6% disseram que não votariam em Aécio Neves.


A pesquisa foi realizada de 28 de outubro a 2 de novembro, foram entrevistados 2085 em 170 municípios.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

 Nenhum comentário

“Comando de Greve” desocupa Reitoria da UEPB.


Vladimir Chaves

Após 10 dias “acampando” na Reitoria da UEPB o “Comando de Greve” dos professores, resolveu levantar acampamento na manhã de hoje (6), justificando que alcançaram os objetivos da “estratégia” de abrir um canal de dialogo com o Governo do Estado e a Reitoria.
Confira trecos do Ofício 196\2015 endereçado ao Reitor da UEPB, Professor Antônio Rangel Junior.

“Nós do Comando de Greve, vimos, por meio da Associação dos Docentes da UEPB-ADUEPB mui respeitosamente, perante Vossa Magnificência, Comunicar:
Considerando que a ocupação da Reitoria ocorreu como uma estratégia de abertura de um canal de negociações com o Governo do Estado e a Reitoria a fim de estabelecer diálogo acerca da crise instalada na UEPB.

Considerando que, após 120 dias de greve, ainda se fazia necessário esclarecer os equívocos divulgados acerca das razões que motivaram a greve e de mostrar para sociedade a disposição da categoria em resolver a contento a situação e encaminhar ações (a curto, médio e longo prazo) que reconduzir a instituição à condição de equilíbrio e sustentabilidade.

Considerando que as atenções do Governo, dos Poderes do Estado constituído, sociedade e imprensa para legitimidade do pleito que orienta a greve foram obtidos;

Considerando que foi constituído um canal de negociações com o Governo do Estado, mediado pelo Sr. Secretário de Planejamento e Gestão, Tasso Pessoa, com o objetivo de discutir a pauta da negociação (Suplementação orçamentária para 2015, Emenda Parlamentar a bancada Governamental à LOA 2016 e a instalação de uma mesa técnica permanente);


Estamos DESOCUPANDO, pacifica, ordeira e voluntariamente, neste data (06 de novembro de 2015) o imóvel supracitado. Na ocasião, entregando móveis, objetos e tudo mais que nele contem e suas chaves, devidamente vistoriado; em perfeito estado de preservação, conservação e limpeza, não constatado quaisquer indícios de dilapidação e/ou depredação do patrimônio público”.

 Nenhum comentário

Exposição de cães Pastor Alemão reunirá em CG animais premiados mundialmente


Vladimir Chaves

Campina Grande sediará na manhã deste sábado, 07 de Novembro, 1ª Exposição de criação do Clube Paraibano do Pastor Alemão, além do Campeonato Paraibano 2015, válido pela etapa do ranking Norte/Nordeste do Clube Brasileiro do Pastor Alemão. O evento que terá início as 09:00 Horas e com entrada franca, acontecerá no Estádio Governador Ernani Sátyro (O AMIGÃO).

Segundo o Presidente do Clube Paraibano do Pastor Alemão (CPBPA), Herbert Almeida Carneiro, já confirmaram presença, criadores dos estados da Bahia, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. De acordo com o presidente do CPBPA, até o presente momento, 86 animais já foram escritos, dentre eles a participação do Vice Campeão Mundial na Alemanha e Campeão Brasileiro, (ILIANO VOM FICHTENSCHLAG) do Vice Campeão Brasileiro (YELLO VAN HARBAJA HOF) e da cadela XYLA V.D. GRAFENBURG atual Campeã Brasileira.

A competição terá como arbitro o Juiz, Paulo Maurício de Lemos Soares do Distrito Federal, e premiará os melhores animais em pista, melhor ataque, melhor handler (Treinador), melhor delegação, dentre outras categorias. Para Presidente do Clube Paraibano do Pastor Alemão, Herbert Almeida, esta será uma grande oportunidade da população campinense e paraibana, conhecer os criadores e até adquirir ou encomendar animais selecionados e legalmente filiados ao Clube Brasileiro do Pastor Alemão.


“O Pastor Alemão é uma das três raças mais inteligentes do mundo. Não é à toa que foi estrela de diversos filmes e seriados e é uma das raças preferidas por quem deseja um excelente cão de guarda” destacou Herbert Almeida.

 Nenhum comentário

João Dantas defende a demolição do antigo Cine-Capitólio e denuncia perseguição do Iphaep a Campina Grande.


Vladimir Chaves

O historiador, diretor teatral, produtor musical, poeta, compositor, pesquisador e vereador da cidade de Campina Grande, João Dantas (PSD), está indignado com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep – que segundo ele, não passa de um “cabide de emprego” formado por pessoas sem compromisso com a cultura e as artes e que serve apenas para perseguir a cidade de Campina Grande.

A indignação do vereador deve-se aos entraves impostos pelo Iphaep a projetos de reforma e revitalizações de prédios e áreas públicas, defendidos pela Prefeitura de Campina Grande. Como a reforma da Feira Central e a concessão do antigo Cine-Capitólio a iniciativa privada que poderia gerar centenas de empregos, além de promover o laser cultural com salas de cinemas, livrarias, espaços para exposição de arte.

 “O Iphaep é um cabide de emprego que tem algo contra Campina Grande, que atravanca o desenvolvimento de Campina Grande” denunciou João Dantas.

Reconhecido como um dos mais conceituados historiadores da cidade, João Dantas, defende que o antigo Cine-Capitólio seja demolido e em seu lugar construído um anfiteatro, para apresentações de grupos folclóricos e transmissão de filmes e documentários.

Na opinião do vereador e historiador, o antigo Cine-Capitólio não passa de uma grande “caixa de sapato” sem nenhum traço arquitetônico que possa justificar os empecilhos que o Iphaep vem impondo, atravancando o desenvolvimento da cidade.
“São quatro paredes sem nenhum traço arquitetônico, não é Art-Déco, não é Art nouveau, não é eclético, não é colonial, não é Neocolonial, não é coisa nenhuma, é apenas um prédio que foi construído em 1934. É apenas uma caixa de sapato gigante que deveria ser demolida, pois não traz beneficio nenhum a cidade de Campina Grande” desabafou Dantas. 


 Nenhum comentário

Vereador “Buchada” solicita que Procuradoria da Republica acione o governo para dá celeridade as obras de transposição.


Vladimir Chaves

Preocupado com o agravamento da crise hídrica no Açude Epitácio Pessoa, (Açude de Boqueirão), que se encontra no momento com apenas 14,2% de sua capacidade total, o vereador Cicero Rodrigues (Buchada), protocolou Requerimento nº 1.587 onde solicita da Procuradoria da Republica em Campina Grande, que acione o Ministério da Integração Nacional para que acelere as obras de Transposição das águas do Rio São Francisco.

Segundo “Buchada” se nada for feito nos próximos três meses, Campina Grande poderá vivenciar um caos jamais visto em toda a sua história, devido ao iminente colapso total do manancial que abastece Campina Grande e mais 18 municípios.

“Neste mês de novembro a situação se agravou para todos nós campinenses com o aumento de mais um dia de racionamento, esta solução em curto prazo viabiliza uma maior economia no consumo de água por parte da população, porém só é viável enquanto temos água e o açude de Boqueirão hoje opera com 14,2% do seu volume total, é preciso que o governo tome providencias urgentes enquanto temos água” desabafou Buchada.


Recentemente o parlamentar organizou uma caravana de profissionais da imprensa campinense ao eixo-leste das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, onde a imprensa pode constatar o quase abandono das obras. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

 Nenhum comentário

Câmara realiza Audiência Publica para apurar invasões no Residencial Vila Nova da Rainha.


Vladimir Chaves

Atendendo requerimento do vereador e presidente do Poder Legislativo municipal de Campina Grande, Antônio Alves Pimentel (PSD), a Câmara Municipal realiza na manhã de hoje (5), Audiência Pública para discutir problemas existentes no Residencial Vila Nova da Rainha.

Segundo o presidente da “Casa de Félix Araújo”, em recente reunião com uma comissão de famílias que foram sorteadas e que ainda não receberam as chaves dos apartamentos, ele foi informado que muitos dos apartamentos foram invadidos, e que em alguns casos tiveram portas, janelas equipamentos dos sanitários roubados.  

Dentre as denúncias formalizadas ao presidente da Câmara Campinense, também foi relacionada à invasão e roubos dos apartamentos, e em alguns casos, os bandidos invadiram os apartamentos com a arma nas mãos. “Presenciei depoimentos de que pessoas armadas estão transitando livremente invadindo não só apartamentos desabitados, e sim apartamentos já entregues e que tiveram seus pertences, mobílias dentre outros bens, roubados por falta de segurança” lamentou Pimentel Filho.

De acordo com os depoimentos dos futuros moradores do Conjunto Habitacional Vila Nova da Rainha, ao procurar a Caixa Econômica Federal para cobrar uma responsabilidade, a mesma afirmou que não tem mais nada a ver, e que os mutuários procurem a construtora ou a SEPLAN/CG para buscar mais informações. O vereador Pimentel Filho destacou que a comitiva também procurou a comissão de moradores que compõem a direção do Condomínio Vila Nova da Rainha, mas os mesmos falaram que não podem contratar segurança particular, pois os mais de cem apartamentos que ainda não foram entregues, não pagam a mensalidade de “Condomínio” impossibilitando assim, a contratação de segurança interna.

Na busca de soluções o Poder Legislativo Municipal convidou para a Audiência o Ministério Público Estadual, Caixa Econômica Federal, Companhia de Habitação Popular (Cehap), Secretária de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, dentre outras instituições.

A Audiência acontece a partir das 10h no Plenário da Câmara Municipal.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

 Nenhum comentário

UEPB: “Comando de Greve” impede participação de estudantes na Assembleia Geral.


Vladimir Chaves

A inconsequente greve dos professores da UEPB, que já dura mais de quatro meses, prejudicando milhares de estudantes, resolveu inovar e pela primeira na história dos movimentos grevista da instituição proibiu a participação de estudantes na assembleia da categoria, gerando revolta e frustração.
Protegido por um aparato de segurança e aos gritos no microfone uma das representantes do todo poderoso “Comando de Greve” gritava; "não vai entrar a ocupação é dos professores, aluno não entra, aluno não entra a ocupação é dos docentes..." ao tempo que alguns estudantes vaiavam e xingavam, criando um clima tenso nunca visto nos movimentos reivindicatórios das categorias que fazem a instituição.

Após muita troca de farpas entre representantes do “Comando de Greve” e estudantes a assembleia foi suspensa, o que na opinião de alguns alunos tratou-se de uma estratégia do “comando” para que a assembleia não acontecesse, tornando indefinido o final da greve mais inconsequente da história da Universidade Estadual da Paraíba.

Por sua vez, o Diretório Central dos Estudantes (DCE\UEPB), pronunciou-se através de um vídeo onde o Coordenador Geral do DCE, Johnny Willian, responsabiliza o sindicato dos professores pelo clina de animosidades entre professores e estudantes.


“Os estudantes se mobilizaram para a assembleia e ao chegar nos deparamos com um ambiente totalmente hostil, nossos cartazes foram arrancados pelos professores e foram contratados vigilantes terceirizados para fazer a segurança do prédio da reitoria, então isso prova que eles provocaram o clima hostil, haviam barricadas de galões de água impedindo a entrada dos estudantes...” lamentou o representante do DCE. 

 Nenhum comentário

Câmara realiza Sessão Especial alusiva ao Dia do Feirante.


Vladimir Chaves

Atendendo propositura do vereador Olímpio Oliveira (PMDB) a Câmara Municipal de Campina Grande, realiza hoje (3), Sessão Especial alusiva ao Dia do Feirante. Na oportunidade serão discutidos os principais problemas enfrentados pelos feirantes estabelecidos nas feiras e mercados da cidade.

A solenidade contará com a presença do secretário de Obras de Campina Grande, André Agra, vereadores, comerciantes e representantes dos mercados e da Feira Central de Campina Grande.


O evento tem inicio às 14h no plenário da Câmara Municipal.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

 Nenhum comentário

Açude de Boqueirão inicia novembro com apenas 59.209.498 m³ de água acumulada.


Vladimir Chaves

Com o menor volume de toda a sua história o Açude Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão) inicia o mês de novembro com apenas 14,4% de sua capacidade, o que equivale a apenas 59.209.498 m³ acumulado. Há 30 dias o manancial registrava 15.4% de sua capacidade, com 63.204469 m³ acumulados.

No mesmo período de 2014, segundo dados da Aesa, o “Açude de Boqueirão” registrava 25.7% de sua capacidade, equivalente a 105.925.398 m³ de água acumulada.


O “Açude de Boqueirão” tem capacidade para acumular 411.686.287 m³ de água.

domingo, 1 de novembro de 2015

 Nenhum comentário