Eurivaldo Araújo assume Secretária de Saúde da prefeitura de Pocinhos.


Vladimir Chaves

O petista Eurivaldo Araújo, será o novo secretário municipal de saúde da cidade de Pocinhos. Com uma vasta experiência na área, o futuro secretário é Pós-graduado em Especialização a Promoção da Saúde, técnico sanitarista do Ministério da Saúde, foi Coordenador do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Campina Grande e Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Ingá.

Segundo informações, o prefeito Claudio Chaves (PMN), deverá anuncia a nomeação de Araújo na próxima segunda feira.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Momentos finais: Cotados para o Senado, Wilson Santiago, Rômulo Gouveia e Wellington Roberto.


Vladimir Chaves

Faltando pouco mais de dois meses para o prazo final das convenções partidárias, já é possível conjecturar sobre as futuras composições partidárias das três principais chapas majoritárias para o pleito de 2014 na Paraíba.

No xadrez político do estado as peças já estão quase todas definidas no tabuleiro da maior disputada eleitoral dos últimos 100 anos. No comando das “tropas” disputando a principal cadeira do Palácio da Redenção, três grandes lideranças que não sabem o que é perder uma eleição, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

Na chapa liderada por Cássio Cunha Lima (PSDB), a vaga de vice deverá ser do PEN, comandado no estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, o mais cotado para essa vaga é o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. Para o Senado, a titularidade será do presidente estadual do PTB e ex-senador Wilson Santiago, tendo como primeiro suplente o ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro (PP).

Na chapa liderada por Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a vaga de vice será do PSC, comandado no estado por Marcondes Gadelha, o candidato será o suplente de deputado federal, Leonardo Gadelha. Para o Senado, a titularidade será do presidente estadual do PR, deputado federal Wellington Roberto, que terá como primeiro suplente a advogada Nadja Pallitot do Partido dos Trabalhadores.


Na chapa liderada por Ricardo Coutinho, a vaga de vice tende a ser do DEM, partido comandado no estado pelo ex-senador Efraim Morais, o próprio deverá ser o candidato. Para o Senado, a titularidade será do atual vice-governador e presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia, a primeira suplência está sendo almejada por PTN e PTdoB, no entanto existe a possibilidade real de que essa vaga seja do PSB. 

 Nenhum comentário

Propinas na Petrobras envolvem os nomes do vice-presidente da Câmara e doleiro


Vladimir Chaves

Segundo publicação da revista Veja, as negociações com a estatal giravam em torno de 350 mil reais. Uma empresa, controlada pelo doleiro Alberto Yousseff, servia como fachada para o pagamento. Os detalhes na reportagem de Luciana Marques.



Confira denuncia levada ao ar pelo SBT:


 Nenhum comentário

Senador Vital do Rêgo cobra aprovação da PEC dos Jornalistas


Vladimir Chaves

No Dia do Jornalista comemorado nesta segunda-feira (07), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão, a (PEC 33/2009).

No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade.

Para o senador, quando o jornalista escreve, ele não o faz somente para quem tem curso superior, mas também para todos os segmentos da população, incluindo aqueles que não tiveram acesso à educação formal. Ele lembrou que hoje a sociedade vive na era da informação instantânea, das mídias sociais. 

“Se o jornalista não for bem preparado para essa realidade, como esperar que ele exerça a profissão de educar para a democracia?”, questionou.

A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em 2012, e desde então encontra na Câmara Federal aguardando aprovação.

 Nenhum comentário

Senado: Enivaldo Ribeiro será primeiro suplente de Wilson Santiago


Vladimir Chaves

O ex-deputado federal e atual presidente do Partido Progressista, Enivaldo Ribeiro, deve retornar aos palanques nessas eleições de 2014. Informações de bastidores dão como certa sua candidatura como primeiro suplente do candidato ao Senado Wilson Santiago (PTB).


Carismático e líder inconteste no segundo maior colégio eleitoral da Paraíba (Campina Grande), Enivaldo Ribeiro, fortalece de forma significativa a candidatura de Wilson Santiago.

 Nenhum comentário

Apoio de Cozete ao PMDB sinaliza que PSC indicará o vice de Veneziano.


Vladimir Chaves

O apoio da ex-prefeita Cozete Barbosa (sem partido), aos candidatos do PMDB, é a garantia de que o PSC estará no mesmo palanque nas eleições de 2014.

Cozete é politicamente afinada com o “grupo Gadelha”, diga-se passagem único grupo que não lhes deu as costas após ela deixar o comando da segunda maior cidade da Paraíba.


Recentemente o pré-candidato ao governo do estado Veneziano Vital do Rêgo, expressou de público sua preferencia pelo suplente de deputado federal, Leonardo Gadelha (PSC), para ser o seu companheiro de chapa.

 Nenhum comentário

PT a um passo da “rasteira”, depois do recado de Zé Maranhão a “senha” do marqueteiro do PMDB


Vladimir Chaves

Falta pouco para o PMDB passar uma “senhora rasteira” no PT de Luciano Cartaxo, um dia após o presidente estadual do PMDB, José Maranhão, mandar um recado para “petezada” afirmando que não vai aceitar a indicação de “peso morto” para compor a chapa majoritária, agora foi à vez do competente marqueteiro do PMDB, Dércio Alcântra, dá a senha que faltava.

Através das redes sociais o marqueteiro, fez a seguinte pergunta: “O que falta para Wellington Roberto ser candidato a senador?”. Em seguida o próprio respondeu comparando os dados da última pesquisa para senador, entre Wellington Roberto e o petista Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa e comandante da ala majoritária do PT paraibano.

“Lucélio Cartaxo é irmão do prefeito de João Pessoa, comanda a CBTU há quase uma década, lidando com o povão que pega trem, mas também pontou abaixo do que o deputado federal Wellington pontuou” postou Dércio.

“Sem abrir a boca, negando veementemente quando perguntado se será candidato, Wellington Roberto aparece com uma média de cinco pontos como um dos preferidos para senador. Imaginem um cenário com Wellington recebendo o apoio de Lucélio e Luciano Cartaxo em João Pessoa?” prosseguiu na analise o marqueteiro do PMDB. 

domingo, 6 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Partido de Marina Silva condena aliança do PSB com o PMDB.


Vladimir Chaves

O partido Rede Sustentabilidade, liderado nacionalmente pela ex-senadora Marina Silva, emitiu nota pública condenando a possível aliança do PSB com o PMDB do Rio Grande do Norte. Segundo a nota, o Rede Sustentabilidade irá fazer todos os esforços possíveis para inviabilizar o apoio do PSB ao candidato Henrique Eduardo Alves.

O Rede Sustentabilidade apesar de ainda não ter conseguido seu registro definitivo, mantém uma aliança com o PSB nacional que deverá lançar o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato a presidência da República.

Confira a integra da nota:

Nota

Rede Sustentabilidade,

O Grupo de Trabalho Executivo da Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte vem a público manifestar sua discordância com uma possível aliança do PSB com o PMDB, através de chapa que apresentaria o  deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) como pré-candidato ao governo do estado e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), como candidata ao Senado.

Consideramos que qualquer aliança para o Rio Grande do Norte deve ter como base as diretrizes programáticas lançadas pela Aliança Nacional PSB-REDE e um projeto de desenvolvimento sustentável para o estado.

Consideramos também que o grupo liderado pelo sr. Henrique Eduardo Alves, que está em seu 11º mandato consecutivo como deputado federal, representa a continuidade dos problemas que assolam o estado do Rio Grande do Norte, secularmente governado por essa oligarquia que, mais uma vez, se lança à retomada do poder, ignorando propositalmente sua responsabilidade na construção do atual cenário de inércia na administração pública potiguar, representado pela precariedade da saúde, da educação, da segurança e das condições de emprego ao trabalhador rural e urbano, além do agravamento da qualidade do meio ambiente nas cidades e no campo.

Nesse sentido, a Rede Sustentabilidade RN, em conjunto com a Direção Nacional, declara publicamente que não concorda com essa presumida aliança e que irá realizar todos os esforços políticos para que ela não se viabilize.


O Rio Grande do Norte necessita de outro caminho que recupere a autoestima do nosso povo e coloque o estado no caminho da Nova Política e de um novo modelo de desenvolvimento.

 Nenhum comentário

Walter Brito anuncia que será candidato ao Senado.


Vladimir Chaves

O ex-deputado estadual e empresário Walter Brito Filho, anunciou que será candidato avulso ao Senado Federal, pelo pequeno PTC e que apoiará o candidato do PMDB ao governo do estado independente do cenário futuro.

“A minha candidatura é avulsa. Veneziano vai ter o candidato a senador na chapa dele, ou seja, um candidato da coligação dele, isso não me preocupa, pois eu tenho foco nas pessoas que conhecem minha vida e sabem do resultado dos anos de trabalho em prol da vida pública. Meu apoio ao cabeludo não é condicionado a espaços na majoritária” disse.

 Nenhum comentário

Zé Maranhão quebra “salto alto” do PT e avisa que não aceita “poste sem luz” na chapa majoritária.


Vladimir Chaves

Certos de que o PT nacional está refém do PMDB, visto que depende apenas do PMDB abrir ou não a “tampa do porão” que esconde as mazelas da Petrobras, denunciadas pela imprensa nacional, os caciques do PMDB paraibano resolveram engrossar avisando que não vão aceitar que o PT indique um “poste sem luz” para a chapa majoritária liderada por eles.

Necessitando apenas do tempo de guia do PT paraibano, até bem pouco tempo o PMDB distribuía mimos a “petezada” que esnobava crentes que tinham algum cacife para impor condições, com a rebelião do PMDB no Congresso e os escândalos que estouraram no “colo” da presidente, o PT nacional curvou-se as exigências dos peemedebistas e entre as exigências asseguraram ao PMDB o tempo de guia do PT paraibano.

Convicto de que não precisa mais acariciar o ego da “petezada” o ex-senador José Maranhão, tratou de dar um duplo recado aos petistas tupiniquins. “Os partidos aliados não devem indicar nomes de peso morto pro Senado que puxa a chapa pra baixo. Sou candidato a deputado federal, mas se for convocado pelo povo topo disputar o senado” disse.


Como o PT da Paraíba tem apenas o deputado federal Padre Luís Couto, com potencialidades eleitorais para uma disputa de tamanha envergadura, e a possibilidade de indicar o deputado é zero, visto que o padre não reza na cartilha dos atuais mandatários da legenda petista, é quase certo que nos próximos dias o próprio José Maranhão anuncie seu nome para a disputa ao Senado já que segundo as pesquisas ele está sendo “convocado pelo povo”.

 Nenhum comentário

Deputado critica “engavetamento” da CPI da Privataria e lamenta falta de empenho nas investigações da Petrobras


Vladimir Chaves

Em discurso feito no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) afirmou que a Casa “faltou com o respeito ao povo brasileiro” ao engavetar duas vezes a CPI da Privataria Tucana, proposta por ele e que contava com 208 assinaturas.

“Primeiro foi o presidente do PT, Marco Maia quem engavetou” disse Protógenes “ e agora o atual presidente Henrique Eduardo Alves, que é do PMDB, que tem a vice-presidência da República deu o golpe final, engavetando a CPI de vez. Isso é uma indignidade, uma falta de respeito para com o povo brasileiro e para com este parlamento.”


O deputado também criticou a falta de empenho em apurar o escândalo da Petrobrás. “No primeiro momento, todos queriam investigar” disse ele “mas no segundo momento a palavra é vamos rechaçar, com o que não concordo tudo tem que ser investigado”.

Protógenes repeliu a ideologização das CPIs. “Não venham me dizer os da direita que isso é coisa da esquerda, quando se fala em CPI do Metrô de São Paulo ou os da esquerda que a CPI da Petrobrás é coisa da direita, não, senhores, a roubalheira deve ser investigada sem levar em conta ideologia, o povo brasileiro tem que saber a verdade sobre o que fazem com o dinheiro público nesta República.”


 Nenhum comentário

PT é punido por não respeitar cota feminina nas inserções partidárias de rádio e TV.


Vladimir Chaves

O Partido dos Trabalhadores mais uma vez demonstra a falta de sintonia entre o discurso e as praticas, “propagandista” da tese de uma maior participação das mulheres na política, na pratica não respeita sequer a legislação eleitoral que obriga os partidos a destinarem o insignificante percentual de 10% nas propagandas partidárias veiculadas em rádio e TV à promoção da participação feminina na política.

Por não respeitar a chamada “cota feminina” nas inserções de TV e rádio, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, condenou a sigla à perda de 5 minutos nas inserções estaduais na televisão por não dedicar o percentual mínimo de 10% do tempo total à promoção da participação feminina. A penalidade vale para o semestre seguinte à condenação, após o processo transitar em julgado.

A ação contra a legenda foi movida pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, que havia pedido a perda de 10 minutos de tempo de TV e 5 min e 40 segundos de tempo nas inserções do PT no rádio, pedido que foi apenas parcialmente acatado pelo TRE.

sábado, 5 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Semana Santa: Secretário de Pesca divulga “peixe mais barato que frango” apenas para João Pessoa


Vladimir Chaves

Chama à atenção a falta de bom senso do Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado da Paraíba, Sales Dantas. Nas redes sociais o ilustre secretário tem difundido um programa que tem por objetivo amenizar a desnutrição das populações carentes, chamado de “PEIXE MAIS BARATO QUE FRANGO”, no entanto o programa atende apenas a cidade de João Pessoa.

Num estado paupérrimo como a Paraíba, em que a maioria da população do interior passa por momentos difíceis devido aos efeitos da maior seca dos últimos 50 anos e a falta de politicas públicas, ironicamente o governo opta por investir em um programa de combate a desnutrição na região menos atingida em detrimento as mais afetadas.

De acordo com o próprio secretário, em 2013, nesse mesmo período (Semana Santa), o governo vendeu a preços accessíveis a população de João Pessoa, 10 toneladas de peixes e esse ano será disponibilizadas 16 toneladas ao preço de R$ 4.50 o quilo do pescado.


Confira a postagem do secretário:


 Nenhum comentário

Chapa encabeçada por Cássio Cunha Lima poderá ter Wilson Santiago candidato ao Senado.


Vladimir Chaves

Nos bastidores do encontro do PSDB que aconteceu nesta sexta-feira (4), em Campina Grande, não se falava em outra que coisa que não fosse o apoio do PTB a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo do estado.

Durante a coletiva com o senador, ele chegou a ser questionado sobre a possibilidade de ter o apoio do ex-senador Wilson Santiago, mas optou não revelar nesse momento, saindo-se pela “tangente” dizendo que o momento é para definir candidatura própria, creditando à responsabilidade das alianças futuras a executiva do PSDB.

Entretanto em contato com fontes seguras, o “blog” tomou conhecimento que nos próximos dias o PTB estará realizando encontro semelhante ao do PSDB, para que as lideranças e militantes da legenda homologuem o apoio do partido ao pré-candidato ao governo do estado Cássio Cunha Lima.


A fonte assegurou que a possibilidade de apoio do PTB ao candidato do PSDB é de 99% e que o ex-senador Wilson Santiago, será candidato a senador na chapa.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Deputado Guilherme Almeida (PSC) antecipa que irá votar em Cássio e Pedro Cunha Lima.


Vladimir Chaves

Presente ao encontro do PSDB na manhã desta sexta-feira, no Ginásio da AABB em Campina Grande, o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), disse que não acreditada na viabilidade política do “Blocão” formado pelo PT, PSC e PP.

De acordo com o parlamentar apenas três candidaturas estão de fato postas; Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho e Veneziano Vital. Entretanto Guilherme, já antecipou sua posição que é a de votar no senador Cássio Cunha Lima.


O parlamentar adiantou ainda que em Campina Grande, irá fazer uma “dobradinha” com o candidato a deputado federal Pedro Cunha Lima. 

 Nenhum comentário

Prefeito Romero Rodrigues diz que vai votar fechado na chapa majoritária encabeçada pelo PSDB.


Vladimir Chaves

No encontro do PSDB ocorrido nesta sexta-feira (4), um dos discursos que chamou a atenção foi o do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), quando em um dos trechos do seu pronunciamento disse que irá votar e fazer campanha para toda chapa majoritária, num claro recado àqueles que especulam que ele poderia votar em Rômulo Gouveia (PSD).


“Eu voto por Campina, eu voto pelo interior da Paraíba, voto pela candidatura própria do PSDB e vou fazer muito mais que isso, vou votar e fazer campanha por toda a chapa majoritária” disse Romero.

 Nenhum comentário

Ipea reconhece erro nos dados que dizia que 65% dos brasileiros concordam com estupro de mulheres


Vladimir Chaves

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou nota hoje em que reconhece erro na pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”, que causou polêmica na semana passada. O número de maior repercussão mostrava que 65% dos brasileiros concordavam com a afirmação "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na verdade, o número é de 26%. O diretor da área de Estudos e Políticas Sociais do instituto, Rafael Osório, pediu exoneração do cargo após o erro ter sido percebido

Leia a íntegra da nota:

"Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, divulgada em 27/03/2014. O erro relevante foi causado pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas às frases Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar e Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entre os 3.810 entrevistados, os percentuais corretos destas duas questões são os seguintes:

Corrigida a troca, constata-se que a concordância parcial ou total foi bem maior com a primeira frase (65%) e bem menor com a segunda (26%). Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias.

O outro par de questões cujos resultados foram invertidos refere-se a frases de sentido mais próximo, com percentuais de concordância mais semelhantes e que não geraram tanta surpresa, nem tiveram a mesma repercussão. Desfeita a troca, os resultados corretos são os que seguem. Apresentados à frase O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros, 13,1% dos entrevistados discordaram totalmente, 5,9% discordaram parcialmente, 1,9% ficou neutro (não concordou nem discordou), 31,5% concordaram parcialmente e 47,2% concordaram totalmente. Diante da sentença Em briga de marido e mulher, não se mete a colher, 11,1% discordaram totalmente, 5,3% discordaram parcialmente, 1,4% ficaram neutros, 23,5% concordaram parcialmente e 58,4% concordaram totalmente.

A correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa enfatizadas acima reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres.

Rafael Guerreiro Osório* e Natália Fontoura

Pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea) e autores do estudo


* O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea pediu sua exoneração assim que o erro foi detectado."

 Nenhum comentário

PENTACAMPEÃO: Brasil é o pior em retorno de imposto à população.


Vladimir Chaves

Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população.

A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.

Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade.

Para medir esse retorno, o instituto criou em 2009 o Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade). No Brasil, ele é de 135,34 pontos; nos EUA, 165,78.

O indicador de retorno é resultado da soma de dois outros parâmetros usados pelo IBPT: a carga tributária em relação ao PIB (soma das riquezas de um país), com ponderação de 15% na composição do índice, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado com base em dados sobre educação, renda e saúde e que serve para medir o grau de desenvolvimento econômico. Esse indicador tem peso de 85% na composição do Irbes.

Para a carga tributária, o estudo considera as informações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Os dados de IDH usados são da ONU (Organização das Nações Unidas). Ambos são de 2012, último dado disponível.

No Brasil, a carga fiscal em 2012 foi de 36,27%, segundo mostra o levantamento do instituto, que atua no setor.
FISCO

A Receita Federal informou que não comentaria o assunto. Para o Fisco, a carga tributária do Brasil em 2012 foi de 35,85%. O resultado de 2013 ainda não foi divulgado.

Os percentuais do IBPT e da Receita são diferentes porque o instituto considera no cálculo os valores pagos com multas, juros e correção, contribuições e custas judiciais.

Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, o estudo reforça e mostra a necessidade de cobrar dos governos de todas as esferas -federal, estadual e municipal- a melhor aplicação dos recursos pagos pelos contribuintes.


“Os brasileiros foram às ruas recentemente em protestos em que as faixas também mostravam a insatisfação com a elevada carga tributária e o pouco retorno em qualidade de vida”, diz.

 Nenhum comentário

CPI da Petrobras: Parlamentares mais caro do mundo preparam uma nova PIZZA para nação.


Vladimir Chaves

Apesar de figurarmos vergonhosamente como o país que tem os parlamentares mais caro do mundo, onde segundo estudos da ONG Transparência Brasil, o custo anual de cada parlamentar brasileiro custa em média R$ 10,2 milhões ano, ou R$ 11.545.00 o minuto “trabalhado”, pouco ou quase nada a nação tem recebido em contrapartida, daqueles que teoricamente deveriam ser seus representantes.

A grande maioria dedica-se apenas em “legislar” em causas próprias, um exemplo claro da falta de compromisso com a nação está sendo a tentativa de manipulação da CPI da Petrobras, com o claro objetivo de inviabilizar as investigações dos escândalos bilionários denunciados pela imprensa nacional envolvendo a Petrobras, e a própria presidente Dilma Rousseff.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Conselho anuncia entrega de apartamentos e define critérios para novo residencial


Vladimir Chaves

Marcio Caniello - Presidente do Conselho
O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (CGFMHIS/CG), em reunião realizada no auditório do Instituto de Previdência do Servidor Municipal (Ipsem), tomou decisões importantes relativas ao setor habitacional de Campina Grande.

Os conselheiros discutiram todo o processo de inscrição e entrega dos apartamentos do Residencial Major Veneziano I, II, III e IV. Ficou decidido que os contratos relativos aos apartamentos do Major Veneziano IV serão assinados no próximo dia 09. Já as chaves serão entregues no dia 11 de abril.

Os conselheiros também definiram os critérios municipais para o Residencial Vila Nova da Rainha, no bairro de Bodocongó, que disponibilizará quase 600 apartamentos através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Quem for funcionário efetivo da prefeitura, estiver inscrito no aluguel social ou for trabalhador ou trabalhadora do polo calçadista de Bodocongó estará dentro dos critérios estabelecidos pelos conselheiros. A esses critérios somam-se os estabelecidos em âmbito federal, a exemplo da renda de até R$ 1600 e do enquadramento de mulheres chefes de família.

O conselho também fechou o calendário de reuniões para o ano de 2014, sendo que os encontros acontecerão a cada dois meses.

O presidente do conselho e secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello, destacou a produtividade da reunião. “Tivemos discussões salutares e aprovamos medidas importantes para avançar no processo de desenvolvimento habitacional de Campina Grande. Os conselheiros merecem reconhecimento pelo trabalho”, salientou Caniello.

Criado pela Lei 4.787, de 02 de setembro de 2009, e efetivado somente na gestão do prefeito Romero Rodrigues, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social conta com 26 membros titulares e seus respectivos suplentes.


O Conselho tem como objetivos: viabilizar para a população de menor renda o acesso à terra urbanizada e à habitação digna e sustentável; implementar políticas de investimentos e subsídios, promovendo e viabilizando o acesso à habitação voltada à população de menor renda; articular, compatibilizar, acompanhar e apoiar a atuação das instituições e órgãos que desempenham funções no setor de habitação; e tornar mais transparentes os processos relacionados à área de moradia.

 Nenhum comentário

PT/PB “surfando” na mídia valendo-se de factoides, picuinhas.


Vladimir Chaves

Tem passado despercebido por muitos a estratégia adotada pelo Partido dos Trabalhadores da Paraíba, de ocupar espaço na mídia estadual valendo-se de factoides e picuinhas.

Sem projeto de governo e de partido, sem lideranças com visibilidade estadual e com a base fragilizada devido às divisões internas, os caciques da legenda têm abusado da tática dos factoides e picuinhas para manterem-se na “crista da onda midiática”.

Nos últimos seis meses o PT ocupou generosos espaços nos meios de comunicação, pautado pelas eleições internas da legenda, tendo como mote principal o protagonismo petista nas eleições de 2014.

A exceção do grupo comandado pelo deputado Luís Couto, (derrotado nas eleições internas) os demais grupos defendiam a “ferro e fogo” candidatura própria ao governo do estado. Passado o processo de eleição interna, saturado o tema “protagonismo petista” o discurso agora é de apoio ao candidato do PMDB.

Nesse mesmo período a estratégia de “caça as bruxas” aos petistas que se opunham a tese de candidatura própria, também rendeu alguns minutos de mídia. Como a picuinha da possível expulsão do deputado Luís Couto, (único petista que comprovadamente tem votos no estado), rendia pauta nos meios de comunicação, foi explorada a exaustão. No final usaram três filiados como “bode expiatório” para si justificarem diante da imprensa.

Outro factoide que rendeu “minutos de fama” foi o fictício “Blocão”, que prometia ser a terceira via nas eleições de 2014.

Agora o PT da Paraíba, tenta “abiscoitar” alguns minutos de fama fazendo o enfrentamento jurídico com o governador Ricardo Coutinho (PSB), dando o ponta pé inicial para judicialização do processo eleitoral de 2014. 

Para tanto, setores do PT encarregaram-se de difundir nos meios de comunicação que ingressaram com uma representação eleitoral por propaganda antecipada contra o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice, Rômulo Gouveia (PSD).

Agora uma pergunta que não quer calar: O que o PT da Paraíba tem a apresentar aos paraibanos nas áreas de saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, agricultura, habitação, geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente, saneamento...?

Como diz o ditado: “Quem não tem cachorro caça com gato”, nesse caso quando não si tem projeto de governo, aparece na mídia com factoides, picuinhas.


Vladimir Chaves.

 Nenhum comentário

Argentina: Polícia Federal abre mais um inquérito para apurar irregularidades na Petrobras.


Vladimir Chaves

A Polícia Federal decidiu abrir o terceiro inquérito sobre a Petrobras, dessa vez para investigar a venda de uma refinaria na Argentina, colocando sob suspeita mais um negócio da estatal. A polícia vai apurar se houve o crime de evasão de divisas na venda da refinaria de San Lorenzo para o grupo argentino Oil Combustibles S.A., do megaempresário Cristóbal Lopez, amigo da presidente Cristina Kirchner.

Neste ano, a PF já abriu inquéritos para investigar outros dois negócios da estatal fora do país. Um deles é a compra de uma refinaria em Pasadena (EUA), que pode ter provocado prejuízo milionário à Petrobras. O outro apura suspeita de pagamento de propina por uma fornecedora holandesa da estatal.

A Petrobras está no centro de uma crise política desde o mês passado, quando a presidente Dilma Rousseff admitiu ter autorizado a compra de Pasadena, em 2006, com base num documento "tecnicamente falho", o que levou o Congresso a discutir a abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o caso.

PREJUÍZO

Além da PF, o TCU (Tribunal de Contas da União) e o Ministério Público investigam a compra dessa refinaria. No caso da refinaria de San Lorenzo, além de apurar a suspeita de evasão de divisas, a PF pretende se debruçar sobre os termos da negociação, que também pode ter provocado prejuízo à estatal. O negócio todo, que incluiu a refinaria, os estoques, postos de gasolina e outros produtos, foi aprovado por um total de US$ 110 milhões, de acordo com nota da Petrobras de maio de 2010.

Segundo a Folha apurou, o grupo argentino estava disposto a pagar, em outubro de 2009, até US$ 50 milhões apenas pelos ativos da refinaria (sem levar em conta estoques e outros produtos), localizada na província de Santa Fé. Sete meses depois, a Petrobras anunciou ter vendido os ativos da San Lorenzo por US$ 36 milhões, valor 28% menor que o teto estabelecido internamente pelos argentinos. Procurada, a estatal não quis comentar o caso.

Os investigadores também pretendem refazer o caminho do dinheiro pago à Petrobras, identificando quem são os representantes da estatal e do grupo argentino, bem como os intermediários que participaram da negociação. O ponto de partida da PF deve ser o contrato firmado entre um intermediário do grupo argentino e um escritório de advocacia brasileiro, representado pelo baiano Sérgio Tourinho Dantas. A participação do escritório brasileiro na primeira fase do negócio com a Petrobras foi revelada pela revista "Época" no ano passado.

REPASSES

A missão do advogado era convencer a estatal a fechar o negócio pelo menor preço. Pelo contrato, se a Petrobras topasse vender os ativos por até US$ 45 milhões, o escritório receberia US$ 10 milhões como "taxa de sucesso". Se chegasse a US$ 50 milhões, o prêmio seria de US$ 8 milhões.

A assessoria do escritório brasileiro informou à reportagem que o contrato com os argentinos foi rescindido meses antes da venda da refinaria, quando o cliente informou que parte do dinheiro pago pelo serviço prestado teria que ser repassado também a "terceiros". Não informou, contudo, quem receberia esses valores. A Folha não conseguiu falar com Sérgio Tourinho sobre o contrato.


(Folha de São Paulo)

 Nenhum comentário

Secretária municipal de cultura informa que acervo do DB permanecerá em Campina Grande.


Vladimir Chaves

A Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Marlene Alves Sousa, informou que o acervo do Diário da Borborema permanecerá em Campina Grande, e que ficará à disposição do público, a garantia foi dada a secretária pela representante dos Diários Associados. O acervo reúne mais de 17 mil exemplares, escritos em 54 anos de história.

“Após dois anos de luta para que o acervo do Diário da Borborema ficasse em Campina Grande, recebemos a noticia de que o acervo ficará em Campina, estamos felizes. Lutamos muito para que esse precioso acervo não saísse daqui, o DB faz parte da história da Paraíba e especialmente de Campina Grande” comemorou.


O Diário da Borborema foi fundado em 02 de outubro de 1957, tendo fechado suas portas no dia 1º de fevereiro de 2012. 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Eleições 2014: Veneziano revela que procurou Wilson Santiago e Aguinaldo Ribeiro, mas não obteve sucesso.


Vladimir Chaves

O pré-candidato a governador pelo Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), disse durante entrevista ao “Programa Correio Debate” que tentou conversar com o ex-senador e presidente estadual do PTB, Wilson Santiago, mas que não logrou êxito e que sequer o presidente do PTB retornou as mensagens deixadas por ele.

“Eu deixei recados lá no gabinete do deputado Wilson Filho, basta que o mesmo possa retornar as minhas ligações” disse o Veneziano, ao ser indagado se tinha interesse em ter o PTB como aliado.

Pelo que o candidato deixou transparecer o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), também não demonstrou interesses em abrir um dialogo com o PMDB. “Deixei recado também para o deputado Aguinaldo Ribeiro, que também não me respondeu”.

Adiantando, no entanto que aos possíveis aliados restam apenas as vagas de vice e senador, revelando inclusive sua preferencia pelo PSC.

“A chapa é pra três nomes, se o nome do PMDB está posto na condição de pré-candidato duas ficam para que nós discutamos com o PT, com o PR, com o PTB se desejar, com o PSC com quem eu tenho um carinho especial” disse. 

 Nenhum comentário

Petrobras: Parlamentares protocolam pedido de CPI com assinaturas de 30 senadores e 231 deputados.


Vladimir Chaves

Parlamentares protocolaram na tarde desta quarta-feira (2) o pedido de criação de uma CPI mista para investigar suspeita de irregularidades na Petrobras. Trinta senadores e 231 deputados assinaram o requerimento entregue na secretária-geral da mesa do Senado. O mínimo de apoio necessário era de 27 senadores e 171 deputados.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) informou que vai apresentar uma questão de ordem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitando a marcação de uma sessão extraordinária do Congresso para a leitura do requerimento.

A oposição pretende apurar principalmente a suspeita de superfaturamento na compra da refinaria de Pasadena (EUA), adquirida pela Petrobras em 2006. A Polícia Federal (PF), o Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público já investigam a transação, que custou US$ 1,3 bilhão.

A CPMI deve ser composta por 13 senadores e 13 deputados titulares, mais suplentes. A apuração deve durar 180 dias. O pedido deverá ser lido na próxima sessão do Congresso, marcada para o dia 15.

Além da aquisição da unidade de Pasadena, os parlamentares veem indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras e de superfaturamento na construção de refinarias. Consideram também denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar faltando uma série de componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores.

Manobra


Ontem, em manobra articulada pelo Planalto, PT e PMDB montaram uma operação para tentar inviabilizar a CPI da Petrobras, cujo pedido foi assinado apenas por senadores. A senadora Glesi Hoffmann (PT-SP) questionou a legalidade da comissão. Posteriormente, o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou um outro pedido de CPI, englobando as investigações solicitadas pela oposição, como a compra da refinaria de Pasadena, e temas que atingem o PSDB, de Aécio Neves, e o PSB, do governador Eduardo Campos (PE), adversários da presidenta Dilma Rousseff na campanha presidencial deste ano.

 Nenhum comentário